terça-feira, 7 de maio de 2013

A TRISTEZA QUE ME CONSOME A ALMA...


Diz-se em bom português que depois da tempestade vem a Bonança.

Ontem poucos benfiquistas não acreditavam na vitória e muitos, onde me incluo, sofreram uma grande deceção pelo empate caseiro perante um Estoril que, embora muito aguerrido, não está ao nível da equipa do Benfica.
Nas diversas oportunidades que falhámos,  se temos marcado um golo primeiro que a equipa adversária, porventura hoje estaríamos com um discurso diferente.
A verdade é que não marcámos e depois de termos sofrido o golo corremos atrás do prejuízo e não conseguimos vencer, o que se tornou péssimo para as nossas aspirações, e deu uma força suplementar ao nosso adversário na corrido ao título, o Porto.

Hoje, mais calmo, embora sem dormir, tal a dor de alma e de coração, qual facada gelada, quero acreditar que vamos ao Porto na próxima jornada e, determinados, com garra e competência, vamos ganhar ou no mínimo empatar
Não me passa pela cabeça "morrer" na praia. O campeonato tem de ser nosso custe o que custar mas para isso não podemos perder de forma alguma o próximo jogo.

Não vou falar aqui de culpados no insucesso no jogo de ontem, em que a equipa falhou. Apoiada por mais de 50 mil adeptos não podia falhar. Mas o futebol é assim mesmo. Hoje se canta de alegria, amanhã de chora de tristeza. Eu, acreditem, em função dos nervos, senti em mim uma dor terrível que me rasgou os sentimentos e me colocou à beira do que já um dia sofri. Como costumo dizer: Ai o meu CORAÇÃO

Não sei se vou conseguir ver o jogo no próximo Sábado. Se calhar é melhor não ver.

Sei que vai ser muito complicado para o Benfica, quando poderíamos ir descansados, com um sorriso nos lábios, super confiantes, quiçá até atrevidos na questão de poupar a equipa para a final da Liga Europa. Nada disso podemos fazer. Podemos sim, ser o Benfica, e se formos o Benfica, não perdemos o jogo.

Estou triste, arrasado, tento "levantar-me" na confiança benfiquista mas, confesso, que a dor que sinto é terrível, lancinante, que me quer deitar abaixo, a qual, me está a ser difícil suportar, por muito que eu queira que assim não seja.
Vai ser uma semana desgastante, não vou falar com ninguém, especialmente com gente de outra cor clubista, esperando pelo próximo jogo, onde espero, que as coisas se restabeleçam a contento do Benfica. 
Caso tal não aconteça não vou sair de casa durante dois meses. Ficarei incapacitado de enfrentar seja quem for, porque ver certos sorrisos nessas pessoas, como sei que ontem já aconteceram, é MATAR-ME A SANGUE FRIO.

Desculpem este meu desabafo. Mas sinto em mim uma tristeza tão grande que, embora saiba que vamos na frente com dois pontos de avanço, que dependemos apenas de nós, algo me diz que ... nem quero pensar em tal cenário.

VIVA O BENFICA SEMPRE.
.

41 comentários:

  1. Rute Trigueiro07/05/13, 11:36

    Calma porque o coração pode não aguentar e agora mais que nunca temos que apoiar a equipa e levá-la ao colo até sermos campeões.

    ResponderEliminar
  2. Fala a voz do coração...
    Com toda a razão.. as dificuldades, vão ser muitas, mas, ACREDITO!! Eles ganharam animo?? E nós ganhamos raiva...e por isso, vamos à luta até ao final...Acredito que este sofrimento será compensado,acredito mesmo!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  3. Norberto Diegues07/05/13, 11:47

    calma amigo a procisão ainda vai no adro da igreja, e por isso mesmo temos de acreditar até ao fim, que somos capazes de levar o andor até á catedral.
    o nosso benfica, já teve esta época, grandes jogos e venceu,com maior ou menor dificuldade. tenho fé e esperança que os nossos atletas, estarão certamente á altura do jogo. vamos apoiar, vamos gritar, vamos enfrentar tudo e todos,pois só assim venceremos.
    viva o benfica

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo benfiquista, sinto-me exatamente como tu!!
    Também quero pensar que vamos ao dragão dar cabo deles, mas o que tenho visto nos últimos anos naquela pocilga dá-me tudo menos confiança!
    Apesar de tudo VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  5. O Desporto existe para nos superarmos. Os campeões erguem-se! Mais alto, mais longe, mais forte!
    O Sport Lisboa e Benfica é neste lado ;)
    E Pluribus Unum !

