sábado, 18 de julho de 2020

JESUS NA LUZ (PARTE II)




(ARTIGO DE JOSÉ MANUEL DELGADO) ... CRÓNICAS DE UM MUNDO NOVO 

Jorge Jesus é o décimo treinador na história do Benfica a ter um segundo consulado à frente da equipa principal dos encarnados. Ribeiro dos Reis, Lipo Hertzka, José Valdivieso, Bèllá Guttmann, Fernando Riera, Otto Glória, Mário Wilson, Sven-Goran Eriksson e Toni antecederam JJ nesta aventura que é regressar a uma casa onde já se foi feliz. É esse, aliás, o fio condutor destas ‘reprises’, a vontade de explorar melhor as boas sensações deixadas num período anterior. 

Há que dizer, desde já, que, regra geral, as segundas experiências não são tão bem conseguidas quanto as primeiras. Foi assim com dois dos treinadores mais marcantes da história do Benfica, Otto Glória e Bèllá Guttmann, e mesmo Eriksson (que saiu a mal com Fernando Martins e só regressou porque, entretanto, o Benfica mudou de presidente) teve um impacto maior em 1982/84 (dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça Ibérica, e uma final da Taça UEFA) do que em 1989/92 (um campeonato, uma Supertaça e uma final da Champions). 

Como será com Jorge Jesus? 

A conjuntura parece indicar que a diminuta margem de insucesso permitida ao presidente, a escassos meses de eleições, redundará um investimento refundador de um plantel com elementos de valor, mas mal calibrado e construído sobre premissas erróneas. 

Foi, aliás, uma abordagem inconsistente com a realidade que levou a que o Benfica não aproveitasse, como podia e devia, nos últimos anos, uma flagrante superioridade de meios sobre o principal rival, o FC Porto. Se a SAD do Benfica aprendeu com os erros e se estiver disposta a dar ao treinador meios que possam gerar uma equipa capaz de se afirmar na Europa (o que tem como patamar mínimo ultrapassar a fase de grupos da Champions…), a próxima década (2020/21 a 2029/30) pode trazer aos encarnados a hegemonia no futebol português que falharam na década que agora acabou (2010/11 a 2019/20).   

E onde é que mais falhou o Benfica ao longo dos últimos anos? 

Não foi, certamente, no investimento no Seixal, os clubes portugueses devem manter a vocação formadora e aproveitar os melhores elementos para enriquecerem os plantéis. Porém, querer ser campeão e fazer boa figura na Europa, forçando para além do razoável aquilo que a formação tem para dar, só pode dar mau resultado. E o Benfica, ao obrigar alguns jogadores a queimar etapas, não os ajudou e não se ajudou. Casos como os de Miles Svilar, Gedson ou Florentino, são exemplos de jovens talentosos que foram obrigados a dar passos atrás para poderem retomar o caminho do futuro. Num clube como o Benfica – e o mesmo princípio é válido para outros emblemas com apostas firmes na formação – os jovens (exceto se são Chalana, Félix, Futre, Cristiano Ronaldo, Figo ou Baía…), antes de ajudarem, têm de ser ajudados, ou seja, devem ser enquadrados num coletivo forte e coeso, que os faça crescer e evoluir. Foi isso que o Benfica foi perdendo nos últimos anos e deverá ser isso que deve recuperar agora. 

Nada do que estou a dizer é novo, as grandes equipas sempre foram feitas da conjugação da experiência com a juventude… 

O que deverá ser novo no Benfica, de agora em diante, e Jorge Jesus, nesse particular, pode dar uma boa ajuda, é o critério das contratações, que devem ser realmente cirúrgicas e não feitas a atirar a tudo o que mexe. Nas próximas semanas, à medida que o plantel encarnado for sendo recomposto, perceber-se-á a profundidade da mudança trazida por Jorge Jesus. 

PS - Agora que está oficializado o regresso de JJ à Luz por três anos (e quem diria, em outubro de 2015, que tal seria possível…), a primeira batalha do novo treinador passará por reconquistar aqueles adeptos que continuam sem perdoar-lhe algumas coisas que foram ditas há cinco anos. E só poderá fazê-lo com resultados positivos e futebol atraente. Deverá também ultrapassar os dois obstáculos que separam o Benfica da fase de Grupos da Liga dos Campeões. 

É redutor colocar as coisas sob este prisma, com a aceitação indexada aos resultados? 

Sem dúvida. Mas o futebol é assim mesmo, generoso e ingrato, feito sobretudo de emoções à flor da pele.
...
...
Qual a opinião dos ilustres benfiquistas sobre a matéria de facto?
...

