sábado, 3 de agosto de 2024

 FIM DE PRÉ ÉPOCA


Fizemos uma boa pré época...Sem jogos à porta fechada. Se os houve, não foram divulgados nas parangonas. Se os houve, nunca saberemos se o Tengstedt ou o Arthur Cabral marcaram 5 ou 6 golos, cada um, num só jogo, mesmo que alguns tenham sido em repetições de penaltis falhados, exercícios de finalização ou contra 8 e 9 jogadores para treinar superioridade numérica...Pré época é para treinar, e foi isso que o Benfica fez...Sem jogos à porta fechada para esconder o quer que fosse, ou bater recordes, mesmo que ao pé coxinho.

O titulo de campeão desta fase, é para quem ganha todos os jogos, a brincar e em treinos conjunto...Com portão de curral fechado ou não. Deve ser por isso, que os sapos ostentam, com orgulho de VMOCs,  mais campeonatos do que os que realmente ganharam ... Há uns anos havia um jornal que fazia este apanhado, não sei precisar qual. Atualmente não leio jornais desportivos.

Gostei do que vi. Não me pareceu haver jogadores com excesso de peso, como em outros clubes que entram já hoje em competição oficial, e que por causa disso foram ameaçados de ficarem de fora...

Claro que queremos ganhar sempre. Todos os jogos, mas se tivermos de perder algum, que seja agora quando contam pouco.

Até os metralhas do costume, com o apito, não a pita, nas beiças, tentaram inexplicavelmente ajudar o Benfica. Trataram os diversos sabujos de serviço ao patrão Fontelas, de mostrar aos nossos novos jogadores e aos restantes, que roubar o Benfica, e tentar aldrabar resultados vai ser semelhante às ultimas demonstrações oficiais...Só para que não se admirem quando for a sério, e desatem a discutir com os pulhas. Não podem dizer que não foram avisados...Treino é treino ! Até o fleumático Alemão e o substituto do anotador Javi Garcia se exaltaram !!!  Já sabem o que os espera da próxima vez ! 

O Benfica poderia investir em luvas e mandar fazer fatos de treinos sem bolsos...Eh pá embirro com gajos no banco com as mãos enfiadas nas calças, parecendo procurar algo que por vezes parecem não ter!!!!  

Espero que me desculpem, mas não vou falar mais sobre vendas e contratações, principalmente a do João Neves. Está feito, feito está.
Vou só referir o que ouvi um individuo de formação duvidosa, dizer sobre o negócio. 
Vociferava a besta, que os meios de comunicação e Rui Costa estavam a mentir, espumava, retorcia-se na cadeira como se tivesse um cacto enfiado no cu, dava coices e Pinotes ao mesmo tempo que  justificava o seu delírio encartilhado : Foram 60 ! Sessenta milhões, os outros dez são por objectivos...e o Renato também não os atingiu...urrava o asno, ao mesmo tempo que espumava como quem estivesse a ter um qualquer ataque de epilepsia, com o meu devido respeito por quem padece desta doença.
Qual a novidade ? Todos nós sabemos que assim é. 

Mas o pináculo da sua idiotice, surgiu quando iniciou o rol de elogios ao novo presidente do clube condenado por corrupção, vá-se lá saber porquê, parece que por oferecer chocolatinhos e café com leite, e se os amigalhaços não gostassem podiam optar por uma frutinha da época, desconheço se em prazo de validade ou não...Mas o lambecuzismo foi tal, que a espuma de raiva ao falar do Benfica, se transformou em saliva de desejo e admiração ! O quadrupede, com uma enorme satisfação, e convencimento de auto sapiência, alertava os incautos, para colocarem os olhos no poder negocial do piloto de ralis, que depois de conseguir um Milhão de euros por um jogador que emprestara para o Brasil, havia agora RENEGOCIADO um contrato que lhe permitia um encaixe de 100 Milhões...Sim, cem milhões de euros, isto é que é um negociador. 

Pronto, e lá foi o palhaçoide embora, todo contente, certamente com uma mancha na parte da frente das calças, porque deu toda a ideia de ter atingido o climax, naqueles dois minutos em que falou extasiado do Billasboas...e do enorme negócio que é a venda POR 25 ANOS de 30% das receitas da Porto Comercial, que entre outras coisas engloba receitas de bilhética, exploração de camarotes, corporate, etc...enfim a exploração do Estádio do Dragão e de um determinado perímetro exterior ...Negócio é negócio, cada um sabe do que precisa e como conseguir alguma liquidez quando não se consegue vender qualquer jogador. Não me vou pronunciar se é bom ou mau negócio. Não me compete.
 
Só vou referir como vai o clube ter acesso aos tais badalados 100Milhões, para ter uma comparação sobre o que a besta urrou, sobre o valor a arrecadar pelo Benfica no caso do João Neves :  
- Aquando da assinatura do contrato/acordo, receberá uma tranche de 50Milhões, talvez lá para Outubro ou Novembro ; 
-  Em Junho ou Julho de 2026 (!!) serão pagos 15Milhões ;
- Os RESTANTES 35Milhões serão pagos mediante cumprimento de objetivos em Julho de 2026, 15Milhões, e em Julho de 2027 os restantes 20Milhões...ISTO SE OS OBJECTIVOS FOREM CUMPRIDOS.

Viram a diferença de tratamento que o cartilheiro ocultou ? 
Que vá encher sacos de areia, "grão a grão", em tronco nu para o deserto .

OBS : Mesmo como quem não quer meter-se em assuntos alheios...gostava de ouvir uma explicaçãozita sobre os jogos em Águeda. Nada tenho contra à cidade, mas é no mínimo estranho. Como não quero acreditar no que me sopraram aos ouvidos, vou guardar para mim...Pavlidis "só" partiu um polegar...e se tivesse sido bem pior ? Poderia ter sido... Quem seriam os responsáveis por termos jogado num recinto sem medidas de segurança para os atletas ??? Foi amadorismo a mais. 