    ResponderEliminar
  6. Querido Ricardo
    Estou como tu, exatamente como tu.Com a vida sem nenhuma alegria como tenho tido ultimamente, era o NOSSO QUERIDO BENFICA que me dava alento, que me fazia sorrir e vibrar. Ontem vim de rastos e senti-me mal no Estádio. Vou repensar na minha vida, porque, tal como tu, nem quero pensar naquilo em que tu também não queres pensar,mas que será o mais provável!
    Grande abraço e força Amigo...diz o roto ao nú!!!!
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou mal amiga Marley/maria

      Totalmente destroçado, mas espero que amanhã já esteja melhor e reentre em mim aquela garra benfiquista que eu quero ter, mas que neste momento, confesso, não tenho.

      Eliminar
  7. Quando,no comentário anterior, digo ser o mais provável, é que eu não acredito que nos deixem empatar, quanto mais ganhar.Os bastidores já estão a funcionar a toda a velocidade!!!!
    maria

    ResponderEliminar
  8. Custa-me a aceitar este sentimento que grassa na onda vermelha... Nunca ninguém disse que a conquista do campeonato ia ser fácil, mas também não posso aceitar que coloquem a toalha ao chão tão facilmente.

    A mim, custa-me ver os adeptos a fazer contas e indicar que levando quatro pontos para o dragão, podiamos perder lá, porque assim ganhariamos o jogo em casa com o Moreirense e seriamos campeões... Ontem o Estoril demonstrou e bem que percalços acontecem e se queremos ser BENFICA não podemos estar a colocar estratégias e a contar com derrotas, quer quando tudo corre bem, ou corre mal!

    Recordo-me de muitos comentários, textos, e opiniões ao longo da época onde estivemos sempre a fazer previsões e lembrar que a desgraça estava ao virar da esquina. Mas esta equipa, este treinador, esta estrutura fez-nos acreditar semana após semana que tinhamos condições para discutir o título.

    E hoje, só dependemos de nós, como o FCP depende dele para ser campeão. Mas se querermos ser campeões, temos que superar um último degrau para mostrar ao sistema que este Benfica é o BENFICA GLORIOSO dos anos 60, 70, 80... temos que vencer no Dragão. Se não superarmos esse trauma chamado no Dragão, continuaremos a ser a equipa do quase e não a certeza da equipa n.º 1, que só irá ganhar campeonatos quando o FCP perder mais pontos do que nós com equipas pequenas.

    Isto dói reconhecer, mas a verdade é que para o Benfica ser o gigante real de outros tempos necessita de dar este passo, de vencer o FCP no seu reduto, de matar e carimbar campeonatos no Dragão... se este ano isso acontecer, acredito que o medo e a desconfiança instalada nos adeptos será removida de vez do seu espírito. Senão acontecer, iremos sempre morrer de medo do FCP e isso não pode acontecer.

    Por isso, no fim do campeonato iremos perceber se ontem ganhamos um ponto ou perdemos dois e para sermos BENFICA, nós, enquanto adeptos, não podemos deitar a toalha ao chão. É isto que o sistema necessita, porque sabem que ao mínimo desaire nós desistimos de lutar, e eles aproveitam para nos achincalhar, para nos gozar e humilhar.

    Mas é na desilusão e na derrota que eu sou mais Benfica, porque mesmo que percamos tudo este ano, este ano representou uma viragem essencial para mim: O Benfica voltou a sonhar, o Benfica voltou a maravilhar na Europa, o Benfica é o underdog que ninguém dava um tostão no inicio do campeonato e me deu uma linda história para relembrar para sempre, pois está na final da taça de Portugal, oito anos depois da última presença, está na final de uma competição europeia, 23 anos depois da última presença e ainda luta pelo campeonato sem cessar e com garra, querer, ambição e força!

