terça-feira, 20 de maio de 2008

Ir ou não ir à champions eis a questão


Platini diz que situação do FC Porto não foi abordada no Comité Executivo .


= = = O presidente da UEFA, Michel Platini, garantiu hoje à Agência Lusa que a questão da participação do FC Porto na Liga dos Campeões «não foi abordada na reunião» do Comité Executivo da UEFA, em Moscovo O presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Grigoriy Surkis, membro do Comité Executivo, também garantiu que o tema «não esteve nem vais estar na ordem do dia da reunião do Comité Executivo», concentrado na capital russa, à margem da final da Liga dos Campeões marcada para quarta-feira. O dirigente ucraniano acrescentou que «esse problema deverá ser tratado pela Federação Portuguesa de Futebol, que tem instrumentos suficientes para resolver o problema da participação do FC Porto na Liga doas Campeões». Em causa está a possibilidade de o FC Porto ser impedido de participar na Liga dos Campeões, por ter sido condenado por dois actos de tentativa de corrupção, uma sentença da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais e que pode colidir com um dos critérios de admissão da UEFA para as competições europeias de clubes. A UEFA espera primeiro que a Federação Portuguesa de Futebol envie toda a documentação relacionada com a condenação do FC Porto. O Benfica foi, até ao momento, o único clube que solicitou à Federação Portuguesa de Futebol que envie à UEFA a certidão da decisão da Comissão Disciplinar, que condenou o FC Porto à perda de seis pontos no campeonato que agora terminou, castigo que não comprometeu, porém, o terceiro título consecutivo dos portistas. = = =
.................................................
Sou um leigo em matéria contra-ordenacional ou criminal desportiva, se assim se pode chamar. No entanto, como desportista, oferece-me fazer algumas considerações que não sei se correctas, mas são a minha opinião/convicção sobre a matéria de facto, pensando que essa se conjuga com a matéria de causa/efeito.


Disse um por voz da UEFA:


" " Tivemos conhecimento dessa condenação por intermédio da FPF e dos meios próprios que dispomos", confirmou o mesmo porta-voz, acrescentando que a inscrição do FC Porto só pode ser avaliada depois de recebida a lista de clubes da FPF, "como dita o procedimento normal".

Em causa está a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões - sobre o critério de admissões - que impede a inscrição de um clube que "esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional " ".
-----------------
Outra citação:

O presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Grigoriy Surkis, membro do Comité Executivo, também garantiu que o tema «não esteve nem vais estar na ordem do dia da reunião do Comité Executivo», concentrado na capital russa, à margem da final da Liga dos Campeões marcada para quarta-feira. O dirigente ucraniano acrescentou que «esse problema deverá ser tratado pela Federação Portuguesa de Futebol, que tem instrumentos suficientes para resolver o problema da participação do FC Porto na Liga doas Campeões».
...............
Vamos por partes:


A FPFutebol não informou os factos corruptórios à Uefa? Parece que informou.

Perante a informação disponível, não será a UEFA que tem plenos poderes para decidir afinal se o Portoregional em função de assumidamente se considerar corrupto, visto que, não contestou os seis(6) pontos de que foi vergonhosamente condenado, vai ou não à Champions League?

- Então é a Federação Portuguesa de Futebol quem vai decidir?


Ora, eu penso que, a FPF tem por dever informar a UEFA da condenação de um seu filiado e será a UEFA na base da alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento das Competições da Liga dos Campeões quem deve reunir de decidir sobre essa problemática.


Será que a UEFA está a fugir com o dito-cujo à seringa?


!!!!!A não ser que a UEFA só reuna e decida após receber da FPFutebol o nome dos clubes que vão às competições europeias.!!!!!


Mas se assim é, onde entra o sentido da frase: «esse problema deverá ser tratado pela Federação Portuguesa de Futebol, que tem instrumentos suficientes para resolver o problema da participação do FC Porto na Liga doas Campeões».


Não sei se estou furibundo. Não sei se estou a ficar taralhouco. Não sei se sei quem parece pactuar com a corrupção assumida por uns, condenada por outros, mas parece que por estes, por obediência ao Polvo, tentam branquear o sujo da sua própria mente.


Responda ou explique melhor quem souber.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...