segunda-feira, 10 de março de 2025

Benfica: Limite de Mandatos.

 


O limite de três mandatos consecutivos para os órgãos sociais, a fixação de remunerações aos membros da direção e a reforma do sistema de votos e do processo eleitoral distinguem-se na revisão estatutária do Benfica, aprovada no sábado.

A restrição de três mandatos seguidos, de quatro anos cada, para se ser presidente da direção, da assembleia geral, do conselho fiscal e da comissão de remunerações, novo órgão, é uma das 'novidades' estatutárias incluídas na proposta aprovada pelos 8.241 sócios 'encarnados' que votaram no Pavilhão da Luz, entre as 09:30 e as 22:30.obustos»

Na sequência da votação favorável de 91% (162.780 votos), acima dos 75% requeridos para a substituição dos estatutos que vigoravam desde 2010, o Benfica passa a dispor de uma 'lei fundamental' que prevê também a remuneração dos elementos da direção.

A comissão de remunerações tem a competência de atribuir à direção um "montante global fixo e variável" que "não pode ultrapassar 0,5% do valor da faturação consolidada de todas as sociedades participadas, direta ou indiretamente, pelo Sport Lisboa e Benfica no ano anterior à fixação da remuneração", refere o documento.

A proposta aprovada no sábado determina ainda que nenhum membro da direção pode acumular a remuneração nessa condição com a remuneração de "membro das gerências ou conselhos de administração das sociedades participadas pelo clube da Luz", como a SAD que tutela o futebol profissional.

Os 'novos' estatutos elevam ainda o número de votos dos sócios entre um e cinco anos de filiação, de um para três, e daqueles com cinco a 10 anos de antiguidade, de cinco para 10, mantém os 20 votos dos associados com 10 a 25 anos e os 50 dos filiados há mais de 25 anos, além de retirar o direito de voto às casas do clube, que detinham 50 cada uma.

Esse sistema de votos também se aplica às ordens de trabalhos das assembleias gerais, mas também a pedidos de marcação de assembleias gerais, requerimentos, "propositura de candidaturas" e referendos, indica o documento.

Com a decisão tomada no sábado, os estatutos do Benfica determinam ainda que as eleições para os órgãos sociais se realizem através de "voto secreto exercido em boletim de voto físico depositado em urna", sem descartar a possibilidade de voto eletrónico, desde que com a "unanimidade dos representantes das listas concorrentes".

O documento prevê também a disputa de uma segunda volta entre as duas listas mais votadas num ato eleitoral, se nenhuma candidatura vencer com "maioria absoluta", e a apresentação de listas separadas para cada órgão social, em vez das listas únicas até agora em vigor.

Nesse âmbito, um candidato a presidente da direção tem de ter "pelo menos 15 anos ininterruptos como sócio efetivo e 35 anos de idade", enquanto, na versão anterior, tinha de contabilizar "25 anos ininterruptos como sócio efetivo".

A revisão estatutária determina também que a apresentação de candidaturas aos órgãos sociais tenha de acontecer até 15 dias antes das eleições, quando o prazo até agora definido era de 10 dias, e que o processo eleitoral dure 60 dias, acima dos 45 até agora previstos.

O documento prevê também a queda da direção caso o mesmo relatório e contas seja reprovado por duas vezes, circunstância omissa nos estatutos até agora vigentes, e a realização de eleições intercalares para esse órgão.

A assembleia geral pode também "autorizar a Direção a contrair empréstimos, a realizar outras operações de crédito ou prestar garantias, quando o seu valor acumulado exceda um milhão de euros, no período do mandato", situação que não estava previsto nos estatutos em vigor desde 2010.

Além das assembleias gerais anuais para votar orçamento e relatório e contas, os estatutos passam a impor a realização de uma terceira, até 15 de junho de cada ano, para apreciar e discutir a gestão e os resultados desportivos da equipa principal de futebol, bem como das restantes modalidades desportivas, para balanço da época.

