AS (IN)COMPETÊNCIAS DO SR.LAGE
Ponto prévio : Não existe quem seja dono da verdade. Absoluta ou não. Mas eu, também não sou adepto do chamado simplismo, não tenho o vicio de desprezar certos elementos, que podem ser uteis na resolução de um determinado problema, só porque dá jeito, se tem receio de melindrar quem quer que seja...ou medo de reconhecer uma suposta verdade que dói...que nos corrói a Alma.
Este Benfica do Sr. Lage, é o mesmo que goleou o Atlético de Madrid e o FC Porto. É o mesmo que venceu a Taça da Liga, e que ganhou em Turim à Juventus. É o mesmo que perdeu de forma inglória com o Barcelona, mas soube ganhar fora de portas ao Estrela Vermelha e ao Mónaco.
Este Benfica do Sr. Lage, é o mesmo que perdeu em casa com o Feyenoord e empatou com o Bologna.
É o mesmo que empatou com o Aves, perdeu com o Braga, com o Sporting e com o Casa Pia.
É o mesmo Benfica que ganhou com bastante sofrimento a maioria dos jogos, incluindo os dois últimos pelo mesmo resultado de 3/2, ante Estrela da Amadora e Moreirense !
Este Benfica é uma incógnita. Uma catrefada de erros e de falta de trabalho visível.
Qualquer equipa, hoje em dia, vai ao nosso Estádio e divide, irmãmente, a posse de bola. Qualquer equipa, faz a nossa rabiar, cheirar a bola. Não há treino de pressão individual, nem posicional. Se existe, não aparenta !
Nos lançamentos laterais, por exemplo, a nosso favor, não se vislumbram movimentações que nos permitam ganhar a posse de bola. Uma nódoa...uma desgraça.
Mesmo a jogar em casa, este Benfica é uma equipa de contra ataque, que raramente, muito raramente, marca golo em ataque organizado. Embora ainda recentemente, frente ao Barcelona, o tenha feito ! Não se entendem estes fogachos de equipa de eleição, que rapidamente passa para uma mediocridade enfadonha, atroz !
Parece uma equipa de engate, sem matriz de jogo treinado...ou definido. Dá a sensação que as coisas acontecem por acaso. Menos o jogar no erro do adversário, que é comum ao treinador e à sua pequenez de pensamento.
O Sr. Lage é incompetente ? Para o Benfica, sim.
Não mostra competências, ambição ou exigência para ser Treinador do Benfica. Não é a fazer aqueles números de circo, de ir junto das claques nos estádios, mandar caralhadas para o ar, bater com a mão no peito e a chamar os jogadores para fazerem o mesmo, que é mais treinador. Dispenso atuações circenses, de alguém responsável que represente o Benfica. Nos outros, não me importo de ver palhaçadas, e os saltinhos de alegria por se empatar um jogo em casa...
Treinador algum do Benfica, se deve sujeitar ao papel ridículo de dar explicações a membros de claques que lhe fazem esperas...ou não.
Treinador algum do Benfica, tem o direito de passar aos Sócios, supostos "atestados de comportamento", ou fazer um papel disparatado, de absurdo "advogado de defesa" do Presidente do Clube.
O Sr. Lage, além de não possuir capacidades para ser um bom treinador para o Benfica, nunca será um bom comunicador, por mais que tente. Portanto, seria bom para a sua imagem, e por conseguinte, para a imagem do Benfica, que se deixasse de palhaçadas durante as Conferências de Imprensa. Deixe de atirar umas piadolas para o ar, ou de tentar adivinhar o que lhe vão perguntar e de dizer que já sabia qual a questão que determinados jornalistas lhe iriam colocar. O Sr. Lage que se limite a responder sobre o assunto em questão na Conferência, e nada mais ... Deixe de tentar graxa aos jornalistas, que eles agradecem com coices. O Sr. Lage nem a tentar "dar brilho" ás conversas consegue disfarçar o nervosismo.
Fique desde já a saber Sr. Lage, que não há prémio para quem dá as melhores CI...pelo menos para alguém do Benfica. Já chega ter de gramar aquela coisa ridícula do prémio fair play, que nos tentam sempre impingir.
É escusado o Sr. Lage, continuar a teimar na tecla da união e "somos todos uma família"... Quanto mais se debate esse assunto, mais fica no ar precisamente o contrário.
Aursnes no final do jogo de sábado, foi mais um que voltou a afirmar que a Equipa deveria jogar mais. Já não é o primeiro a referir o mesmo.
Sei, todos sabemos, que não foi o Sr. Lage que idealizou o Plantel que encontrou, quando tomou conta da equipa.
Mas foi ele que no recente mercado de Inverno não reforçou as posições em que o Plantel, ainda, carece de qualidade e opções. Defesa Central, Defesa Direito e Médio Ofensivo.
Não acredito, que se ele tivesse pedido ao Presidente, este não tivesse tentado contratar jogadores para as ditas posições.
Central não temos na Formação. Laterais direitos, estão dois mas parece que não contam. O Leandro é bom, tem de jogar para ganhar calo, mas pode ser o futuro. Médio ofensivo também há na Formação, mas irá jogar sempre o Kökçü até rebentar, ou alguém que não está preparado para o lugar...
