NOTA PRÉVIA: O texto é longo, bruto, versando sobre o imoral, quiçá algo arrogante, mordaz e de certeza absoluta que irá incomodar muito boa gente que não pensa como eu.
Em resposta ao repto que me foi lançado por um Enormíssimo Consócio, que tem tido paciência para me ir ouvindo declamar as minhas mágoas de Benfiquista nos últimos anos, deixo-vos aqui as razões pelas quais nunca me armarei aos cucos ou em dirigente do Glorioso.
Sem mais delongas:
1. Em primeiro lugar as óbvias: Estatutariamente não posso. Ou melhor, acho que não posso, pois a mim ninguém me arranja números de sócio de conveniência e eu tenho muito orgulho dos meus imberbes anos de sócio correspondente e dos km que fiz entre Évora e Lisboa e agora Luanda e Lisboa para acompanhar o nosso Benfica;
2. Detesto notáveis e o que os mesmos representam. Elitismos não obrigado. Nunca me conotei com nenhuma "vertente" específica de Benfiquismo, nem tenho nada empatado com nenhum dos que se ouvem agora com mais veemência depois da sua casa, da Nossa Casa, estar a arder;
3. Não preciso de Benficar à esquerda ou à direita de nenhuma barricada para me definir como Benfiquista, nem tenho necessidade de o fazer para ninguém. Programas eleitorais são com os candidatos e não com este vosso humilde escriba. Não tenho falta de ideias, nem de inteligência e tenho idade e memória suficiente para me lembrar de muita coisa que muita gente não se lembra ou não se quer lembrar;
4. Não sou de carimbar ninguém com epítetos ou facções. Não gosto de divisionismos nem gosto de gente que se põe em bicos de pés a bater no peito julgando que são melhores que os outros. Isto tanto serve a carapuça aos Vieiristas como aos Noronhistas ou aos Gomistas ou a todos os outros "istas" que nunca reconhecerei como sendo pares dos meus pares, enquanto não se limitarem a ser apenas aquilo que são no cartão que lhes foi dado pela entidade que todos servimos ou deveríamos servir: Sócios do Sport Lisboa e Benfica.
5. Prezo-me de ser recto e incorruptível. Não aceito tachos nem gosto de cacicagem. Não tenho aspirações a ser hiper mega gestor mas já geri algumas empresas e fui presidente da MAG de algumas colectividades e por isso falo com alguma propriedade. Serei sempre crítico de quem não convive bem em democracia e que desrespeita os quesitos mais básicos do nosso direito administrativo, fazendo tábua rasa da separação de poderes que deve existir no associativismo e esta vai todinha para a sucessão de consócios (incluindo o actual) que tem passado pela Presidência da Mesa da nossa Assembleia Geral os quais, e digo isto alto e bom som: NÃO SERVIRAM E NÃO SERVEM ADEQUADAMENTE OS SUPERIORES INTERESSES DO BENFICA E DOS SEUS ASSOCIADOS!