Os estatutos determinam ainda que os equipamentos do Benfica ostentem o emblema "exclusivamente no seu desenho e cores originais".

Fonte: Record.

.
Qual a sua opi9nião sobre os 91% de aprovação às alterações em questão?
**********************************************************************************

OFF TOPIC
...



Parabéns meninas


Parabéns Campeões
.





13 comentários:

  1. MUITA ATENÇÃO:

    Infelizmente aparece aqui um tal Joca Vilar, que ele sabe bem que eu sei quem é, a conspurcar, este nosso cantinho benfiquista

    Dessa forma moderei os comentários. Peço imensa desculpa mas teve de ser. A educação costuma nascer com a pessoa. Infelizmente alguns deixam-na na barriga da mãe

    Espero que compreendam. Tentarei aprovar os comentários sempre assim que possível

    OBRIGADO A TODOS.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite pelo que foi lendo e ouvindo estes estatutos são mais adequados e mais justos a excelência plena é difícil ou mesmo impossível daí a grande maioria de 91% de votação no universo de 8 mil votantes em dia de jogo com 52 mil sócios ou é maioria só terem votado 8 mil quer dizer que os sócios desfrutam mais do espetáculo no relvado e o resto não lhes faz diferença o único se não a direção para fazer um crédito de acima de um milhão de euros tem que ser votado pelos sócios dificulta um pouco as futuras direções por isso parabéns ao Benfica e aos Benfiquistas boa semana para todos...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Ricardo, relativamente ás alterações dos Estatutos, valor significativo considerando o exigido (75%), mas na minha opinião, não tanto representativo pois os Sócios Benfiquistas espalhados pelo Mundo, e até muitos do Continente e Ilhas, não votaram pela distância e porque não havia voto por correspondência, nem urnas nas Casas do Benfica, porque salvo erro foi recusado o voto eletrónico.
    MENÇÃO HONROSA, p/ as nossas PRINCESAS que venceram a Taça da Liga e aos rapazes do Voleibol pela Taça no Voleibol. VIVA O S.L.B.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Ryk@rdo
    Estatutos mais condicentes e adequados aos tempos atuais, apesar de considerar que dois mandatos consecutivos seriam suficientes. Muito importante a alteração dos votos atribuídos aos associados conforme os anos de ligação ao clube, assim como a alteração às condições de elegibilidade para a presidência.
    Nota final para tal como já tinha referido, a vitória das nossas meninas no futebol e a mais uma Taça de Portugal em voleibol para enriquecer o nosso Museu.

    ResponderEliminar
  5. Ontem à noite, após o jogo com o Nacional fui votar.
    Votei favoravelmente.
    Não há Estatutos que agradem a Gregos e Troianos. Havia quase a certeza absoluta da aprovação, o que se veio a confirmar.
    Já o disse anteriormente, concordo com a maioria das alterações.

    Não me revejo, na valorização, numero de votos, que é atribuída conforme os anos de Sócio.
    Concordo que, quem seja Sócio a mais tempo, tenha direito a mais votos, mas não os atuais...é demasiado. Nestes novos Estatutos, se alteraram alguns, deveriam ter alterado todos. Não concordo que Sócios, entre 1 e 3 anos tenham direito a votar.
    No geral, penso serem uns Estatutos mais de acordo com a atualidade.
    É de lamentar não existirem alternativas ao direito de exercer o voto. Nem toda a gente pode, ou tem disponibilidade de deslocação. Nem que fosse nas Casas do Benfica espalhadas por esse Mundo fora...

    Felicitar a equipa de Voleibol por mais uma conquista. Dois jogos onde não cederam qualquer set.
    Vigésima primeira Taça de Portugal. Muitos parabéns, que não se cansem de ganhar.

