terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Gângster

Hoje não me apetece escrever. Mas preciso de estar convosco.
Ligo a net, procuro e encontro musicas que me entram no coração.
Ouço Roberto Carlos. Pode até ser piroso mas gosto de o ouvir.
Olho a Rua e vejo como chove e está frio. Estou naquela de não me apetecer mesmo escrever. Já falei noutro post do comunicado dos corruptos relativo a factos, na sua fétida opinião, ligados ao Benfica que não são mais que uma forma de tentativa de desestabilizar e desviar a atenção daqueles que andam no desporto de uma forma séria.
Esquecendo isso vou falar da resposta do Benfica? Não, definitivamente, acho até que o Benfica não deveria ter respondido porque isso é dar algum crédito a quem não tem crédito algum.
Roberto Carlos Canta: Meu querido, meu velho, meu amigo. Que saudades do meu "velho", acrescento eu.
É uma melodia que entra na alma e estremece o coração, como são a sua grande maioria. São musicas que essencialmente versam a compreensão, dedicação, carinho, esperança, ternura, AMOR.
É claro que não me apetece escrever, porque se apetecesse diria que, no desporto em geral e em particular no futebol, nada disso existe.
Existe sim, a traição, a inveja, o ganhar a qualquer preço, a infâmia, o despeito, a maledicência, o arroto vampiresco, tudo isso no caminho traçado por alguns vermes de Contumil e ligados a um clube conhecido por ter sido castigado por corrupção, que agora se lembraram de fazer este comunicado apenas para desviar a atenção pública de, por exemplo: Andrézinho Villas Broas, em dois empates, Guimarães e Sporting, fez tanta festa que acabou ... expulso.
Um dia quando perder não será expulso mas sim enviado para as catacumbas da podridão reinante no clube que serve que por falta de algo para se entreter resolvem marrar contra o vermelho do Manto Sagrado
Fico até aborrecido por não me apetecer escrever, porque apetecia-me falar do banho de bola que o Real Madrid apanhou ontem encaixando cinco, leram bem, cinco tiros no porta aviões que se chama... José Mourinho, de um clubezito que não joga nada, dizem os merengues, que apenas dá pelo nome de ... Barcelona.
Claro que o Barcelona tem lá um jogador que comparado com Cristiano Ronaldo é apenas um aprendiz de como se "trata" uma bola de futebol. Falo do ... Messi. Mas quem é este miudito, fraca figura, que apenas tropeça no esférico e sempre com uma sorte de principiante, na comparação com o Maior, mais alto, e feroz jogador do planeta... Cristiano Ronaldo????
Mas eu terei lá coragem para escrever sobre isso?
Deveria lembrar a carinha do Cristiano Ronaldo e a "coragem" do Special One (ou será special five???) ao dizer: Esta derrota é fácil de digerir. É não é? também acho que tem razão.
Até porque o antes Special One, agora Special Five, nunca sequer pensou em ficar aborrecido com o fraco score. Mas o que são 5-0?
Pode ser que agora ambos consigam ser mais humildes e não ganharem antes de jogar. Mas claro que nem me apetece nem quero escrever sobre isso.
Poderia ainda vos contar como chegou ao meu conhecimento que um tal Bimbo da Costa decidiu fazer uma plástica e armar-se em gângster atacando por meios sub-repticios com o é seu costume mas com uma cara bem mais perfeita que aquela que a natureza lhe destinou.
A foto em epigrafe e que vos mostro - porque não me apetece escrever - mostra a sua nova silhueta, não lhe faltando a pistolita que ao que dizem lhe foi emprestada pelo macaco orientador de assaltos a estabelecimentos, bombas de combustível, e agressões conhecidas e desconhecidas por não denunciadas não fosse o Gãngster tecê-las. Quem tem c... tem medo, não é verdade?
Mas isto sou eu a "falar" porque não me apetece escrever.
Continuo numa de som, abrindo o espírito, deixando entrar as melodias cantadas, e bem, por esse "monstro" vivo da música, Roberto Carlos.
Quero estar convosco na meditação, e no aflorar de um sorriso, por pensar: Está com uma imagem bonita o Gângster Bimbo da Costa.

Sabem lá o que eu poderia "dizer" se me apetecesse escrever.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Factos reais e ... decisões

Após alguns jogos menos conseguidos assistiu-se ontem em Aveiro a uma grande exibição do Benfica.
Viu-se uma equipa remodelada com as entradas directas do Óscar Cardozo para a frente de ataque e Rúben Amorim, para médio-centro direito,
lugar que ultimamente tem sido ocupado por Salvio.
Na minha opinião o Benfica fez uma primeira parte de elevada categoria e uma 2.ª menos fulgurante mas mesmo assim sem dar qualquer hipótese de reacção ao Beira-mar que tinha como grande causa de motivação, para além de jogar contra o Campeão Nacional, o facto de ainda não ter perdido em casa.
Óscar Cardozo regressou em grande. Marcou dois golos e ofereceu o 3.º ao Saviola.
Este jogador é outro nas suas movimentações quando tem o Cardozo a seu lado. Os dois parecem jogar de "olhos fechados" tal a sincronização de movimentos qual harmónio em musica de Beethoven.
Rubén A
morim deu uma estabilidade ao lado direito que não tem existido desde a saída de Ramires. Parece estar encontrado o homem que fará desse sector um sector desequilibrante capaz de nos oferecer jogadas de magia na pura arte de bem jogar futebol.
Como se esperava aconteceu hoje em conferência de imprensa a reacção do Benfica à parvoíce a roçar a estupidez, das perguntas do jornalista da TVI, ontem, na final do jogo ao treinador do Glorioso, Jorge Jesus.
João Gabriel, director de comunicação do Benfica, veio a terreiro declarar que se continuam com as perguntas que nada têm a ver com o jogo acabado de realizar, o Benfica deixará de comparecer nos flash-interviews.
Pode ler AQUI as declarações de João Gabriel, que diz mesmo, e eu estou de acordo, que aquelas inapropriadas perguntas foram premeditas, quiçá encomendadas.

EM TEMPO: A Sad do Portoregional emitiu um comunicado em que acusa o Benfica de estar sempre envolvido em casos de dignos de filmes de "gangsters" , por supostos acontecimentos após o jogo de Aveiro


Sobre esse facto, diz o Benfica que será em Tribunal que se vai aferir dessa calúnia, recordando em comunicado quem afinal foi agredido por alguém afecto ao Portoregional

Comunicado da Benfica SAD

Co Adriaanse
Luís Fabiano
Derlei
Paulo Assunção
Adriano
Rodriguez
Costinha
Raul Meireles
Matt Fish (basquetebolista)
Paulo Martins (RTP)
Pedro Figueiredo (RTP)
João Pedro Silva (RTP)
Marinho Neves (jornalista)
Fotógrafo do JN atropelado à saída do tribunal.

E mais um sem número de pessoas que optaram pelo silêncio!
A todos a nossa solidariedade!
.
É este o MEU BENFICA

Futsal: Parabéns CAMPEÕES

Ontem na Sérvia a equipa de futsal do Benfica alcançou mais um feito histórico. Ao ganhar de forma brilhante ao Ekonomac por 5-2, carimbou a passagem à final-four Uefa Futsal Cup onde todos nós acreditamos que podemos revalidar o titulo de campeões europeus.

A equipa chega pelas 21:00 ao Aeroporto da Portela – Lisboa, e terá decerto muitos adeptos a aplaudi-los de bandeiras ao alto

Parabéns CAMPEÕES

domingo, 28 de novembro de 2010

Jorge Jesus... e ...Tshau

Findo o jogo Beira Mar-Benfica, com o resultado final de 1-3, no flash interview, o jornalista em serviço, permitiu-se afrontar o treinador do Benfica, Jorge Jesus, com várias perguntas que nada tinha a ver com o jogo acabado de se realizar.
Perante a admiração, e consequente inquirição do nosso treinador, o dito jornalista, permitiu-se dizer que ali quem fazia as perguntas era ele. Sem dúvida que é. Tem é que se cingir ao jogo em si e não a outros quaisquer assuntos que nada têm a ver como esse.
Jorge Jesus em boa hora e com uma dignidade que aplaudo, virou-se as costas e ... tshau.
Seguidamente o pseudo jornaleiro faz criticas e juízos de valor sobre Jorge Jesus e a BenficaTV, como se, não estivesse ali em serviço ao jogo, mas sim, como critico desportivo.

Espero que a direcção do Benfica reaja a tal ofensa, e pelo menos, obrigue a TVI a um pedido de desculpas públicas ao treinador Jorge Jesus e ao Benfica, por tão aberrante e despropositado comportamento

Fica o video

Liga Zon Sagres - 12ª Jornada

Beira Mar 1 * 3 Benfica
.
Data: 28-11-2010
Hora: 18:15
Local: Estádio Municipal de Aveiro - Aveiro
Árbitro: Bruno Paixão (AFSetúbal)
Árbitros assistentes: Paulo Ramos e António Godinho

Transmissão: TVI

Equipas:

BEIRA-MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Kanu, Hugo e Renan; Djamal, Rui Sampaio, João Luiz e Sérgio Oliveira; Leandro Tatu e Ronny.
Suplentes: Vicente Paes, Danilo, Yohan Tavares, Rúben Lima, Wilson Eduardo, Rui

Marcou: Rui Varela

BENFICA: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Rúben Amorim, Carlos Martins e Nico Gaitán; Saviola e Cardozo.
Suplentes: Moreira, Sidnei, César Peixoto, Salvio, Franco Jara, Nuno Gomes e Alan Kardec.

