terça-feira, 15 de novembro de 2022

                                          SORTEIOS E NOTAS SOLTAS

Como seria de esperar, e fazendo a vontade aos manda-chuva da bola cá do Burgo, o tira bolas de serviço, designou que os dois principais Clubes Portugueses em prova, não se defrontem no caminho até á final, se ambos lá chegarem.

Em plena era tecnológica, e mecânica, continua a fazer-me uma certa confusão, desconfiança é um termo forte, os "sorteios" continuarem a ser efetuados "á manápula". Se já se diz tanta coisa de bolas quentes e frias aquando do ato na Champions, mas pelo menos baralham, ou fingem baralhar as bolas... Ontem, na escolha de emparelhamentos após eliminatória sorteada, as bolinhas eram colocadas e logo tiradas sem qualquer ligeira tentativa de baralhar a ordem em que foram arrumadas. Bastava usarem umas tombolas, tipo sorteios da Lotaria ou do Euro Milhões...Mas tudo está bem, quando acaba bem. Inicialmente o Benfica irá jogar com o Varzim, já na Póvoa certamente como mandam as normas institucionalizadas ... Já "avisado" do que o seu adversário fez nas eliminatórias anteriores. Depois, caso leve de vencida os Poveiros mais fracos desde o inicio da época, encontrará o vencedor do jogo entre o Vitória e o Braga. Para depois, se tudo correr bem, defrontar nas meias finais, penso que já a duas mãos, o clube vencedor dos jogos , Leixões - Famalicão e Lank Vilaverdense - B SAD . Como convém, sempre a jogar fora para poupar o relvado da Luz...a não ser um jogo das meias que será em casa.

Incrivelmente, devo estar doente, estou de acordo com o que ouvi de alguns especialistas do chuto na bola televisivo, ao dizerem que o Benfica tem o caminho mais facilitado. Mas não por jogar fora com um Clube da Liga 3, que por acaso eliminou o cashball, e o Cedofeita ter de jogar em casa com o poderosíssimo Arouca , os amigos 9ºs classificados da Liga, que quando se deslocar ao estádio onde ganhámos como Visitantes, será o Arouca mais forte dos últimos anos...Mas, penso mais facilitado, para mim, porque não nos damos bem com facilidades...Logo, acho que vai correr bem. Vamos estar no Jamor a jogar a Final da Taça...doa a quem doer.

Agora seguem-se três jogos para a Taça Proença, competição que pelos vistos já todos, sem exceção, querem ganhar...mesmo aqueles que ainda estando em prova, declaram esse objetivo em plena roda de jornalistas. É aproveitar quando ganha...porque caso contrário têm de levar com o filho do Vitor Manuel... E muitas vezes nem isso.

Vamos jogar com o Estrela da Amadora, em Leiria, no dia 20/11 ás 19h. A seguir defrontamos o Penafiel em casa no dia 26/11 pelas 20h45m. O ultimo jogo desta fase será em Moreira de Cónegos em 17/12 pelas 19h.

Note-se no preciosismo desta prova : Exige a obrigatoriedade das equipas apresentarem no mínimo, sete (7) jogadores formados localmente ( registado em Clubes integrados da FPF). No que toca ao Benfica temos : João Mário, A. Silva e Gonçalo Ramos no Mundial. Samuel Soares, Paulo Bernardo e Henrique Araújo convocados para os jogos AMIGÁVEIS ante a Chéquia e o Japão a 18 e 22 de Novembro da seleção de sub-21. Temos mais seis (6) convocados para a seleção de sub-20 entre os dias 14 e 23 Novembro ... Mais os três (3) internacionais a representarem os seus Países no Mundial ... Pronto é isto a verdade desportiva dos senhores da Liga. Sei que os outros Clubes também têm convocados, estão nas mesmas condições...Mas para quem apregoa uma Taça da Liga que se quer cada vez mais prestigiada, isto é burrice da grande...