    A Equipa de Futebol Feminino, ano após ano, vai-se reinventando. Perde atletas que pareciam imprescindíveis, mas continua a lutar e a ganhar. Desta vez mais uma Taça da Liga. O Campeonato está já ali, ao virar da curva, muito pertinho.
    Goste-se, ou não se goste, está de parabéns, principalmente, a Treinadora Filipa Patão.
    Parabéns ao Benfica.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  6. Ora bom dia Blog. Bem instalado a caminho de mais um desafio aqui vai a minha bojarda de trivela. Não sera para nosso tempo mas isto é uma brincadeira. Universo de 400000 e 8000 decidem futuro duma sociedade/club. Legislador ira alterar isto sem dúvida. Um gajo paga bilhete sendo socio vive longe de Lx e tem fazer centenas kms pra votar. Aqui o árbitro está comprado kkk. Depois o órgão fiscal vai mesmo fiscalizar? Kkk em suma os direitos de todos sócios são violados. Viva a Democracia. Pra não falar em associados ke valem por drzenas de outros associados kkk. Aqui até o VAR está comprado kkkk linguagem de futeboles e assim malta entende. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá veritatis, bom dia,
      As minhas desculpas pelo off topic. Não lhe respondi a uma questão, num outro Post, faço-o agora.
      Segundo me elucidaram, a expressão " excesso de assinatura" serve para classificar, e principalmente, identificar a obra de alguém. Por exemplo as obras de Saramago são inconfundíveis. Mas a expressão tem origem no meio arquitetónico, onde o Arquiteto de um Edifício é facilmente identificável devido às semelhanças com outros do mesmo autor. Um bom exemplo são os Estádios de Futebol projetados por Tomás Taveira. A expressão "evoluiu" para outras áreas, sendo até vulgarmente utilizada nos meios criminais, para classificar o "Modus Operandi" de um qualquer criminoso e as semelhanças com os atos que comete...levando a descobrir tratar-se da mesma pessoa...Quando se ouve dizer, ou dizemos que determinada ação ou livro "tem assinatura de..." inconscientemente, ou não, estamos precisamente a utilizar a dita expressão.
      Esclarecido ?
      Eu fiquei.

      Eliminar
  7. Ora boa tarde. Bem esclarecido. Eu raciocino com tudo exposto. No meu mundo profissional essa expressao nao existe. Ha mts vezes caso da procuração dar poderes s mais e noutros casos poderes a menos
    e depois...tudo nulo. Capicci Paulo? Nesse contexto logico entendo. Mb bem boa tarde Paulo

    ResponderEliminar
  8. Ag de volta e bem instalado kkk sim modus operandi. Levei para outro âmbito - conceitos. Isso corresponde a linguagem corrente. Criada em certas actividades. Se disser ha um excesso de assinatura...resposta imediata do juiz...traduza la isso....apesar de ate saber. Conclusao: no meu mundo TEM HAVER RIGOR CLAREZA ETCETC.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Tenho sentimentos CONTRADITORIOS em relação aos novos estatutos

    ACHO que as ideias/principios GERAIS boas SE VIVESSEMOS NUM MUNDO PERFEITO

    O PROBLEMA é que NÃO vivemos nesse mundo e prevejo (espero ESTAR enganado) que algumas das alterações agora produzidas NÃO TENHAM QUE SER ALTERADAS DE EMERGENCIA num futuro proximo

    Resumindo os novos estatutos TENTAM encontrar um equilibrio entre TODOS os stakeholders (e neste caso os UNICO são os SOCIOS + CORPOS SOCIAS ELEITOS)

    Que PRIMEIRO garantam á Liderança EXECUTIVA eleita (Direção) uma maior liberdade (poderes mais ALARGADOS) como por exemplo (autorizam a Direção a contrair empréstimos e realizar qualquer outra operação de crédito ou prestar garantias quando o seu valor acumulado exceda um milhão de euros no período de 1 mandato (4 anos) )