Marcaram: Óscar Cardozo (2) e Saviola

1ªs notas: Pablo Aimar não foi convocado por se encontrar lesionado (Mialgia de esforço), cabendo a Carlos Martins a tarefa de organizar jogo do Glorioso.
Rúben Amorin vai jogar no lugar que ultimamente tem sido ocupado por Salvio

Que grande jogo fez o Benfica. Jogadores em sincronizado movimento, correndo, pressionando, a fazer lembrar a época passada.

Oscar Cardozo regressou em grande, depois da lesão. A sua presença na área atemoriza os adversários. Marcou dois golos e fez uma jogada espetacular, com um perfeito domínio de bola, fintando um adversário de forma soberba, e entregando de bandeja o golo ao Saviola.

Sofremos mais um golo de bola parada o que esta época tem sido uma constante. Algo está mal nesse capítulo que tem que ser muito trabalhado pelos jogadores do Glorioso.

Não havia necessidade de nos últimos minutos permitirmos a reação do Beira Mar. Deu para assustar, lá isso deu.

Ganhando conseguimos recuperar dois pontos ao líder que ontem empatou com os lagartos. Embora sejam ainda oito(8) pontos de diferença, pode-se dizer que o campeonato ainda não acabou. Muita “água” vai ainda correr por baixo da ponte.

Eu acredito que em Maio vamos ser muito felizes

sábado, 27 de novembro de 2010

O ser ontem, no esquecimento de hoje

Todos nós benfiquistas temos um coração apaixonado e por isso sentimos alegrias imensas, e dores terríveis nos momentos menos bons, no que consiga ser, e/ou pelo que possa passar o clube, Sport Lisboa e Benfica.

A época não tem corrido como esperávamos e daí o descontentamento de algumas facções de adeptos que apaixonados como são não conseguem muitas vezes parar para pensar.
Estarão neste caso os mais jovens, sempre apoiantes, mas também super exigentes com a equipa, não conseguindo conter os seus anseios nos momentos menos bons.
No regresso de Israel, onde o Benfica jogou para a Champions League, com o Hapoel, saldando-se o resultado final em 3-0, score enganador olhando à prestação das duas equipas no jogo, foi a equipa à chegada ao Aeroporto de Lisboa, apupada por meia dúzia desses adeptos.
David Luiz foi o alvo principal desse descontentamento o que gerou no atleta um aperto de coração, quicá uma dor profunda na alma, logo ele que ainda recentemente disse estar no Benfica com todo o seu querer, não desejando sair em Janeiro.
Como todo o conjunto também David Luiz tem estado menos bem, em nada condizente com a sua valia e prestações que teve na época passada.
Mas como diz o ditado, não será com vinagre que se apanham moscas. Não será a apupar o jogador, ontem tão querido para a massa adepta e hoje a BESTA quadrada, culpada de todo o mal que tem acontecido.
Sejamos benfiquistas de coração. Saibamos acarinhar os nossos atletas pois só com carinho conseguiremos ser diferentes e transmitir-lhes aquele apoio tão necessário em tempos menos bons.

É nos momentos difíceis que temos de mostrar ao MUNDO em geral, e aos nossos jogadores em particular, que "arde" no nosso coração a Chama Imensa.
..........................
NOTA: Quem quiser ler o discurso de Luis Filipe Vieira em Mira, clique ....... AQUI
Jorge Jesus na antevisão à 12ª jornada: Acredito em todos os jogadores. Ler na íntegra.... AQUI
........................
VIVA O BENFICA

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ánalises de merda

Intro

Hoje (26-Nov) faço anos. O Benfica perdeu e foi eliminado da Liga dos Campeões a dois dias (24-Nov). Eu poderia estar calado ou ter modificado a direcção deste texto.
Mas não, a única coisa que alterei foi este ínicio de texto, e umas coisinhas mais para a frente. Ouvi/li esta frase num sitio qualquer e identifiquei-me com ela, por isso, hoje, sou mais Benfiquista que ontem.

Esta introdução vai servir para duas coisas. Explicar o titulo do meu post e um pedido de desculpas. Ambas relacionadas. O título nasce num comentario que fiz a dias aqui no blog. Eu disse na altura, enquanto as regras não forem iguais para os dois lados qualquer ánalise é uma merda.
Passo a explicar melhor, o autor do post criticava bastante os ultimos minutos do jogo em casa contra o Lyon, mas no fim do seu post admite que dois dos três golos foram irregulares. A meu ver, se o arbitro não tivesse errado e o jogo acabado 4-1 provavelmente as criticas tivessem sido totalmente diferentes, embora tivessem sido feitas as mesmas substituições. Mas por muito que eu pudesse não concordar com a ánalise feita, deveria-me ter contido nas palavras. E por isso, peço desculpa.
Acima de tudo somos todos Benfiquistas, nenhum mais que outros, e eu não tinha o direito de ter tido esta liguagem.
Mas volto a dizer, aquilo que disse não era contra o teu post, tal como disse na altura, era uma generalização, a qual este mesmo post vai estar afectado, a ánalise que aqui vou deixar, também é ele, uma merda, porque ainda não são iguais as regras para todos.

Transferência

Comecemos então esta ánalise. E vou começar se calhar no ponto mais dificil. Transferencias. Considero este o ponto mais dificil não por termos errado ou por termos acertado, mas sim porque qualquer ánalise só dá para verificar daqui a três ou quatro anos. Dou o exemplo do Di Maria, nos dois primeiros anos cheguei a ouvir para o venderem por 10M€, se calhar os mesmos que agora dizem que o negócio foi mau.

Di Maria
Tal como já disse, primeiro podiamos vender por 10M€ e isso era bom porque ele não valia nada, mas depois já é mau vender por 30M€ podendo chegar aos 36M€. Não há muito a dizer sobre esta transferencia. Ele era bom, demorou a adaptar, quando se adaptou vieram logo os chamados tubarões. Muitos falam que o LFV disse que só saiam pela clausula de rescisão. Eu interpretei isto como uma negociação. Tal como cheguei a ler na altura, provavelmente se ele não dissesse isto seria por menos. Mas temos de ver varias coisas, o mercado “não estava para ai virado”. A contratação mais elevada foi David Villa por 40M€. E se formos a ver todas as contratações verificam que a de Di Maria foi a segunda mais alta, empatada com Yaya Touré (30M€), sendo que ainda pode vir a ser a segunda sozinha, consoante a época do Real Madrid, e pelo que estão a jogar de certeza que vão ganhar pelo menos uma das competições (espero eu).
Depois se querem falar do clube corrupto e fazer comparações com “os grandes negocios” que eles fazem, então temos de comparar com situações identicas.
O corrupto mor disse que só vendia o carêsma pela clausula de rescisão (salvo erro também era de 40M€) mas foi vendido por 27,6M€ ficando em quinto lugar nesse ano, já agora nesse ano a maior transferencia fez-se por 43M€ (quase 10% a cima da deste ano).
Depois podemos também comparar com as transferencias de dois dos seus melhores jogadores de todos os tempos, na época passada (num ano em que a maior transferencia foi de 94M€ e ainda houve duas por 65M€) venderam Lisandro por 24M€ e Lucho por 19M€ (O QUÊ?). Já agora a melhor “qualificação” dos jogadores corruptos na tabela de vendas foi o terceiro lugar (Anderson, contratado por Man. United, o mesmo clube que deu este ano 10M€ por um puto desconhecido; e Ricardo Carvalho, um dos melhores centrais do mundo). Mas como já vou longo num assunto onde não havia muito para dizer, fico-me por aqui e em suma, se calhar não foi tão mau quanto isso este negocio (e não estão contabilizados a bilheteira e o cache que vamos ganhar no proximo ano no jogo frente ao Real Madrid).

Ramires
Mesma coisa, não a muito a dizer. E aqui não me vou alongar mesmo muito. Prefiri ter este grande jogador durante um ano, a não o ter.