O ASSUNTO DO DIA : É incontornável o assunto Cristiano Ronaldo. Ele assim o quis...e assim o planeou quando combinou a entrevista com o seu amigo jornalista, e o timing da divulgação da mesma. 
Reconheço mérito a Ronaldo, por tudo o que conseguiu. Reconheço que foi dos melhores jogadores, finalizadores, que vi jogar . Desportivamente, futebolisticamente, falando, FOI  enorme. Á medida que os anos foram passando, e a força e colocação dos seus remates foram diminuindo, o seu poder de explosão foi desaparecendo, o poder muscular foi-se alterando, não se soube reinventar e não deixou que treinadores o tentassem fazer. 
A determinada altura da sua vida, da sua carreira, fruto do que vinha conseguindo meritoriamente, julgou-se o "Centro do Universo", fazendo crer a si próprio que vivia num Mundo á parte, onde estaria acima de qualquer lei ou norma instituída. Sabe-se do absurdo que foi alguém da família, insultar Agentes da Autoridade, só porque estes no exercício do seu dever e função, o autuaram por estacionamento indevido de um dos seus bólides em Lisboa. Quereriam Imunidade Diplomática ? Assim parece, ou vivem no tal Mundo paralelo, só deles... 
O Pedido de Despedimento por justa causa em forma de entrevista, é na sua forma um ato cobarde, porque "fugiu" antes da divulgação, e no seu conteúdo, do que conhecemos, a demonstração de alguém que se sente ultrapassado e não aceita a situação de já não ser idolatrado...além de ignorante ao demonstrar não saber quem é Ralf Rangnick, principal influenciador do novo estilo de futebol Alemão seguido entre outros por Nagelsmann e Tuchel...
Mal educado e mal agradecido. O Man United deu-lhe tudo. Fez dele o que ele é hoje. Nem que fosse por respeito a Sir Alex Ferguson, deveria ter mais hombridade e tentar resolver qualquer caso internamente. Olhos nos olhos. Mas não tem coragem nem dignidade para isso. Pelo menos não o tem demonstrado. Foram casos a mais. Que se acumularam.
A sua vida pessoal, não discuto, nem sei o que deveria discutir pois não o conheço. Só sei o que vai saindo nas noticias. Há certos aspetos da sua vida, e uma conduta, que não aprovo, mas cada um sabe de si. Lamento a doença da filha que fez com que faltasse á pré época do United, mas ter um "iate hospital" deve ser espetacular !!! Ele faltou quase a mês meio de pré época...

CASTIGO ? Uma pequena multa, para ele, e algum processo disciplinar.
O CASTIGO QUE LHE DAVA ? Uma multa a sério. Processo disciplinar. Obrigatoriedade de cumprir contrato até final da época e treinar com os mais jovens durante três meses. Os meses restantes, treinar com a equipa principal, ser convocado mas nunca mais jogar... 
Faltou ao respeito ao Clube, ao treinador, aos colegas e a ex treinador. O United é cotado na Bolsa. A sua entrevista teve repercussões negativas, assim como tem, sempre que se fala no caso Mayorga. 

Sei uma coisa, os olhos vão estar nele neste Mundial, como ele gosta,  mas não será pelos melhores motivos. Ele vai ter de jogar MUITO, para demonstrar que tem razão.

E atenção Engº Fernando e ex vice do porto a quem roubaram o computador : Tratem o rapazinho bem, se não já sabem. Lavar roupa suja e colocar a boca no trombone á maneira dele...não lhe faz espécie alguma...Tomaram a devida nota do aviso ???


Grande abraço Benfiquista a todos e ,
VIVA O BENFICA

 



25 comentários:

  1. Benvindos à Póvoa de Varzim, terra de bom acolhimento e gente boa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,
      Concordo. É pena as águas serem tão frias, porque gosto muito dessas praias acolhedoras.
      Este ano já aí fui ao Teatro...com TH..😉😉
      Abraço.

      Eliminar
    2. Já não mergulho nos mares da Póvoa desde da minha infância, este ano mergulhei na praia das Caxinas onde vivo e a água estava excelente fez me lembrar a água do Algarve,.... Vi grandes jogos no estádio do Varzim com os grandes quando era miúdo, e o Benfica tinha dificuldades mas ganhava quase sempre aquele Varzim do Teixeira com os Bebés de Matosinhos tinha grande equipa, Montoya, Horacio, Leopoldo, Caixeira Fonseca, Justiniano, entre outros, chegou a ter um dos melhores relvados do campeonato, velhos tempos, abraço tudo de bom, está fresquinho aqui em Laakirchen Áustria, quase que neva...