    Segundo que PROFISSIONALIZA (PENSO que essa é a intenção oelo menos) (a mesma Direção eleita) ( IMPORTANTE nos novos tempos porque garante aos socios QUE NAO TINHAM capacidade economica para deixar de trabalhar MAS que tinham capacidades de liderança de se poderem candidatar e dededicar o tempo em exclusivo ao Benfica) atraves da remuneração dos elementos da direção criando uma comissão de remunerações com a competência de atribuir à direção um montante remuneratorio global fixo e variável com regras claras establecidas (não pode ultrapassar 0,5% do valor da faturação consolidada de todas as sociedades participadas direta ou indiretamente, pelo Benfica no ano anterior à fixação da remuneração) AO MESMO TEMPO que FACILITA as exigencias que um (qualquer futuro) candidato a presidente da direção tem de cumprir para se candidatar PASANDO agora a serem necessarios 15 anos ininterruptos (ao inves dos 25 anteriores) como sócio efetivo e ao MESMO TEMPO que REDUZ a idade MINIMA exigivel para se candidatar 35 anos de idade

    A revisão estatutária determina também que a apresentação de candidaturas aos órgãos sociais tenha de acontecer até 15 dias antes das eleições, quando o prazo até agora definido era de 10 dias, e que o processo eleitoral dure 60 dias, acima dos 45 até agora previstos.


    Terceiro TENTA criar um sistema de checks and balances para evitar QUALQUER tentativa de abuso dos muitos poderes (alguns alargados) da Direção atraves da restrição a três mandatos SEGUIDOS (de 4 anos) para se ser presidente da direção assembleia geral do conselho fiscal e da NOVA comissão de remunerações E DE DETERMINAR que nenhum membro da direção pode acumular a remuneraçoes (por exemplo acumelar a remuneração da liderança executiva da SAD que tutela o futebol profissional AGORA CRIADA com a remuneração de qualquer outro "membro de gerência ou conselho de administração de qualquer das sociedades participadas pelo clube do Benfica E IMPOR queda da direção (marcação de elições nos prazos establecidos lalos estatutis) caso UM relatório e contas (anual) seja reprovado por 2 vezes

    Ao mesmo tempo que TENTA REGULAR e garantir a segurança (do voto) em futuras eleições para os órgãos sociais (RESTRINGINDO o de forma) através de ( voto secreto exercido NUM boletim de voto FISICO depositado em urna) (alem do ESTADIO o voto será FISICO terá nas casas NATURALMENTE) ABRINDO a possibilidade ao voto eletrónico (que é MAIS suceptivel a fraud e a ser adulterado) SO como a unanimidade dos diversos candidatos

    FICA TAMBEM prevista a disputa de uma segunda volta entre as duas listas mais votadas num ato eleitoral, se nenhuma candidatura OBTER uma maioria absoluta (+50%) na 1 volta e a apresentação de listas separadas para cada órgão social em vez das listas únicas

    E ALARGA o prazo LIMITE para a apresentação de candidaturas aos órgãos sociais para 15 dias antes das eleições ( era de 10 dias) e o DO PROPRIO processo eleitoral para 60 dias (ao inves do 45 anteriormente)

    ResponderEliminar
  11. Continuação...

    QUARTO cria uma especie de OVERSIGHT COMITEE (dos socios) criando uma terceira ag OBRIGATORIA alem das assembleias gerais anuais para votar orçamento e relatório e contas (que terá laguar até 15 de junho de cada ano) para APRECIAR e DISCUTIR a gestão e os resultados desportivos da equipa principal de futebol, bem como das restantes modalidades desportivas, para balanço da época

    POR ULTIMO os novos estatutos elevam ainda o número de votos dos sócios entre 1 e 5 anos de filiação ( de 1 voto para três) e daqueles com 5 a 10 anos de antiguidade (de 5 votos para 10) mantém os 20 votos para sociados com 10 a 25 anos e os 50 dos socios há mais de 25 anos, além de retirar o direito de voto às casas do clube (tinham 50 cada uma)

