sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Contas do Benfica, exercício 2021/22:- PREOCUPANTE

 


Benfica SAD regista prejuízo de 35 milhões de euros em 2021/22

Águias justificam prejuízo com quebra nos valores das transferências de jogadores; dívida aumentou quase 46% em relação ao exercício anterior


A Benfica SAD registou um prejuízo de 35 milhões de euros no exercício de 2021/22, segundo o relatório enviado pelos encarnados à CMVM. Um resultado que as águias justificam com a queda nos valores encaixados provenientes das transferências de jogadores.

"O resultado líquido do exercício de 2021/22 ascende a um valor negativo de 35 milhões de euros, o qual está significativamente influenciado pelo resultado obtido com transações de direitos de atletas, bastante inferior aos valores alcançados nos últimos exercícios. 

Em termos operacionais sem direitos de atletas, verificou-se uma melhoria de 37,4 milhões de euros face ao período homólogo", pode ler-se no documento, onde se destaca a subida dos rendimentos operacionais excluindo venda de passes: "superam os 169,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 80,1% face ao valor de 94 milhões de euros alcançado no período homólogo, essencialmente relacionado com a participação e desempenho na Liga dos Campeões e com o regresso faseado do público ao estádio na época 2021/22. Este montante é o mais alto de sempre na história da Benfica SAD."

A queda nas verbas com transferências de jogadores foi notória: "Ascendeu a um valor de 41,6 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 52,5% face aos 87,6 milhões de euros apresentado no período homólogo. 

Apesar do valor bruto das vendas de direitos de atletas ter superado o montante do exercício transato (em 2021/22, esse valor atingiu os 124,4 milhões de euros, o que compara com o montante de 110,1 milhões de euros registado em 2020/21), os resultados obtidos com as transferências realizadas foram inferiores, uma vez que os principais jogadores transferidos foram adquiridos por valores significativos e não são provenientes da formação", lembram as águias, acrescentando: "Os rendimentos totais ascendem a 240,2 milhões de euros, o que corresponde ao terceiro melhor exercício de sempre da Benfica SAD, próximo do desempenho alcançado em 2018/19, a última época em que o Benfica se sagrou campeão nacional."

Destaque ainda para o aumento do valor da dívida líquida em 45,8% em relação ao exercício anterior, para 147,1 milhões de euros, "estando esta variação ainda relacionada com os impactos da covid-19, aliado aos investimentos realizados no reforço do plantel de futebol". Já os capitais próprios ascendem a um montante positivo de 109 milhões de euros.
................................
.............................
Deixo para os ilustres benfiquistas que sejam ( ou não ) entendidos na matéria, comentar.
.

9 comentários:

  1. Há risco de incumprimento em matéria de fair play financeiro? Não.
    Os capitais próprios (a diferença entre o passivo e os ativos) são negativos? As contas mostram 109 milhões de euros positivos.
    Estamos à espera de perdão de dívidas dos bancos intervencionados pelo Estado? Não.
    Estamos a beira da falência técnica como os principais adversários do Benfica a nível nacional? Não.
    A massa salarial, que tem sempre subido nos últimos anos, deverá descer este ano? Sim, espera-se cerca de 15 milhões de euros.

    Estou preocupadíssimo, não estamos ao nível do principais rivais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrijo - Estamos na falência técnica como os principais adversários do Benfica a nível nacional? Não.

      Eliminar
  2. Este prejuízo não quer dizer nada e não tem a importância que lhe querem dar. Conheço tantas empresas com prejuízo e que são saudáveis. As contas do Glorioso continuam muito saudáveis e recomendam-se (contrariamente às dos rivais). A confirmar-se uma redução significativa da massa salarial (por via da redução do nº de atletas e da saída de alguns dos mais caros) a perspetiva é certamente ainda mais favorável para o futuro.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se esses jogadores caros não serviram, melhor seria não os terem contratado.

      Eliminar
  3. Não é preocupante, nem de admirar . Não foi necessário a venda de qualquer "ativo caseiro" para "fazer face a coisas básicas do clube" e bastava-nos vender um ou dois para que o resultado não fosse negativo.
    Quando se comenta, ou fala, conhecendo só o que vem escrito nos jornais, o foco centra-se nos números negativos apresentados.

    Os Capitais Próprios (diferença entre Ativo e Passivo) de 109 M positivos, deixa-nos muito folgados no que concerne á Falência Técnica, ao contrário de Clubes bem conhecidos. A diminuição drástica, que se espera, da massa salarial, perspetiva futuros bons resultados.
    Uma rubrica que não é falada pelos Média, porque não lhes interessa, só o que o Benfica deve tem importância para aquela canalhada, é o valor que o Benfica tem a receber de Clientes e Outros Devedores, valor que ultrapassa em muito o montante da rubrica Empréstimos, neste caso Obrigacionista.