Roberto
Aqui talvez haja mais coisas a serem ditas. Neste momento o Roberto já conseguiu calar muitos dos criticos, embora ainda leia aqui e ali a dizer que não é Guarda-Redes para o Benfica. Mas não gosto de fazer ánalises “a posteriori” (lol).
Quando foi contratado, os jornais começaram logo em cima dele. Ele era o top de transferencias do Benfica, ele era o top de transferencias de Guarda-Redes, ele era o terceiro Guarda-Redes do Atletico, ele tinha sido emprestado porque não prestava para o Atletico, ele era isto e aquilo e mais qualquer coisa.
Então vamos lá ánalisar como é que estava a situação quando ele chegou. É engraçado falar do top de transferências do Benfica, porque nele estão jogadores como Cardozo, Ramires, Javi Garcia, Pablo Aimar, Di Maria e Saviola.
Significa todos estes jogadores foram caros, mas renderam/rendem quer em termos monetarios quer em termos desportivos. Então porque raio os Benfiquistas foram na conversa dos jornais? Não foram as mesmas pessoas que contrataram estes, que contrataram o Roberto? Mesmo não sabendo da valia deste jogador, as pessoas que o contrataram não teriam naquela altura saldo de confiança para esta contratação?
De salientar que Saviola, Ramires e Javi Garcia tinham sido contratados por este mesmo trio (LFV, RC e JJ). Depois era um dos mais caros Guarda-Redes de todos os tempos. Eu reparei logo num pormenor, ele tinha custado o mesmo e tinha a mesma idade (na altura da contratação) que Petr Cech. Então e eu pergunto, será que este jogador não poderia ser tão bom quanto este? Não era brutal o Benfica ter no seu plantel um Guarda-Redes de topo mundial? E isso poderia ou não ser possivel? O Benfica não teve nos seus quadros um Michel Preud´Homme ou um Robert Enke? Então qual era o problema de o Benfica voltar a ter um Guarda-Redes de topo mundial? Depois era a qualidade dele que estava em causa, porque não servia para o Atletico porque servia para o Benfica?
Pois bem, ele era o Guarda-Redes titular do Atletico, até ter tido uma lesão, depois quando recuperou, foi recuperar a forma para outro clube. Onde foi considerado o melhor Guarda-Redes da segunda volta, onde foi considerado o homem da manutenção do Zaragoza, onde se viu defesas atras de defesas. Então e isto tudo não era razão suficiente para acreditar nele? Significa os Benfiquistas deveriam ter confiado nele por tudo o que ele já tinha feito e por tudo o que os nossos dirigentes e tecnicos tinham feito até então, mas parece que que foi tudo abaixo por causa de uns frangos, numa equipa em pré-época desfalcada de muitos elementos da defesa por causa do mundial. Mas frangos, todos têm.
Ainda na quarta jornada desta Liga dos Campeões, no jogo Milan – Real o Casillas teve um frango, que deu o empate a equipa da casa, isto faz dele um mau Guarda-Redes, claro que não. Para acabar, deixo uma pergunta, se os adeptos tivessem realmente apoiado o Roberto no inicio do campeonato, sem por em causa o que quer que fosse, será que ele teria sofrido o único frango que já sofreu em provas oficiais (jogo contra o nacional da madeira)?

Gaitan e Jara
Estas duas transferencias são, a meu ver, muito boas. Têm qualidade e raça, foram feitas antecipadamente (Janeiro e Fevereiro sendo integrados no plantel na nova época). E no caso do Gaitan, foi feita a pensar na provavel venda de Di Maria. Aqui não me vou alongar, tal como já disse, só daqui a uns anos é que se vai ver quem tem razão. Mas visto que Gaitan veio para substituir Di Maria, vou fazer uma pequena comparação, mas vou fazer com 3 jogadores diferentes: Di Maria quando chegou ao Benfica, visto que Gaitan acabou de chegar; Di Maria do ano passado, pois é este jogador que ele tem de substituir; Di Maria do Real, porque eles tem a mesma idade. (Infelizmente não sei um site onde possa ver informações mais detalhadas como assistencias, distancia percorridas e por ai, por isso será uma ánalise só aos golos) Di Maria no sei primeiro ano marcou apenas um golo pelo Benfica, Gaitan já vai com dois. O Di Maria da época passada marcou nove golos, sendo o seu primeiro bis no jogo contra o AEK na Liga Europa a meio de Dezembro, um mês antes já o Gaitan tem o seu bis, e no campeonato marcou na 21º jornada (um hat-trick). O Di Maria do Real, já vai com 4 golos numa equipa com um poderio atacante enorme. Significa que o Gaitan parece melhor que Di Maria que cá chegou (o que dá boas prespectivas), poderá atingir facilmente os valores de Di Maria da época passada (basicamente o que se pede dele) e quem sabe se não se vai aproximar do Di Maria do Real (isto iria mostrar que teria sido uma grande contratação, mas isso só daqui a algum tempo se poderá ánalisar).

Éder Luís, Airton e Alan Kardec
Umas contratações identicas as de Gaitan e Jara, visto terem sido contratados na época passada na reabertura de mercado, mas claramente a serem jogadores que foram contratados não para essa época, pelo menos do ponto de vista da titularidade, mas mais para esta época, para equilibrar a equipa. Se Éder Luís foi um falhanço (será que parte da culpa não foi dos nossos queridos adeptos que ao primeiro erro lhe cairam em cima?). Já de Airton e Alan Kardec não se pode dizer o mesmo. Tanto um como o outro tiveram logo na primeira (meia) época de substituir os seus colegas, e acabaram por não cometer erros. Lembro-me da eliminatoria dos oitavos de final da Liga Europa (Alan Kardec) e do ultimo jogo do campeonato (Airton). É verdade que este ano se calhar de esperaria mais, mas isso é porque estamos sempre a pensar em alta (e ainda bem), mas mesmo assim os números não são tão maus como se pensa (se calhar muitos nem olham para os números). Airton dos 7 jogos em que participou, quer a titular como a suplente utilizado, perdeu um, é verdade que perdeu um dos mais importantes (super taça) e que só participou em dois como titular (incluindo o da super taça, mas neste lembro-me que muitos Benfiquistas diziam que deveria ser ele a jogar invés do Javi). Já o Alan Kardec tem três golos em nove jogos (num total de 678minutos, o que dá sete jogos e meio), dando assim uma média de um golo a cada três jogos (em termos de minutos sera 226minutos, dois jogos e meio).

Fabio Faria
Muita gente parece que não reparou nele. Mas a meu ver foi mais uma boa contratação. E foi uma boa contratação pois, a meu ver veio para substituir uma possivel venda. Devido a grande época que fizemos, não era só Di Maria que estava a ser acediado. Também David Luiz e Fabio Coentrão. E este puto faz exactamente estas duas posições. E foi boa não só neste aspecto, mas também pela antecipação com que foi feita, ele ainda veio a tempo de fazer a pós-época com o Benfica.

Salvio e Urreta
Siceramente, esta foi a unica situação que não percebi. O emprestimo de Urreta foi para mim um erro (eu não sou Vieirista, eu sou Benfiquista, acho que se deve criticar o que está mal, só acho que uma pessoa não deve abrir a boca e começar a falar sem primeiro perceber/verificar alguma coisa do assunto). Segundo o que me foi dito por José Albuquerque (grande Benfiquista, e participador assiduo neste mesmo espaço), o Benfica teve uma boa proposta por este jogador, e provavelmente teve esta atitude para tentar dar a volta a alguma situação que tivesse vindo daqui (nomeadamente a vontade do jogador de ir embora, visto não ter sido até então uma opção dos treinadores). Acho que foi um erro (e aqui parece ser consensual) pois seria o jogador que naturalmente substituiria o Di Maria, dando assim tempo para Gaitan se adaptar, mas se calhar tendo em conta a especulação que estou a fazer (vontade do jogador de ir embora, algo que também poderia referir no caso do Di Maria, e que muita gente neste inicio de ano refila com David Luiz por exemplo [alguns até já o vendem por menos que a clausula]), nem foi assim tão mau. E para o lugar deste veio Salvio, também por emprestimo, sendo que esta é talvez a unica contratação de todas que foge a normalidade. Todas as outras foram pautadas pela antecipação, mesmo a contratação de Roberto (a única feita, digamos, nesta época) foi resolvida até ao inicio dos estagios/jogos), e esta demorou dois mês a ser resolvida (Urreta é emprestado no meio de junho e Salvio chega a meio de Agosto). Isto demostra duas coisas, uma possitiva, esta contratação foi pensada, não foi algo, vamos ao mercado buscar este e já está, e uma negativa, não estava pensada, o que aponta para a especulação que já referi antes.

Rodrigo, Oblak e companhia
Estas contratações voltam a ser pautadas pela antecipação, claramente elas não foram feitas para agora. Mas sim para o futuro, mas mesmo assim existem muitas criticas, não percebo. Benfiquistas as vezes temos de dar tempo, e temos um grande exemplo, Di Maria. Estamos sempre a pedir que a direcção e os tecnicos aprendam com os erros, mas nós também temos de demostrar que sabemos aprender com os erros, só no futuro se saberá se foram boas ou não estas contratações, vamos esperar.

Emprestimos, pequenas vendas e o arrumar da casa
Este ano emprestamos muitos putos para irem rodando (não comecem já a pedir para os putos começarem a jogar pelo Benfica, lembrei-se de duas coisas, Coentrão quando chegou [teve de ir rodar lá para fora] e Rui Costa [também ele foi rodar, salvo erro dois anos, antes de integrar a équipa sénior do Benfica, a semelhança de Ruben Amorim]). Vendemos alguns jogadores que não conseguiram vingar (mais uma vez, talvez por culpa nossa) como por exemplo Makukula, assim se poupa salarios e sempre se abate os custos da compra (pagamos 3,5M€ e vendemos por 2M€, sendo que já tinhamos feito um emprestimo no valor de 800m€). Claro que houve casos menos “bonitos” como a situação de Quim, aqui claramente também nós adeptos tivemos culpa, poderia não ser o melhor Guarda-Redes do mundo, mas era o melhor Portugues, e se calhar com ele no nosso plantel poderiamos ter gerido a situação do Roberto de maneira diferente.