21 comentários:

  1. Completamente em desacordo por esta contratação!!!
    Só vem revelar a falta de ideias da celebre estrutura!!!!

    Agora vão buscar um treinador e dar-lhe tudo o que não deram aos seus sucessores...

    1- Os jogadores que quer
    2- O poder de decisão para formar a equipa que quer
    3- O poder de decisão para a sua equipa técnica
    4- O poder de decisão para a dita estrutura

    Vão ficar reféns de um treinador e ainda mais com um contrato para 3 anos!!!!!

    O futebol em Portugal não mudou da noite para o dia e o FC la do Norte vai continuar a comandar os bastidores da arbitragem e vai ter dinheiro para investir... o Jesus nem sempre se saiu bem contra boas equipas la do Norte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sucessores além de quererem os ordenados até ao fim do contrato queriam mais alguma coisa?!!! Nunca os ouvi dizer nada!!! Dois bons bananas que tiveram o que mereceram, ou mais! E só um tipo que ainda deve perceber menos de futebol que eles para vir com esta conversa de merda!!!

      Eliminar
    2. E ainda não enxergaste que ventoinha mandou Jesus embora porque queria roda livre para as negociatas com mendes?! Qual estrutura?! Rui Costa manda alguma coisa?! Que conversa da treta!!! É só néscios!!!!

      Eliminar
    3. E qual é o teu problema com Jesus?! Inveja dos milhões que o homem ganha?! Ele que fala mal português. Ganha milhões e merece, porque é dos melhores, e dá a ganhar muito mais que o que ganha: que o diga: Benfica, Sporting, Flamengo, etc.

      Eliminar
    4. O Hunknown aqui escreve duma maneira num outro blog é precisamente o contrário. A minha opinião sobre JJ não interessa, se é do SLB é para apoiar, sempre.

      Eliminar
  2. Cosme Damião, Jaime Catarino Felix Bermudez, Bogalho, Vieira de Britos, Borges Coutinho, João Santos, etc. estão a dar voltas ao túmulo.

    A contratação do oxigenado é a maior derrota do Vieira.
    Um Vieira sem berço, que roubava as moedas do elefante do zoológico, (entre outras) está aí em toda a sua plenitude!
    O GLORIOSO não é esta espelunca que Vieira transformou!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás, Vieira disse a DUAS pessoas (2) que o Benfica era um clube de merda.
      E é na merda que o Glorioso está transformado!!!

      Eliminar
    2. Pois eu acho que a contratação do JJ não é a maior derrota do Vieira, pelo contrário, é o cartão de ingresso pra mais 4 anos na presidência. Lamentavelmente, deixaram-se ultrapassar. Volto a dizer, lamentavelmente não previram nem acreditaram nisto. Por muitos de nós não votarmos Vieira, ele não vai perder as eleições. Quer queiram quer não o Benfica vai ter este senhor a dirigi-lo. Eu não deixo de ser sócia, mas a desilusão que sinto ninguém ma tira.

      Eliminar
    3. É não deixo de ser sócia porque quero continuar a lutar por um Benfica Glorioso e limpo. Essa é a minha obrigação enquanto Benfiquista, até que a voz me doa!

      Eliminar
    4. São quase 21 horas, acho melhor não dizer nada.

      Eliminar
  3. Eu quero é estar no Marquês de Pombal a festejar. O resto é-me totalmente indiferente. O empregado que não disser bem do patrão é mau empregado. Por isso Jorge Jesus, que não viu renovado o seu contrato com o Benfica, assalariado do Sporting, e perante as perguntas, não podia dizer mal do Sporting. É apenas a minha opinião.

    O resto, como diz Cláudio Ramos: Desejo a todos saúde e paz... o resto o universo traz "...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu não consigo que me seja indiferente o nome do Benfica no lodaçal. Lamento, também é a minha opinião. Não consigo!