OBS 2 : BENFICA - Últimos jogos da pré época : Não me quero repetir, acho que foi uma pré época bem conseguida. Como não embandeirei em arco com as vitórias, mais e menos folgadas, também não entro em desespero devido aos jogos não ganhos. Espero que tenham sido tiradas as devidas ilações por quem tem esse dever. Há quem tenha aproveitado a oportunidade, há quem tenha vontade de continuar a mostrar que pode fazer parte do plantel...Há os que demonstraram passividade a mais, parecendo incomodados com a concorrência. Há os que deixam o Benfica para segundo plano.
Há que ter atenção a tudo isso...digo eu .

OBS 3 : O Presidente Rui Costa afirmou que o plantel não está fechado, tanto para entradas como para saídas.
Será bom que, mesmo sem cometer loucuras, consiga trazer um defesa direito, um guarda redes e pelo menos um central .
Quanto a mim, treinadorzinho de bancada e poltrona, parece-me faltar musculo e altura no meio campo defensivo.


VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA

48 comentários:

  1. Bom dia,na parte que me toca ao meu clube, orgulho enorme nesta equipa, equipa técnica e direção,uma equipa esfarrapada com miúdos conseguir uma reviravolta épica no jogo de ontem foi enorme,deita por terra todas as teorias da conspiração poética ou lunáticas , podem continuar a urrar a vontadinha,o Porto é isto,a garra e querer, bom domingo para todos,hoje é festa dos senhor dos Navegantes padroeiro das Caxinas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rui,
      Não vou comentar o jogo porque só vi a partir do meio da primeira parte do prolongamento.
      Ganharam a Taça que na ultima época tanto desprezaram, mas que é aquela que vos faz o Clube mais titulado no Futebol...mas que para mim é mais resultado do cadastro que outra coisa.

      Olha, nem vale a pena falares em equipa esfarrapada, o único jogador não disponível, à ultima hora, era o filho do ultimo treinador, portanto jogaram quem o responsável quis. Não houve saídas de titulares indiscutíveis. O Pepe, o melhor central da equipa e da seleção no Europeu, não o quiseram, deram-lhe um pontapé. O Taremi fez o que quis do clube. Não renovou contrato. O Inter chamou, e o tipo foi ganhar dinheiro, como se precisasse, mandando o clube que o projetou dar uma volta. Os Italianos mandaram o porto às urtigas...de joelhos. Acontece a todos. Mas também já não era titular...
      O que está esfarrapado é o clube, fruto de mais de quarenta anos de uma politica desportiva que os sócios aplaudiam, e continuam a aplaudir, mesmo sabendo em que assentava. Ganharam muito ? Sim ganharam, é fatual, mas a que custo?
      Mas também sei, todos sabem, ou deviam saber, que é quando estão com problemas que o fcpporto é mais forte.
      No jogo de ontem, parece que o Jorge Costa leu bem o jogo e ao intervalo colocou os pontos nos "iiiss", fez as alterações necessárias em tudo. Não foi por acaso que fizeram de tudo para ele poder estar no banco, ORDENANDO que o CD reduzisse o castigo de 15 para 11 dias...Velhos costumes que não se perdem !
      Mas não tenho nada com isso...por mim podiam ter perdido os dois.

      É mesmo muito melhor não dar qualquer importância aos lunáticos das teorias das conspirações poéticas...É deixá-los urrar á vontade, não percebem nada do que dizem. Mas uns urram e outros respondem zurrando...Não há maneira de se entenderem.

      SENHOR DOS NAVEGANTES : Tem a benção do Papa Francisco...Olha a primeira vez que estive na festa foi numa excursão com os meus avós paternos, já lá vão uns anos bem largos !
      A ultima vez terá sido entre 2018, penso eu. É uma Festa bonita, mesmo muito bonita e com um grande significado. Gosto muito, hei-de voltar.
      Votos de uma boa Festa, que corra tudo pelo melhor.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Cabelo, barba e bigode😭😭😭

      Eliminar
    3. Merecida vitória da HUMILDADE, PERSEVERANÇA, e ESPÍRITO DE EQUIPA contra o VEDETISMO, a SOBERBA, e o GYOKERISMO(resolve o TANAS, Zé Pedro o melhor DC do FCP e não é de agora.). Vitor Bruno deu 15-0 ao GARGANEIRO AMORIM que só fez PORCARIA, antes(DIOMANDÉ no banco por DE Bast), durante o jogo
      ( mexeu tarde e mal na equipa) e no prolongamento, ao contrário do Vitor Bruno e do seu adjunto e CONSELHEIRO Jorge Costa. Porém realce p/ a humildade do Vitor B. em aceitar os seus conselhos.
      De bast, cometeu mais erros neste jogo que o António Silva no Europeu e no mês anterior, mas os meRdia são muito FOFINHOS c/ os SAPOS.. G.QUENDA é 1 SUSTO a defender, 1 dos reponsáveis pela derrota(o golo do empate tem o Galeno 5 M atrás e ele a filmar a CENA), a par de De Bast E Kovacevic no º golo( novo Master Chef da Churrasqueira do Campo Grande). Se fosse o RS, hj pedia-se a demissão do treinador, do Presidente, os jogadores eram apedrejados, levavam c/ TOCHAS em vêz de fogo de artíficio, e os FDGP dos meRdia, ARRASAVAM TUDO. Porém, o GARGANEIRO e o seu CUNHADO, o Conselheiro p/ o Pontapé na bola do CATAR, devem ter tudo CONTROLADO, e ainda teve a lata de pedir ao PAI NATAL da APITAGEM, "Eu só quero acabar c/ 11", Se o RS fizesse este pedido os FDGP dos Jornaleiros e CUmentadeiros, passavam 1 semana a perguntar se ele não ele estava a PRESSIONAR a arbitragem. Mas o Diretor de Comunicação continua na PAZ do SENHOR...PQP.

      Eliminar
    4. Paulo quando voltares aqui á festa do senhor dos Navegantes o almoço lanche jantar e até dormida é por minha conta,com todo gosto do mundo, é só avisar até lá grande abraço...

