terça-feira, 21 de maio de 2013

Como vencer esta … “coisa”?



O Enorme Alberto Miguéns chama-lhe “futeluso”, o Enorme ‘Frank’ chama-lhe “frutabol”e o ‘Meo General Viriato de Viseu’ chama-lhe “xistrema”, demonstrando, todos eles, um talento que eu não tenho e uma capacidade para enriquecerem o vocabulário ao nível de um Mia Couto.

Seja como for que lhe quisermos chamar, eu penso que é impossível discutir o Benfica (e não só o Nosso futebol, que a “coisa” tem ‘sucursais’ poderosas em várias outras modalidades) sem termos o “xistrema” como cenário, pelas consequências que ele determina, pela forma como “ele” Nos condiciona, até ao ponto em que, ainda que venhamos a optar por ignorá-lo, teremos de o ter sempre debaixo de mira.
Dir-me-ão alguns que se trata de um tema esgotado, dir-me-ão outros que o Clube perdeu autoridade moral para o discutir a partir do momento em que o Presidente decidiu apoiar a candidatura do ‘faturas’ para a FPF, obrigando-me a responder a estes que gostaria de discutir o Glorioso com elevação intelectual e a recordar aos primeiros que o “tempo que o tempo tem” Nos aconselha a revisitar qualquer tema, por mais debatido que ele esteja.

Em causa está, antes de mais, definirmos a “coisa” para sabermos, todos, do que estamos a falar, para a conhecermos e, então, decidirmos qual Nos parecem ser a melhor estratégia e as alternativas táticas para a combater e … vencer.

Começo por vos dar 3 ajudas, 3 exemplos que convém não esquecermos:

1 “futeluso” é sabermos que um Diretor do crac se suicidou no ‘ladrão’,conseguiu fazer desaparecer a arma que disparou a bala causadora do(s) ferimento(s) mortal(ais) e … ?????
2 “frutabol” é sabermos que houve alguém que conseguiu entrar nas instalações da FPF sem arrombar as portas, que roubou os computadores do ‘faturas’ (e da respetiva secretária, se não estou em erro) e do ‘vitinho dos apintos’, que se feriu na operação deixando rastos de sangue, que agiu de cara descoberta profusamente focada pelo sistema de videovigilância e que não usou luvas, deixando dezenas de impressões digitais e … ?????
3 “xistrema” é sabermos de um apintador também conhecido pelo “melhor do mundo”, ter chegado a Setúbal num dia chuvoso, ter palmilhado o relvado a procurar uma poça de água (enquanto os apanha bolas jogavam animadamente), ter, finalmente, deixado cair a bola no local eleito e, clamando “eureka”, ter decidido adiar o encontro já depois de uma das equipas (a do crac, obviamente) já ter começado a jantar, ter adiado o desafio sem cumprir o regulamento (teria de ter sido acordada nova data), acabando o jogo por se realizar numa data “ilegal”.

E aqui vos deixo o meu primeiro pedido: encham a caixa de comentários com as vossas definições da “coisa” e, depois de lerem todos os exemplos que já la estiverem descritos, juntem outros, mais ou menos recentes, que vos pareçam dignos de nunca serem esquecidos por Nós e pelo Clube que Somos.

Uma vez bem definido o POLVO (que eu prefiro continuar a chamar-lhe assim), passemos ao mais difícil: como o deveremos combater e, mais que isso, Vencer?
Uma vez mais faço apelo ao vosso Benfiquismo e espero que ‘se vinguem’ na caixa de comentários enchendo-a com todas as sugestões possíveis e imaginárias, mas peço-vos que não caiam no engodo do “olho por olho”, porque o que queremos é Vencer o POLVO e não substitui-lo por um outro, apenas de cor diferente. Paralelamente, creio que são dispensáveis ‘respostas’ que sugiram a desistência de modalidades (essa é a escolha do POLVO, sempre que um seu tentáculo definha ao ponto de perder o garrote sobre a Verdade Desportiva, como nos casos do Atletismo e, mais recentemente, com o Basquetebol) ou, ainda menos, de extinção do futebol. 

Feito este meu segundo pedido e mesmo sem vos querer condicionar, nem nas prioridades, nem nos objetivos, permitam-me que oriente as linhas seguintes para uma das (muitas) possíveis ‘frentes de combate’ ao POLVO, uma que há anos permanece no centro das atenções dos Benfiquistas, nomeadamente nos Nossos blogues: a estratégia (e as alternativas táticas) de comunicação.

Desde a época em que vencemos o Campeonato que eu venho defendendo uma estratégia de, chamemos-lhe assim, “low profile”, deixando ao Nosso grupo de media (O Benfica, a Mística e, sobretudo, a BTV) o palco para todas as ‘refregas’ diárias e, pontualmente, nos momentos e condições mais criteriosamente selecionados, apostando em intervenções mais contundentes a protagonizar pelo Diretor de Comunicação, pela Administração da SAD, ou, nos casos mais graves, pelos próprios Corpos Sociais do Clube, na pessoa dos Presidentes. Simultaneamente, o Benfica deveria concentrar todos os seus protestos e acusações a um nível institucional, dentro e fora das fronteiras e em todos os fora admissíveis (o que exclui os Tribunais, como bem sabemos).

Esta minha “tese” assentava em dois argumentos principais (entre um milhão de outros), a saber: (1) a impossibilidade de ‘atacar’ simultaneamente todos os tentáculos do POLVO e a relativa inoperância de qualquer ‘ataque’ a um só deles (por sermos ‘engolidos/silenciados’ pelo conjunto dos restantes) e (2) o facto de o Benfica ainda não ter conseguido o número suficiente de vitórias (nos anos recentes, entendam-me) para impedir que esses ‘ataques’ possam ser amortecidos pelo pseudoargumento “se ganhassem dentro de campo”.

Ora sucede que, no futebol e não só, o Glorioso já começou a acumular vitórias suficientes para que o POLVO não consiga menorizar a Nossa credibilidade desportiva (razão pela qual, na minha humilde opinião, o D. Cor(no)leone vai despedir o treinador ‘bicampilhao’), facto que pode justificar uma reavaliação daquela estratégia de “low profile”.
Tem sido uma luta tremenda, uma campanha com momentos quase heroicos (como as vitórias no Hóquei e no Basquetebol da passada época), que levou a Nossa Equipa principal de futebol a ultrapassar o crac no ranking da UEFA e a ter, esta época, mais vitórias internas (não me refiro a títulos, mas ao número de encontros vencidos) e eu creio que esse resultado não pode ser nem menorizado, nem subestimado, ou tratado como se de uma qualquer “vitória moral” se tratasse.

Esta época desportiva de futebol está prestes a terminar e Nós devemos acompanhar a SAD na indispensável avaliação do desempenho de todos os profissionais envolvidos. A época desportiva do Clube (em todas as outras modalidades) também se aproxima do seu final e o mesmo processo de avaliação vai ocorrer.
O Benfica é muito mais que apenas um Clube Desportivo, mas, nessa sua qualidade, a Nossa Gloriosa História exige-Nos que não regateemos esforços para conseguir que a próxima época seja ainda mais bem sucedida.

Por isso eu vos sugiro que ‘enterremos’ estes dois temas antes de entrarmos em processo de avaliações e autocritica, por forma a impedirmos que a Nossa visão de futuro seja por eles ‘inquinada’
Não estou a sugerir que esqueçamos estes dois temas: não, isso NUNCA!
O que aqui vos proponho é uma disciplina de raciocínio e uma disciplina para o debate: discutamos estes dois dossiers imediatamente (o POLVO e como deve o Glorioso fazer para o enfraquecer e vencer), refletindo e debatendo depois tudo o resto que Nos parecer digno de avaliação e eventual correção. 