      Eliminar
  2. Porque será que o Porto tem tanta sorte nos sorteios? Quantas vezes o Porto joga fora em comparação com o Benfica? Até parece bruxedo.

    Claro que eu acredito que vamos ganhar ao Varzim. Mas nunca fiando pois as gentes da Póvoa de Varzim são aguerridas e suam a camisola.

    Que jogadores vão o Porto e o Benfica apresentar na Taça da Liga?
    Confesso que estou curioso

    Mais uma grande publicação. O meu aplauso e elogio
    Grande abraço amigo Paulo Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser a tal funcionária do Porto que dizem que é bruxa de Matosinhos faz futurologia...

      Eliminar
  3. O sorteio, feito como foi, devia ser considerado nulo.
    Determinam as regras que as bolas devem ser sempre baralhadas. O que não aconteceu nas mãos de Carlos Pereira, sportinguista e antigo defesa esquerdo do seu clube de coração.
    Ou melhor, as bolas começaram a ser baralhadas depois de ter saído a do FCPorto.
    Aqui há gato! Ou dragão, sei lá!
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São Dragartos, caro António... são Dragartos.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Tudo se encaminha para uma final Porto X Benfica desde que nenhum deles fique pelo caminho como é óbvio, se foi feito de preposito não havia necessidade, o sorteio tem que ser puro e duro, mas também entendo que uma final Porto Bsad ou Benfica Vilaverdende não tem o mesmo atrativo que os dois grandes na final, mas é o que é, se ninguém teve a coragem de impugnar o sorteio, tá tudo bem...

    ResponderEliminar
  5. Paulo pode nao ser verdade que os sorteios foram feitos com maldade mas tudo indica para que possamos desconfiar, nao vi nada e so comento conforme aquilo que vou lendo mas que raio o beneficiado destes sorteios e sempre o mesmo clube tanto na taca de Portugal como na taca da liga tem o caminho aberto para chegar a final uma vez que nao defronta nenhum dos grandes Benfica,Braga ou Guimaraes enquanto nos se passarmos o Varzim vamos ter que levar com o Braga ou o Vitoria enquanto o Porto tem mais 99% de probalidades de chegar a ambas das finais e uma vez la chegado papa as duas tranquilamente excepto se la chegar o Benfica vai sentir mais dificuldades em a ganhar mas atenca se acaso o FCP ou Benfica chegar a final o Estadio nacional vai ter qualquer problema e la vai a final ser desviada para Leiria ou Coimbra ou quica para o estadio do Dragao oh Rui lembraste que ja disputamos uma final em plenas antas? ao Benfica tudo lhes calha e nos claro somos sempre os maus da fita.
    Paulo pela primeira vez vou discordar de ti entao a goriosa ascensao do Roanlde foi feita no M.U. puro engano foi feita na lagartagem ali ele ganhou todas as bolas de ouro e todas aquela qualidades dele que foram muitas segundo os especialistas da especialidade foram alcancadas no cash ball basta ouvir e ver o que eles dizem por ai do seu Ronalde.
    Ja percebeste que brinquei contigo todos os feitos alcancados do Ronaldo foram no M.U. e Real M. mas mais no Real mas foi o Mr: Fergusson que o lancou para a ribalta do futebol mundial,por mim acho se tivesse ficado no sporting podia ter ganho um campeonato ou dois e bolas de ouro sa as cheirava.
    Nao sabia que o amigo Rui Dourado estava emigrado na Austria oh Rui nao conheco a Povoa passei la perto mas ouco falar maravilhas as aguas da Povoa se sao frias agora que estas longe e comparadas com essas da Austria as da Povoa sao quentinhas mais parecem termas,para todos um abraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting disputou uma final da taça UEFA em Alvalade, o Porto já foi a Paris disputar uma final da supertaça com o Sporting, não vejo mal nenhum ter que ir à Catedral disputar a final da taça de Portugal contra o Benfica...

      Eliminar
    2. Não estou emigrado entrei hoje na Áustria descarregar verduras de Espanha amanhã em duas plataformas do Lidl aqui e Viena é carrego de volta para Espanha, normalmente fico 3 semanas fora até regressar a casa Caxinas Vila do Conde...