    Este sistema de votos ALEM das eleições gerais também se aplica a qualquer ordem de trabalho nas ag a pedidos de marcação de ags requerimentos propositura de candidaturas e referendos

    O que GOSTEI

    E O MUITO BOM foi o ficar establecido que o emblema do Benfica terá de MANTER (exclusivamente o seu desenho e cores originais)

    E

    O BOM establecer uma 3 ag para APRECIAR e DISCUTIR a gestão e os resultados desportivos da equipa principal de futebol, bem como das restantes modalidades desportivas, para balanço da época

    O QUE NÃO GOSTEI

    O NOVO sistema de destribuição de voto por antiguidade
    CONCORDO com o principio de recompensa á lealdade do associado atraves do aumento dos votos e ESTOU DE ACORDO no escalão 5 a 10 anos (de 5 para 10) e DE CERTA FORMA ate com esse AUMENTO para socios COM MAIS de 2 anos de filicação e neste caso para socios com 2 a 5 anos filição (passarem de 1 para 5 votos) MAS (na minha opinão) eu teria criado UM ESCALÃO ESPECIAL para socios com MENOS de 2 anos de filição (dos 0 aos 24 meses) que previa ou ZERO votos (ates completarem 2 anos de filiação) OU NO MAXIMO (teriam direito a 1 voto) QUANDO COMPLETASSEM 12 meses (1 anos de filiação)

    E não gosto por PRECISAMENTE não vivermos nesse mundo ideal e o NOVO sistema PERMITE (NO LIMITE) a adulteração e no minimo a ingerencia/dificuldade de tomada de decisões/defesa DOS SUPERIORES INTERESSES DO Benfica por parte de GRUPOS EXETERNOS ORGANIZADOS

    E já sei que o que vão pensar (IMPOSSIVEL) etc

    MAS o passado SISTEMICO ensina nos QUE TUDO É POSSIVEL

    NESTE grande circo liga da farsa

    E AINDA HÁ POUCO testemunhamos (e EM PRIMEIRA MÃO) e FOMOS VITIMA

    Do ROUBO de ANOS e ANOS de material confidencial (mails) e DA SUA ADULTERAÇÃO e posterior emissão (de forma ilicita JÁ PROVADA EM TRIBUNAL)

    E CRIATIVIDADE PARECE NÃO FALTAR

    POIS ainda há poucas semanas ASSISTIMOS ao validar de um golo (que as imagens DAS CAMARAS DO OPERADOR MOSTRAM ESTAR em.fora de jogo CLARO) POR IMAGENS obitidas atraves de camaras de cctv kque NINGUEM SABIAM QUE EXISTIAM) de 1 poste de iluminação)

    O que acho que FICOU por regular os direitos tv (mais propriamente a centralização) (e PENSO que este assunto é de TAL importancia) que devia de ter sido criado uma alinea ESPECIFICA nos estatutos para o efeito (e podia ser GENERICA do tipo SER NECESSARIO a marcação discussão e APROVAÇÃO atraves de voto de QUALQUER medida em torno desta materia que ULTRAPASSA os 3 mandatos consecutivos (o maximo permitido agora) (mas NESTE CASO SERIAM 2 porque a Direção actual já conta com 1) e que afecte que afecte directamente a gestão de futura Direção) para evitar qualquer contradição com a lei viginte que regula a centralização dos direitos tv (que eu penso ser inconsticional)

    Carrega Benfica
    Rumo ao 39
    Red 1

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Blog. Desculpe Ricardo. Off topic mas penso importante. Num momento descontracção a ver site record vejo : filho ILEGITIMO de Courtois. Inacreditável isto num jornal! Por kestoes dignidade pessoa humana foi expurgado arredado este conceito filho bastardo ilegitimo pai incognito etc. Após 25 Abril 74. Revela desconhecimento Inadmissível do suposto jornalista. Devia ser multado jornal.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...