      Eliminar
  2. Mau jogo onde deviam ter perdido os dois mas valeram os golos é de realçar.

    ResponderEliminar
  3. Estou ansioso que comece o campeonato. Ontem os sportinguistas sairam do céu e cairam no inferno e os portistas sairam do inferno e subiram ao céu. Há jogos assim. O jogo só acaba com o apito do árbitro.

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo parabens por mais um belo texto, não sei se disse alguma coisa que não gostou pois não tem respondido aos meus comentários. Mesmo assim vou fazer uma pergunta.
    O que pensa realmente da venda do nosso melhor jogador o João Neves ? Tem necessidade de vender sempre os ovens que aparecem ? Não concordo com esta forma de gestão e você ?
    Um abraço aqui da Serra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Xavier Souza,

      Nem concorda o João, nem concorda ninguém, mas teve que ser.

      E enquanto este modelo de gestão se mantiver, é o que vai acontecer sempre. O Paulo e eu trocamos impressões sobre isto mesmo no post de 1 Agosto.

      Eliminar
    2. Olá João Xavier,
      Claro que não disse nada de mal...se o tivesse dito eu responderia de certeza 😉 É mesmo falta de tempo, e depois quando vejo os comentários já passaram uns dias e não respondo...Não é por mal. Penso que o seu era sobre o plantel e contratações... Sabe que gosto do assunto. Não vale a pena estar a dar opinião e nomes de jogadores. Até agora o Benfica acertou nas contratações. No meu entender, ficam a faltar : Um outro GR que nos permita estar descansados em caso de alguma impossibilidade de jogar o Trubin, ou para ir rodando. Um Defesa Lateral Direito para rivalizar com o Bah e ir rodando. Um Defesa Central experiente e um Médio Defensivo. Claro que há nomes que eu colocaria para cada posição, mas não o vou fazer, assim como penso que só o lateral direito e o guarda redes serão contratados, ( e até seria possível ficarmos servidos a "custo zero")...se não sair mais algum jogador...Vamos ver.

      Quanto ao João Neves, já se falou muito. Compreendo a venda e aceito.

      Grande abraço.

      Eliminar
  5. A Confirmação oficial

    Demorou alguns dias

    J Neves no psg por 59900 e TAL milhões € + 10 por objectivos um negocio potencial de 699900 e TAL milhões €

    O numero é estranho? Porque não os 60

    E

    Porque demorou quase uma semana a officializar um negocio aparentmente finalizado?

    O J Neves explicou a SUA parte

    Dizendo que

    "Nunca, nem eu, nem a minha família ligou a quem quer que seja para forçar a minha saída, ou qualquer outro tipo de assunto relacionado com o João Neves querer sair"

    Não precisava de o fazer mas CONFIRMOU que NUNCA fez pressão para sair

    OBRIGADO J Neves, por TUDO o que jogou (e que FOI mais do a maioria) e pelo caracter que DEMONSTROU dando a cara quando era nescessario QUANDO DEVERIAM ter sido outros a dar

    AS MAIORES FELICIDADES

    E (na minha opinião) a porta estará sempre aberta se algum dia quiser regressar

    QUANTO aos numeros

    60 (ou 59900) milhões É e SERÁ sempre um numero ASTRONOMICO

    NÃO SÃO os 100 milhões (que na minha opinião) seria um justo valor de mercado e para o psg (tendo em conta o historico deles para com o Benfica) seria de 120 milhões

    ATE poderia ir por este valor para outro clube mas NUNCA para o psg (na minha opinião)

    MAS o mercado está em baixa (e é geral)

    E os franceses foram os que apareceram com os €

    E HÁ CONTAS A PAGAR (a mais que provavel real razão da venda do J Neves nesta altura numa epoca de mercado baixo LOGO por este preço) TEM DE SE manter a sua financeira do Benfica

    É a maior venda este ano a nivel mundial (creio eu) (se incluirmos os objectivos) e há que contar com o facto do R Sanches (nas condições em que vem) estar involvido no negocio (o mais provavel apesar de terem sido apresentwdos como negocios independentes)

    E É BEM MAIS que os ditos valores avultados (de 1 milhãozito) dos negocios que os nossos rivais conseguiram realizar até agora (segundo/a FAKE NEWS)

    Ou do SUPOSTO negocio fabuloso do Porto que não passa MAIS do que adiantar 30% de 25 ANOS duma receita futura POR CERCA DE 30%DO SEU REAL VALOR (sem contar contar a INFLAÇÃO que ira acontecer) e para fazer face a DESPESAS CORRENTES

    Continua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser a magia da conversão de dólares para euro, penso eu, se for ao câmbio do dia, os números estão errados.

      Eliminar
  6. Continuação...

    Quanto ao Renato Sanches negocio IGUALMENTE CONFIRMADO

    É bem vindo

    MAS

    Negocios INDEPENDENTES?

    ESPERO que SIM e CLARO que a sua vinda NÃO tenha retirado um centimo ao valor total da venda do J Neves

    Mas provavelmente não são!

    O R Sanches tem um ordenado á volta dos 3.5 milhões € ano liquidos 7 no total

    O que sabemos ATE AGORA é que

    Vem SEM CUSTOS nenhuns (NÃO há taxa de emprestimo e o salario será completamente suportado pelo psg)


    TEM - SE ESPECULADO que o salario so será completamente suportado pelo psg em determinadas circumstancias, se fizer mais que um determinado numero de jogos (60%) obrigará o Benfica ao pagamento um montante equvalente a 20% so salario )

    A haver alguma compensação ao psg seria sempre MENOS de 1 milhão € limpos 2 no total (maximo)

    VEREMOS se é mais uma invenção da SHiT NEWS (como a despedida ao minuto 87) ou se há alguma verdade!