Concordam com a metodologia?

Bem sei que este texto já vai longo (sobretudo para os Nossos massacrados corações), mas eu ainda quero prevenir mais um possível inibidor deste debate: aos Companheiros que duvidam da existência real e da influência determinante do POLVO/”futeluso”/”frutabol”/”xistrema”, eu sugiro-lhes que equacionem e debatam o fenómeno (concomitante) deste absurdo anti Benfiquismo que parece ter-se generalizado a todo o resto da sociedade, ultrapassando o facto de osgalhada e andruptos preferirem festejar as derrotas do Benfica em detrimento das próprias vitórias, ultrapassando a miserável exploração que a mérdia nacional faz do Nosso masoquismo e chegando a fazer-Nos sentir que temos de Vencer “contra tudo e contra todos”.

Na minha humilde opinião a única distinção entre o POLVO e o anti Benfiquismo passa pelo interesse económico dos mentores do primeiro, comparada com o infantilismo do segundo.

Viva o Benfica!
./.
Escrito por: José Albuquerque.

56 comentários:

  1. A mais preocupante foi o presidente que recebe arbitros em casa ter sido recebido na Assembleia da Republica para um jantar em sua honra enquanto era arguido em casos de corrupção,isto contado la fora ninguem se acredita mas raramente vejo isto ser comentado,os benfiquistas preferem comentar e falar do proença até á exaustão...proença esse que enfim,eu continuo a dizer que o maior gatuno é o olegario. COmo se combate? Nao sei..a partir do momento que ate deputados do psd gozam com a cara dos portugueses acho que isto so mesmo a tiro e á pedrada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 19:42

      ahahahah,

      Enorme Rui, Companheiro,

      "A tiro e a pedrada" ... tambem nao me parece poder ser uma opcao valida, por mais que me apetecesse, ahahah

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. atenção!!!! este Rui, é um "benfiquista" muito duvidoso!!
      vejam este comentário no BENFILIADO.

      rui18 de Maio de 2013 às 03:13
      A justiça pode nao funcionar sempre..mas entao somos um País de covardes é isso?Somos todos um bando de covardes de merda,uns medrosos que nao valem a ponta duma pissa é isso que os Benfiquistas e o Povo Portugues é? Merda pra voces todos cambada de choroes,covardes e medrosos,sempre a chorar....ai que os portistas é que sao maus...ai que eles vao bater em toda a gente...ai que eles vao destruir paços de ferreira inteiro se nao ganhar....IDE TODOS PRA GRANDA PUTA QUE VOS PAREU!

      Eliminar
  2. Pois meu caro José Albuquerque, de todas as designações para o futebol que se vê neste inimaginável país, se ainda podemos chamar isso a este cantinho europeu minado pela CORRUPÇÃO AO MAIS ALTO NÍVEL,é a que é dada pelo Miguéns porque, para mim, é a mais abrangente - FUTELUSO -. Na verdade, nesta simples palavra está inserida toda a corrupção, toda a pouca vergonha perpetrada por dirigentes desportivos, árbitros, polícias, magistrados,jornalistas, que de jornalistas têm muito pouco,políticos,etc, etc, etc...É um país muito pequeno para tanta pouca vergonha. FUTELUSO- o futebol mais corrupto da Europa , senão do mundo!!!!! ESTÁ MUITO BEM APLICADO O TERMO, na minha modesta opinião.

    Como é que se pode acabar com o POLVO???? Não sei! E porque é que que eu não sei? É que, para se acabar com esse monstro, tem de se acabar com os mafiosos que governam este país, com os polícias corruptos, com os magistrados corruptos, com os políticos corruptos e isso só será possível com outra revolução, desta vez sem cravos,que já vimos que essa não é a via. Demasiado drástica? Talvez! Já vivi muitos anos e o que tenho visto é o povo cada vez pior e os que nos dirigem cada vez mais indignos e cada vez com mais dinheiro. Sempre à nossa custa, sempre sugando até ao tutano. O problema do FUTELUSO só se resolve quando conseguirmos limpar este país da mediocridade, da falta de justiça, da falta de dignidade, da falta de seriedade. Enquanto isto não suceder, teremos sempre este FUTELUSO absolutamente indigno!

    VIVA O BENFICA SEMPRE!!!
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 19:45

      Gloriosa Marley, Companheira,

      "O problema do FUTELUSO só se resolve quando conseguirmos limpar este país da mediocridade, da falta de justiça, da falta de dignidade, da falta de seriedade. Enquanto isto não suceder, teremos sempre este FUTELUSO absolutamente indigno!"

      Na 'mouche'!
      O meu aplauso pelo teu poder de sintese.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Subscrevo o que está escrito pela Marley.....

      Gabriela

      Eliminar
  3. Lourdes Piedade21/05/13, 19:19

    É complicado derrubar tantos corruptos e mafiosos,mas dou os meus parabéns à CMTV pela grande divulgação, que tem vindo a fazer contra o POLVO, das gravações do APITO DOURADO. Estes mafiosos teem controlado os arbitos, praticamente todos .Uma das batalhas que temos pela frente para derrubar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 19:48

      Gloriosa Lourdes Piedade, Companheira,

      Muito bem!
      Excelente esta tua referencia a CMTV que tem sido, neste aspeto, um farol no meio de uma merdia feita de um nevoeiro lamacento.

      Estes nunca mais poderao entrar no estadio do ladrao, obviamente.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  4. Já agora também tenho muita cuiriosidade de saber como é que a polícia procedeu à investigação desse "alegado suicídio" por arma de fogo e o "alegado suicidado" fez desaparecer a arma com que executou esse desesperado acto! Foi assim que a história me chegou, não sei se é verdade!
    É que eu não ouvi um único jornalista,um único canal de televisão falar nisso. Se se tivesse passado no Benfica ter-se-iam aberto telejornais com a notícia!

    Também gostava que a polícia explicasse o dito roubo dos computadores do homem das facturas, da secretária e do Vitinho dos apitos!

    Mas está-me a parecer que hei-de morrer sem saber nada , nem de um caso nem de outro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em segredo de justiça ( Investigação)... E se está, não pode ser divulgado

      Beijinho, marley/maria

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque21/05/13, 20:45

      Querido 'Mano',

      Esse tal de "segredo de justica" e um tipo com muita piada: so 'aparece' quando convem ... ou nao, ahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Pois...se calhar é,lool

      VIVA O GLORIOSO

      Eliminar
    4. É claro que , quando envolve o CLUBECO REGIONAL DO NORTE, O SR. SEGREDO DE JUSTIÇA FICA SEMPRE EM CASA. TEM MEDO DE SE MOSTRAR.!!!!!

