BENFICA - ÉPOCA 2022 /23 ... A FORMAÇÃO E A SELEÇÃO
PONTO PRÉVIO : O Benfica não pode falhar o Campeonato da próxima época.
A Época 2022 /23 terá de ser preparada nessa premissa. Não podemos formar um plantel baseado em sentimentalismos ou emotividades. Temos de ter um Plantel muito forte, sabendo que temos de jogar sempre 3 ou 4 vezes mais do que os adversários para ganhar um jogo. Marcar sempre três ou quatro golos sabendo de antemão que todos irão estar sob "análise apertada" de um VAR qualquer, adepto da adulteração de frames e linhas, pronto a fazer um trabalhinho de sapa ao serviço de interessados bem identificados...E nunca descansar perante um resultado mínimo...a diferença de um golo é SEMPRE perigosa para nós.
TEMA FORMAÇÃO :
Todos nós, Benfiquistas, gostaríamos de ver muitos jovens da formação na equipa principal. Eu próprio, sou apologista de que o Benfica deveria aproveitar mais os seus jovens...mas numa base sustentada. Não para bater recordes, mas sim para acrescentar qualidade de uma forma continuada. Já o disse várias vezes, o tema Formação é-me muito querido, e tenho observado que nas nossas camadas jovens há imensa qualidade, mesmo muita. No entanto, noto um enorme "defeito" transversal ás camadas jovens mais perto de chegarem á Equipa "A". No meu ponto de vista, e não gosto de ver jovens a "queimar" demasiadas etapas de evolução, a equipa "B" é a antecâmara da principal, como tal, os jogadores têm de estar preparados tanto mental como fisicamente. E é aqui que eu acho que está o tal "defeito". Nota-se uma grande falta de intensidade e de alguma maturidade aos jovens da formação. Joga-se muito em "soupless". Sob a desculpa "equipa de formação", cometem-se muitos erros infantis na equipa "B". Os jogadores têm que se mentalizar, ou mentalizá-los, que ali chegados, o próximo passo é o tal para o qual tanto trabalharam, mas têm de mostrar que estão preparados. Falta ali, quem lhes dê uma "dura". A Equipa "B" não pode ser considerada, só, de formação, mas sim de preparação para ascender á Equipa principal.
Com as instalações excecionais que o Benfica possui, não se pode dar ao luxo de andar a formar jogadores para outros usufruírem. Falando só de alguns, reparem só no nível de agressividade / intensidade que possuem atualmente, Bernardo Silva, Guedes, Lindelof, Ruben Dias, Cancelo, Nelson Semedo...até o João Félix está mais "bicho"!!! Não querendo "ensinar a Missa ao Padre", porque o Benfica está cheio de pessoas competentes e inteligentes, ou deveria, talvez a solução passe por incorporar na equipa "B", um ou dois jogadores mais experientes que já não aspirem a mais nas suas carreiras do que jogar na 2ª Liga...e jogar no Benfica seria sempre um incentivo. Então se fossem ex jogadores do SLB, tanto melhor. Ajudar os jovens a crescer em competição seria o objetivo. Não os deixar "adormecer". Ter um modelo de jogo igual ao da Equipa "A", a partir dos Juniores, para não se correr o risco dos jogadores jogarem por exemplo a médio centro e chegados á principal serem "obrigados" a jogar a lateral ou encostados á linha...só para se dizer que se aposta na formação, seria bom. Ter á frente da equipa "B", não estamos mal servidos, um Treinador de "competição" e não só de "formação", também ajudaria na evolução da mesma.
TEMA TREINADOR :
Está na ordem do dia, e vai estar por mais uns tempos, a discussão sobre quem seria o melhor Treinador para o Benfica. Vão surgir muitos nomes. Tantos Alertas irão ser feitos, que o difícil é não acertarem no nome do homem.
Depois de terem andado semanas a promover o nome de um, á custa do nome Benfica, de forma a que o seu Clube se visse na obrigação de lhe renovar apressadamente um contrato, com um significativo aumento, que terminaria só no final do ano, agora viram-se para o Mancini, só para terem o prazer de alertar que o SLB "perdeu" mais um Treinador que queria...Neste caso, e sabemos que vida de treinador é assim, mas que culpa tem Mancini que em quarenta e tal remates os seus jogadores não tenham conseguido marcar um golo ? Que culpa tem um Técnico, que nos dois jogos com a Suiça na fase de grupos, ambos terminaram empatados, o mesmo jogador especialista na marcação de grandes penalidades, tenha falhado um em cada jogo, um deles aos 90 minutos ? Se a Itália o dispensar, não me importaria mesmo nada de o ver a orientar o Benfica...mas os Italianos não são loucos, há muito trabalho feito pelo Mancini.