    PARA JÁ vem sem custos nenhuns o que acrecenta + ou - 5 milhões € ao negocio J Neves ( porque num emprestimo normal o clube que recebe o jogador pagaria sempre cerca 50% do salario 1.75 milhões € 3.4 total + uma taxa de emprestimo 1/1.5 milhões €)


    Mas se acontecer alguma lesão (esperemos que não) e não puder dar o seu contributo o custo da sua vinda para o Benfica será zero (com os ordenados a serem totalmente suportados pelo psg)

    E FOI incluido uma opção de compra não obrigatoria para defender os nossos futuros intereses (de 10 milhões de € neste momento está avaliado em 6.5 no transfermarkt) caso o Renato faça uma epoca (como todos esperamos) ao nivel que conhecemos

    ASSIM

    Independentmente de qualquer desconfiança acerca da condição fisica do Renato S que é (legitima pelas muitas lesões que tem afectao o R Sanches nos ultimos anos)

    O RISCO continua a ser practicamente ZERO


    E SE estiver em condições fisicas será/poderá um reforço importante

    Traz agressividade transporte e posse e ate remate fora da area ao meio campo

    E pode formar uma dupla (duplo pivot) com o L Barreiro

    Carrega Benfica
    Rumo ao 39
    Red 1

    ResponderEliminar
  7. O que me preocupa é ser uma oferta irrecusável e o SLB paga a comissão, se for uma oferta então houve intermediação de uma pessoa do clube comprador, mas, aprendeu bem, embora nunca soube de nada. Saudações de benfiquismo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde Carlos Évora,

      O Benfica paga comissão porque procurou o negócio, é fácil de perceber. O Benfica precisava de vender, pagou por isso.

      Eliminar
  8. Esta venda é uma dor de alma.

    As palavras do JN vêm reforçar que teve que ser.

    Uma dor de alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponto prévio
      Não sou especialista em finanças e muito menos em gestão desportiva e evito mandar bitaites sobre assuntos/processos desportivos dos quais desconheço completamente os contornos.

      Logo gostaria de saber qual seria a alternativa que a Elsa teria para solucionar um problema que é transversal aos ditos "grandes" quando é conhecida a fraca visibilidade da nossa liga de futebol fora deste nossa cantinho à beira-mar plantado, com consequências nefastas nas receitas correntes, e como é sabido insuficientes para fazer face às despesas, sendo certo que o recurso aos bancos está completamente vedado para manter o equilíbrio financeiro.

      Para fazer face a este problema, será que a venda de jogadores provenientes da formação não é a estratégia mais adequada?

      P.S. O único insubstituível na história centenária do Glorioso, dava pelo nome de Eusébio da Silva Ferreira!


      Eliminar
    2. Red Sniper,

      A venda do miúdo custou-me muito, mesmo muito, daí a minha dor de alma.

      As palavras do JN vieram agudizar ainda mais a minha tristeza por uma razão muito simples, fez-me lembrar a saída do próprio Rui Costa, ninguém queria mas não havia outra hipótese para financiar o 3° anel, tal como agora não houve, por razões semelhantes ainda que diferentes.

      Quanto à sua questão, não é as vendas de jogadores que me preocupa, é o modelo de negócio. Veja por favor a troca de ideias que tive com o Paulo na publicação de 1 Ago, penso que compreenderá o que, para mim , deve ser o caminho.

      Uma boa gestão antecipa problemas, a pequenez da nossa liga é conhecida há muito, assim como a evolução da indústria do futebol, onde somos irrelevantes, cada vez mais centrada e concentrada numa elite, pelo que ou arrepiamos caminho ou vamos andar sempre com a corda na garganta.

      O Barcelona é um colosso, está numa das principais ligas do mundo e veja onde o empurrar com a barriga os levou.

      Eliminar
    3. Mas se não qiser ir ler, eu resumo em 2 palavras: contenção (custos) e critério (gastos).

      Isto não são bitaites, isto é o básico de uma boa gestão seja a nível do indivíduo seja numa multinacional.

      Eliminar
    4. Boa noite Elsa
      Vamos dar um pequeno passo, e passar da teoria (boa gestão) á pratica:

      Quais as medidas que preconizava para aumentar as receitas e diminuir as despesas, de modo a conseguir manter os níveis competitivos nas equipas de futebol profissional, quer masculinos e femininos, e nos desportos de pavilhão?

      Como evitava pagar comissões aos agentes desportivos que fazem a gestão das carreiras dos jogadores de maior relevância?

      O que fazia para manter os jovens mais promissores para evitar a sua saída para as ligas com maior visibilidade?

      O que fazia para manter os chamados desportos amadores, uma vez que o Glorioso, continua a ser quer queiram, quer não, um clube eminentemente eclético?

      Como o Rui Costa não possui o toque de Midas, pode ser que o Noronha Lopes e os vices Pedro Adão e Silva e Pedro Ribeiro consigam nas próximas eleições descobrir petróleo no estádio da Luz tal como o Raul Solnado encontrou no Beato :)))

      Eliminar
    5. Faltou referir que o problema principal do Barça tem um nome : fairplay financeiro, porque tinha salvo erro em março uma massa salarial na ordem dos 400M de euros e um teto salarial estabelecido pela La Liga na ordem dos 205M...

      Quando se pretende dar um passo maior do que a perna, só pode dar cócó :)

      Eliminar
    6. Bom-dia Red Sniper,

      Não me vai levar a mal mas, ao ler a sua resposta, fiquei a pensar que estava a gozar comigo. Confesso que fiquei entre Confúcio quando dizia: "Se o problema tem solução, concentra-te na solução; se o problema não tem solução, por que te preocupas?” e o Cantiflas: "Estamos peor, pero estamos mejor, porque antes estábamos bien, pero era mentira, no como ahora, que estamos mal, pero es verdad".

      Não posso responder-lhe convenientemente pois teria que fazer um dissertação, para a qual não tenho tempo nem seria possível neste espaço, posso, porém, apontar linhas gerais que, insisto, são básico de uma boa gestão.

      Análise de fornecedores/contratos, é possível melhorar condições, há alternativas melhores, todos se justificam - numa demonstração de resultados há uma rubrica que são os Fornecedores e Serviços Externos (FSE) que, por si só, diz muito do estado das contas. No Benfica, grosso modo, os FSE rondaram este ano 90M - no 1º semestre foi 44M - repito 90M, também grosso modo tem crescido 10M/ano, isto é absurdo, insustentável, teríamos que vender 2x o JN para pagar estes custos e só estes!!!!