    Por isso, sou mais BENFICA agora, nesta hora, com orgulho e com vaidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei,e concordo!!

      Força Benfica, e todos os Benfiquistas!!

      Eliminar
    2. Obrigado amigo Anónimo pela Força

      Fiquei mais feliz

      Eliminar
    3. Jose Albuquerque07/05/13, 13:18

      Companheira(o) 'anonimo',

      Depois de um texto assim, que aplaudo e agradeco, faz-nos o favor de o assinar.

      CARREGA BENFICA!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. superaguia190407/05/13, 14:11

      O Benfica tem capacidade para vencer qualquer equipa.
      Nunca mais é sábado...

      FORÇA BENFICA!

      Eliminar
    5. Caros companheiros:

      Esqueci-me de assinar o texto é verdade, mas aqui fica o meu agradecimento pelas vossas palavras!

      E a verdade é que sou um escriba ocasional deste belo blogue, conhecido por O.S.H.

      Sei que nada tenho editado nos últimos tempos, mas acredito que sou mais preciso na hora da verdade e dos infortúnios, do que na hora das vitórias, onde ai todos sabem surfar a onda do sucesso!

      Força Benfica e acreditem adeptos... porque mais importante do que a glória, o sucesso, os títulos, é o nosso amor ao Benfica e não deixa-lo morrer, mesmo que este ano acabe por ser uma desilusão!

      Um abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
  9. Faço minhas as palavras deste nosso amigo anònimo e è tala confiança de k iremos ao porto sagrar-nos caampeoes k tenho o meu bilhete reservado p akele antro faz alguns meses e sàbado là estarei a apoiar a nossa ekipa atèbk a voz me doa ........termino com um VIVA E VIVAM O BENFICAAAAA....

    ResponderEliminar

  10. Também levei uma "Facada",eu que nem sequer canto vitória antes de tempo.Mas não ganhar ontem ao Estoril sinceramente não estava nas minhas previsões mais pessimistas.Esta semana não deixaremos de assistir talvez a maior e mais suja campanha de intimidação que alguma vez se viu fora e dentro de um estádio de futebol.É disso que tenho receio,não do futebol jogado 11 contra 11.Depois nestas coisas estamos carecas de saber que há sempre uns invertebrados cobardes vestidos de negro,que morrem de medo que lhes "mandem servir o jantar".Enquanto o futebol português for um serviço de entrega de comida ao domicílio será sempre mais difícil para nós mas não impossível.Retenho as palavras do Maxi Pereira no fim do jogo de ontem,e é isso que ainda me faz acreditar.Não vamos morrer na praia,Viva o Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  11. É nas palavras de força e determinação de Máxi Pereira que temos que acreditar e nelas nos apoiar e apoiar a nossa equipa no Sábado no antro de corrupção.


    «Vamos ao Porto e vamos ser campeões» - Maxi Pereira

    O lateral uruguaio do Benfica considera que o empate (1-1) diante o Estoril não retira confiança à equipa antes da decisiva deslocação ao Dragão.

    «O cansaço de momento não conta, tivemos muitas ocasiões mas não concretizamos. É preciso seguir em frente, dependemos de nós e estamos tranquilos. Estamos confiantes, queremos ser campeões e estamos tranquilos. Este resultado não retira confiança nenhuma. Estamos em primeiro, vamos ao Porto e vamos ser campeões», disse Maxi Pereira no final do encontro.

    ResponderEliminar
  12. Jose Albuquerque07/05/13, 13:26

    Enormerrimo Fundador, meu Amigo Aguia Livre,

    Cuida de ti, Companheiro!
    Cuida de ti, que nos fazes muita falta.

    Andaste a pedir-me que escrevesse, nao foi?
    Ja te enviei um 'contributo' e espero que te agrade.

    Companheira(o)s,

    Bem sei que nao sou conhecido pela qualidade das minhas 'previsoes' (ahahah), mas quero juntar a minha voz a todos os que SABEM que a Equipa vai Vencer ao 'ladrao'.

