quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Grupo Benfica – Reestruturação Empresarial

Estou convencido que, nos próximos meses, o POLVO vai estar concentrado no “assalto” à Liga e, nesse processo, vai “ocupar” a melhor (?) parte dos seus jornaleiros avençados.

Com isto, não estou a pretender que o POLVO se vá esquecer do “peta”, nem, muito menos, de tentar atirar a nossa Equipa para fora da Champions: o POLVO sabe bem que a nossa vitória é mais um passo firme para a sua morte.

Refiro-me a esse facto – o “assalto” à LFP, porque suspeito que o POLVO vai tentar que o Glorioso (e a BenficaSAD) tenham que se dividir em outros “campos de batalha”, de forma a facilitar-lhe esse “assalto”. Sinceramente, prevejo que o tema em título – a reestruturação empresarial do Grupo Benfica, vai ser o “nó górdio” em que ele vai tentar embaralhar-nos, com que ele vai tentar confundir-nos, a ver se o caminho que pretende percorrer lhe fica mais fácil.

E como é que o pode conseguir? Só tem uma via possível: a da mentira e do boato, a da perfídia em que são especialistas tantos avençados e a divisão para a qual conta ou com um “bruto paspalho” qualquer, ou com os costumeiros “aborrecer, aborrecer”.

Dirão muitos Companheiros, especialmente os Indefectíveis e os mais maduros, que o POLVO não terá mais sucesso que nas nossas últimas eleições (em que se ficou por uns 7 e picos por cento de sucesso) e eu receio que, não querendo ele nada mais que dividir, confundir e obrigar-nos ao desperdício de energias, esta estratégia pode dar-lhe tantos trunfos como os que lhe permitirem a nossa confusão.

E isto porquê? Porque, receio ter de o admitir, este terreno é fértil e presta-se a muitas confusões!

Afinal o que é que está em causa?

Os Benfiquistas, mesmo os que até fogem se lhes aparecer um Relatório & Contas pela frente, entenderam com uma clareza meridiana os resultados negativos (prejuízos) dos últimos trimestres de exploração, que conduziram à actual situação dita de “Falência Técnica”.

O Presidente (a Administração da SAD) afirmou que esses resultados correspondiam a uma estratégia de recusa em vender alguns dos Atletas, somada com um reforço valioso do Plantel, tudo com vista a cumprir a sua promessa eleitoral, que prioriza os resultados desportivos.

Eu vou escusar-me a explicar os como e porquês desta “contabilidade” e, aos Companheiros que o queiram, recomendo o mais veementemente que posso, a leitura dos muitos textos que a este propósito têm sido publicados pelo Enorme Benfica Eagle no FORUMBENFICA: nem sempre concordo com o que ele escreve, mas avalizo o seu rigor técnico e o seu Benfiquismo inquestionável.

Até por isso, não vou abordar este tema do ponto de vista técnico, por isso e porque desejo ter a vossa atenção concentrada nos factos, digamos, não técnicos.

Em português de barbeiro, o tema é facílimo de descrever: o Capital Social da SAD “está no vermelho” (por mais Benfiquista que se seja, isto não é bom) e há que “injectar valor”, para que ele regresse “ao verde”.

Quanto? Umas dezenas de milhões de €!

E o Glorioso tem esse “guito”? Não, não tem (ainda que o tivesse, não o poderia meter, sob pena de ultrapassar o limite legal que o Clube pode deter na SAD)!

Como fazer, então? As soluções possíveis seriam várias, mas a mais evidente de todas é fazer o necessário aumento de capital da SAD, por forma a que a contribuição (a quota-parte) do Clube, seja concretizada através das acções que ele detém na Benfica Estádio, ou seja, fazendo com que a Catedral “deixe de pertencer aos Sócios” e passe a ser um Activo da SAD.

Alto lá! Mas o que é isso? Então se um Berardo qualquer, através de uma OPA, conseguir comprar a SAD, o Clube fica sem a Catedral?

Terreno fértil para lançar dúvidas, não vos dizia?

Mais grave ainda do que isto, todos sabemos que o Presidente é um accionista importante da SAD. E sabemos que, desde há anos, a sua fortuna tem crescido por causa dos seus negócios imobiliários. E todos somos testemunhas de como este Homem, de origem tão humilde, tem como que o condão de gerar invejas viscerais e não, não é só em “tesos com estudos universitários”.

Acresce que é sabido que o Administrador Executivo da SAD, o Domingos Soares de Oliveira (DSO), é … Sportinguista (dou-vos a minha palavra que ele não é nem lagarto e muito menos … submisso)!

O quê? É um verdete que está a arquitectar e vai executar esta operação? É, Companheiros, é!

Esta operação de aumento do capital social da SAD (por isso ela vem sendo preparada há muito tempo), não é um processo evidente e, na minha opinião, não pode ser “explicada” aos Sócios (nem à maioria esmagadora dos pequenos accionistas), não porque não seja transparente (sê-lo-á, garanto-vos), mas porque se reveste de múltiplas “esquinas” técnicas e legais.

Ou seja, terreno fertilíssimo para lançar as “sementes” do boato, a lama da mentira e tudo o mais que possa gerar a divisão entre os Benfiquistas. E nós bem sabemos que o POLVO é “expert” nestas áreas. E nós bem sabemos que há sempre “Benfiquistas”, mais ou menos “notáveis” mas sempre muito invejosos, que, em bicos de pés, não vão perder os seus 10 minutos anuais de TV.