      Eliminar
  5. queria dizer "curiosidade"

    ResponderEliminar
  6. Frank Canada21/05/13, 19:26

    Nao vejo outra forma de combater,o futeluso,Xistrema,frutabol este ultimo proferida pelo frank que nao eu porque eu simplesmente lhes chamo filhos duma grande puta,todo o Mundo nos goza, como disse ontem eu nao costumo ver tv apos o titulo conquistado pelo crac para nao ver festejos de quem nao os merece nem tao pouco tv talk shows porque essses debates televisos ainda me deixam mais revoltado daquilo que ja estou,eu nao vejo mas sei que acontecem porque os via anteriormente,para parar a força dum polvo instalado no fute luso so com um golpe militar como no 25 de Abril e se nao houve rendissao so mesmo a metralhadora de outra forma nao vejo como possam acabar com essa merda,desculpe,a linguagem acho que vou deixar de comentar porque me tornei agressivo verbalmente tudo tem limites os meus chegaram ao fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 19:51

      Enorme Frank, Companheiro,

      O teu homonimo que inventou o termo "frutabol" e o Autor do blogue JUSTICABENFIQUISTA.

      Quanto a agressividade das tuas palavras, nao te preocupes: aqui estas entre Companheiros, muitos dos quais sentem o mesmo que te rasga o coracao.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  7. superaguia190421/05/13, 19:31

    O Polvo é a teia de interesses desenvolvida pelo fcp através da Cosmos, que sorve dinheiro do futebol e que se protege e perpetua com a imunidade conferida pela policia, juizes e políticos ao fcp e e seus dirigentes. Hoje integra 5 níveis:
    1- Fundos de jogadores, empresários de futebol e administradores de Sads de diferentes clubes;
    2- Federação e Liga, através de funcionários e contratos de fornecimentos e publicidade;
    3- Dominio da aritragem, através do conhecimento direto da realidade pessoal e familiar de cada árbitro, dos observadores, delegados da Liga;
    4- Subserviência financeira e desportiva de vários clubes para se manterem na 1ª Liga ou aspirarem a competições europeias, que inclui o controlo da atitude e desempenho de jogadores;
    5- Controlo da opinião publicada na comunicação social, orientado o seu foco de interesse para determinados assuntos e silenciando outros que lhe são inconvinientes.

    Enfrentar o Polvo requer força financeira.
    Essa força financeira deve servir para investir num desempenho desportivo superior, que proporcione vitórias apesar de tudo e para desenvolver uma política de alianças nos vários níveis referidos (sobretudo nos níveis 3 e 4).

    Tudo isto requer continuidade, determinação e jeito nas relações humanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 19:39

      Enorme 'Superaguia 1904', Companheiro,

      Obrigado, Companheiro!
      Obrigado por mais este soberbo comentario.

      Espero que todo(a)s o(a)s Compenheiro(a)s o leiam com muita atencao.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Fantástico caro amigo superaguia1904

      Parabéns pelo discernimento...

      Viva o Benfica

      Eliminar
  8. Jose Albuquerque21/05/13, 19:33

    Companheira(o)s,

    Acabo de ler (na TERTULIA) um 'post' que revela que as "odds" de uma certa casa de apostas quase duplicaram a probabilidade do Guimaraes vencer no Jamor ... logo depois de ter sido divulgada a nomeacao do BOI soisa para o desafio.

    O Autor do texto pergunta (muito bem) se pode dar-se o caso de as casas de apostas ja terem compreendido como funciona o "futeluso".

    Aqui fica mais um exemplo, tipo 'flash de ultima hora' para juntar a uma interminavel lista.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando ouvi o nome tive a certeza do que nos vai acontecer! Que grande descaramento!

      Eliminar
  9. um dos maiores patrões da mafia em Portugal é o tio da fernanda, tem mais poder que certos ministros. Enquanto esse estiver vivo não haverà mudanças no panorama do desporto em Portugal. Portanto hà que ter paciencia que à idade faça o seu trabalho e que corrompe de vez o corruptor; Mudar de rumo e explicar aos benfiquistas o porquê de estarmos à lutar somente pelo 2° lugar (porque o primeiro està "reserbado" todos os anos pela corja corrupta dos dirigentes e arbitros)e fazer brilharetes na Europa: não vejo outra solução! Temos que explicar a estratégia com todas as letras aos benfiquistas que não são burros e compreenderão perfeitamente que lutemos apenas para o acesso à Champions, o que nos mata é que tentemos todos os anos vencer um troféu que à todo o custo o Polvo nos quer substrair: se explicamos, os benfiquistas entenderão, se não entendem que vão dar banho ao cão e levam com as humilhações da corrupção, as làgrimas e os dissabores, não vejo outro remédio. Não podemos dum lado concorrer para ter sucesso numa prova sabendo o que sabemos e depois queixarmo-nos de eles terem utilizado os métodos que nos sabemos que eles utilizem, hà que ter coerencia e não ser escizofrénico. Qualquer dia até os portistas se cansam de ganhar assim e desertam o estadio deles: SINCERAMENTE NAO VEJO OUTRA SOLUCAO REALMENTE PRODUTIVA E DANDO EFEITOS A MEDIO PRAZO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 19:59

      Enorme Philippe, Companheiro,

      Ainda que nao concorde contigo numa 'desistencia' e considere que temos de continuar a lutar, tenho de dar-te razao no que diz respeito ao fundo da questao.

      E vou recordar a todos uma aspeto eloquente ...

      Quando o Benfica fazia campeonatos com 50 e tal pontos, o crac ganhava-os com 60 e tal pontos.
      Agora que fazemos 77 pontos, eles vencem com 78.
      No dia em que fizermos 85 pontos (???), creio que eles farao ainda mais.
      Se chegar o dia em que acabamos o campeonato com 30 vitorias, o C de Disciplina ha-de sair com um 'regulamento' que diga que fazer 30 vitorias e 'ilegal', atribuindo o titulo ao Segundo classificado.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  10. Se formos honestos e sinceros que é isso que se pede não podemos culpar só as arbitragens do nosso insucesso.
    Ganhámos ao Sporting mas fomos favorecidos.
    Empatámos com o Estoril mas o Artur piso um adversário e seria penalti que n~«ao foi assinalado

    Chega de culpar os outros da nossa incompetência. Perder da forma que perdemos, e vamos culpar os árbitros? Tenham dó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 20:40

      Gloriosa Rosa Maria, Companheira,

      Vais desculpar-me, mas olha que eu nao pretendi "... culpar só as arbitragens do nosso insucesso.".

      Se voltares a ler com mais cuidado, perceberas que um dos propositos deste texto passa, exatamente, por permitir uma ulterior discussao do desempenho da Equipa << sem voltar a referir as apintagens >>.

      Mas eu espero que, com este teu comentario, nao estejas a pretender que o POLVO e coisa pouca.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque22/05/13, 14:39

      Gloriosa Rosa Maria, Companheira,

      Longe de mim pretender melindrar-te, mas confesso-te que me esta a custar 'digerir' este teu comentario.

      Mas ... como nao quero correr o risco de te responder como penso que necessitas, vou sugerir-te uma pequena leitura (poderia sugerir-te muitas outras, mas essas iriam exigir-te muito tempo): vai ao blogue JUSTICABENFIQUISTA onde o Autor (o Companheiro Frank) comecou a publicar um texto sob o titulo de "Campeonato falsificado".

      Boa leitura.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  11. Grande post!

    Algumas soluções:
    1-
    O presidente LFV e o treinador JJ, mais o departamento de comunicação têm de ser incansáveis, consistentes, e imediatos a criticar erros de arbitragem que prejudiquem o Benfica ou que beneficiem o Porto. Não podem continuar a estratégia de silêncio raramente interrompido.
    Têm de ser mostradas evidências, com recurso a vídeo, se necessário.