    CARREGA BENFICA!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento cuidar amigo José Albuquerque, mas está a ser difícil digerir, confesso

      Abraço

      Eliminar
  13. patriarca disse:

    Nunca fui negativista, mas como já VI ESTE FILME a época passada, NÃO ACREDITO no JJ, ele é AMIGO do CORRUPTO-Porco da Bosta e como tal DUVIDO que o Benfica vá sequer empatar ao ANTRO-CORRUPTO.
    Ontem saí TRISTISSIMO da Catedral e até pode ser que AINDA hoje, Volvidas já MUITAS horas do facto consumado que o meu coração "fale" mais alto, mas Continuo TRISTE, aliás tristeza QUASE IDÊNTICA á da época passada, só que presentemente é mais grave, porque estamos a PERDER PONTOS em casa, com uma Equipa que tinhamos a OBRIGAÇÃO DE GANHAR e por pouco não fomos enxovalhados em casa.
    Quem já PULA DE CONTENTE é a MÁFIA CORRUPTA DO PORCO, com Proença Porco a Apitar vai ser canja.

    ResponderEliminar
  14. Faltou-se ao respeito a alguém, Sr. Ricardo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Invicto

      O que nós benfiquistas hoje precisamos é de tudo menos provocações

      Seja feliz....

      Eliminar
    2. Provocações...assim...do mesmo tipo daquelas que se lêem aqui todos os dias? Ou com bastante mais nível, sem chamar porcos a ninguém?

      Isto ainda é pior do que indignar-se com o "5LB". Isto é mesmo azia e ressabiamento, puro e duro.

      Eliminar
    3. lamento que não leia blogues portistas, pois se os lesse não falava como fala.

      Olhe eu leio... mas por respeito ao local onde estou... não comento.

      Eliminar
    4. Caro Ricardo/águia-livre

      Este invicto é um provocador pelo que gabo-lhe a paciência para o aturar e não o mandar dar água ao cão. Nos blogues portistas chamam-nos de tudo menos de Pai e vem este agora para aqui com provocações de m@@@a. Que paciência de Santo amigo Ricardo.

      Eliminar
    5. Eu sou um defensor da liberdade de expressão, e também tenho esta ideia absurda que a diferença de opiniões alimenta o interesse das discussões.

      E leio vários blogs portistas, e na maior parte deles não se tratam os adversários como aqui. Nem nada que se pareça, meu caro.

      http://www.porta19.com/
      http://dragaodoente.blogspot.pt/

      E também leio alguns benfiquistas:

      http://gordovaiabaliza.blogspot.pt/
      http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/

      Não digo que não haja blogs portistas com o mesmo baixo nível a que se refere. Mas como em tudo na vida, há que fazer escolhas, e seleccionar o que se lê. O senhor escolheu a quem se quer comparar.

      Eliminar
    6. caro Invicto:

      Ao contrário de muitos benfiquistas, entendo que aqueles que vêm por bem são sempre bem vindos, desde que haja respeito e acima de tudo, dignidade.

      Não tenho problemas em conversar com adeptos de clubes rivais, desde que os mesmos não sejam fanáticos e cegos. Se quiser discutir futebol de forma franca, honesta e sem receios, estou cá para debater. Se for para achincalhar, gozar e humilhar, não contará comigo para esse efeito.

      É verdade que ontem o resultado não foi o esperado, e acredite caro Invicto, a dor do empate não é por azia ou ressabiamento. É sim porque queremos sempre a vitória pelo que, um mero empate já é uma derrota que nos esfrangalha de tal forma a alma. O mesmo sucedeu a vocês quando empataram contra o Olhanense em casa, no Dragão, e viram o Benfica fugir, ou até a perda da taça da Liga contra o Braga... de certeza que tais situações lhe deixaram tristeza e não azia e ressabiamento.

      Contudo, como o seu amor ao FCP é de certeza forte, imagino que deseja a sua equipa campeã. O mesmo queremos nós Benfiquistas. E isto é legitimo. Mas a vitória discute-se dentro do campo, onde com uma arbitragem isenta - espero eu - possa ganhar a melhor equipa, mas as vezes a sorte também ajuda.