Mas o Sr. Lage, segundo palavras dele, nem o Manu foi pedido seu, foi uma sugestão do Presidente !!!
Segundo as palavras também do Sr. Lage, a formação pouco conta, porque ele dá prioridade a quem custa milhões. Portanto, o nosso melhor central vai voltar a jogar a defesa direito, ou deriva para lá o Aursnes ou ou Leandro Barreiro. Adaptações como ele gosta. Até porque não joga no sistema de três centrais.
Os erros na saída de bola, sucedem-se. A má abordagem, e péssima marcação em lances de bolas paradas defensivas, já são imagem de marca...Estes erros, e outros, veem-se acumulando praticamente desde que o Sr. Lage pegou na Equipa. Parece que as vitórias, mesmo sofridas, tudo disfarçam.
Não pode ser assim.
O Sr. Lage é um incompetente, ou incapaz de melhor, ao qual se junta uma pseudo estrutura, que rivaliza com ele nos atributos com que o caracterizo...
Posto isto, o que resta dizer ?
Bem, o Sr. Lage assumiu a Equipa à 5ª jornada, quando já havíamos perdido cinco pontos ( derrota em Famalicão e empate em Moreira de Cónegos) ! Fez uma série de 8 vitórias seguidas na Liga. Recuperou pontos perdidos, parecia bem encaminhado até ao jogo na Vila das Aves, onde perdemos 2 pontos com um empate estupido. Depois daquela série de vitórias, até ao atual momento perdemos 11 ( onze) pontos! As tais derrotas com Sporting, Braga (na Luz), Casa Pia e o mencionado empate nas Aves ...
Estamos a 4 pontos da liderança.
Este, poderia ser o Campeonato mais simples de sempre, para o Sr. Lage ganhar.
Até os rivais diretos "ajudaram". O atual Campeão, que partia como favorito à renovação do Titulo por ter uma estrutura consolidada, com uma equipa que manteve os principais jogadores e Treinadores...decidiu dar os habituais tiros nos pés, devido ao "síndrome do inchaço de peito feito" com que exibem a sua falsa superioridade, e deixam sair o Treinador e o Diretor Desportivo, responsáveis pelos êxitos recentes. Mudam de treinador duas vezes...Além disso, uma série de lesões, impede que joguem com alguns dos titulares durante largo tempo e gerem com pinças, o estado físico de outros...Perdem dois jogos seguidos, empatam a zero em Barcelos e a 4 (!!) em Guimarães.
Nós, em vez de lhes darmos a machadada final e partir para uma liderança isolada, damos-lhes vida, com opções estapafúrdias e muitos erros de avaliação na hora de efetuar substituições.
Os do FC Porto, apesar de continuarem a sua demanda interna para decidir quem manda mais, depois de decidirem vender alguns dos principais jogadores e de trocar de treinador, "ajudam" com um empate sobre os Leões, celebrado pelo mister Anselmi como uma vitória de final de Champions...
O Sr. Lage, a Equipa do Benfica, ainda não perdeu qualquer Titulo esta temporada, já ganhou inclusive a Taça da Liga, cada um lhe dará a importância que quiser...Continua na Champions, na Taça de Portugal e na luta pelo 39.
Incrível não é ? Mesmo sem jogar um corno, a maior parte dos jogos, ou alguma coisa que se veja...Estamos na luta. Como estaríamos tão mais felizes, se fossemos mais competentes...Não é Sr. Lage e Sr. Rui César Costa?
OBS : As lesões do Manu e do Bah são de lamentar, mas não fico atormentado com a falta que esses jogadores nos irão fazer. Um tinha acabado de chegar, acredito que encontraria o seu espaço no onze, mas chegámos até aqui sem ele...e tenho a ligeira sensação que o sr. Lage o iria "estragar"...
O Bah, já não contava, ou contava pouco, para o treinador que preferia colocar no seu lugar um defesa central ! E deve estar, ou sentir-se, servido, pois não solicitou qualquer reforço para a posição.
Desejo que recuperem bem e que voltem mais fortes. O tempo que vai ser, logo se vê. Além da recuperação da cirurgia e reabilitação, há que contar com a preparação para a competição e com o fator psicológico de cada um. Sendo a mesma lesão, até se podem ajudar um ao outro. Recuperar acompanhado de um colega pode ajudar bastante, é diferente do que só lá estarem Médicos e Fisioterapeutas...Podem dar força um ao outro...Penso que até finais de Novembro, 2025, estarão a competir...se não houver um qualquer revés.
OBS2 : PENALTYS : Sobre o tema, sigo as recomendações que todos (TODOS) dão, e explicam bem explicadinho quando poderiam favorecer o Benfica : Se o adversário toca primeiro na bola e depois no jogador do Benfica, NUNCA é penalty, nem que lhe parta a perna.