    2-
    O presidente LFV e o treinador JJ não podem dizer que "têm a máxima confiança na arbitragem". Como podem dizer isso se são constantemente prejudicados?
    Como podem elogiar Artur Soares Dias, ou Carlos Xistra, ou Proença, ou Jorge Sousa, e tantos outros, se todos já mostraram ser parciais e prejudiciais ao Benfica?
    O Benfica tem de fazer força para surgirem árbitros novos, e não querer moldar os antigos, todos eles com dívidas de gratidão para com o Porto.

    3-
    O presidente LFV não pode apoiar inequivocamente nenhum elemento ligado ao putedo. É inconcebível, é inexplicável e inaceitável!

    4-
    O treinador JJ não pode sentir-se constrangido a criticar o Porto ou seja quem for. Deve criticar duramente o que houver para criticar, e ser apoado pelo presidente e demais elementos da SAD do Benfica.
    O treinador do Porto critica tudo e todos e com isso consegue pressionar árbitros a decidirem mal, e clubes adversários a temerem o Porto.
    O Benfica TEM DE SER UM CLUBE INCÓMODO para todos os que se alistem ao lado da corrupção. Nenhum corrupto se pode sentir confortável e cómodo a agir. Todos têm de ter medo de serem denunciados e desmascarados.
    Treinador e Presidente têm de falar. Silêncio não funciona!

    5-
    O Benfica, enqt instituição grandiosa, tem de pressionar canais de comunicação sempre que a informação é deturpada e manipulada a favor dos corruptos. Os canais de comunicação não podem sentir-se confortáveis no seu parcialismo e no seu anti-benfiquismo. Todos os media se têm de sentir pressionados, para que sejam isentos, imparciais, e corajosos, no sentido de DENUNCIAREM E DESPROTEGEREM os vícios corruptos, e não o contrário.
    Dar os parabéns ao Porto depois de ganhar um campeonato em que no último jogo há o penalty mais inacreditável do campeonato é uma ABERRAÇÃO. E, no entanto, quase todos os jornalistas e comentadores se sentiram à vontade para criticar o JJ por não dar os parabéns ao Porto. Puta que os pariu!
    O BEnfica tem de ter o poder de mandar alguns anti-benfiquistas para a prateleira, porque não são jornalistas ao serviço do desporto LIMPO, mas sim ao serviço dos interesses do Porto. Isto não pode continuar.

    6-
    O Benfica tem de, recorrendo a MEIOS LEGÍTIMOS, apoiar muitos clubes da primeira e segunda liga de forma a que deixem de se sentir ameaçados pelo poder do Porto.
    Os clubes têm medo de jogar contra o Porto, tem medo de ser agressivos contra o Porto, têm medo de ganhar ao Porto, têm medo de criticar as arbitragens que beneficiam o Porto.
    Os clubes da primeira e segunda liga têm presidentes/treinadores/jogadores fanáticos do porto, que espiam, que são selectivos no seu esforço. Isso nota-se em muitos jogos da Liga.
    O Benfica tem de aprender a destruir este polvo, e não ignorá-lo.
    O Benfica tem de criticar e denunciar os clubes que são MANSOS contra o Porto e RAIVOSOS contra o Benfica. As denúncias públicas constrangem, e o poder mediático do Benfica é muito grande.

    7-
    O Benfica tem de criar um movimento anti-corrupção que nunca mais pare. Um movimento que demonstre a incoerência de TODAS as arbitragens, a incoerência de todos os que reagem às arbitragens (por exemplo, lembrar o quanto o Sporting foi prejudicado no Dragão, sem que se tenham revoltado como fizeram na arbitragem do Capela).
    Têm de existir um site anti-corrupção, tem de existir comentadores anti-corrupção.

    Não me ocorre mais nada. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 20:42

      Enorme 'SLBenfica Vencedor', Companheiro,

      Que Grandem Grande comentario!
      Obrigado pelo excelente contributo, mas, se ainda te ocorrer mais alguma coisa ... regressa!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. O benfica como instituiçao , tem de ter uma só voz ( um porta-voz ) que saiba defender ao mais infimo permenor os intereses do benfica . Faz falta uma estratégia , bem estruturada .

      Nao podemos assisitir ao silencio dos orgaos sociais , práctica vulgar e que nao dá resultados.

      Nós ( todos os benfequistas ) com o apoio de direcçao , fazer uma marcha de protesto (COM MILHARES ) , por as principais cidades portuguesas .

      Divulgar por toda a imprensa estrangeira , videos , imagens , PARA QUE TODO O MUNDO SAIBA O QUE PASA POR AQUI .

      Contactar com os máximos organismos europeus ( FIFA / UEFA ) divulgando o trabalhinho de certos árbitros internacionais portugueses ...

      SÓ UNIDOS , PODEMOS DERRUBAR O POLVO ......SERÁ NECESSÁRIO MUITO TRABALHO , MUITA ORGANIZAÇAO , MUITA MOTIVAÇAO ........ MUITO BENFIQUISMO ..

      Eliminar
  12. Existe uma verdade que penso ser indesmentível. Todos os treinadores em Portugal sonham em treinar o Porto e por isso não dizem mal desse clube. Lembram-se que o Manuel José teve a coragem de criticar o Porto e o que lhe aconteceu? Nunca treinou esse clube.

    Antigamente os jogadores e os treinadores queriam vir para o Benfica. Hoje em dia querem ir para o Porto, como se tem visto em n de jogadores que se falava virem para o Benfica e acabaram por ir para o Porto. Servem-se do Benfica para valorizar os jogadores? Hoje em dia poucos acreditam nisso. O Benfica perdeu poder, junto das instâncias que mandam no futebol, enquanto que o Porto ganhou esse poder. Com máfia e corrupção? Acredito que sim.
    As escutas, depoimentos, videos da Judiciária, dizem que sim.

    Mas os treinadores e jogadores sabem que se forem para aquele clube que ganham mais e ficam com títulos o que, infelizmente, não acontece se vierem para o Benfica.

    Os treinadores do Porto se preciso for arrasam o Benfica nas conferências de imprensa. Os treinadores do Benfica elogiam o Porto,ou pelo menos não criticam, e porquê? Porque querem um dia treinar o Porto, como é o caso de Jorge Jesus.

    Nós lutamos +é verdade. Sofremos e tentamos convencer-nos que as coisas mais cedo ou mais tarde vão melhorar, Andamos nisto há 30 anos.

    A época passada perdemos o campeonato quando tínhamos tudo para o ganhar. Está época perdemos o campeonato a 3 jornadas do fim. No Porto, tudo seria feito, e tal era impossível de acontecer. Jamais aconteceria.

    Vejam o que se passou em Moreira de Cónegos. Ganharam o jogo. Com trafulhice? É verdade que sim. E acham que eles se importam com isso? E acham que a nossa direcção, ou o nosso treinador se importa com isso?
    Desculpem o meu desespero, mas a verdade é que o nosso treinador, em vez de falar disso, diz que o Campeão o foi com mérito.

    Estão a imaginar se tal fosse com o Benfica o que não diria Pinto da Costa e o treinador do Porto? Ouviram o que disseram no final do campeonato que at+e cabeçudos nos chamaram? E da parte do Benfica, ouve alguma reacção a todos esses factos.

    O palhaço do Serrão, veio para a TV com dois melões a dizer que um era do Porto e outro do Chelsea. O representante do Benfica riu-se.. inacreditável
    Outro, tinha-se levantado e exigia à TVI que aquela palhaçada acabasse no imediato... Mas riem-se como se aquilo tivesse graça..

