segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Michel Preud'homme

Ontem, ao ver Moreira defender aquele penalty, com aquela categoria, lembrei-me dele:

Michel Georges Jean Ghislain Preud'Homme, guarda redes, envergou sempre a camisola 1, tanto nos clubes que passou como na selecção, camisola essa que lhe pertencerá sempre, já que foi um dos grandes jogadores mundiais e um dos melhores guarda-redes da história do futebol de todos os tempos.
Preud'Homme retirou-se do futebol em 1999, com 40 anos de idade numa partida amigável contra o FC Bayern Munique onde foi substituído por Carlos Bossio. Os 80.000 adeptos que enchiam o Estádio da Luz e aplaudiram de pé e aclamaram Preud'Homme, enquanto ele deu uma volta gloriosa ao estádio com a sua mulher e filhos.
Era o fim de uma grande carreira.
No Benfica:
· 1998/1999 - S.L.Benfica - 27 Jogos
· 1997/1998 - S.L.Benfica - 33 Jogos
· 1996/1997 - S.L.Benfica - 47 Jogos
· 1995/1996 - S.L.Benfica - 45 Jogos
· 1994/1995 - S.L.Benfica - 47 Jogos

Grandes Prémios

Troféu Lev Yashin, enquanto melhor guarda redes do Campeonato Mundial de Futebol em 1994
Melhor Guarda Redes do Mundo – 94
Melhor Guarda Redes segundo a UEFA – 94

Michel Preud'homme, foi um dos melhores de sempre, lista restrita de onde fazem parte nomes como: František Plánička, Lev Yashin, Antonio Carbajal, Sepp Maier, Gordon Banks , Dino Zoff , Peter Shilton, Harold Schumacher, Walter Zenga, Oliver Kahn, Gianluigi Buffon, Fabio Barthez.

Michel Preud'homme, deu muitas alegrias ao Benfica, em termos colectivos, acabou por pagar a factura de apanhar o clube numa fase menos boa a nível de resultados, a nível pessoal, era espectacular, lembro-me de estar no estádio e ver grupos de estrangeiros que ali iam só para o ver VOAR, como a nossa Águia.

Mas afinal de contas, é nos maus momentos que se fazem notar os grande Homens.

Obrigado por teres jogado no Benfica, obrigado por teres o Benfica no teu coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...