Os que ficaram
Por ultimo gostaria de destacar o dificil trabalho que a direcção teve em manter jogadores como Fabio Coentrão e David Luiz. E se é consensual que Coentrão continua em grande, discordo das muitas criticas de David Luiz sofre. Ele sempre foi um jogador de tentar fazer o que não deve, umas vezes consegue outras vezes erra, quer neste ano quer no ano passado, é por isso que tem a cotação que tem no mercado, não podemos prender por ter cão e por não ter. Quantos vezes este ano e no ano passado foi ele o primeiro a despoletar um ataque Benfiquista? Não é culpa dele que depois não se marque. E se perder a bola? O Benfica não é uma equipa? Alguem tem de estar a cobrir para salvaguardar. E claro que alguns vem dizer que faz muita falta o Ramires, que ajudava o Javi. Estão lá outros e todos têm culpas, e todos têm meritos. Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos? Temos de ser nós os adeptos a dizer, perdemos todos.

Em suma
Para finalizar esta parte das transferencias, não me parece que a direcção e os tecnicos tenham cometido assim tantos erros. De todos os pontos só encontrei um erro real, que foi a seu tempo resolvido. Em relação as saidas que nos fazem falta: Di Maria foi substituido, a meu ver, bem. Quer Gaitan (na mesma ala que Di) quer Salvio (na ala oposta) são bons substitutos. No caso Ramires, volto a dizer prefiro ter tido este jogador um ano do que não o ter. Em relação ao substituto temos varias situações, Airton ao ser substituto de Javi liberta Ruben para esta função; com a chegada de Salvio para fazer de Di do lado direito podemos ter Peixoto mais defensivo no lado esquerdo; podemos fazer descair Martins ou Aimar para o lado direito (numa situação em que Ruben tenha de ir para defesa); caso só tenhemos um destes jogadores (Martins ou Aimar) ainda podemos recuar Saviola (para o lugar de Aimar) e meter Jara ao lado do ponta de lança. Opções não nos faltam e muitas vêm das contratações feitas para este ano.

Pré-época

Outra das grande criticas é a pré-época. Mal planeada, os resultados, os golos sofridos e por ai fora. Algumas destas coisas não são verdade como se poderá verificar.

Jogos
O Benfica na pré-época passada fez dez jogos, tendo sete vitórias (70%) dois empates (20%) e uma derrota (10%), o que daria 23 pontos (2,3 pontos por jogo).
Marcamos 21 golos (2,1 golos por jogo) e sofremos 9 (0,9 golos por jogo), tendo assim uma diferença de 12 golos (1,2 golos por jogo).
Nesta pré-época fizemos dez jogos tendo sete vitórias (70%) um empate (10%) e duas derrotas (20%), o que daria 22 pontos (2,2 pontos por jogo).
Marcamos 33 golos (3,3 golos por jogo) e sofremos 15 (1,5 golos por jogo), tendo assim uma diferença de 18 golos (1,8 golos por jogo).
Tivemos o mesmo número de vitórias. Tivemos melhor media de golos marcados, mas pioramos nos golos sofridos, mas mesmo assim melhoramos na diferença de golos.
Um dos empates da pré-época passada passou para derrota nesta pré-época.
Em suma uma pré-época identica, pelo menos é o que os números dizem. De relaçar que a maior parte da nossa defesa estava no mundial (três jogadores) e ainda tivemos uma entrada, também na zona defensiva (Roberto).
Significa, dos cinco jogadores da defesa, só um esteve desde inicio. Por curiosidade ou não, esta época començou mais cedo do que as ultimas dez temporadas (este assunto já foi falado num Defesa do Benfica na BenficaTV), tendo em conta o campeonato de selecções realizada.

Calendario
Começamos dois dias antes que na época anterior, acabando 5 dias antes. “Ganhamos” 3 dias. Tivemos de encortar a pré-época devido ao “antecipar” do inicio da época. No ano anterior tivemos, salvo erro, sete dias entre o ultimo jogo da pré-época e o primeiro jogo de competição. Este ano tivemos quatro dias (mais do que suficiente para recuperar a fadiga). De Salientar que só os três primeiros jogos desta pré-época foram fora do país, o que significa menos cansaço, em relação ao ano passado fizemos fizemos os dois primeiros jogos fora depois três em Portugal e voltamos a sair para mais dois jogos fora, fazendo por fim mais três jogos em “casa”.

Em suma
Resultados em tudo identico, com melhoria, na globalidade, nos golos. Sendo possivel explicar um aumento de golos sofridos com os jogadores da defesa ausentes no campeonato do mundo. Calendario em tudo identico ao da época anterior, tendo tido em conta o inicio de campeonato mais cedo. A serio, não percebo tantas criticas. Claro que nem tudo foi perfeito, mas pelas criticas que se houvem parece que pioramos olhos vistos. Podem vir falar que em termos de jogo jogado não estavamos tão bem, mas mais uma vez, e os números até demostram isso, o nosso grande problema era a parte mais recuada da equipa, que como já disse e volto a dizer, estava desfalcada devido ao campeonato do mundo.

Campeonato

Aproveitei para fazer uma analise a este inicio do campeonato, e embora seja consensual que tem sido uma roubalheira, ao Benfica já foram roubados nove pontos e aos corruptos já foram oferecidos seis pontos, o que nos colocaria em primeiro lugar com cinco pontos de avanço. E embora muitos digam isto, a verdade é que muita gente critica os jogadores, tecnicos e direcção porque isto é sempre a mesma coisa, somos sempre roubados e temos é de ser superiores a isto tudo.
Ponto um, não temos de ser superior, o Benfica, tal como outra equipa qualquer, tem de ser superior a outra equipa que está em campo (se não voltamos a situação do titulo, regras iguais para todos).
Ponto dois, eu tenho RedPass, tal como o ano passado e tinha reparado que as arbitragens este ano estavam pior, pelo menos era o que me parecia, e é isso que vou tentar demostrar agora. Infelizmente faltam-me alguns números, gostaria de encontrar um site que me desse informações de distancias percorridas, faltas e afins, tal como já tinha falado na parte do Gaitan e Jara, por isso se alguem souber de um site que diga este tipo de dados desta época e da anterior para cada jogo ou jogador agradecia, e faria uma adenda a este post.

Cartões, ou como quem diz, uma forma de condicionar o jogo
No ano passado em 30 jogos o Benfica viu 79 cartões, entre amarelos, vermelhos por acumulação ou directos, o que dá uma média de 2,6 cartões por jogo (nas primeiras 11 jornadas o Benfica viu 26 cartões tendo assim uma média de 2,4 cartões por jogo).
Ao contrario desta época, o Benfica nestes primeiros 11 jogos já viu 41 cartões (mais 57,7% do que no ano passado no mesmo número de jogos) tendo assim uma média de 3,6 cartões por jogo. Já estão a ver onde isto vai parar?
Continuando. Numa situação oposta os nossos adversarios (alguns parecem inimigos) viram o ano passado 107 cartões, média de 3,5 cartões por jogo, sendo que nos primeiros 11 jogos viram 48 cartões ficando com uma média de 4,4 cartões por jogo.
Comparando com este ano temos os espantosos números de: apenas 39 cartões (menos 19% que o ano passado) com uma média de 3,45 cartões por jogo. Significa que tanto o Benfica aumento (bastante) o número de cartões (passou de 2,6 [2,4 em relação as primeiras jornadas] para 3,6)como os adversarios diminuiram (“pouco”) o número de cartões (passou de 3,5 para 3,45, embora se contarmos só com as primeiras 11 jornadas temos a espantosa diminuição de 4,4 para 3,45).
Mas não é só aqui que temos um pormenor engraçado. Eu fiz a média em que nós e os nossos adversarios recebem os cartões, e no ano passado o Benfica recebia os seus cartões ao minuto 55 (em média) já os adversarios era no minuto 49,5 (49 minutos e 30 segundos), sendo que este ano passou (já estão a imaginar?) para 57 minutos para o Benfica (mais 2 que no ano passado) e para 59,5 para os adversarios (mais 10 minutos...).
Mais, no ano passado o Benfica não recebeu cartões em dois jogos, recebeu o mesmo número de cartões que o adversario em cinco jogos, e teve mais cartões que os adversarios em seis jogos. Este ano já vamos com dois jogos sem cartões amarelos (é lá, o que em 11 jogos é uma grande média, principalmente comparado com o ano passado, afinal as arbitragens não foram assim tal mal...), em três jogos tivemos o mesmo número de amarelos que os adversarios (extrapolando para uma temporada completa daria perto de 9 jogos, mais uma vez, bem melhor que o ano passado, afinal parece que estava errado em relação as arbitragens...) e quatro jogos em que tivemos mais que os adversarios (voltando a extrapolar seriam doze jogos, ah assim está melhor).
Isto significa e extrapolando os valores “teremos” seis jogos sem receber cartões (o triplo que o ano passado), nove jogos a receber o mesmo número de cartões que o adversario (pouco menos que o dobro do ano passado) e doze jogos com mais cartões que o adversario (o dobro do ano passado) isto significa que só “teremos” nove jogos com menos cartões que o adversario ao passo que o ano passado tivemos 19 jogos nestas condições.
Claro que estou a extrapolar, e o mais provavel é estes números diminuirem e até sermos beneficiados, pois neste momento os corruptos já vão com vantagem.