6. Não tenho qualquer espécie de défice democrático nem encontro na minha vida nenhuma atitude condenável ao nível do Benfica ou da lei. Pago o que tenho a pagar a tempo e horas. Não tenho, tive ou espero vir a ter problemas com a justiça;
7. Não tenho fortuna, mas também não devo dinheiro a nenhuma entidade para além do banco onde tenho o que resta do empréstimo da minha casa. Não sou político, não tenho interesses na política e não tenho outros interesses empatados no ou com o Benfica para além do meu coração;
8. A minha experiencia de vida foi sempre feita com rectidão. Não tenho a espinha torta e não vergo a nenhum cabresto e muito menos me considero o típico idiota útil. Aliás a experiencia que tenho de associativismo e também em parte a profissional, têm-me dado a oportunidade de cruzar caminho com gente que se julga muito mais do que aquilo que realmente é;
9. Sou de origens humildes e tenho-me mantido humilde. Sei calar-me quando devo e criticar quando devo. Aprendi a fazê-lo às minhas custas. Erro como todos os outros e sou humilde o suficiente para pedir desculpa quando o devo fazer, olhos nos olhos, directamente e não de forma falsa, enviesada ou impessoal. Não sou maleável ou manobrável. Não ando de mão dada com nenhuma corrente de Benfiquismo nem sou de emprenhar pelos ouvidos;
10. Não confundo SAD's com clubes. Gosto muito do meu Clube mas não gosto da sua SAD. É uma opinião discutível e pouco dada a consensos, mas é baseada na leitura que faço do que tem vindo a acontecer em tempo de desespero noutros grandes clubes Europeus;
11. Não odeio nenhum (leram bem: nenhum) dos elementos actuais, cessantes ou passados dos nossos actuais corpos sociais, mas podem ter a certeza que não aceito a mentira, o compadrio e o amiguismo que se incrustaram no nosso Benfica nos últimos anos. Não admito que meia dúzia de patos bravos se outorgue autoridade ou superioridade moral para classificar de parvos ou idiotas todos os adeptos do Glorioso, querendo agora passar para a opinião pública uma imagem de virtuosidade inatacável;
12. Não apedrejo autocarros do Benfica. Não vou a casa dos nossos jogadores para os aterrorizar a eles ou às suas famílias. Não escrevo, picho, sujo ou danifico propriedade do Benfica. Não vou aos jogos para assobiar nem para mostrar lenços brancos;
13. Tenho lugar cativo mesmo sem estar em Lisboa. Já fiz mais de 7.000 km numa sexta-feira para poder estar a assistir ao ultimo do jogo do campeonato na Luz. Não aceito lições ou avaliações de Benfiquismo vindas de ninguém e muito menos de outros Benfiquistas. Quando começam com as conversas de "medição do pirilau" faço-lhes o mesmo que faço de cada vez que mando um fax para o Pinto da Costa... Puxo o autoclismo;
14. Ninguém me vende, passa, ou insinua informações. As minhas opiniões são as minhas opiniões. Já fui arrasado, vilipendiado, traído e ofendido, mas nunca andei em cima de nenhum plinto a bater com a mão no peito a dizer que só eu tenho razão e que o meu Benfiquismo é maior que o de qualquer outro. Muito pelo contrário. Nunca tive vergonha de me assumir como Benfiquista em nenhum lado. Nem sequer em situações bem complicadas (as quais são apenas do foro dos meus companheiros de Benfica mais próximos), por isso que fique bem claro que eu não temo porque não devo e que acima de mim enquanto Benfiquista estará sempre e apenas só o Benfica e de certeza nenhum outro Benfiquista! (quem não percebeu esta que o diga na caixa de comentários que eu farei os possíveis por explicar)
15. Não sou "nouvelle chic" e muito menos tenho origens de fidalguia. Sou apenas e só Alentejano, criado em Évora e tudo o que tenho ninguém me deu, foi tudo conquistado por mim com o meu trabalho e o meu suor e a minha dedicação e a ajuda dos meus pais que muito sofreram para me ajudarem a chegar ao que sou hoje. O meu Benfiquismo se tem alguma origem essa estará na minha família. Nasci e vivi num local e numa família de Benfiquistas onde o respeito pela verdade e pelo meu semelhante foi sempre o pilar da minha educação;
16. Nunca menti a nenhum consócio, nunca insultei nem agredi nenhum outro consócio do nosso clube. Não tenho qualquer cartilha ou agenda oculta. Estou sim farto de gentinha sem escrúpulos que para fazer valer as suas opiniões se dedica diariamente à tentativa de assassinato de personalidade de quem quer que pense de maneira diferente. Conviver em sociedade sem menosprezar a intelectualidade ou integridade do próximo é uma lição que a vida me foi ensinando;
17. Nunca na minha vida utilizei o meu Benfiquismo ou o Benfica para proveito pessoal. Não preciso do Benfica para sobreviver. Preciso do Benfica para viver o que é muito mas muito diferente. Sem Benfica eu não existo. Aliás se há alguma coisa que todos os que me conhecem sabem de cor é que me podem tirar tudo menos o Benfica;
18. Nunca ignorei, menosprezei ou contrariei a vontade dos meus consócios. Nunca ignorei os nossos Estatutos e os nossos Regulamentos Internos. Nunca desrespeitei as eleições do Benfica que foram outrora as mais democráticas de todas as realizadas por outros clubes em Portugal. Nunca ignorei debates e nunca queimei na praça pública tudo o que é voz dissonante da minha própria opinião, nem recorri a terceiros para o fazerem em vez da minha pessoa. Nunca simulei, forjei ou trunquei contratos nem nunca falsifiquei a minha assinatura em nenhum documento. Nem a de outros.