      Carga salarial, tem que existir um tecto realista, não podemos ter jogares como o Di Maria a ganhar quase 5M época, pois isso estabelece uma base de comparação para os outros complicando muitas vezes a gestão do balneário e até a contratação de outras "vedetas". Orçamento definido e cumprir o mesmo.

      Contratações: nem tudo o que reluz é ouro, portanto tem que se estabelecer um perfil de jogador e partir daí, naturalmente com a ressalva de que o acerto não será 100% mas reduzir a margem de erro é importante. Isto definido, um modelo de jogo transversal às camadas jovens por forma a existir uma maior margem de sucesso quando da integração na equipa A, perfil de treinador que compreenda e aceite que a formação tem que ser uma opçãoobrigatória e que o mercado será para aquisição de jogadores que possam fazer a diferença, muito diferente daquilo que tem sido a nossa "estratégia" e, claro, definição de um orçamento que se impõe cumprir podendo haver uma ou outra situação excepcional (nunca regra). Trabalho de scouting, quais são as orientações, qual é a % de sucesso, qual é análise feita e qual e a % de acerto do scouting? Gerir o ciclo de vida do atleta da formação até que sai, os melhores vendidos por valores elevados depois de terem dado retorno desportivo, outros, de acordo com as suas possibilidades e alguns no âmbito de empréstimos com opção de compra.

      O problema financeiro decorre de um modelo económico que não garante a sustentabilidade. Um das principais causas da razão pela qual a sustentabilidade não é garantida é a importação constante de jogadores vindos de fora que não acrescentam face aos que já cá estavam e que pesam na Demonstração de Resultados (amortizações+custos com pessoal) e na liquidez disponível.

      Podia dizer muito mais, mas só nestas 3 vertentes há muito a trabalhar a nível de custos que impactam directamente na alocação das receitas já por si limitadas e sempre dependentes das receitas extraordinárias. Reduzindo uns, respiramos melhor.
      Ainda assim o, sobre as receitas, podemos melhorar o digital, dinamizar núcleos, e outras tantas coisas.
      Isto internamente, pois os factores externos, nomeadamente direitos televisivos entre outros, não dependem só de nós mas temos que nos bater por eles não cm foco na nossa própria barriga mas com o objectivo de reformulação do futebol português.

      É preciso vontade e convicções. A estabilidade não é um bem em si e, num mundo globalizado e em progressiva e constante mudança, há modelos que hoje funcionam e que amanhã estão obsoletos pelo que temos de estar sempre reinventar-nos pois a natureza tem horror ao vazio, isto é, ou somos nós a preenchê-lo ganhando com isso ou alguém o fará e estaremos a chorar sobre leite derramado.

      Eliminar
    7. Apenas um apontamento sobre os empresários.

      são uma realidade e temos que conseguir lidar com, bem como respeitar as legitimas aspirações dos jogadores, só que não é a pagar comissões nas vendas e nas compras como fizemos durante anos que o vamos conseguir.

      Tanto quanto posso aferir, já não as pagamos nas compras que se traduzi em milhões deitados literalmente ao lixo, graças a Deus que alguém percebeu o ridículo, para ser simpática, e que só servia para alimentar abutres.

      O que me leva à transparência quando são publicadas as contas, discriminá-las e não apresentar um bolo onde cabe tudo, ajudasse a perceber onde estão as gorduras, quanto pesam e como cortá-las.

      Eliminar
    8. Também eu teria muito para lhe dizer sobre o seu comentário; mas não me leve a mal porque não acrescentou rigorosamente nada que eu não tivesse lido noutros blogs como por exemplo " No Benfica, grosso modo, os FSE rondaram este ano 90M - no 1º semestre foi 44M - repito 90M, também grosso modo tem crescido 10M/ano, isto é absurdo, insustentável, teríamos que vender 2x o JN para pagar estes custos e só estes!!!! "

      Na teoria tudo parece mais fácil, mas passar å prática é bem mais difícil; mas como a "minha praia" foi a Aviação Comercial, não vou insistir neste tema porque o que eu gosto mesmo é do futebol jogado no relvado e deixar os bastidores para os Pedros Ribeiro, Digo Luís, Vascos Mendonça e Cia.

      BENFICA SEMPRE

      Eliminar
    9. Red Sniper,

      Eu não levo nada mal, trocar ideias é sempre muito interessante e pediu a minha opinião, eu dei-lha. Se o Red acha mesmo que não acrescentei nada, tudo bem. Eu creio que, no abstracto, obviamente, apontei aspectos importantes.

      De qualquer forma, eu não sou financeira embora tenha noções, e muito menos tenho/teria competências para gerir o Benfica, mas isso não me impede de ter capacidade de análise/massa crítica.

      Eliminar
    10. Bom dia caros amigos,
      Confesso que não tenho bagagem suficiente para discutir Gestão Empresarial ou Comercial, e muito menos Gestão de um Clube Desportivo que pode parecer mas não é bem a mesma coisa...Sou um mero curioso do assunto.
      Depois do "Dr. Finanças" Diogo Luís, resolver deitar abaixo um Relatório e Contas do Benfica devido aos FSE, estes ficaram famosos.
      Todos os comentadeiros começaram a falar dos Fornecimentos e Serviços Externos, como se todo o mal financeiro, neste caso do Benfica, daí viesse. Não vem.
      Falar é fácil, tal qual o mencionado Dr., mas ele podia explicar o que quer dizer cada rubrica dos FSE e quais as despesas aí inseridas.
      Renegociar contratos para diminuir custos, fixos, penso que é assim que se diz, é sempre possível...mas NUNCA SERÁ isso que fará com que o resultado final seja muito diferente. Mas ajuda. Comparar com os rivais a mesma rubrica, é uma palermice, pois nem sempre as mesmas despesas são contabilizadas na mesma sub classe.
      A rubrica que eu gostaria de compreender melhor, ou pelo menos que estivesse mais clarificada, é aquela chamada de "Outros Fornecimentos e Serviços"...que despesas o Benfica enfia ali...mas mesmo isso são peanuts, como dizia o outro.
      O "problema" do Benfica relativamente ás Finanças vem já de muito tempo a esta parte, e muito pouco foi feito para melhorar. Não me vou referir a Empresas criadas para camuflar Contabilisticamente alguns resultados, porque é um método usual em qualquer empresa...E como disse sou um mero curioso deste tema... um grande curioso, mas... Vou referir-me unicamente ao Futebol.