Como podemos, então, combater esta situação e tornar infértil para o POLVO este tema? Como podemos nós, os que não temos a maestria contabilística e jurídica, adquirir a tranquilidade que soubemos manter perante os prejuízos dos mais recentes trimestres?

Foi este contributo que eu pedi a OBELOVOAR: uma janela para debatermos, sem recursos técnicos, este processo. É esta a minha receita para a tranquilidade dos Benfiquistas: manterem-se informados e discutirem, como souberem, as novidades que forem “saindo”.

E, porque é a tranquilidade (e a unidade) que venho advogar, permitam-me que passe, imediatamente, a uma série de argumentos simples, tão simples como o discurso com que o Presidente apresentou o Balanço, que podem provar este meu patrocínio.

Sabem o que é, como funciona e para que serve a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - CMVM (vulgo “Bolsa”)? Todos sabem, mesmo que só grosseiramente e sabem que ela não existe para “facilitar” a vida ao nosso Presidente. Todos sabem que ela é uma espécie de “polícia” e que existe para garantir que operações como esta, se façam no escrupuloso cumprimento da Lei e no respeito pelos direitos dos accionistas, sobretudo os mais pequenos.

Ou seja, a competência técnica que falta à maioria dos Sócios (Accionistas, ou não), tem-na a CMVM e está, pelos seus Estatutos e pela Lei, obrigada a exercer essas competências (recordem que a SAD não pode nem espirrar, sem informar, imediatamente, a CMVM), controlando e assegurando a transparência desta operação.

OK, Benfiquista, essa CMVM, mais os “espertos” do Banco de Portugal, são todos muito bons, mas … pergunta lá aos depositantes do BPN e do BPP em quanto é que ficaram a “arder” (e o coitado do JJ é um deles), perguntar-me-ão alguns Companheiros.

Têm muita razão, mas não podem esquecer que, neste nosso caso, fomos nós que elegemos a Administração da SAD e os Corpos Sociais do nosso Glorioso e Amado Clube, enquanto aqueles “depositantes”, enganados, nunca passaram do balcão.

Espera lá, que ninguém elegeu esse DSO!

É um facto, mas vocês imaginam que esse Gestor se pode permitir a “cambalachos”? Trata-se de um Homem com enorme credibilidade, quer técnica, quer de carácter. Quem tiver dúvidas, que vá pesquisar o CV deste Senhor e … por aqui me fico!

E o Presidente? Este nosso Companheiro que, “podre de rico” deu para entregar 95% do seu tempo e energias ao Clube, mesmo com prejuízos materiais (que ninguém duvide disto), familiares e, até, da sua saúde? Alguém, com um mínimo de juízo, pode admitir que o Companheiro Luís Filipe Vieira pretende, aos 60 anos, dar um “golpe” ao Benfica e/ou aos Benfiquistas?

Agora sou eu que vos digo … esperem lá!

É que na Administração da SAD também está o nosso Maestro: acham que ele é estúpido? Receiam que ele não defenda, sempre e o melhor que pode, os interesses do Glorioso?

E mais, o nosso Presidente da Assembleia Geral, o Dr. Luís Filipe Nazaré, ex Presidente dos CTT e do ICP, Sócio 5 mil e tal (não estou certo, mas sei que ele é “mais velho” do que eu), Economista, Professor Universitário, exactamente em Estratégia Empresarial e antigo Finantial Controller, que me parece que nem sequer é accionista da SAD, acham que ele, cujo papel é o de nos representar A TODOS, também se deixaria “comer”?

E há mais, quer nos Corpos Sociais, quer na Administração da SAD, há mais Companheiros nossos com as competências financeiras e jurídicas mais que suficientes, para que eu possa garantir que esta operação será transparente para muitos Benfiquistas. Tantos Benfiquistas eles são e de tão fina estirpe, que a mais simples sugestão de “cambalacho” só pode ser interpretada como uma tentativa do POLVO para nos dividir!

Fiz-me entender? Ficaram mais tranquilos?

Eu, que tenho a competência técnica (é uma parte central da minha vida profissional) até para, eventualmente, vir a discordar de algumas opções que vierem a ser tomadas neste processo, durmo na “paz dos anjos”, quer como Sócio, quer como Accionista: sei que este processo vai ser mais um salto em frente para o Glorioso e que, no seu final, o Clube e o seu Grupo Empresarial, estarão como todos nós os queremos … MAIS FORTES!

Para que a nossa unidade seja a necessária barreira ao lamaçal do POLVO, para que nenhum leitor d´OBELOVOAR seja alvo das manobras que eu estou a prever, espero que o Enorme Águia Livre (e toda a Gloriosasfera) faça eco a todas as notícias que forem saindo nos mérdia sobre este tema. Espero que os Benfiquistas “discutam” o processo, mesmo sem recursos técnicos e com o calor da Chama Imensa.

Qualquer Companheiro que possa ter uma dúvida sobre este assunto, qualquer que ela seja, fica a saber que estou ao dispor d´OBELOVOAR, para tentar dar explicações que possam ser transparentes, nem que, para isso, eu tenha de ser pouco rigoroso no sentido técnico e, insisto, para os que sejam mais curiosos desse ponto de vista, tratem de acompanhar o FORUMBEMFICA e o nosso Companheiro Benfica Eagle.

O Meu Muito Obrigado aos “Arrumadores”.

Viva OBELOVOARDAAGUIA!

Viva o Benfica

....................

Superiormente escrito por: José Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...