Pontos, a vantagem dos corruptos
E esta vantagem, tal como já disse provem em muito dos arbitros. Ao Benfica no ano passado foi nos roubadados quatro pontos, dois pontos foi na primeira jornada, faltou um penalti por marcar contra o Maritimo, e os outros dois foram contra o setubal num jogo em que foram feitos quatro penaltis e jorge sousa assinalou um, o qual foi falhado.
Este ano já vamos em nove pontos, na primeira jornada o primeiro golo veio de uma falta não existente, o segundo veio de um penalti não assinalado a nosso favor e ficaram cinco penaltis por assinalar (e este ponto é muito importante e esclarecedor daquilo que digo, este ano ficaram num jogo cinco penaltis por assinalar, no ano passado jorge sousa [eu volto a dizer o nome dele, e acho que todos os Benfiquistas percebem porquê] marcou um penalti, que nos daria a vitória caso fosse marcado, num jogo que houve quatro), na segunda jornada ficou mais dois penaltis por marcar e o primeiro golo veio de uma falta inexistente (novamente), e no jogo de Guimarães já toda a gente sabe o que se passou, dois penaltis por assinalar e dois foras de jogo, um dos quais daria golo.
Tal como já disse também, já foram oferecidos seis pontos, mas estes não me vou debruçar. Mas claro que esta ánalise dos pontos é feita no caso de serem marcados os respectivos penaltis que ficaram por marcar (tanto a nós como contra os corruptos).
Mas mesmo que não fossem marcados nenhum dos já mencionados nove penaltis o Benfica teriam mais cinco pontos (na primeira jornada ficaria 1-0, na segunda acabaria 1-1 e contra o Guimarães estariamos a falar de 2-2), já os corruptos teriam menos dois pontos (na primeira jornada ficaria 0-0).
Isto significa que numa situação normal estariamos com mais cinco pontos que os corruptos, numa situação estranha estariamos a três pontos do primeiro lugar.

Culpados

Adeptos
Em primeiro lugar, acho que tenho que refilar comigo proprio e ao mesmo tempo com a maior parte dos Benfiquistas. Como raio é que o Benfica está com uma média de assistencias a baixo dos corruptos, é pouco mas é a baixo?
Depois de tudo o que apresentei aqui, e que foram acontecendo ao longo dos dias, porque raio é que nós não nos unimos ao lado da equipa e a puxamos para cima? Como raio é que nós sabendo o que a casa gasta preferimos refilar com “A” e com “B” e não fazemos nada realmente em prol do Benfica? E tantas perguntas que podiam

Direcção
Tal como já disse, não sou Vieirista. Mas também não me esqueço que fez muita coisa pelo Benfica. Mas que errou, errou. Também sou daqueles que não percebe o apoio ao actual presidente da liga. Não percebo a amizade que tem com o gajo da sporcotv. Não percebo o apoio a queiroz, ainda por cima quando o outro apoiante era o corrupto mor. Mas tal como disse não me esqueço. Não me esqueço que ajudou as financas do Benfica.
Não me esqueço que temos um novo e renovado estadio. Não me esqueço do grande centro de estagio. Não me esqueço dos 230000 sócios. Não me esqueço disto e tudo mais. Mas acho que tem de chegar o fim desta boa (na globalidade considero boa) Presidencia de LFV.
Infelizmente não tenho idade nem tempo de sócio para poder ser candidato a Presidente (ainda sou um puto :p), mas gostava de ver uma mudança se possivel mantendo parte da estrutura. Na parte das modalidades acho que o trabalho tem sido espectacular.
Na situação em relação aos sócios/adeptos estamos muito mais fortes (já aqui referi os 230000 sócios, mas também posso referir todo o trabalho que é feito ao pé das casas do Benfica).
Na comunicação social (a nossa claro) também estamos bem, temos jornal, temos revista e temos televisão.

Comunicação Social
Por falar em comunicação social, este é um dos grandes culpados. Todos sabemos as ligações aos corruptos. E é aqui que mais culpo também os adeptos. Porque raio continuamos a comprar esta escumalha? Eu já não compro um único jornal desportivo talvez a ano e meio. Já não visito os sites dos jornais desportivos a talvez uns três meses. E tu? Parte dos problemas que aqui desfiz foram provocados por eles. Por isso temos de dizer basta. Este ponto, este tentáculo esta nas nossas mãos.

Treinador
Claro que não gostei de determinados resultados. E claro que em certos aspectos acho que o culpado foi do treinador. Mas tal como aconteceu com a direcção, eu não me esqueço o que ele já conseguiu. Não digo mais sobre este assunto.

Jogadores
As vezes parecem que não dão tudo, mas as vezes vejo-os a jogar lesionados (dou o exemplo de um dos que tem sido bastante criticado, Alan Kardec, lesionou-se no jogo contra a Naval, logo na primeira parte, mas mesmo assim continuou em campo a tentar). Também não vou mandar mais axas para a fogueira. Confiança é a ultima palavra.

Corruptos e arbitros
Mas um dos grandes problemas é o poder que estes palhaços tem. E este poder vem dos resultados que tem sido oferecidos pelos arbitros. Se não fosse os arbitros, tal como disse anteriormente, metade das criticas se calhar não estariam aqui. Vamos lutar contra estes gajos. Todos juntos somos mais fortes. No ano passado lia no blog Anti-tripa (http://oantitripa.blogspot.com/) que havia pessoas a telefonar para os arbitro a ameaçar caso eles errassem contra o Benfica. Porque raio é que este ano isso acabou? Porque não vamos pedir justiça com as nossas mãos? Ou só apoiamos a equipa quando ela ganha?

Conclusão

Uma vez comentei isto num blog da nossa Gloriosoesfera. A uns tempos eles diziam que nós nunca mais ganhamos, depois começaram a dizer que só ganhamos de dez em dez anos, hoje dizem que ganhamos de cinco em cinco. E se daqui a dois anos eles disserem que só ganhos de três em três? E se daqui a cinco eles disserem que ganhamos de dois em dois? E se daqui a sete for de ano em ano? E daqui a dez estarmos a festejar o tri? O futuro é risonho. A muito para fazer, mas já muito foi feito. E tal como pedimos a direcção, tecnicos e jogadores para não repetirem erros do passado, porque raio é que nós proprios não aprendemos com o passado? Avante Benfica. Força Benfica. Benfica sempre.

PS1: desculpem o texto, saiu grande, a paixão é tão grande.
PS2: nos ultimos dias li uns quantos post que achei bastante bons, deixo aqui os links:
http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/1103608.html
.
Fantástico trabalho escrito por: BT26