      Por isso, sei que irá apoiar a sua equipa, como eu vou apoiar a minha,mas sei que o "5LB" como refere já conseguiu ser campeão nas Antas, já demonstrou ter capacidade para discutir a hegemonia do futebol português, tem carregado Portugal no ranking da Uefa e nos últimos anos tem sempre chegado pelo menos, no mínimo dos mínimos, aos quartos de final das competições europeias, sem precisar de andar a indicar as goleadas que já impôs ao FCP no passado, como gostam de recordar, como se isso fosse um título.

      E não preciso de andar ainda a recordar-lhe os desgostos que já teve este ano, onde foi anunciada com pompa e circunstância a luta pela Liga dos Campeões e ficaram-se por uma despedida inglória contra um Málaga, a equipa mais fraca nos oitavos da Liga dos Campeões.

      Por isso, numa disputa saudável, caro Invicto, desejo que vença o melhor, eu não vou perder tempo a falar do FCP, a insultar, a humilhar e a gozar e não é porque não tenha motivos para isso. É porque para mim só me importa o Benfica e com os meus rivais que se preocupem os seus adeptos... mas se os mesmos preocupam-se mais em falar do Benfica, eu não tenho culpa da nossa grandeza!

      Um abraço e as felicidades!

      Eliminar
    7. Caro anónimo

      Quem me responde assim merece toda a consideração, e não deixarei de lhe responder.

      Infelizmente, porque o trabalho não espera, não o poderei fazer agora. Mas fá-lo-ei mais tarde, não duvide.

      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Sinto-me como o autor do texto, completamente de rastos.

    ResponderEliminar
  16. Estamos na frente do campeonato mas uma verdade é que também nunca gostei de festejos antes de tempo, por muito que entenda o desejo dos benfiquistas. Normalmente dá azar.
    Acredito que não vamos perder ao Porto

    ResponderEliminar
  17. Nada de tristezas caros amigos benfiquistas, vamos ganhar ao corruptos e ser campeões porque o merecemos e somos melhor equipa que eles, vamos lá arrebitar e ter confiança na nossa equipa.

    ResponderEliminar
  18. Mas é claro que vamos ganhar aos corruptos, onde está a dúvida?... pelo amor de Deus deixem de sonhar! havemos tanto de ganhar como ontem! só de lembrar o baile que levámos ontem de uma equipa de Lisboa e de segunda...

    Marciano

    ResponderEliminar
  19. Rui Sérgio Guerra07/05/13, 17:16

    Amigo Ricardo,
    estimados companheiros(as),

    Dói-me tanto a alma,... partilho tanto a mágoa que também vos consome,...
    mas tanto mesmo,... QUE JÁ ME DECIDI,... VOU LÁ,... PELA N/ VITÓRIA!
    VOU ESTAR PRESENTE, MESMO LÁ NO ESTÁDIO... PRA GRITAR PELO N/ BENFICA!...
    Com garra, querer e ambição! O m/ orgulho da n/ paixão eterna... o SLB!
    Ontem, hoje e amanhã,... até que a morte me leve!

    FORçA BENFICA! CONTEM COMIGO, JJ E JOGADORES!
    Vou receber-vos na v/ chegada ao Porto e... vou ver o jogo! À BENFICA!

    Mto obg, COMPANHEIROS, pelas forças que me deram, ao ler as v/ palavras!

    Atenção, amigo Ricardo! Tenta ter calma, companheiro... e força!
    Abraço a todos, daqui de Palermo,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Vossos textos deixam-me emocionada.
      Obrigado "amigo" Rui Sérgio Guerra, pela coragem que tem de ir "por nós Todos" os BENFIQUISTAS agradecem!!

      É por isso que ganhando ou perdendo sou e sei sempre BENFIQUISTA até morrer!!
      ABRAÇO.

      Eliminar
    2. Ressalvo a palavra (serei) e não "sei"!

      Eliminar
  20. Até Sábado à hora do jogo não vou ver qualquer programa desportivo. Não sou mesmo capaz...

    ResponderEliminar
  21. Rui Sérgio Guerra07/05/13, 21:18

    Boas, meus amigos,

    Como sócio SLB a residir de momento na zona do Porto, decidi ontem,... FAçO QUESTÃO DE IR AO ESTÁDIO VER O JOGO DO PRÓXIMO SÁBADO!
    Para tal, contactei aqui directamente o FCP e percebi que, c/o expectável,
    NÃO HÁ BILHETES DISPONÍVEIS P/A VENDA A ADEPTOS E SÓCIOS DO SLB!