    Há um clube concorrente, que teve Capitais Próprios NEGATIVOS superior ao Capital Social !!!! O incrível é que continua por aí a bradar que continua muito bem financeiramente . Há SADs onde o Passivo ultrapassa, em muito, 100% do Activo...o nosso Passivo são 76,9% do Activo !

    Como foi dito na apresentação do Relatório de Contas , este resultado foi o chamado Risco Calculado. Estou descansado. Era previsível não existindo uma venda "extra".
    Agora, espero é que a aposta desportiva dê bons resultados.

    Para quem não percebia muito bem, a aposta em vendas de jogadores da Formação, penso que ficou esclarecido. É que o dinheirinho entra todo. Percebem agora as transações em "pacote" num passado não muito longínquo? E assim se "martelaram" contas legal e justificadamente.

    Não vale a pena estar a aprofundar em números e percentagens as razões que eu vejo para não me preocupar. Uma das razões, embora não necessite dela, que me faz estar ainda mais descansado é o silêncio dos profetas da desgraça. Devem estar a analisar, item por item, cada rubrica, á procura de qualquer "pintelho" fora do sitio.
    Nem tudo é perfeito, nem desejável, mas no geral estamos bem.

    Preocupante para mim, foi verificar o semblante carregado das pessoas que acompanharam Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira na apresentação dos Resultados...Imaginei o pior. Mas não, parece que seria só inveja por os bónus de uns serem superiores aos da maioria.

    ResponderEliminar
  4. Off Topic :
    Já aqui o escrevi várias vezes. Sonho ver a Tribuna Presidencial do Estádio da Luz, em dia de jogos, só com Benfiquistas. Sejam eles atletas ou ex atletas, sócios mais ou menos conhecidos ou até miúdos da formação, como prémio.
    Foi gratificante ver o Diogo Ribeiro, Campeão e recordista Mundial de natação, ser aplaudido pelos milhares de adeptos ... e na tal Tribuna.

    Há menos de um ano, já havia assinado pelo Benfica, o Diogo conduzia uma mota quando foi abalroado por um automóvel, ficando em muito mau estado. Isto aconteceu 3 ou 4 dias depois de ter ganho a medalha de Prata nos Europeus Juniores. Tendo perdido inclusive parte do dedo indicador direito, que foi possível reconstruir, fraturou um pé e deslocou um ombro, uma grave queimadura num dos joelhos e uma microrrotura no peito e ainda vários hematomas e escoriações pelo corpo todo, compõem o restante "ramalhete".
    Com força de vontade, perseverança, esforço, muita dedicação e acreditar nele próprio permitiram o resultado que todos conhecemos. Uma super mãe e família ajudaram muito. Foi bom ouvi-lo dizer que sem o Benfica seria impossível fazer o que fez...nem todos o afirmam.
    Sinto um orgulho especial ao sabê-lo Benfiquista de coração e ser de COIMBRA.

    Os clubes rivais já fizeram saber que também vão ter nas suas tribunas um atleta de piscinas. Os de Contumil vão ter com certeza o Iraniano, os do Cashball estão na dúvida entre um de Sarilhos Grandes, modo vintage, ou mais atual, o flop vendido pelo pedreiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. """ Os clubes rivais já fizeram saber que também vão ter nas suas tribunas um atleta de piscinas. Os de Contumil vão ter com certeza o Iraniano, os do Cashball estão na dúvida entre um de Sarilhos Grandes, modo vintage, ou mais atual, o flop vendido pelo pedreiro. """
      .
      Ahahahahahahaahahahahahaahahah.
      Lindíssima ironia
      Abraço

      Eliminar
    2. ahahahahhahaha, boa piscina, ehehehehe

      Eliminar
  5. a comparação com os outros nada interessa porque não sou adepto deles, até porque se nos compararmos com porcaria depois nada mais somos que porcaria, mesmo que melhor.

    por muito que a malta tente desvalorizar nunca é bom ter prejuízos pior ainda quando são elevadíssimos e piores o ano passado que no ano anterior em que as receitas foram afetadas brutalmente.

    duas coisas estamos agora a pagar parte da fatura do adiantamento das receitas televisivas que foi efetuado parte delas apenas para beneficio do presidente, e da sua divida como sabemos hoje, e com custos maiores do que o que poupamos.
    a outra foi que vendemos muito este ano mas o lucro foi pouco e não foi apenas por não se ter vendido jogadores da formação que dão maiores mais valias mas porque andamos a vender a maioria dos jogadores com prejuízo que comeu muito das mais valias que realizamos.

    à e a venda extra é uma falsa questão porque as vendas extras que se falavam, gonçalo ramos ou outros do género, foram todas faladas já com a pré época em andamento ou seja já só contava para o exercício deste ano.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...