Reflexão precisa-se

Diz a sabedoria que em função das caminhadas traçadas na vida o mais velho é aquele que melhor saberá controlar as sua emoções. Daí certos laivos de alguma traquinice da juventude.
Dizem uns que o clubismo é uma doença, dizem outros que é amor e dedicação.
Eu, que nada sei, direi que é uma mistura de ambas as preces.
Somos um povo que facilmente nos deixamos envolver nos anseios que a vida nos traz.
Na época finda chegamos finalmente ao titulo numa temporada fulgurante em que a nossa equipa dava espectáculo em campo, marcava golos atrás de golos, levando-nos à felicidade extrema.
Mas uma verdade, penso eu, é que só fomos campeões no último jogo. Dirão que o Braga esteve soberbo, que até foi ajudado em determinados jogos, o que é um facto verídico, mas também provavelmente seria já um índice do que iria ser a presente época e do qual não nos apercebemos e por isso não nos preparamos convenientemente.
Entramos no presente campeonato a perder. Por esta ou aquela razão não fomos tão fortes que nos deixamos intranqüilizar e o afastamento progressivo da equipa do Norte quer queiramos quer não, fez mossa na capacidade vencedora dos nossos atletas.
Com as ofertas milionárias que alguns dos jogadores têm recebido de outros clubes poderá ser também um factor a considerar.
Luisão com as declarações que proferiu em relação ao badalado pseudo interesse do Atl. Madrid deu um sério aviso do que poderia ser a presente época. Jogadores que não saíram para clubes em que iriam ganhar muito mais, não estão a conseguir os níveis de concentração que deles era esperado e desejado.
Fizeram-se contratações que até agora não renderam o o que tenho a certeza podem render, casos de Franco Jara, e até de Alan Kardec, o que, conjuntamente com lesões de jogadores fundamentais na manobra do conjunto, como Oscar Cardozo, têm causado grandes contratempos, quiçá irrecuperáveis no desejo, como seria a conquista do campeonato, e da Europa.
Algumas declarações de Jorge Jesus, como por exemplo: A jogar assim será difícil alguém nos ganhar, não foi entendido na gênese da “alimentação” do ego, mais parecendo, ter tido o efeito contrário.
Lá diz o sábio que quem muito fala pouco acerta.
Afastados, pelo menos na perspectiva, da conquista do campeonato, fomos agora afastado sem glória da Champions League, quando tinhamos tudo para ir mais além.
Olhando à performance mostrada pela nossa equipa na época passada, ninguém diria que, esse desiderato fosse um facto constatável e minguante no conceito de conquista.
Jorge Jesus o grande maquinista do rolo compressor parece actualmente um homem desmotivado, sem crença nem força, para continuar porventura a brindar-nos com o sabor da conquista.
Apático, sem aqueles seus saltos deícticos de enorme querer, ambição, acesa chama, que motivava os jogadores e desmotivava quem nos defrontava.
Quem não se recorda da brilhante vitória sobre o Porto, na Catedral, quando nos faltavam vários jogadores importantes, mas que a raça benfiquista superou, sendo em campo mais forte.
A desculpa da chegada tardia dos jogadores, em função da sua estada no Mundial, embora importante e a considerar, não me parece ser a real culpada do que se está a passar. Episódios caricatos, como David Luiz não aceitar a renovação do contrato, o aparente desconhecimento do fecho do espaço aéreo em Israel, entre outras, mostra algo mais, que um erro de arbitragem, quiçá uma bola que não entra na baliza.
Uma reflexão profunda tem de ser feita no Benfica. Erros de formação da equipa como no recente jogo no Porto, a não entrada em Israel, na equipa inicial, de Carlos Martins, que tem sido apenas um dos jogadores em melhor forma, são índices claros que algo vai menos bem no seio da águia.
Mudanças estruturais, de mentalidade, psicológicos ou outras, terão que ser feitas.
Não mudar a equipa de forma radical, mas saber apontar os erros, falando neles, não os encapotar nas desculpas que nos têm orientado em muitas e muitas situações, pensando que o mal não está só nos outros, mas também, em nós próprios.
Saibamos todos em conjunto e em sede própria dar o nosso grito de alerta, opinar construtivamente, apresentado as nossas concepções, que estudadas por quem de direito, poderão de alguma forma ajudar quem tem a obrigação de decidir.

Viva o Benfica

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Palavras que te envio

Luís Filipe Vieira, Companheiro Presidente,

Vais permitir-me que, fazendo o que nunca antes fiz, te trate como se deve, entre Benfiquistas: neste momento tão difícil, é esta a forma para ficarmos mais próximos.

Escrevo-te para dizer, claro, que sofro contigo. O Benfica (Todos Nós) sofre, para gáudio do POLVO, de uma das mais dolorosas feridas da Nossa História recente e, como em todos os outros momentos mais críticos, temos o supremo dever de estar á altura do Clube. Seja para o que for que sintas que posso ser útil, tens este meu endereço e o telefone de sempre: podes mandar!

Companheiro Presidente,
No Glorioso, não há espaço para desistências e tu sabe-lo perfeitamente!
Ninguém se demite, nem literal nem simbolicamente! Ninguém pode desistir ou “tirar o corpo fora”!
No Benfica, “we hurt the pain”, engolimo-la e, cerrando os dentes, Orgulhosos e Determinados, fazemos o necessário para fazer mais e melhor.
Por isso, sugiro-te que reúnas todo o “Staff” e perguntes, sem tibieza, olhos nos olhos, se há quem tenha perdido a Chama Imensa: dos fracos não reza a História … pelo menos não a Nossa!

Companheiro Presidente,
A estratégia adoptada, está mais que provado pelos factos e pelos números, é correctíssima e, caso haja acertos tácticos a fazer, não permitas que as hesitações dos que fraquejam com a dor te influenciem: tu és o primeiro de Nós e eu sei que não há ninguém mais determinado.
Por isso, porque esta é uma convicção que tem de ser reafirmada e partilhada por Todos os que o Queremos, sugiro-te que marques uma hora na BTV e dá-nos a certeza de que não mudaremos de rumo!
Mostra-nos a tua Raça, o teu Querer e a tua Ambição, que há muitos de Nós que, neste momento e por termos mais vermelhos os olhos que a alma, precisamos da tua Liderança!

Que a Chama Imensa te inspire e ilumine.

Viva o Benfica!
.
Escrito por: José Albuquerque

A soro


Este blogue hoje esta literalmente a soro ...... o Águia_Livre ainda esta de cama, e eu arrasto-me, vamos ver como será o dia de amanhã ..........

Precisamos de algo que nos anime e rapidamente .............

Carrega Benfica

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Champions League

Hapoel 3 * 0 Benfica

Árbitro: Alain Hamer (Luxemburgo)
Árbitros auxiliares: François Mangen e Christian Holtgen
Árbitros de baliza: Albert Toussaint e Sven Bindels
Árbitro (4.º): Luc Wilmes

Transmissão: Sporttv1

Equipas:

HAPOEL TELAVIVE: Enyaama, Dani Bondarv, Douglas da Silva, Fransman, Ben Dayan, Vermouth, Abutbul, Yadin, Zahavi, Tamuz, Shechter.
Suplentes: Kende, Galil Shaanan, Gal Shish, Badier, Shivhon, Victor Mare, Ben Sahar.

BENFICA: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García, Salvio, Aimar, Gaitán, Saviola, Kardec.
Suplentes: Júlio César, Sidnei, César Peixoto, Rúben Amorim, Carlos Martins, Jara, Cardozo.

Neste momento não me peçam para comentar seja o que for. Sinto no peito uma dor tremenda não me sentindo por isso com capacidade de raciocínio para poder falar com a calma que o momento me pede.
Tivemos muitas oportunidades, mas perdemos e é isso que fica para a história. Os jogadores do Hapoel ganharam o 1.ª jogo da sua história na Champions League e tinha logo que ser contra o Benfica.
Fizeram a festa no final como se ganhassem a liga da Champions.
E vou calar-me porque o momento assim mo exige.

Só eu sei o que me vai na alma.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Foi o vento, meu bem, foi o vento


Obrigado aos amigos do cantinho: Pinceladas Gloriosas


Mais uma vez as instâncias que gerem o futebol português em nada contribuíram para que a verdade desportiva fosse o elo mais forte.
Ontem em Moreira de Cônegos, onde jogaram para a Taça de Portugal, o Moreirense e o Portoregional, com a vitória deste por 0-1, diz quem lá esteve que estava um temporal impróprio para a prática do futebol. Não chovia mas o ventilação era tal que ninguém, e nada conseguia estar ereto, e/ou ver em frente com a nitidez que se desejava e seria de aplicar a tão majestoso por único, momento.
Não seria necessária a utilização de nenhum anemômetro, aparelho composto de várias pás, que giram em redor de um pólo vertical, para aprimorar que a ventania era de mais de 120Km hora, o que pelos seus efeitos naturais, tornava impossível qualquer SER humano conseguir caminhar de olhos abertos, visto que a areia e outras partículas que se levantavam pelas fortes lufadas eram como mísseis toldáveis da visão.
Daí a existência de um lance afecto ao ataque do Moreirense que dá golo e é invalidado pela equipa de arbitragem por suposto fora de jogo.
Como acredito que os árbitros nos jogos em que intervém o Porto sejam de uma integridade e honra impoluível, fico na dúvida de a quem a ventania terá prejudicado nesse momento.
Começo a pensar mesmo que terá sido ao homem da imagem que não se terá posicionado dentro das normas exigíveis para que conseguisse filmar a posição ilegal do jogador marcador do golo.
Imagino que a refega fizesse balançar a Câmara de filmar, como toldava a visão dos árbitros, ou até quem sabe, o lance nunca tenha acontecido, e seja uma montagem, qual cabala, contra um clube, o Portoregional, que ao longo destes anos, tanto tem sido prejudicado pelos homens do apito, como se pensarmos bem nisso, nos fará chegar as lágrimas aos olhos, não sei se por culpa do vento, ou se serão de riso, talvez pela nossa coragem, em não nos abrigarmos das suas infaustas ações

Agora até o vento está contra eles na confiabilidade, ou então, se calhar somos nós, os corajosos, que estamos a ser fustigados pelos ventos agrestes

Bolas para o temporal

domingo, 21 de novembro de 2010

Falta de originalidade na mensagem

Os junta-letras portugueses de tanta ânsia em escrever sobre o Benfica deixam-se por vezes toldar pelo apagamento de ideias, no seu próprio discernimento.
Repetem títulos, copiam frases feitas, deixam a originalidade esvoaçar por ventos frios.
Já em tempos uma ave rara falconesca dizem que disse uma frase igual.
Depois, bem depois, outros ventos com cheiro a fedor, levaram-no para um ântrio de podridão no que concerne a valores morais, éticos, e de verdade desportiva
Não seria tempo de alguém do Benfica colocar esta gentinha na ordem?
Ou será que o desprezo é a melhor arma de defesa?