    Mas nós somos sérios não é verdade? Pois...

    ResponderEliminar
  13. Benfiquista Preocupado21/05/13, 21:27

    A direcção do Benfica já fez alguma coisa para evitar estas coisas?

    Mais multas pesadas para Benfica, FC Porto e Sporting

    O Conselho de Disciplina da Federação aplicou multas de 7.650 euros a Benfica, FC Porto e Sporting por comportamento incorreto dos adeptos nos jogos da derradeira ronda do campeonato.

    ResponderEliminar
  14. João Oliveira21/05/13, 21:35

    antes de mais quero dar o parabens pelo excelente post e pelo que pretende conseguir com isso. Não é com discussões histéricas de quem é mais benfiquista e com insultos que ajudamos o nosso clube a voltar ao lugar que merece.

    Em relação ao que foi falado parece-me muito dificil combater algo que está enraizado na nossa sociedade. A corrupção está por todo o lado e depois de percebermos que no apito dourado, para além de árbitros, observadores de árbitros, orgãos de decisão ou jornalistas, também a policia e tribunais estão comprometidos nao existe muito que se possa fazer. Acho que nenhuma direcção de um clube tem a cura milagrosa para vencer algo tão forte e tão enraizado no nosso pais.

    A única hipotese e é a que está a ser seguida pelo Benfica é a estrangulação financeira. A única coisa que pode vencer este sistema é o benfiquismo. Esta direcção soube aproveitar desde o inicio essa grande força. A angariação de sócios, a televisão do clube e consequente exploração dos direitos televisivos na próxima época são exemplos de um melhor aproveitamento da nossa gigantesca massa associativa. Não tenho duvidas que mais cedo ou mais tarde, mantendo este rumo conseguiremos derrotar este polvo.

    Pode-se argumentar que o processo está a ser lento. É verdade que está mas neste caso os grandes culpados têm sido os benfiquistas. Anualmente somos nós que damos mais de 50 milhões de euros à olivedesportos para recebermos 8 milhões. Do outro lado o CRAC nao da sequer metade a ganhar do que nós damos mas recebem mais do dobro que nós. Agora multipliquem isto por mais de 10 anos. Foi à custa deste dinheiro que o eles poderam oferecer o dobro do que nós oferecemos a jogadores como Falcão ou James Roriguez e receber ainda mais dinheiro com as suas vendas. Por muito que nos custe nós somos talvez a parte mais importante do sistema porque somos nós que o financiamos.

    A partir da próxima época não podem existir desculpas para qualquer benfiquista que seja dar um centimo aquela escumalha. Nem sequer a liga inglesa que vai ser transmitida na nossa tv vai poder servir de desculpa.

    Outro dos problemas o nosso futebol são os clubes satelites dos corruptos. É uma diferença abismal ter 10 a 12 jogos por época de uma exigência fisica brutal enquanto eles nesses mesmos jogos têm 30 pontos sempre garantidos e ainda se dão ao luxo de descansar jogadores para jogos importantes. A 28ª jornada foi um exemplo disso mesmo. 2 equipas a lutar pela Europa. Uma deixa 3 dos jogadores mais utilizados no banco permitindo um passeio ao Porto num dos campos mais difíceis do campeonato. O Estoril vai à luz fazer o melhor jogo da época com uma pujança física impressionante. É também por isto que eu não percebo como é que enchemos estádios de equipas como o Nacional, Académica ou Setúbal. Essas enchentes representam 2 a 3 meses de salários dessas equipas. Acham que o tratamento deles para connosco ia continuar a ser o mesmo se numa época não recebessem esse dinheiro no jogo que eles tanto anseiam durante o ano?

    Enfim. A luta tem de começar por nós. E é nestas ideias que se ouvem tantas e tantas vezes que podemos mesmo fazer a diferença. Basta estarem todos conscientes da importância destas medidas e poderemos inverter a situação rapidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/05/13, 23:03

      Enorme Joao Oliveira, Companheiro,

      Obrigado pelo teu excelente comentario e por sublinhares o papel determinante que os Benfiquistas podem assumir neste 'combate', na Nossa qualidade de consumidores.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. muito obrigado joão, acho que estàs certo no ponto crucial das finanças mas não me convences em relação ao ponto inicial que é "como acabar com o polvo?". Disseste-o, toda a sociedade està corrompida, é uma questão de mentalidade geral, mesmo que o Benfica se superioriza a corrupção continuarà so que mais barata e internamente continuarão os esquemas para favorecer os corruptos ou para nos enfraquecer, e nos, deixando muita energia na batalha. A nossa montra tem mesmo que ser a Europa (deve ser a nossa prioridade em termos desportivos)porquê em Portugal não hà qualquer tipo de esperança para nutrir, so temos que esperar que o sistema caia de tão podre que é, para mim deveriamos mudar de estratégia de comunicação tipo "estamos em primeiro? sim senhor mas isso jà sabemos que os aliados estão reserbados portanto não vamos entrar em euforias inuteis" Gostava sinceramente de ver a cara dos jornalistas se algum dia o treinador do Benfica responder dessa forma com 5 pontos de avanço à 12 jornadas do fim do campeonato, seria obra...

      Eliminar
    3. Enorme comentário com uma frase que para mim fica guardada

      "A única coisa que pode vencer este sistema é o benfiquismo."
      e
      "A luta tem de começar por nós"

      é que somos tão ricos em todas as armas para esta batalha...

      Entristece-me ver benfiquistas devastados pelas derrotas que esta podridão nos destina. A mim que também me doi, basta me uma noite para ultrapassar. O fascínio das camisolas encarnadas é muito maior que qualquer desilusão. E amigos, nós estivemos lá, em Amsterdão. Re apresentamo-nos à Europa. Como disse a Marca após a 2ª mão com o Fenerbaçe: "Cardozo põe o Benfica no seu lugar"

      Eliminar

  15. Notícia de 1/8/2012: "Oito atletas são desclassificadas por tentarem perder de propósito no badminton: Intenção era evitar confrontos mais difíceis na próxima fase".

    O Benfica pode apontar baterias para uma situação, apenas uma situação, e atacar forte e feio: por exemplo o caso do Nacional em que o treinador substitui 3 jogadores importantes por juniores no jogo contra o Porto. Era atacar aí com tudo e exigir que o Nacional fosse para a segunda divisão. Mesmo que não fossem penalizados, não podiam voltar a fazer a gracinha de forma tão descarada. E colocava os outros clubes com algum cuidado.

    A comunicação do Benfica tem que mudar e muito. O Jesus não pode vir dizer no final de um jogo que a arbitragem é de grande qualidade. Não pode ser mais bondoso com a arbitragem do que o Porto tem sido. E no final de um jogo contra nós, quando os treinadores da equipa adversária se queixam da arbitragem, dizer logo a seguir que se acha estranho que não se tivessem queixado no jogo contra o Porto onde aconteceu este, aquele e mais o outro roubo à sua equipa. O Benfica tem que ser duro na comunicação. Ter mau feitio. Precisamos disso para começar a dar a volta.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenha là calma amigo Sergio porque mesmo que eu acha que tenhas razão os proprios adeptos do nacional se encarregaram de lembrar aos seus treinador e presidente corrupto o que pensavam da situação entoando o "glorioso SLB" no final do encontro. é que cada vez mais os adeptos desses clubes andam fartos de serem gozados à brava pelo Frutabol Corrupto dos Porcos, hà que ter em conta esse cansaço por trinta anos de trafulhice...