19. Participo com orgulho desde 2006 deste cantinho de Benfiquismo Inabalável, que sobrevive muito às custas da resiliência e enorme Benfiquismo do nosso caro Ricardo. Este é um blog de gente digna e honestamente Benfiquista ao contrário do que muitos podem pensar ou que em determinada altura tenham tentado levar outros a acreditar (esta vai direitinha para alguns que nos deixaram);
20. Por termos opiniões próprias e não termos receio em as expressar fomos mimoseados por várias vezes aqui, nas nossas caixas de comentários e noutros locais menos próprios para consumo humano da nossa blogoesfera de, e permitam-me agora o recurso a palavras de índole mais ofensiva:
- Radicais;
- Anti-Benfiquistas;
- Talibans;
- Escroques;
- Filhos da puta;
- Cornudos;
- Pulhas;
- Garotos;
- Chulos;
- Indigentes;
- Idiotas inúteis;
- etc...
Estas e outras pérolas foram sempre utilizadas para descrever ou carimbar todo e qualquer um de nós que tivesse a audácia de escrever um texto ou postadela onde estivesse incluída a mais ínfima crítica ao poder vigente e ao autismo dos que apoiaram Vieira durante estes anos todos.
E ai do infeliz que se atrevesse a escrever meia dúzia de verdades sobre a última bolacha do pacote do Benfiquismo, o nosso excelso Vice auto proclamado Presidente Rui Manuel César Costa. A esse era desejado como destino a fogueira da Santa Inquisição, não sem antes passar por todas as torturas possíveis e imaginárias desde que causassem tanta dor quanto o tamanho da ofensa provocado no Benfiquismo elitista de alguns.
Pois bem meus amigos, eis as 20 razões que encontro e pelas quais eu ou outros como eu nunca poderíamos almejar fazer parte da estrutura directiva de tão Gloriosa Instituição.
Nunca a turbe dos "bien savants", nunca a elite dos senhores disto tudo, nunca a espécie de maçonaria que se criou à volta da cúpula do nosso Benfica, irá deixar que o poder seja exercido por quem o tem realmente de exercer...
Sim porque em milhões de Benfiquistas, uns mais anónimos que outros, não há de certeza absoluta nenhum com as competências técnicas, pessoais, humanas e profissionais para fazer um trabalho tão bem feito como o que o têm sido feito por esta elite de notáveis ao longo dos últimos 25 a 30 anos...
Para esta gente o Benfica nada interessa pra além do status social que lhes permite, e estão-se pouco marimbado para a Mística, que caiu nas ruas da amargura, qual Severa desditada, agarrada a um ideia para alguns nefasta de um Benfica forte, pujante, dominante, como o deveria ser um clube que já foi líder nacional e internacional.
Em jeito de despedia e apesar do nojo que me causa ver o Benfica cheio de sabujos e gente cangada com a espinha dobrada e amarela, quero-vos dizer que ainda consigo arranjar forças para gritar bem alto a plenos pulmões:
VIVA O BENFICA PORRA! ESTAMOS JUNTOS!
Nuno Miguel Aleixo Fernandes
Sócio 42424