Ridículos

sábado, 20 de novembro de 2010

A Justiça tarda, mas chegará

Os benfiquistas como naturalmente estaremos de acordo devem viver em prol do Benfica.
Tudo o resto deve ser “chuva" que cai e se esvai pelas entranhas da terra.

Mas o certo é que nem só de pão vive o homem.

Hoje, chegou a minha vez, se calhar mais uma, de vos falar um pouco de uma figura sinistra que desde 1976 espalha o “terror” pelo futebol português.
Refiro-me ao presidente do Porto, clubezeco com uma expressão pouco mais que regional.
Apoderou-se da cadeira do poder não mais a largando, dizem uns por competência, dizem outros por ninguém ter sequer a ousadia de o enfrentar em mesa de voto.
Pinto "O Promessas a Mortos", tem feito um imperado de polémica entre guerras de bastidores, estratégicas obscuras nunca explicadas, mentiras, compadrio, tráfico de influências, atoarda e ... violência.
De tudo se tem falado durante os seus consecutivos mandatos, tomando uma maior incidência a sua guerra com Lisboa, em que tudo tem feito para destruir o Benfica.
No seu jeito jocoso diz graças para otário ouvir, mas a sua mente, é uma mente escabrosa, que tem feito com que entre em polémica com tudo, e todos aqueles, que não lhe prestam vassalagem.
Rodeou-se, e/ou fez-se rodear, de gente com conhecimentos nos órgãos importantes da associação de futebol, arbitragem, juízes criminais e desembargadores, empresários, e todo o aparelho similar, abriu processos contra tudo e todos os que tiveram alguma coragem em o contrariar e foi processado por outros tantos, a que tudo tem resistido por compadrio de influências
De fugas para Espanha, regresso combinado com os “amigos”, escoltas a tribunal feitas por assassinos, como Bruno Pidá, (condenado a 23 anos de prisão) que um dia disse ser um óptimo rapaz, bem como, uma claque comandada por um tal que sobe às árvores, vulgo macaco, que deixam o seu trabalho de origem por onde passam. Vândalos, assaltantes de estabelecimentos, agressões a jornalistas e outros, todos com a complacência de quem os apóia, ou seja, Pinto "O Promessas a Mortos"
Foi condenado por corrupção, foi o seu clube condenado com a sonegação de seis pontos, que em nada o prejudicou, a não ser na imagem de clube e presidente corruptos a nível europeu e mundial. Essa vergonhosa mancha nunca ninguém lhes conseguirá tirar.
De dinheiros desviados pois não se entende como se vendeu Pepe, Ricardo Carvalho, Bosingwa, Anderson, Quaresma, Deco, Bruno Alves, Raul Meireles, entre outros, por milhões de euros, ao que dizem, e mesmo assim, a SAD portista tem saldo negativo, fazendo com que, a suspeição seja um pensamento de muitas figuras portistas, as mais interessadas, que só se mantêm calados, porque tem respeito pelas suas residências, viaturas, e essencialmente, medo de represálias a nível de ameaças e até mesmo de agressão, tendo como espelho de marca, Ricardo Bexiga.
Todos os processos, sendo o mais relevante, o apito doirado, têm sido arquivados sem culpa para Pinto “O Promessas a Mortos”.
A Justiça terrena absolve-o, a Justiça Divina e humana, nunca o absolverá. Se calhar o seu riso de idiota, tem um paladar amargo. O sabor da inocência só saberá a verdade, quando existe verdade na inocência.
O Porto alcançou muitos êxitos desportivos. Inegável. Conseguiu ter grandes equipas. Agora a discussão tem e terá sempre como princípio a forma como essas equipas foram construídas.
Com o apoio de “sinistras sombras” têm ido quase todas as épocas à Champions League sabendo-se como isso lhes tem sido favorável, enquanto que, ao Benfica, tudo se tem feito, por artes mágicas e abstrusas, para que não atinja esse desiderato.
Ainda esta época se viu. Arbitragens vergonhosas a prejudicar o Benfica, no contraste com outras escandalosas de favorecimento ao Porto, fizeram com que, mais uma vez, descancem à sombra da pontuação e possam assim, jogar a taça Uefa, sem a pressão do campeonato.
Tudo feito com uma mestria mafiosa como mafiosa é a ironia da linguagem da cabeça do Polvo, Pinto “O promessas a Mortos”

Deus não dorme. Andará porventura um pouco distraído, mas um dia, o seu olhar cairá sobre um direito de vida, o direito à honra de processos e à verdade

Acredito na Justiça Divina, e essa, a bem da verticalidade, um dia o condenará

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desmentido do Benfica sobre aquisição de novos jogadores

Parado o campeonato e como a necessidade de vender é como pão para a boca, nada melhor que falar em pseudas contratações para o clube que mais vende em Portugal, Sport Lisboa e Benfica.
Desde Funes Mori, jogador Argentino a Rodrigo Mora, Uruguaio, é ver nas capas dos pasquins, em letras garrafais, bem escarrapachado, mensagens de desejo em representar o Benfica, supostamente proferidas pelos jogadores. Sabemos que para perguntas habilidosas, respostas a condizer.
Se calhar nem as perguntas foram feitas, nem as respostas dadas, como se depreenderá pela analogia de procedimento
Sobre o facto e numa tentativa de acabar com o abuso da falsa (ou encomendada) "informação" dos jornalecos avençados, achou por bem, a direcção do nosso clube, emitir o seguinte comunicado

Desmentido

Temos assistido, nas últimas semanas, a um interminável desfilar de nomes de jogadores que, supostamente, o Benfica já teria contratado ou estariam em vias de o ser.
Se alguém se der ao trabalho de contar o número de jogadores que a imprensa, nas últimas quatro semanas, já colocou no Benfica, ultrapassam já os 20.
A especulação, dentro de determinados parâmetros, faz parte do trabalho dos jornalistas, mas o que temos assistido vai muito além da mera especulação, ultrapassando a fronteira a partir da qual, objectivamente, os leitores estão a ser enganados.
Nada do que tem sido escrito tem qualquer fundamento. O Sport Lisboa e Benfica está satisfeito com o seu plantel, acredita no seu valor e na capacidade de todos aqueles que, actualmente, o integram, e, em princípio, nenhum novo jogador chegará em Janeiro.
Tudo o que temos assistido nas últimas semanas destina-se apenas a ‘vender’ jornais. Nada mais do que isso e é bom que os benfiquistas assim o entendam.

O Sport Lisboa e Benfica continuará a trabalhar dentro dos objectivos definidos e não em função daquilo que alguns jornais, ou empresários de jogadores através deles, querem que o Benfica faça.
.
Para melhor envolvimento na cor benfiquista, pode ler AQUI este comunicado e outros assuntos de total interesse.
Claro que lá diz o ditado, que não existe fumo sem fogo. Também se diz que em futebol o que hoje é mentira, amanhã é verdade e/ou vice versa.
Diz também o comunicado que... em princípio...
No entanto, se não vamos acreditar na direcção do nosso clube, vamos acreditar em quem ou no quê?
Pode ser até um acalmar as águas lembrando que o segredo é a alma do negócio e já tivemos alguns dissabores com noticias de contratações antes de existir algo assinado.
É que, como bem sabemos, o(s) jogador(es) acaba(m) por vir, pode(m) é aterrar em outro Aeroporto, que não o de Lisboa
Seja como for, louvo esta acção que pretende colocar os pontos nos iis, dizendo claramente aos menos atentos que quem manda no Benfica é a direcção e não o jornalismo de pacotilha existente em Portugal.

Bravo Sport Lisboa e Benfica

Pinto da Costa e os árbitros

O antigo programa da SIC “Os donos da bola” passou, em 1996, uma entrevista do jornalista José Manuel Mestre ao secretário-geral da UEFA. E, no diálogo de ambos, aquele recordava, sobre o líder do FC Porto, Pinto da Costa: “É ao mesmo tempo presidente da Liga e patrão dos árbitros e (…) senta-se no banco dos jogadores”.
Observou ainda que Pinto da Costa insultara dois árbitros, num jogo que o Porto perdera.
Mestre foi condenado por difamação, após a queixa de Pinto da Costa. O tribunal não deu os insultos por provados, nem que Pinto da Costa aproveitasse as suas múltiplas funções para influenciar arbitragens. Faltara ‘contenção, moderação e urbanidade’ ao jornalista.
Em recurso, o Tribunal da Relação confirmou a condenação, em 2002, porque a forma como o jornalista se referiu a Pinto da Costa podia ‘criar dúvidas ao entrevistado, como a todo o público’.
Mestre recorreu para o TEDH, que condenou o Estado português. Sustentou que “as reportagens de actualidade centradas em entrevistas, editadas ou não, representam um dos meios (…) sem os quais a imprensa não poderia preencher o seu indispensável papel de ‘cão de guarda”. “Os motivos fornecidos pelas jurisdições nacionais para condenar os requerentes não podiam considerar-se suficientes”, concluiu.
Nas minhas buscas aqui.... Outras condenações
.
Escrito e enviado por: Sabio

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tudo vale a pena (ou não...)