      Eliminar
  16. Enquanto os benfiquistas se preocuparem com arbitros e não olharem para a equipa com olhos de ver , vamos continuar a ser humilhados pelos portistas.Eu por mim estou farta sofri imenso este final de epoca , e fui humilhada de forma horrivel por eles , que infelismente me rodeiam por todo o lado onde estou .Fartinha de ser gozada .Arbitros para eles não conta .Alguem faça alguma coisa estou farta disto

    ResponderEliminar
  17. Grande tema nos trás aqui o Navegador neste, e no post anterior.

    Todos os comentários que aqui estão, versando o tema proposto pelo Navegador, são de grande qualidade. Sem querer ser descortês e deixar ninguém de fora, tenho que destacar as soberbas postas do SUPERAGUIA 1904; SLBENFICA VENCEDOR e JOAO OLIVEIRA, com quem estou plenamente de acordo!!!

    Se o meu EDDG ( Em Defesa do Glorioso) não tivesse ido desta para melhor, postaria lá e em destaque, todos aqueles Salmos.

    Xistrema, Futeluso, Polvo e Frutabol, são todos filhos de um Deis maior...penso eu de que.

    O nosso Glorioso é como a chita na selva africana.
    Ambos padecem dos mesmos momentos bons e maus.

    Já viram a chita caçar uma gazela? Que elegância, que destreza e inteligência ela tem e tudo em alta velocidade, a caçar a sua presa.

    Assim é o nosso Glorioso.
    Que beleza de jogo, que passes e triangulaçóes, e com que profundidade e genialidade nos brindam os nossos rapazes, com golos de belo efeito e fino recorte, largamente aplaudidos com muita emoção e delírio, pela massa adepta!!!

    Voltemos à chita,
    Depois de caçar a gazela com grande esforço engenho e arte, o que é que a pobre faz, quando não pode trepar com a sua presa para cima de uma árvore?
    Comer por uns míseros 10 minutos, alguns quartos da presa que tanto trabalho lhe deu a caçar.

    E porquê?

    Porque entretanto chegas as hienas e os mabecos a reclamarem...quer dizer, a roubarem mafiosa e corruptamente a presa à chita?

    E pode a chita lutar com essas odiosas hienas - que tomam banho e fazem sexo uma vez por ano e passam o tempo a rir? E riem de quê? - como ia dizendo, a chita não se pode dar ao luxo de lutar com as hienas e mabecos porque, basta uma pequena mordidela numa das suas patas, para que nunca mais possa caçar....morrendo de fome.

    Assim é o nosso Glorioso.
    Tal como a chita, não pode saborear o labor de uma bela caçada, sem que lhe caiam em cima as xitralhadas hienas, os frutamabecos, os polvos olarapiosos e os futelabutres...

    ResponderEliminar
  18. Passo para vos desejar boa noite.

    Estes artigos são ao mais Alto Nível.. DEIXO PARA OS ENTENDIDOS!

    Mas acho que não ganhámos nada, muito por culpa certas teimosias e invenções, falta de garra,e vontade!! É muito triste sermos gozados, sinto-me revoltada agora que cai na realidade quando tínhamos tudo nas mão e de repente, e tudo o "vento levou"..... Não nos podemos queixar só dos árbitros... Eles eram do 8 ao 80, muito mal se jogou... tenho muita pena, muita mesmo... PENSO QUE HÁ MUITA COISA A CORRIGIR!!

    E agora ainda vêm estes palhaços para a TV que se tivessem vergonha, estavam calados, porque a CORRUPÇÃO esteve sempre presente, ninguém vai fazer nada, têm medo desses merdas que andam para ai a espalhar veneno, e não se esqueçam que para o ano há mais!!! E assim se ganha sujinho sujinho sujinho!!! Quando uns não aproveitam, é assim!

    Amigos o que escrevi pode estar fora de contexto, mas foi o que me ocorreu, ando bloqueada, triste e desiludia...Envergonhada também, pq sinto-me "gozada". DESCULPEM.

    APESAR DE TUDO CONTINUO BENFIQUISTA, SEMPRE, "4'EVER"
    DOMINGO SERÁ A SENTENÇA FINAL!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TOMEM NOTA, EU NÃO ENTENDO NADA DE FUTEBOL, MAS ANDO REVOLTADA..
      SE ENTENDEREM QUE A MINHA MENSAGEM NÃO SE ENQUADRA COM O ARTIGO, ESTEJAM À VONTADE.
      PEÇO DESCULPAS!

      Eliminar

  19. Há que reconhecer que o dito POLVO está entranhado e de uma forma tão perfeita que só o poder das massas o pode destruir - atenção que não pretendo com isto dizer que temos de recorrer à guerra física.

    Para explicar o que quero dizer vou recorrer à forma como a África do Sul foi governada nas décadas do aparteide durante as quais muitas eram as vozes (tanto internas como externas) que este tipo de injustiça tinha de acabar, mas o governo que tinha o poder bélico e nada fazia. Até que um dia o banco mundial fechou a torneira do crédito. Por esta altura o isolamento desportivo já estava instituído e as massas (as vítimas do aparteide) decretaram boicotar todos os negócios que pertenciam a brancos. Foi precisamente nesta altura que o governo da África do Sul teve de concluir que não tinha armas para combater esta guerra.

    Pois bem, o POLVO só se pode manter vivo se houver quem o alimente.
    E quem o alimenta?

    Em primeiro lugar são os clubes pequenos que para sobreviverem têm de fazer o que o mafioso ditar, desde nomeações de conselhos de disciplina a jogar o dobro contra nós do que o que jogam contra eles.

    Em segundo plano vêm os media tele-guiados pelo Oliveirinha.

    E em terceiro plano são os Benfiquistas que alegando não poderem deixar os nossos heróis batalhar sozinhos por esses estádios fora, têm de estar lá a apoiar mesmo pagando o dobro e o triplo por bilhetes e uma vez dentro de campo serem brindados com insultos às suas mães. Os mesmos Benfiquistas que não deixam de comprar pasquins, continuam a comprar charutos ao Oliveirinha e a dar audiências a esses canais de televisão que simplesmente nos odeiam e por fim vêm para estes blogs carpir choradeiras que o nosso Presidente não faz nada, que só dá apoio ao facturas e que na hora mais importante vai para o Brazil.

    A nossa determinação de acabar com o POLVO ou é do género de deixar de fumar ou então teremos de viver neste lamaçal, mas sem lamúrias.
    Estou farto de ouvir o chavão de sermos o maior do mundo quando na realidade estamos longe de o ser.
    Para ter tal estatuto temos de nos unir (como fez o Celta na Escócia, por exemplo) e dizer a esta gentalha toda se querem o nosso patrocínio terão de renunciar indubitavelmente à corrupção e ao mesmo tempo apoiar o nosso Glorioso enchendo sempre o estádio da Luz.
    O Presidente fez este apelo, lembram-se? E que fizeram os Benfiquistas? Gozaram com a cara dele, agora se quiserem gozem com a minha, porque estou 200% de acordo com esta medida.

    O que me faz ainda mais espécie é haver muita a gente a pensar que este tipo de flagelo se resolve à pancada, gente que diz maravilhas do 25 de Abril e cobras e lagartos a guerra do Iraque.
    Isto é hipocrisia da pura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque22/05/13, 08:23

      Enorme Atlas, Companheiro,

      Obrigado!
      Muito Obrigado por mais este teu soberbo comentario!
      Oxala todos o leiam e pensem profundamente sobre o que aqui defendeste.