Como todos, penso eu, também tenho um Treinador preferido, dentro dos possíveis mesmo que seja difícil, que gostaria de ver á frente da nossa Equipa :
Marco Silva. Treinador que lidera um campeonato super competitivo, e que conhece muitíssimo bem os jogadores que ali alinham. E há no Championship muita qualidade. Treinador que consegue aliar uma atitude competitiva, com futebol prático, objetivo, atacante, equilibrado e bonito de se assistir. Treinador que tem o saber de conjugar jogadores experientes com jogadores jovens, e que os consegue potenciar. Um Treinador inteligente, com um discurso fluido, baseado nas questões colocadas, avesso a polémicas e discreto. Treinador que tem a capacidade de mudar o sistema de jogo, no decorrer do mesmo, sem ser necessário qualquer substituição. UM TREINADOR. UM BENFIQUISTA que conhece a Liga Portuguesa. Sei que será quase impossível, tanto a escolha recair nele, como ele aceitar vir se subir de Divisão, mas seria muito bom.
Depois na minha opinião, e por ordem de preferência, surgem os seguintes que poderiam dar ao Benfica o impulso que necessita : Paulo Fonseca, Roger Schmidt e Leonardo Jardim. Gosto de Treinadores que incutem nas suas equipas um grau de competitividade elevado e que saibam "ler o jogo". Nisto, os Treinadores da escola Alemã são fortes, assim como os Ingleses ou quem lá treina. Nem todos como é óbvio...
TEMA JOGADORES E SELEÇÃO :
Além dos jogadores emprestados, que teremos de devolver, há vários que têm de ser dispensados, vendidos ou servir como "moeda de troca" para abater algum valor em contratações...Não podemos ter no Plantel principal, jogadores que nem na Equipa "B" teriam lugar.
É uma pena ver um jogador como Renato Sanches, que vai fazer 25 anos, ser transferido quase a "preço de saldo", fala-se em 15 Milhões, e o Benfica não tentar ir buscar o Bulo. Se ele viesse, ainda iriamos fazer dinheiro com ele se quisessem ! Aproveitávamos a sua qualidade durante dois anos e ainda o transferíamos por um valor superior ao que nos custaria agora. Ele seria de contratar já. Gonçalo Guedes e Nelson Semedo, terminam contrato em junho/2023. Se não fosse possível jogar com essa data para contratar agora a preço razoável, era controlar já para os ir buscar a custo zero quando possível. Para falar só em jogadores Portugueses, os nossos centrais mais experientes além de lentos, não irão "durar" muito mais, seria bom tentar contratar David Carmo e Tiago Djaló. Ricardo Horta seria outro elemento que acrescentaria qualidade. Outro jogador que gostaria de ver regressar ao Benfica, este Brasileiro, Talisca...Tem a palavra, a aclamada estrutura e Rui Costa.
O parágrafo anterior foi propositado para introduzir o tema Seleção. Jogadores Portugueses no Benfica. Não me choca neste momento a ausência de qualquer jogador do Benfica na Seleção Nacional . Da baliza ao ataque, talvez só Rafa pudesse aspirar a estar lá...mas dificilmente jogaria. Provavelmente iria para a bancada. Assim mais vale não ir. Sinceramente, ver uma seleção de uma Federação que quer tão mal ao Benfica, ser obrigada a jogar num estádio a pedido, mais exigência do presidente do clube anfitrião, que conta nas suas fileiras jogadores a que nos habituámos a apelidar de caceteiros, arruaceiros e outros que tais, mais alguns adjetivos terminados em "ais", não me consigo imaginar a aplaudir fervorosamente. Claro que quero que ganhem e vão ao Mundial, mas se não forem...não custa tanto...só se voltarem a acusar o Rafa ou qualquer outro jogador do Benfica por ter falhado um golo, mesmo ausentes !!! São interesses a mais e demasiados compadrios que ultrapassam o que deve ser uma Seleção...com o gozo supremo, do ex vice presidente do clube anfitrião, agora presidente da Federação, ter convidado para liderar uma claque de apoio á Seleção, alguém que só não está proibido de entrar em recintos desportivos porque intercedeu um recurso á pena deliberada...alguém que publicou um livro onde, na primeira pessoa, se gabou dos assaltos feitos por esse País fora e além fronteiras enquanto líder de uma quadrilha, perdão, de uma claque afeta ao seu clube de coração...a mesma pessoa que goza do privilégio de ter obtido bilhetes de graça para negociar como bem entender...o assalto á sede da Federação e o desaparecimento do computador pessoal do Presidente terá algo a ver ?...
Já vai longo o texto, demasiado, pelo que guardo mais umas coisinhas para a próxima...se tiverem paciência.
PS : Um pedido a Rui Costa : ESCOLHA UM TREINADOR PARA UM PROJECTO E NÃO UM TREINADOR COM UM PROJECTO...
SEMPRE PELO BENFICA...E PELA PAZ.
VIVA O BENFICA.