Sabemos que o Benfica vende e se vende é explorado, o seu nome, até à medula.
Mas de tantas mentiras e formas de tentar adivinhar, o certo é que, de vez em quando os "anunciantes" lá acertam uma.
Agora fala-se de Funes Mori, um jovem avançado argentino do River Plate, de 19 anos de idade, já internacional na categoria, que já terá tudo acertado com o Benfica para se apresentar em Janeiro e por cá ficar pelo menos época e meia, mesmo que assine por mais tempo.
Também foi assim com Ramires, sendo a firma investidora, Kia Joorabchian, a mesma, como pode aquilatar e ver/ler melhor ... AQUI.
Verdade? Mentira? Noticia para vender ilusões?
Fica o video acompanhado por uma voz que dispensa apresentações. UHF...
Pelo menos a música é fantástica. Vejam e ouçam que vale a pena

Num manancial fala-se ainda que o Benfica está em negociações com um jogador do Uruguai, Rodrigo Mora, tendo inclusive já enviado emissários a fim de conseguir a sua contratação.
Ver melhor ... AQUI

Sendo mauzinho pergunto; E o Roberto? E o Nelson Oliveira? E o Urreta? e a Continuação do Alan Kardec? E o Alipio? E o Salvio, fica ou não?

Vão sendo dispensados até que ... caia alguma ideia brilhante.

Mercado de transferências

Aproxima-se o mês de Janeiro de 2011, data da reabertura do mercado de transferências.
No Benfica jogam dos melhores jogadores do mundo. Assim, não admira, que clubes europeus, alguns de grande poderio económico, pelo menos, na aparência, façam chegar ao Glorioso propostas de aquisição deste ou daquele atleta.
David Luiz e Fábio Coentrão, são dois jovens a quem o futuro sorri. Sabe-se que gostam de jogar no Benfica, amam o clube, mas também é verdade que é com euros que se compram os melões.
O Chelsea, segundo a imprensa escrita, quer David Luiz já em Janeiro, visto que tem um défice muito grande de centrais, encontrando-se os dois principais lesionados, pelo que, David Luiz, sendo um jovem de apenas 23 anos, encaixa como uma luva nos objectivos do treinador Carlos Ancelotti, falando-se mesmo na possibilidade de os blues colocarem 25 milhões de libras (29 milhões de euros) em cima da mesa e assim convencer a direcção do Benfica ou pelo menos fazer "tremer" o "calmo" discernimento.
David Luiz disse publicamente à dias que amava e adorava jogar no Benfica.
Sinceramente que, aplaudo o gesto, mas deixou-me como se ousa dizer: Com a pulga atrás da orelha. Pareceu-me ler nas entrelinhas algo mais que o amor ao glorioso.
Seria um alerta à direcção, ou seria uma despedida para quem gosta da seu estilo como pessoa e jogador? Fiquei algo preocupado, acreditem.
Fábio Coentrão, é outro jogador que provavelmente nos vai abandonar, mas só no final da época. Não estou a vê-lo sair em Janeiro.
Poderão ser más noticias para a equipa de futebol e para os benfiquistas. Mas por outro lado, devemos sentir-nos orgulhosos por (outros) grandes clubes europeus desejarem ter nas suas fileiras jogadores da nossa equipa. É sinal que evoluimos e hoje em dia somos uma equipa falada, quiçá invejada, em função dos atletas que vestem o manto sagrado.
Noutro contexto e fazendo conta que nos esquecemos de pormenores referentes a saídas e/ou entradas, fala-se que o Benfica apenas vai, no próximo futuro, contratar jogadores a custo zero.
Essa politica tem-se revelado desastrosa para o Benfica. Não estou a ver jogadores com um valor acima da média chegarem a custo zero. A não ser ... Ismailov.
Esquecendo essas preocupações, apraz-me registar que, Óscar Cardozo, o "Tacuara", está novamente "para as curvas", totalmente recuperado, da lesão sofrida em 29Set, na Alemanha, no jogo contra o Schalke 04, para a Liga dos Campeões.
Alan Kardec também já recuperou da mazela que o apoquentava e decerto irá com Óscar Cardozo, lutar por um lugar no onze, o que só favorece o Benfica.
Vamos aguardar serenamente como é nosso timbre mas, confesso a minha preocupação, olhando à distância pontual (10 pontos...) que temos da liderança, que LFV ceda à "pressão" dos milhões e vejamos partir, prematuramente, as nossas melhores e mais cintilantes estrelas.
Oxalá me engane, ou então, caso contrário, que os euros valham a pena e nos encham de orgulho e possamos dizer: Por esses números não havia nada a fazer.
Ainda uma palavra elogiosa de parabéns para a selecção de Portugal que ontem à noite ganhou brilhantemente, por categóricos 4-0, apenas e só à actual Campeã da Europa e do Mundo, Espanha. Um grande feito.
.
Viva o Benfica

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amizade ou interesses em ... preparação?

Considerando esta imagem e sabedores (ou não) de certos meandros em que se movimenta o futebol português, o que me dizem da foto seguinte, onde se encontram Luis Filipe Vieira, presidente do Benfica, José Eduardo Bettencourt, presidente dos lagartos e Joaquim Oliveira, (penso eu...) dono da Oliverdesportos, e consequente Sporttv?
Isto considerando que, o Benfica, como grande baluarte e gerador de receitas, é uma mina de ouro para a referida SportTv.

O que me dizem desta aparente amizade?

Nicolás Gaitán uma ÁGUIA em ascensão

Os sentimentos são como o vento. Mudam facilmente por dá cá aquela… pequena aragem.
O misto "Amor-ódio" é talvez o sentimento humano mais parecido no contraditório. Quase que um não pode e/ou não consegue viver sem o outro. Atraem-se nos opostos.
Desportivamente se calhar é mesmo igual na "imagem" transmitida ainda que o não queiramos, a maioria das vezes, admitir.
Nós benfiquistas, somos uns eternos apaixonados pelo clube do nosso coração, sempre ávidos de vitórias, indomáveis na apreciação colectiva, exigentes na qualidade individual.
Quem não se recorda da mescla "amor/ódio" com o jogador DI Maria, hoje, apenas um dos mais conceituados jogadores da liga espanhola, elogiado pelos mais famosos jogadores como é o caso de Messi, que dispensa apresentações.
Temos actualmente um jogador que é também ele elogiado pela sempre exigente imprensa espanhola, jornal “A Marca” e jornais argentinos como por exemplo, o conceituado jornal “Olé”, o sitio, o jornal “Los Andes”, entre outros. Nicolás Gaitán, de sua graça.
Trata-se de um jovem jogador de 22 anos, ( 23FEV1988), esquerdino, jogador do Benfica.
Chegou esta época ao glorioso, tendo os benfiquistas, colocado sobre os seus ombros a ingrata e dificílima tarefa de fazer esquecer a última época do DI Maria.
Não pensam em compará-lo às duas primeiras épocas em que muitos clamavam pela dispensa do jogador Angel, tal era a sua aparente inadaptação ao futebol europeu, mais concretamente ao português. Não.
Somente está na memória de muitos a dita última época, e Nicolás Gaitán, tem de a equiparar ou até superar.
Terrível mas verdadeiro. Nicolás Gaitán ainda tem muto que aprender. Sabemo-lo e sabe Jorge Jesus. Não é por acaso que durante os jogos, o treinador do Benfica, “grita” para Gaitán, ensinando-o como se posicionar, "travando" a sua tendência atacante, esquecendo-se por vezes de defender, lacuna que, vai limando com os jogos e com a aprendizagem que "bebe" em cada lance que disputa.
No último jogo contra a Naval marcou dois golos qual deles o mas belo, num recorte técnico e qualidade de remate, só ao alcance dos predestinados.
Por isso saibamos ter paciência para este jovem jogador, aplaudindo os seus momentos menos bons, para que ele saiba e se sinta acarinhado, e nos possa dar momentos inolvidáveis, como nos deu contra a Naval.
Se repararmos Nicolás Gaitán já nos deu mais nesta sua primeira época de águia ao peito do que nos deu DI Maria, em circunstâncias iguais.
O nosso comportamento perante o jogador não pode ser de "ódio", sentimento que se revela tão drástico para quem o sente, como drástico é o Amor, para quem por ele e/ou em função dele, chora e sofre.
Claro que quando falo em "ódio", não me refiro a um ódio de morte, mas sim a um ódio de desagrado, que se revela através do malfadado assobio, que tantas vezes, infelizmente, se ouve no nosso Estádio, para os nossos jogadores.
Temos de saber "amar" como só os benfiquistas sabem. Um amor verdadeiro, não carnal, como é lógico, mas sim, um amor fraternal, de acompanhamento, incentivo, aplauso e encorajamento, para um (e todos) atleta que está longe da família e apenas tem 22 anos de idade.
Nicolás Gaitán, um menino, um jogador, uma águia do Benfica
Vamos ensiná-lo a voar.

Viva o Benfica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...