      Vou colocar a questão da seguinte maneira : O Benfica é uma grande Empresa de Marca, com fabrico próprio de determinado produto, mas que para consumo interno recorre a outras Marcas para se manter competitiva no mercado.
      O que é que quer dizer ? Ou não acredita no que produz...Sendo que assim, o dinheiro gasto na produção é mal aplicado, ou produz unicamente para ganhar dinheiro liberto de "impostos" mais altos, as tais Mais Valias, e assim continuar a investir e a vender...Tendo em atenção o pormaior que a maior parte do produto vendido ainda vai um tanto em bruto...é o chamado produto inacabado.
      As vendas de produto já lapidado, é efetuada depois de um determinado tempo de maturação...para que exista algum aproveitamento...As tais amortizações...
      Fiz-me entender não fiz ? O conhecimento que possuo sobre o tema, não me permite ir mais longe.
      No meu entender o Benfica vende MUITO bem o seu produto, mas em contrapartida compra MUITO mal a grande maioria das vezes.
      Não vou referir a compra de jogadores que não "vingam", sendo o caso Jurasek o mais recente, porque destes há em todos os Clubes. É só verificar as dispensas dos chamados tubarões e vemos logo por lá, atletas que custaram larguíssimos Milhões e que agora estão na lista dos dispensados ou emprestados...acontece a todos uma má avaliação ou difícil adaptação do jogador...custa, mas temos de saber encaixar !! Há que saber minimizar os custos...
      A mim, custa mais aceitar a aquisição de jogadores para a mesma posição, a custos elevados, sabendo que o lugar já está ocupado, e que dos adquiridos só um terá uma ínfima hipótese de vingar. É como ir às compras, e só porque determinado produto está em saldo ou tem bom aspecto acabamos por o comprar...sem ser necessário, e até porque nem sequer tem lugar na despensa.

      Eliminar
    11. FUTEBOLISTICAMENTE falando, em termos de redução de custos na Equipa de Futebol, muito passa pela venda, ou dispensa, dos jogadores com salários mais elevados. Baixar o teto salarial, nunca atingir o seu máximo em salários...TODOS os jogadores terem o ordenado definido mediante prémios por objetivos, e permanência no Clube...Quem quer, quer, quem não quer vá chular outra porta !

      Assumir que durante um período pré definido, a 3 ou 4 anos, a Equipa poderá falhar alguns objetivos, mas dotar a mesma, sempre de competitividade essencial para lutar pelo Campeonato. Utilizar mercados periféricos para contratações necessárias, ter humildade suficiente para ter jogadores emprestados, mesmo que isso signifique estar a valorizá-los para outrém.
      Ter a "sorte" de haver pelo menos ano sim, ano não, um jogador da formação que renda uma boa venda, e intercalarmente outro que tenha sido adquirido, igualmente...

      Eliminar
    12. Paulo dizes que não tens bagagem para discutir gestão empresarial etc,porra quem me dera a mim saber a pontinha de um dedo daquilo que sabes sabes muito amigo muito mais que aqueles que estão lá metidos na direção, gostei do que li um abraço e viva o Benfica.

      Eliminar
    13. Paulo,

      De uma forma diferente dizes o que eu pretendia dizer.

      De qual forma, discordamos nos FSE, esta rubrica é sempre muito pouco transparente, evidentemente que é uma gota de água, da Conta 1 à 8 é todo um multiverso de análise que cuja análise individual tem que ser entendida no quadro geral, eu confesso-me incapaz de o fazer.

      Eliminar
    14. Elsa,
      O que mudavas nos FSE, sem renegociar contratos?
      Sei que é só uma gotinha...mas a não ser os OFS está tudo explicado...pelo que eu entendo .

      Eliminar
    15. Boa tarde Paulo Santos
      Completa e absolutamente de acordo consigo.
      O problema das " compras " é como diz o povo, mais velho que a Sé de Braga, com as consequências nefastas que conhecemos.

      As medidas implementadas em Espanha no que concerne ao Fairplay financeiro tem que ser urgentemente aplicadas em Portugal doa a quem doer!

      E no domingo é para entrar com tudo!

      BENFICA SEMPRE!

      Eliminar
    16. Paulo,

      Gestão operacional do estádio - 16 M aprox
      Trabalhos especializados - 7M aprox
      Outros fornecimentos e serviços - 5 M aprox
      Aqui tens cerca de 30 M em coisas que não se sabem muito bem o que são.
      Até podem ser justificados, mas podiam ser melhor explicados. Mas isto é mesmo uma gota no oceano do relatório de contas.

      Eliminar
  9. Off topic:
    "Inauguração do fecho do 3.º Anel do antigo Estádio da Luz
    Assinalando a conclusão da obra do fecho do antigo 3.º Anel, o Glorioso recebeu o Dínamo de Bucareste, e venceu por 2-1, em 21 de setembro de 1985."

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  10. NEGÓCIO JOÃO NEVES : Agora sim, é a ultima vez que me vou referir ao assunto. Já foi embora, é um não assunto.
    O jovem é um grande Benfiquista de gema, acredito que sim. Jogava, joga, sempre com raça, querer e com muito coração.
    É um jogador ainda muito promissor e cheio de potencialidades. Mas jovens promessas e jovens jogadores cheios de potencialidades existem muitos.
    Nós vendemos por 60Milhões (sessenta milhões !!) fixos, mais 10Milhões por objetivos, uma jovem promessa com muito potencial, que eu acho não ter conseguido mostrar muito mais do que vale devido à ausência de um bom Médio Defensivo...Mas o panorama este ano seria igual.
    Na ultima época foram recusadas ofertas elevadas por Morato, António Silva e Florentino, acreditando em uma maior valorização que não aconteceu.