      Eliminar
    3. Viva Francisco, concordo com o que dizes. às vezes dá vontade de rir ouvir os sapos dizer que têm dois jogadores com bolas de ouro...São mesmo sapos. Qualquer um deles, NUNCA ganharia qualquer prémio.
      O Benfica é o único em Portugal com um jogador a jogar no Clube ter ganho a Bola de Ouro. E o único em Portugal com dois prémios Golden Boy...
      Será que HOJE os lagartos se orgulham de ter a "Academia Cristiane Renalde" ?

      Grande Abraço.

      Eliminar
  6. Mais um grande texto que foca vários temas. Muito bom mesmo. Estou de acordo na totalidade.
    É focado uma situação que de facto é bem vista. Ronaldo vai ter de jogar muito para provar que tem razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cumprimentos Benfiquistas caríssimo. Sempre bem vindo.

      Eliminar
  7. Olá paulo, e se falassemos das necessidades do plantel do Benfica e quais os joagdores que poderiamos contratar ??? Ás tantas o pessoal aderia mais. Digo eu.
    Vamos a isso ? É só dizeres que começo a debitar nomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada coisa a seu tempo...parece haver já muita gente com vontade de comprar meia equipa e mandar embora os jogadores que estão nos oitavos da Champions e em primeiro lugar da Liga...e que ainda não perderam qualquer jogo esta temporada...Há ajustes a fazer ? Sim, o próprio Herr Schmidt o admitiu, mas antes da abertura de mercado ainda temos jogos para ganhar...

      Cumprimentos Benfiquistas

      Eliminar
  8. isso dos sorteios serem feito nas rodas da lotaria vai dar ao mesmo a malta quando não gosta dos sorteios arranja sem qualquer coisa por onde pegar.
    a malta também só se queixa quando os sorteios não calham bem há dois anos saiu o braga aos corruptos, que até nem passaram, e a nós o estoril da segunda e ninguém se queixou.
    aqui há meia dúzia de anos quando a conversa era a mesma de que jogamos sempre fora, eles em casa, e que a nós nos tocam equipas da primeira e a eles de divisões inferiores alguém fez um apanhado desde o inicio do século e a diferença era mínima.

    quanto à taça da liga não concordo com a opinião, por norma é uma competição em que os clubes grandes utilizam por vontade própria para rodar titulares portanto não vejo o problema, e para mim era bem pior os jogadores estarem sem competição.
    acho parvo é os amigáveis dos sub vinte ai é que poderia ter existido combinação de datas.
    mas mesmo assim com todas as condicionantes temos sete formados localmente no plantel nem sequer é preciso recorrer a nenhum da equipa b para fazer numero.

    o reinaldo finalmente deixou cair a mascara e mostrou quem realmente é, isto foi um tudo ou nada apostando num desempenho no mundial para ver se alguém lhe pega, o mais estúpido é que lançar agora a bomba só vem fazer ruído à volta da seleção e torna mais difícil fazer um bom desempenho, e mesmo tendo um bom desempenho até nem sei se lhe pegam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João Carlos, é sempre um gosto tê-lo por aqui com as suas opiniões.
      Relativamente aos sorteios, gostava que fossem "puros e duros" e nada de intervenção "manual"...sorteio é sorteio. Não pode haver a mínima suspeita. Há maneiras de mitigar isso. "Antigamente" não havia tanta reclamação porque comia-se e calava-se. Não eram transmitidos em direto como são agora, onde se vê como tudo funciona....São pontos de vista...

      As épocas são cada vez mais sobrecarregadas de jogos. Qual a altura da época com menos jogos internacionais, quer de seleções ou Clubes ? O inicio.
      Na Alemanha, antes de acabarem com a Taça da Liga, era no inicio de cada época que era disputada...Depois, como não são parvos, perceberam que era um competição que estava a mais no calendário.

