terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Valores Benfiquistas

“E lá vem o Zé, outra vez, com a treta dos Valores …”, até parece que vos estou a ouvir, ahahah.
“Deixa lá isso para depois, que o que nós queremos é o Benfica Campeão, a cambada dos mérdia a gaguejar, sem saber o que mais inventar e o POLVO feito em cacos, mais o garrote com que vem esganando a Verdade Desportiva! Isso sim, isso é que tem valor …”

Se era isto que me querias dizer, Companheiro ou Companheira, deixa que te diga que quase tens razão: quase …

Porque se o Benfica fosse só a Voz de uma Nação, já seriamos “mês que un club”, como o Barcelona o é para a Catalunha. Mas não, não somos só mais que um Clube, não somos só a Voz de uma Nação, nem sequer somos só a Voz da Língua de Camões.
Adeptos em todo o mundo, também os têm o Real Madrid e o Manchester United. Estes dois, são clubes muito grandes (e o primeiro até ainda pertence aos seus Sócios, tal como Nós) e são ícones de duas das línguas mais faladas pela Humanidade, mas o Glorioso, o Nosso Clube, esse transporta a genética Lusíada, a mesma que o levou a elevar-se através de uma infinita “mestiçagem” pelos 4 cantos do mundo.
Esses grandes Clubes são dos que mais adeptos têm no planeta e têm-nos por todo o lado. O Benfica tem Sócios por todo o lado. O Real Madrid foi, merecidamente, considerado o clube do século XX e é conhecido como a equipa dos “Galácticos”, mas o Benfica joga “em casa” em mais países do que décadas o RM tem de existência.

O Glorioso não “vai a África”, pela simples razão de que o Benfica é África! O Benfica não “vai ao Brasil”, tal como está em casa em Boston, em Paris, no Luxemburgo, em Díli, em Melbourne, em Dubai ou em Estugarda. Há duas épocas que a Equipa vai estagiar na Suíça e … são dias de uma festa sem limites.
Os mais ricos clubes da Europa têm, a mais do que o Glorioso, a vantagem de mercados muito mais ricos, mas essa diferença irá reduzir-se em boa parte assim que o Benfica puder vender os seus direitos televisivos pelo que eles valem. Os mais bem sucedidos clubes da Europa têm, a mais que o Glorioso, a vantagem dos títulos que conquistaram nos últimos 30 anos, período ao longo do qual o Benfica foi esbulhado indecentemente pelo sistema frutado.

O Glorioso é, de facto, o Maior Clube do Mundo, mas e muito mais do que isso … e a diferença resulta dos Valores que capitalizamos ao longo de uma Historia absolutamente Impar. Ao longo de décadas em que o Clube se transformou em símbolo da Paz, em traço de união entre povos e culturas, em estandarte da Democracia, em instrumento e veiculo da Solidariedade. O Benfica ajudou a formar e educar gerações inteiras e em vários continentes (ajudou-me a formar e educar os meus Filhos). O Benfica libertou da alienação centenas de milhar de Jovens e ensinou a outros tantos o sabor da superação, orientando-os na prossecução da “Raça, Querer e Ambição” O Benfica integrou dezenas de milhar pertencentes a minorias étnicas e culturais e, assim, ecoou o Universalismo anunciado por Cosme Damião.

Numa só frase e utilizando-me da visão da poetisa Florbela, eu digo que o Benfica está para os maiores clubes do mundo como o Poeta está para o mais alto dos homens. Sempre assim foi, ao longo de mais de um século e, recentemente, o Glorioso ainda cresceu em carácter e fundamento de relevância social, na justa e exacta medida em que se assumiu como bastião da resistência contra o POLVO. E, depois da “débacle” do nosso sistema judicial, concomitante com o desmascarar do badocha SexaSE do “des porto”, o Benfica e o seu grupo de media passaram a constituir o último bastião de resistência contra o POLVO!

Hoje por hoje e em Portugal, o Glorioso é o último santuário da Verdade Desportiva e isto é algo que, se os outros gostariam de esconder, não podemos ser Nós, os Benfiquistas, a deixar de sublinhar.
Por isso eu grito que não sou Benfiquista porque sim, nem porque sou: eu sou Benfiquista porque quero sê-lo, porque Amo o Clube e Adoro Amá-lo, porque não quero ser outra coisa, porque não tenho nada de melhor e/ou mais significativo para ser, porque sou Português, porque sou Gente e porque sou cidadão do Mundo.

Viva o Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...