      Eu estou de acordo contigo e nao e de hoje: e de ha anos!

      E ainda te digo mais ...

      Espero que te leiam todos os Benfiquistas e a bem do Desporto e da Verdade Desportiva, em Portugal e nao so.

      Mas nao so ...

      Espero que tambem sejas lido por muitos Patriotas, sejam quais forem as suas cores clubisticas, em Portugal e nao so.

      Espero que todos sintam que ja e imperioso o exercicio de uma cidadania empenhada, convicta e estruturada por valores (que tambem sao os Benfiquistas) que ultrapassam o egoismo do "eu" e o imediatismo do "ja".

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. perfeito, completamente de acordo! e esta historia do boicote em 2011 não resultou porque pura e simplesmente os benfiquistas não estão unidos e depreciaram a estratégia do clube! Afinal acho que hà muitos benfiquistas que infelizmente não se derão conta da força do sistema. O LFV comete erros e tem apoios duvidosos mas de uma coisa tenho a certeza: quando enfrentou de vez o polvo os benfiquistas gozaram-no portanto considero que existem dois tipos de benfiquistase sem conflitualidade mas que não se entendem por não terem as mesmas informações e as mesmas apreciações aos factos:
      1/ os amadores de bola que so têm ponto de vista em função do resultado e que estão completamente alheiosà vida interna do clube e as suas exigencias sociais e desportivas ( esse lote constitui a grande maioria do povo benfiquista, é uma força que tem de ser usada)
      2/ Os inconformados e vigiantes que sabem ao pormenor qual o estado verdadeiro do frutabol do burgo, que sabem perfeitamente que sem trafulhices o JJ tinha sido no minimo 3 vezes campeão em 4 anos. Esses benfiquistas constituem uma minoria informada e é essa minoria que tem de agir e propor acções para neutralizar o sistema e para recolher a adesão dos outros simpatizantes. Jà aqui deixei umas ideias mas temos que continuar a trabalhar e descobrir caminhos unificadores e eficientes para derrubar de vez o polvo...

      Eliminar
  20. Belo debate e no momento certo. Costumo dizer aos meus amigos que quando discuto futebol e principalmente o Benfica, perco imediatamente a racionalidade. Parece algo fisico. No entanto, para tentar adicionar algum valor para o debate de ideias, vou tentar contrariar o mais que posso essa minha debilidade.

    Ja por aqui foi abordado por alguns companheiros que esta no estrangulamento financeiro que alimenta o "polvo" a solucao para acabar de vez com o que se passa. Eu concordo plenamente e tento argumentar nesse sentido com o seguinte:

    1 - Durante os ultimos 20 a 25 anos a estrategia dos andrades foi-se nao so consolidando, como moldando aos diferentes contextos. Passo a explicar. No inicio havia uma necessidade imperiosa de ganhar, assim arranjou-se um inimigo para juntar as tropas (o vencedor da altura era o Benfica) e os estratagemas que na altura podiam ser utilizados sem levantar grandes ondas: "amarelinhas" e algum trafico de influencias ainda que incipiente e localizado; depois das primeiras vitorias e de alguma, para nao dizer muita, complacencia da nossa parte, com as vitorias comecou a vir mais visibilidade internacional e com isso o dinheiro (presencas em ligas dos campeos, etc). Com o dinheiro, enquanto nos deixamos de ganhar e definhamos financeiramente e como o dinheiro gera poder, foi so aplicar a formula do tipico trafico de influencias da forma mais "eficiente" possivel. Todas estas formas evoluiram dos simples arbitros (ate ao apito dourado), para observadores (os tais na sombra), por dirigentes de clubes alheios, politicos, juizes, etc... Tudo isto parece acabado de sair de um filme do Scorsese;
    2- Estamos (o Benfica)agora numa posicao invejavel e depois de alguns desvairos iniciais do Presidente (em que por exemplo, quis repetir a formula no Benfica com o Veiga), tiro-lhe o chapeu por ter visto mais alem e ter percebido como cortar os tentaculos a este polvo. E porque e que estamos numa posicao invejavel? Porque estamos numa grave crise financeiro e sera cada vez mais dificil aceder a fundos para alimentar o polvo e o Benfica ja comecou a ajudar a cortar alguns, como e o caso da Olivedesportos. Outro e o fracasso deste ano da Liga dos Campeoes, grande fonte de receita dos ultimos anos (os andrades, se nao me engano, sao o clube com mais presencas).
    3-com a diminuicao do influxo de fundos, o sistema auto-destruir-se-a por dentro, sem que sejam necessarias pedradas e metrelhadoras. Paciencia e coisa que nao temos muita. Estamos fartos de ver os outros ganhar e da forma como ganham, mas eu acho que estamos mais perto e neste caso, apesar de preferir que assim nao fosse, esta crise financeira e economica sera nossa grande aliada.

    Resumindo, creio que este ano, so por um mero acaso (o tal minuto 92), nao se deu o ponto de inflexao, mas eu acredito que esse momento esta aqui a mao de semear e nao tardara a "torre de babel" que e o edificio criado la no norte desmoronara porque esta fundado em pilares nao sustentaveis. Isto nao quer dizer que fiquemos sentados a ver (como ficamos no passado), mas que facamos o nosso trabalho de usar o poder que se nos confere como maior instituicao do Pais, em cortar todo o tipo de fontes de receita que possam ainda alimentar o monstro. O resto vira com normalidade.

    Abraco,
    Red Square

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. superaguia190422/05/13, 12:38

      Compreendo a argumentação, e concordo parcialmente com ela, mas é fundamental sublinhar que tudo cairá por terra se não houver resultados desportivos.

      Para isso, além de ser fundamental investir criteriosamente em jogadores de futuro (que sejam alternativa segura e complementem os melhores do plantel atual), deve ser dada maior atenção/investimento à manutenção da estabilidade desportiva no Benfica, não apenas do treinador, como dos principais jogadores do plantel. Não só se deve procurar manter os principais jogadores mais tempo no plantel, como acabar de vez com a sua saída abrupta, sem substituto à altura (excetuando o caso de serem accionadas as respetivas cláusulas de rescisão).

      É uma opção que deve ser assumida com firmeza.
      A fasquia da qualidade de jogo foi subida e tem de ser consolidada nacional e internacionalmente, traduzindo-se isso em títulos. Já não se pode baixar o nível de exigência, nem esperar que os outros caiam de podres, para que conquistemos títulos.
      É altura de assumir essa decisão estratégica e ganhar o músculo financeiro necessário para mudar o paradigma de gestão que nos trouxe até aqui. O Benfica tem de se assumir como um clube global, que é muito prestigiado e respeitado por muita gente fora do país e que precisa ser também um ator importante ano mercado de publicitário internacional.
      E para se ser importante, só há uma solução: não dar hipóteses aos demais e vencer.

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque22/05/13, 13:52

      Enorme Red Square, Companheiro,

      Obrigado, Companheiro, por esse teu auto controle que nos permitiu ler mais um excelente contributo para este debate.

      Humildemente, eu subscrevo quase tudas as tuas posicoes e apenas discordo desse teu 'detalhe' (agora, 3 decadas depois, trata-se de uma resposta que ja so tem interesse do ponto de vista historico) sobre o inicio desta tragedia 'moluscular'.