      O Renaldo não foi agora que deixou cair a máscara...O incrível é que mesmo assim há quem o aplauda.
      Conseguiu o objectivo. Tem mais uns quantos seguidores nas redes sociais, Vai conseguir ser despedido. Só se fala nele. A seleção passou para segundo plano. E ele continua feliz da vida com se nada fosse.
      Agora, depois da bomba, onde corta de cima a baixo todos os que não lhe lamberam o dito cujo, vem a parte da entrevista onde se auto vitimiza, onde é o coitadinho e o bom pai de família incompreendido que todos trataram mal .
      Tudo isto foi muito bem planeado friamente.

      Abraço.

      Eliminar
    2. eu também preferia que fosse tipo tombola, agora se fosse assim existia sempre polémica alguém arranjava alguma coisa.
      eu diria mais que agora a polémica é a mesma ela é potenciada pela facilidade como as pessoas comunicam entre elas.
      eu ainda me lembro do tempo em que os sorteios da taça era as bolas dentro dum saco e tiradas pelos dirigentes e ainda me recordo de varias teorias mirabolantes que isso gerava na altura.

      mas se a taça da liga deveria de existir, e em que moldes e altura é outro tipo de conversa, que podemos ter sobre uma mais alargada sobre todas as competições nacionais, e sobretudo as alterações que vão ser feitas daqui a dois anos.
      agora atendendo a este ano atípico com a paragem do mundial até nem acho que tenha sido das piores soluções, até atendendo de onde vem, só com a ressalva de que neste fim de semana não se devia jogar.

      eu acho que ele só agora deixou cair a mascara o que tinhas até agora era malta, muito pouca, que conseguia ver por trás da mascara.

      planeado friamente foi bem planeado isso vamos ver se por acaso não lhe sai o tiro pela culatra.

      Eliminar
  9. Bom, vou a Leiria ver o Estrela da Amadora e estou curioso para ver que equipa irá Roger lançar. As ausências e as regras que falam deixam-me ainda mais curioso.
    Do meu ponto de vista é uma oportunidade excelente para outros jogadores também mostrarem que têm valor. É sempre uma oportunidade para alguém diferente se destacar. Vamos ver quem sairá a ganhar dentro da equipa com estes jogos.
    Gosto muito da Taça da Liga, não só por termos ganho umas quantas, mas principalmente porque a Taça da Liga, quando apareceu, ter servido para o Benfica se re-habituar a ganhar troféus, algo que o Benfica naqueles anos não conseguia (depois de 2004/5 passamos anos sem qualquer troféu).
    Espero que este ano consiga o mesmo propósito e sirva para os nossos jogadores que bem têm merecido ter o primeiro gostinho de conquista, ganhando sede para mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo dezazucr, seja bem vindo.
      O Benfica tem jogadores suficientes que cumprem os requisitos para jogar nesta competição. Para mim nem é isso, a falta dos jogadores convocados, que está em causa, é mais a desigualdade permitida por quem organiza. De acordo que os grandes têm mais do que obrigação, de terem plantel suficiente para ganharem estes jogos frente a equipas de escalões diferentes, mas é a tão proclamada "Verdade Desportiva" que está em causa. O Benfica e os outros grandes têm vários jogadores no Mundial, penso que 6+4+4, quantos têm as restantes equipas participantes ? É esta falta de respeito.

      Como já deve ter percebido, esta Taça não me diz nada. Não deveria existir, só causa contratempos nos moldes em que está formada e na altura da época em que é disputada. Mas se é uma competição Oficial, claro que quero que o Benfica a ganhe.
      Mas são jogos a mais. Deveria ser referente á época anterior e bastava participarem : Os primeiros três classificados da primeira e segunda Liga, que englobava como é óbvio os Campeões, o vencedor da Taça de Portugal e o finalista vencido. Se coincidissem, arranjar-se-ia maneira de encontrar clubes substitutos. Sorteio puro, sem qualquer condicionante. Encontrar-se-ia o vencedor da Taça em metade dos jogos ... Mas pronto, o proença quer assim como está, e o pessoal cala. É só a minha opinião.