    Falei então aí prá Luz c/ o serv° de atendim° aos sócios SLB. Pedi apoio nos bilhetes para nós, sócios e adeptos SLB's da região do Porto e,... objectivamente, "quase... népia", ou seja:
    1°- estar na Luz amanhã de manhã! Opção evidentemente... de todo inviável!
    2°- contactar o fcp! Como relatei supra, nada podemos esperar, claro!
    3°- tentar o pedido via Casas SLB!

    Ok,... FEITO! E... PAGO O BILHETE!
    Fui, pois, a 1 das n/ Casas da região e... JÁ PAGUEI O MEU BILHETE!
    Constatei que há + SLB's a pedirem Bilhete por essa Casa (V.N.Gaia)!
    Resta-nos aguardar que, certamente a ex° de outros pedidos semelhantes,
    SEJAMOS DIGNOS DE SER RESPEITADOS E APOIADOS PELA DIRECçÃO DO SLB!

    ESPERO BEM QUE NÃO SEJAMOS DEFRAUDADOS, SÓ QUEREMOS APOIAR O N/ BENFICA!
    Moramos a 300 km's da Luz, DAMOS A N/ ALMA PELO N/ QUERIDO SLB... AQUI,...
    coisa que vos será difícil de percepcionar ou sentir na pele... como nós!

    Ou seja,... Ex.mos Srs. da Administração do S.L.BENFICA,
    dos bilhetes recebidos, TENHAM O BOM-SENSO E O RESPEITO DE RESPONDER POSITIVAMENTE AOS PEDIDOS DE BILHETES FEITOS PELAS CASAS SLB DA ZONA!

    A quem puder ajudar-nos, antecipadamente o meu/nosso Mto Obg!

    Grande abraço a todos,
    RSG

    ResponderEliminar
  22. Benfiquista sofredora08/05/13, 00:15

    Ontem, quando saí do estádio do nosso Glorioso, só me apetecia chorar. Não conseguia aceitar o que nos tinha acontecido. Vinha de rastos. Ainda hoje acordei incrédula. Pensei...terá sido um pesadelo? Mas não...é bem real...lá estamos nós, bons benfiquistas, com um aperto no coração do tamanho do mundo. O meu bate com tanta dor, que por vezes creio não aguentar. Quando os meus amigos falaram comigo ontem e hoje já sabiam que do outro lado da linha iria estar uma mulher desfeita.
    Apesar de tudo, AINDA ACREDITO. A todos disse para não se preocuparem porque o Benfica é grande e não nos vai falhar. NÃO NOS PODE FALHAR. Mais nenhuma equipa, repito NENHUMA outra equipa merece ganhar este campeonato e se assim for, a verdade desportiva é uma «inverdade». Mas passa pela cabeça de alguém assumir que existe equipa melhor do que o Benfica foi este ano. Época brilhante (que por isso mesmo já há algum tempo pesa nas pernas e cabeça dos nossos jogadores). Eles fazem o que melhor saem, mas nem sempre corre bem. E ninguém pode criticar. Também a nós há dias que correm muito mal...e com toda a certeza não é por vontade própria que isso acontece.
    Por tudo isto, caros benfiquistas, toca a ter muito orgulho nesta equipa, muita confiança nos nossos jogadores, pois eles vão dar-nos a maior alegria, aquela pela qual esperamos ansiosos há 2 anos. E não vai ser nenhum senhor do apito que nos vai conseguir travar.
    Aos nossos jogadores: Basta jogarem o que sabem...QUE É MUITO.
    EU ACREDITO... Benfica és a minha paixão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero acreditar,,, luto por isso... mas sinto dentro de mim uma tristeza infinda que me está a "matar" toda a fé e esperança

      Eliminar
    2. Tenho o prazer de te informar caríssimo Ricardo, que esta BENFIQUISTA SOFREDORA e minha sobrinha !!!!

      Eliminar
    3. É uma comentadora fantástica amigo Viriato de Viseu

      Simplesmente genial

      parabéns para ela...

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...