      Tanto quanto sei, tudo comecou pelos BOIS!
      E faco esta afirmacao baseado na minha memoria e, sobretudo, no que o proprio Joao Rocha me contou sobre as conversas que teve com o "ze do bone". E que ele coutou-me bastante mais do que aquilo que chegou a ser publicado na merdia.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Jose Albuquerque22/05/13, 14:20

      Enorme Superaguia1904, Companheiro,

      Nao sei se te apercebeste que o que aqui respondeste ao Companheiro Red Square repete o espirito da estrategia definida (proposta pela Administracao, aprovada e reconfirmada pelos acionistas) pela Benfica SAD.

      Eu, humildemente, espero que estas proximas epocas, as primeiras em que estaremos livres do 'jugo do mamao chupista', consigam propiciar a rentabilizacao justa dos direitos televisivos.

      Se assim for (tem de ser, porra!), sera menos dificil conseguir impor a Nossa grandeza e o crescimento continuado da Equipa, quer em qualidade, quer em quantidade.

      Ainda assim, Companheiro, espero que ninguem cometa o erro crasso de pensar que vai ser tarefa facil, uma vez que, por maior que seja esse sucesso, vamos continuar a ser objeto da 'gula' de mais de uma duzia de clubes com os quais nao temos a menor hipotese de concorrer (em disponibilidade financeira, claro) no medio prazo.

      E neste aspeto - o do poder economico, se e verdade que a crise atual pode reforcar o Nosso crescimento relativo face aos adversaries internos, ja o mesmo nao sucede no tocante a Nossa competitividade externa.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. superaguia190422/05/13, 15:48

      Caro José,

      A estratégia aprovada tem sido essa, efetivamente, mas ainda está longe de estar devidamente concretizada e consolidada a nível de critério das contratações, empréstimos e dispensas, quer para a equipa principal, quer para a B, que têm de funcionar em harmonia!

      Cingindo-me apenas ao plantel principal, há desequilíbrios qualitativos evidentes para várias posições, tal como há jogadores cruciais, sem qualquer substituto à altura, que são fortemente cobiçados. Ora estar permanentemente a voltar à estaca zero para recriar uma equipa é desgastante e infrutífero. Tem de haver um planeamento e escolha rigorosa e atempada de quem deverá ser transacionado e qual o timming da sua saída. Qual o critério desportivo dos empréstimos de Nolito e B.Cesar, por exemplo?

      E para que seja possível consolidar a gestão desportiva em vários aguardo que em breve (em Junho), hajam notícias positivas relativamente ao modelo da Btv, internacionalização da marca e acordos de patrocínio. Pode-se, deve-se e tem que se fazer mais e melhor no futuro.

      Força Benfica!

      Eliminar
  21. Fantásticos diálogos. Parabéns a todos pelo discernimento, competência e benfiquismo.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  22. Lourdes Piedade22/05/13, 19:38

    Há alguém neste país, que não saiba o poder que o polvo tem na arbitragem? A começar pelos dirigentes que andam em carros de alta cilindrada, oferecidos pelos ditos " Andrades" (sportv). Mas estou com esperança que o poder financeiro lhes será diminuido, quando perder as transmissões dos jogos do Benfica.Com a força da BENFICATV, a BOLATV, e ainda,
    vejam só, a CMTV, que os derruba constantemente, talvez seja um começo.UM
    ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  23. uma coisa preocupante..
    como é possível que sendo o Benfica esmagador em adeptos, mas nos comentários das redes sociais e afins, estão em larga minoria? SÓ COMENTAM CORRUPTOS E LAGARTOS!
    o forum do dia seguinte é um exemplo flagrante disso..

    https://www.facebook.com/dia.seguinte.forum

    MEXAM-SE PORRA!!! E DEPOIS ADMIRAM-SE DAS CALUNIAS QUE SE TORNAM VERDADES ABSOLUTAS!

    ResponderEliminar
  24. gostava de ter mais vagar para ler linha por linha mas apenas uns relances me permitem responder o que penso:

    PARA QUE É QUE O GLORIOSO PRECISA DE DIREITO DE DEFESA NUM LODAÇAL COMO O DIA SEGUINTE? A resposta, eu tenho-a: PARA NADA. Não passam de palavras ditas à toa para entreter papalvos, creiam-me! Nunca gostei do Rui Gomes da Silva, mas ele adequa-se à tarefa de varrer com o pampilho a canalha abocanhante. e isso basta para já ao SPORT LISBOA E BENFICA.

    Eu que amo, e sofro porque amo, abjurei dos jornais desportivos. Tenho a gloriosaesfera e os orgãos do meu BENFICA para me informar. Temos sido alvo de uma profunda mistificação, e o cerne desse engodo é um mestre da sociopatia chamado Jorge Nuno Pinto da Costa. O BENFICA não precisa do porto, da olivedesportos, da bola, da TVI. São eles que precisam do BENFICA, mas como de pão para a boca.

    E como não há decência que que resista ao polvo eu sou do parecer que o Benfica e seus adeptos devem optar pela linha dura. olho por olho dente por dente, até ao ponto de cessar qualquer reconhecimento institucional entre nós e todos os que não se dão ao respeito. PROÍBIR ESSA GENTE DE ENTRAR NO ESTÁDIO DA LUZ!

    E hão de ver como à simples sugestão desta medida a maioria dos vendidos vai por o rabinho entre as pernas e ganir caninamente em busca de aceitação. há coisas que são por demais fáceis: A MAIOR COTA DE MERCADO SOMOS NÓS!

    ResponderEliminar
  25. Novo comentário meu.

    Este assunto mexe comigo, porque comecei a ver bola em 90 e poucos e nunca conheci outra realidade que não a do polvo. E a minha memória está cheia daquelas corridas 'prateadas' e de supertaças inacreditavelmente roubadas...

    Um cumprimento especial ao autor do blog, à serenidade e bonomia que transparece. Fiquei a salivar com a referência que fez às suas conversas com o João Rocha acerca do zé do boné. Que personagem hein? Ele e o pinto da costa. Dois sociopatas. mas adiante.

    Posiciono me perante o assunto deste post como procuro estar na minha vida pessoal. O Benfica também me ensinou. E então bastam duas palavras para destruir o polvo. Coragem e Dignidade. Valores do Benfica. A coragem ordena-nos que enfrentemos cada uma das batalhas com o olhar desafiante e a certeza de não estarmos sozinhos. O caso mais recente é a da deslocação ao antro onde todas as estratégias de intimidação parece terem sido usadas. CORAGEM! DESTEMOR!

    A Dignidade diz nos que devemos reservar a todos os que trabalham dia e noite para fazer menos do benfica (como esse PORCO do carlos abreu amorim) não as nossas palavras, não qualquer gesto, não qualquer ódio mas sim aquele simples olhar de desprezo que é a marca fatal da consciencia da nossa força.

    Peço desculpa pela exaltação.
    Saudações vermelhissimas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque24/05/13, 12:21

      Enorme "Unknown", Companheiro,

      Obrigado, muito Obrigado, mesmo, por estes teus comentarios, que eu so lamento nao teres publicado mais cedo.

      Tenho mais duas coisas para te pedir ...

      Que vejas se arranjas tempo para regressares mais vezes a OBELOVOAR e contribuir com todo esse teu Enorme Benfiquismo.

      Que escolhas um qualquer 'nickname', para que te possamos reconhecer mais facilmente.

      Obviamente, nao tens de desculpar-te por nada, muito menos pela "exaltacao": a unica coisa que aqui exaltaste foi o Nosso Clube e o Benfiquismo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...