    O Benfica é um Clube Formador e vendedor.
    Muita sorte tem havido em existirem praticamente todos os anos, ou intercalados, jogadores da formação que possam ser transacionados por verbas muito altas e não termos de andar a fazer contas a Mais Valias.
    Poderia o Benfica ter ficado com o jogador mais um ano pelo menos? Acredito que sim...mas seria estar a contar, com "o ovo no cu da galinha". Quer se queira ou não, o Mercado "dita" leis e gerir o Benfica, ou um Clube de Futebol, não é o mesmo que gerir a nossa casa.

    Percebo quem está contra a que vendamos os "nossos meninos", a uns dá jeito a retórica, outros deixam-se ir na conversa e ainda há os que realmente sentem ser possível mantê-los mais tempo no Clube. Eu, romanticamente, também gostava que eles ficassem até se afirmarem a sério. Mas nós no Benfica não temos perdões de dividas Fiscais nem bancárias, não antecipamos receitas por tudo e por nada. Ao contrário de outros, que para mostrarem "poder negocial" e parecerem "duros de roer", não fazemos finca pé para manter jogadores a todo o custo, mesmo que depois saiam a custo zero sem qualquer verba para o Clube.
    É muito bonito dizerem que os outros não deixam sair as suas "estrelas", mas depois vai-se ver e estão num buracão financeiro e vendem a alma ao diabo, e qualquer "milhãozito" é festejado como se fossem largos milhões.

    A mim, dói-me a alma, ao verificar que parece que até o fato do rapaz pagámos, assim como a viagem e a estadia, além do papel gasto e tinteiros utilizados...E ainda, e ainda...A tal comissão ao vampiro de serviço, por ter tratado de tudo a seu gosto.

    Pagámos porque o Benfica solicitou os serviços do parceiro estratégico a fim de arranjar uma boa venda e colocação para o jogador ??? Não sei. Mas o que já se dizia há muito tempo, tanto em Portugal como em França, era que o jogador havia chegado a acordo de verbas com o PSG, mesmo antes deste clube ter contactado o Benfica...antes de se terem iniciado as negociações finais. Não houve qualquer desmentido, nem na conferencia choramingas, nem na apresentação sorrisos de orelha a orelha !!

    Não me vou alongar mais, já muito se falou, muito ainda se irá falar, e muto ficará por dizer...Foi um negócio bom para ambas as partes, o Benfica não se importava de vender e o jogador não se importava de sair. ACABOU !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo,

      Choramingas?! Parece-me um bocadinho injusto da tua parte...

      Eliminar
    2. Paulo Santos
      Se possuir 4 andares na Amadora e 1 bruta mansão na Quinta da Marinha e precisar de vender...qual será a sua aposta em termos de "incoming" financeiro ?

      Eliminar
    3. Elsa ,

      Compreendo o choro do "miúdo". A emoção falou mais alto. Não entendo porque teve de passar cá para fora, nem a divulgação que o Presidente também teve de limpar lágrimas...Nós, Benfiquistas, eu, não somos burros nem gostamos de ver o Benfica a ser gozado.

      Amigo Red Sniper,

      Compreendo onde quer chegar, mas são coisas totalmente diferentes, embora possa haver quem faça essa comparação. Há coisas que embora comparáveis...são incomparáveis.
      Como já referi acima, a Gestão Económico/Financeira de um Clube Desportivo, embora possa parecer semelhante, é muito diferente de uma Gestão do mesmo tipo, de uma Empresa...Assim como da vida particular de cada um. Pelo menos é a noção que eu tenho.

      Respondendo á sua pergunta, só a titulo de curiosidade, e para contrariar o que pensaria que eu iria responder, digo o seguinte :
      Venderia a mansão. Os quatro andares estariam arrendados, continuaria a usufruir do rendimento por eles gerado até vender um ou dois deles e conseguir adquirir outra mansão...com o valor da venda e do valor gerado pelos rendimentos... 😉😉



      Eliminar
    4. E depois renova por mais uma época com o Di Maria por 9 milhões ano....

      Eliminar
  11. O João Neves já é passado desejo tudo de bom para ele.
    Mas o presente neste momento é a situação de Neres e Di Maria...
    Será que vamos voltar ao mesmo da época passada com a desastrosa prestação gestão sobre o atleta argentino? Onde foi demasiado protegido pelo treinador e não só abdicando dos resultados desportivos para garantir a sua titularidade?
    Espero que não se repita sinceramente pois assim andamos a perder um (ou mais) talento que nos poderia ajudar tanto e a evoluir como o caso de David Neres...
    Vamos abdicar de jogar bem e ganhar por causa de uma vedeta?