Se o adversário do Benfica, na sua área, tiver o braço junto ao corpo e a bola for ao seu encontro e lhe bater, não há razão para marcação de grande penalidade, nem que faça o movimento com o corpo. Não produzem volumetria, explicam os entendidos. Embora os sapos possam jogar andebol na sua área...mas isso é outro assunto. O mesmo se aplica se a bola for de encontro ao braço, na sequencia de um ressalto.
Estou esclarecido quanto ao tema !!
OBS3 : Não me esqueci, ficou propositadamente para o fim.
Concordemos ou não com as opções tomadas. Mesmo eventualmente desiludidos com uma ou outra exibição, a nossa Alma é Vermelha. É Benfica. Nunca deixaremos de apoiar até ao ultimo folego. Nos bons e maus momentos. Nos bons é fácil. Nos maus é quando a equipa mais precisa de nós...e quando temos de demonstrar de que cepa somos feitos. Ser do Benfica, não se explica, é um sentimento que nos invade, que se incorpora com o nosso ser, cada vez mais, e mais, a cada dia que passa. Faz parte de nós. Está fundido no nosso espírito e cravado no nosso coração.
Os Benfiquistas amam o Benfica. Mas o Amor, não é dizer "sim" a tudo. Também é saber dizer "não" e apontar o que está menos bem, para possibilitar que seja retificado.
VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA,
VIVA O BENFICA...VIVAAAA !
Olá Paulo , bem vindo de novo , em 1º lugar as suas melhoras .
ResponderEliminarEu hoje não vou bater mais no Lage . Tenho é mais vontade de criticar quem o contratou e mais ainda de quem elegeu este presidente para gerir um clube tão grande como o Benfica, é uma sucessão de vontades . De quem é a culpa ,do Cú Piiii ou das calças , ou quem errou primeiro , o Ovo ou a Galinha .
A única certeza que tenho é que este Benfica é Bipolar , ora nos leva aos céus ,ora nos leva aos infernos , se antes não tivermos um colapso cardíaco nos minutos finais de quase todos os jogos .
Sinceramente estou farta de reclamar quando jogam como qualquer equipa mediana , mas depois vem as vitórias, mesmo não jogando tão bem , é um bálsamo para este coração inquieto .
para sempre Benfica ❤️
Este post é clarinho como água, aliás, gostava de saber o que levou a direcção do Benfica a optar por Lage, sendo conhecido de todos, não foi assim tão longínquo, o que então levou ao seu despedimento, aliás, algo que é comum na sua trajectória enquanto técnico principal.
ResponderEliminarAinda assim, depois da sua escolha, que me desagradou enquanto benfiquista, pensei que tivesse aprendido com os erros, qual quê?, bastou ver o papel ridículo a que se prestou na conferência de apresentação para ficar com as maiores suspeitas de que Lage afinal pouco ou nada aprendera entretanto.
Seja como for, a esperança e crença de benfiquista sobrepuseram-se às desconfianças, a conjuntura "lagarta" animou a coisa, mas foi sol de pouca dura, pois a equipa é tudo menos consistente, manifesta irregularidades que nos levam sempre a temer o pior, mesmo para quem já está calejado de observar futebol há quase 6 décadas...ou talvez por isso.
Enfim, como se não bastassem decisões estapafúrdias, que até a leigos custa engolir (como se ver o que se passa no decurso de um jogo de futebol seja um género de ciência oculta só ao alcance de mestres do oculto), surge a rábula da cena inenarrável da garagem, provavelmente nesta fase de época poderia?? ser contraproducente, mas não veria com maus olhos o subsequente despedimento, face à, na minha perspectiva, gravidade da sua conduta, que posteriormente procurou atamancar (ele e o presidente, diga-se), como se a generalidade dos adeptos, que ele infantilmente procura bajular, padeçam de uma espécie de défice cognitivo.
Não bastando as suas costumeiras horríveis intervenções públicas, que evito ver, mas hoje em dia acaba por se saber, eivadas de um "puxa-saquismo", nomeada e relativamente ao presidente da direcção, como se isso contribua para algo palpável que se reflicta numa melhoria consistente da equipa, numa delas chega ao ponto de ele, ele sim, levar a politiquice eleitoral para a praça pública, quiçá, balneário.
Ao longo dos anos tive e tenho as minhas antipatias e simpatias por treinadores e jogadores, aprecio mais uns que outros, como qualquer um de nós, mas não me lembro de um treinador que me "incomode" tanto como Lage, e como me custa dizer isto, apesar de mero desabafo, porque é ainda o treinador do Benfica.
Lage que seja sóbrio nas suas intervenções, escusando assim perder-se no emaranhado daquilo que supostamente pretende comunicar, que treine mas é a equipa para a tornar consistente, que corrija os recorrentes erros notórios, mormente a construção??? a partir do guarda-redes, que já nos causaram derrotas e, quando não, amargos de boca.
Dito isto, comungo obviamente com a visão do post e, apesar de Lage, oxalá sejamos campeões e consigamos os objectivos que um clube como o Benfica tem sempre, sempre, de ter: Ganhar e ganhar! Títulos e títulos!
Não sou nada apologista de mudanças contínuas de treinadores, bem pelo contrário, mas há alguns que logo à cabeça, pelos antecedentes, não causam qualquer entusiasmo.