      Eliminar
  4. Será que errei no blogue e estou a ler as respostas dum post no NGB?.
    Viva o Benfica pôrra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Minda não estás, mas todos temos direito às nossas opiniões. Este último caso do Sr. LFV a ser constituído arguido, foi, para mim , a gota que fez transbordar o copo de água. Votei sempre em branco porque não conseguia confiar no Vieira. Agradeço -lhe o que fez de bom, mas acho que nos últimos anos foram muito mais as coisas más do que as boas. Não gosto de ver o nome do Benfica SEMPRE posto em causa e sempre pela falta de limpidez e clareza nos negócios. Não está no meu ADN e tenho o direito de dizer que não gosto. Também não gosto das pessoas que rodeiam o Vieira, algumas há muitos anos. Isto não tem nada a ver com o JJ , pessoa arrogante que detesto , mas a quem reconheço competência. Isto tem a ver com a enorme capacidade que o presidente do Benfica tem em negociar( tiro-lhe o chapéu), que foi descurada pelos possíveis candidatos à presidência do Benfica, tendo como consequência imediata o agarrar da cadeira do poder por Vieira até esta ser reduzida a pó. O JJ deve ter aprendido muito, eu espero que sim, e provavelmente não irá voltar a cometer os erros de palmatória que cometeu, mas, se isto correr mal, e tem hipóteses de correr( espero que não , o Benfica , além do terror das inúmeras acusações que tem em cima que tem de esgrimir em tribunal, ainda fica com um problema financeiro que não será pequeno. Portanto, não são respostas do NGB, com o qual não tenho grande afinidade, são respostas de pessoas( REFIRO-ME EXCLUSIVAMENTE A MIM, os outros que se defendam)que pensam diferente de ti se calhar, mas que são igualmente Benfiquistas ,como tu, e há muitos, muitos anos. O meu amor é ao Benfica, não ao Vieira! Quanto ao JJ, não gostando dele, É O MEU TREINADOR, e é para ser respeitado. VIVA O BENFICA SIM SENHORA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA , AMOR INCONDICIONAL MAS COM DIGNIDADE, da qual nunca, nunca mesmo abdicarei.

      Eliminar
  5. Marley
    É que este blogue era o convívio de Benfiquistas e tinha-mos uma coisa em comum ,era que para criticar e distorcer tudo que era feito , haviam os blogues próprios para isso , dos anti Vieira aos dragartos , para eles tudo era motivo de critica .
    Se disse mal do LFV quando vi que já não tinha-mos hipótese alguma de ganhar o campeonato ? disse pois e muito ,que o LFV não era presidente para o Benfica porque porque só pensava em construir , e em vez de fazer a equipa forte só pensava em vender os melhores , e punha miúdos a jogar a liga dos campeões ,só para os poder vender , estava-se marimbando para o Benfica ... mas que raio o homem desta vez parece que acertou em cheio temos que esperar para ver .
    Alem disso acho mal estar sempre a malhar no presidente .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Agora temos de esperar para ver e apoiar o treinador, que é o nosso e como é o nosso É O MELHOR DO MUNDO!Quanto ao presidente, quando eu comecei a fazer parte deste blog, não me lembro de haver as trapalhadas que hoje existem. Sempre nos atacaram porque éramos vermelhos, mas não por coisas que nos envergonham. Pelo menos, a mim envergonham-me.
      Se acham que eu, por dizer o que disse aqui e que reitero, estou a mais ,refiro-me. Desejo-vos a todos o melhor do mundo. Afinal, a minha opinião só interessa a mim mesmo e à minha consciência
      Um abraço a todos.

      Eliminar
    2. Queria ainda dizer que , ser atacada pelos lagartos e pelos lá de cima por ser vermelha, nunca me incomodou, porque fui sempre vermelha desde pequena por formação, por ideologia, por uma questão de justiça, Tive essa herança dos meus pais. Agora,atacarem-me por fazer parte de um clube que nos últimos anos anda nas bocas do mundo por coisas ,alegadamente, menos dignas incomoda-me muito.
      Mas como disse acima, se incomodo , retiro-me !
      Abraco

      Eliminar
  6. "Se a SAD do Benfica aprendeu com os erros e se estiver disposta a dar ao treinador meios que possam gerar uma equipa capaz de se afirmar na Europa (o que tem como patamar mínimo ultrapassar a fase de grupos da Champions…), a próxima década (2020/21 a 2029/30) pode trazer aos encarnados a hegemonia no futebol português que falharam na década que agora acabou (2010/11 a 2019/20)."

    JMD há umas semanas disse na bolatv que a direcção do Benfica era um atraso de vida para a vertente desportiva. Ainda acha que vão aprender com os erros? Essa gente quer lá saber dos erros. O que interessa ali são os negócios. Se investirem este ano será para não perderem as eleições.

    ResponderEliminar
  7. "Eu quero é estar no Marquês de Pombal a festejar. O resto é-me totalmente indiferente."

    Valores? Ética? Princípios? Que interessa isso?

    É nisto que o Benfica se transformou, um Clube sem identidade. Agradeçam ao grande Vieira.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...