    ResponderEliminar
  12. Companheiro Paulo, esse Drº Finanças, era o PUTAtivo candidato a diretor p/ o futebol ou p/ diretor financeiro na lista do movimento "Servir o BEN...itez", 1 RESSABIADO já em campanha eleitoral, p/ as próximas eleições. O Mete Nojo, tem 1 critério simples e uníco, tudo o que o Rui Costa e o RS fazem, está mal, ao contrário do Fred MARQUISES e do GARGANEIRO AMORIM, em que tudo é MARAVILHOSO...coração...MARAVILHOSO. O Glorioso vende e compra tudo MAL, mas os LAGARTOS, tudo o que vendem e compram (mesmo que seja 1 cozinheiro p/ a CHURRASQUEIRA do Campo Grande ou 1 central que num jogo fez mais erros que o Toni Silva no Europeu e mês anterior) é MARAVILHOSO...coracão...MARAVILHOSO.
    O Glorioso S.L.B. não vende tudo bem, nem compra tudo mal. Há jogadores da Formação a saírem por preços irrisórios(comparados c/ outros que pouco jogaram na A, mas tiveram a varinha Mágica do DDT das transferências,Ivan Cavaleiro, Cancelo, Helder Costa, Bernardo Silva, André Gomes, tudo por 15Milhões), Paulo Bernardo(4,5 Milhões), Jota(7,5 por 70%), Diogo Gonçalves (4 Milhões/Copenhaga),Ferro(Hadjuk Split), Nuno Santos, Jair Tavares(Hibernian), Duk, e muitos outros que sairam á BORLA, a maior parte pela mão do DDT da Guiné, como por exemplo 1 dos 3 melhores centro campistas de Sub/ 17, o Ronaldo Camará, Domingos Quina, Famana Quizera, e tantos outros. Em contra partida, tb compramos ás vezes bem (relação Preço/Qualidade), ultimamente, p/ a equipa A, Bah, Rolheirser, Aursners, G.Prestiani, Beste e Carreras( os 2 pelo preço de Jurasek), Trubin(lembrar que tem apenas 22 anos), Pavlidis, Marcos Leonardo(22 anos). Tb há jovens c/ qualidade que vieram do estrangeiro p/ as equipas de sub/23 e B, dos quais realço o GR Lituano(esteve no estágio), o ex/central das camadas jovens do Sochau e o Irlandês(16 anos) ponta de lança do CORK City(2ª liga). Por tanto, nem TANTO AO MAR, NEM TANTO Á TERRA. Sem qq DESRESPEITO p/ os companheiros deste blog, direi em ton de LARAXA, como o Vasco Santana: Chapeus(João Neves) há muitos seus...
    O uníco, que foi uníco e que fez e faz falta, é o Exmº Sr. COMENDADOR EUSÉBIO da SILVA FERREIRA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chapeau, Rui dos Santos, sei muito bem quem é o "Dioguito", e como diria o Gato Fedorento : O que ele quer sei eu...

      E mesmo o Sr. COMENDADOR EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA, só não saiu do Benfica quando estava em grande, porque foi proibido pelo regime da altura...PELO REGIME e não pelo Benfica...Com a desculpa que tinha de ir cumprir o Serviço Militar, o que aconteceu de facto, mas depois continuou sem poder sair, e o interesse da Juventus manteve-se... O pré acordo assinado com os Italianos contemplava essa nuance, mas depois foi o que se viu...

      Com se costuma dizer, " a Fé move montanhas", mas com dinheiro contratam-se máquinas para as mudar de sitio....

      Abraço.

      Eliminar
  13. Rui Costa ordenou no Seixal,para sacar João Neves todas as épocas, assim excusam de fazer EO ......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J. Cancelo, Bernardo Silva, André Gomes, Ruben Dias, Ederson, Renato Sanches, Ivan Cavaleiro, Helder Costa, Jota, J. Félix, Gonçalo Ramos, Lindelof, etc...o melhor GR da Galaxia já foi vendido???? O Mágico ainda está em Licença Sabática??? O Anão CÃOceição já regressou ás aulas de MERGULHO????Chapéus á muitos...

      Eliminar
    2. Pois, chapéus á muitos,o homem da lágrima tem o Don de siderar os adeptos em especial os mais destreinados.... abraço.

      Eliminar
  14. ALGUEM ESPERAVA outra coisa QUE NÃO que uma dedicação TOTAL a causas que SISTEMAticamente temos de enfrentar desde o primeiro minuto

    PARA COMEÇAR!!!

    Temos um

    Famalicão v Benfica

    COM os nossos conhecidos amigos

    Árbitro Fábio Veríssimo

    E como não podia deixar de ser acompanhado do

    VAR Hélder Malheiro

    PARECE que esta epoca NADA foi deixado ao acaso

    Para os nossos amigos do apito e visionamento de video comecarem a impressionar desde a primeira jornada

    E

    O pelotão de AJUIZAMENTO de campo e visionadores de video JÁ ESTÁ em condições de se apresentar em plena forma PORQUE COMECARAM LOGO em plena pré epoca a testar/por em pratica as suas aptidões desniveladoras

    UMA das recomendações que (parece que) passou a exigencia este ano dos INDUSTRIAIS (e que sabemos agora fazer parte integral do manual de desnivelamento)

    ERA o

    HAVER o cuidado de

    Abdicaram das suas ferias para apresentar uma forma fisicoapitadora aprimorada LOGO nesta fase precoce da epoca

    CLARO que os srs NÃO podiam desiludir e cumpriram a regra (as recomendações) e FIZERAM TUDO para estar ao NIVEL que os industriais (da bola) esperam logo na 1ra jornada

    MAS AFINAL não era para isso que servem as pré-épocas ?

    PARA nos prepararmos AO MAXIMO para os desafios que a nova epoca nos vai colocar (diariamente)!!!

    JÁ são CONHECIDAS as condições climatericas que vamos ter de enfrentar e o estado do terreno de jogo

    VAMOS ter de entrar COM TUDO!

    Carrega Benfica
    Rumo ao 39
    Red 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Red, o FDGP do Malheiro foi o rouVAR na LUZ no jogo contra o BRENTFORD, c/ 1 EXPULSÃO perdoada aos 5 minutos, por falta sobre o L.Barreiro e 1 PENALTY ESCANDALOSO na 2ª parte, sobre o PRESTIANI. Até treinaram em FÉRIAS. Com o FDGP do VERDÍSSIMO no apito, só espero 1 MILAGRE em Famalicão, a VITÓRIA.

      Eliminar
  15. Esses cabrões são os putines do nosso Benfica querem matar qualquer chance de ganharmos qualquer titulo logo á nascença e que faz o Benfica para o evitar praticamente nada aceita tudo, e nós sofremos com tudo isso sem nada poder fazer, não importa construirmos grandes plantéis grandes equipas não chega os verissimos os Malheiros Soares dias essa corja não deixam sermos felizes eles comem tudo não deixam nada, viram bem enquanto foi a brincar o que nos fizeram agora a sério imaginem até com os horários nos lixam.
    Benfiquistas felizes isso foi coisa do passado o futuro não nos parece nada risonho deixaram a dragatarda tomar de assalto o poder agora é aguentar e sofrer.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...