      Abraço Benfiquista

      Eliminar
    2. Eu, ao contrário sou fã da Taça da Liga. Não dos moldes que considero sempre estapafúrdios.
      Sou da opinião que é uma boa oportunidade para que os clubes pequenos tenham uma oportunidade de também ganharem um troféu (basta ver que por exemplo o Moreirense e o Setúbal já o ganharam).
      Não concordo com os moldes que propões da mesma forma como não concordo com os moldes que está organizada (aliás sempre esteve), de modo a proteger e potenciar uma final com os grandes. Se reparares em outros países (exe.: Inglaterra), não há esse proteccionismo e é bem frequente teres um clássico sem que seja na final. As equipas grandes não têm de ganhar todas. Optam por gerir conforme as suas prioridades. Depois é sempre uma boa oportunidade de ver jogadores diferentes que normalmente estão na sombra de outros. A regra dos jogadores formados, quando surgiu a Taça da Liga, visava dar mais oportunidade de jogadores jovens, normalmente tapados por estrangeiros (muitas vezes com menos qualidade), mostrarem-se ao mundo.
      No caso do Benfica, acho que funcionou muito positivamente.
      E tenho pena que tenhamos deixado de a ganhar. Aliás, como desde há muitos anos também deixámos de ganhar Taças (3 em 25 anos é manifestamente pouco!). Por mim, um jogo do Benfica da Taça da Liga vale mil vezes qualquer jogo de um mundial. E era bom se o Benfica encarasse esta Taça da Liga da forma como foi encarada no início, como uma oportunidade de começar a ganhar.
      A supertaça por exemplo, serviu para os corruptos se habituarem a ganhar e sinceramente atribuo-lhe muito menos valor, uma vez que não é uma competição, é apenas um jogo e boa parte das vezes foi a repetição da final da Taça, com uma equipa mais fraca a ter que ser novamente derrotada pelos corruptos. Apenas 1 jogo. Serviu-lhes no início para se habituarem a ganhar e em determinada altura para se meterem em bicos dos pés dizendo que tinham no total mais troféus que nós.
      Já a Taça da Liga, para a ganhar, em vários anos o Benfica teve de derrotar pelo caminho o Sporting, o Braga e também os corruptos. Dou muito, mas mesmo muito mais valor à Taça da Liga.
      Isto apesar de se quiser medir troféus, obviamente, o Campeonato e a Taça são bem mais relevantes. Mas em termos de valor, até pela dificuldade de a conquistar, mil vezes a Taça da Liga do que a supertaça.

      Eliminar
    3. Dezazucr, cada cabeça sua sentença. Opiniões diferentes é o que "dá sal" a uma conversa.
      Penso haver demasiadas competições. E para mim, esta Taça da Liga por vezes lembra-me o velhote e extinto Campeonato de Reservas, com as devidas diferenças, porque se ganha uma tacita mais bonita. Com exceções que já existiram, esta competição está feita par ser ganha por um dos três grandes, mais Braga. Há algum prémio extra para o vencedor ? Por exemplo acesso a competições Europeias ? Mesmo havendo, os clubes semi finalistas e finalistas em 90% conseguem esse objetivo pela classificação no Campeonato.

      Se não estou enganado, esta competição partiu de uma proposta á altura, de dois clubes que não ganhavam nada a algum tempo. Sporting e Boavista. Um nunca a ganhou, nem perto. Outro andou a reclamar que não a conseguia ganhar até á 3 ou 4 anos. Segundo eles, era taça da cerveja, era a taça lucilio...agora para os sapos é um troféu importantissimo...Para alguns, só tem importância enquanto for possível ganhar...depois é uma competição sem qualquer nexo...
      A existir, quanto a mim e por isso os moldes que referi, seria uma competição para premiar quem de facto se evidenciou nas competições profissionais da Liga e da segunda competição em Portugal, a Taça : Os três primeiros classificados da 1ª e 2ª liga, que premeia o pódio, e quem subiu de divisão, no caso da 2ª Liga, e o vencedor da Taça de Portugal e finalista .

      Como hipótese de aparecerem, e dar oportunidades a Clubes mais pequenos, existe a Taça de Portugal onde todos participam e onde tem sido muito mais visível a evolução dos clubes dito mais pequenos, até como finalistas ao contrário da Taça da Liga onde não há muita variedade de finalistas...
      Mas como disse, são opiniões, e é sempre bom.

      Abraço.

      Eliminar
  10. dá gosto ler estes diálogos entre grandes benfiquistas e até com o portista Rui Dourado. Muito bem. Têm todos o meu elogio. Muitos parabéns.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...