terça-feira, 29 de novembro de 2022

                 O FUTEBOL JOVEM E A SUA FORMAÇÃO...E                                                         OUTROS

UMA REFLEXÃO :

Numa altura em que se fala cada vez mais em educação, e precaver o futuro dos atletas no geral e dos futebolistas em particular, fico perplexo quando constato, que praticamente todos os meses durante duas ou três semanas, existem jovens candidatos a craques que em vez de estarem no seu local de estudo, andam por esse País fora, ou Europa, a representar a FPF em jogos de preparação, de desenvolvimento ou de encontros de coisa nenhuma. 
Isto em plena época Escolar. Muitos com exames no final do ano. São desde os escalões sub-14 ou 15 até aos sub-18 e 19. Já sem contar com os sub 21 que é outra história... tanto em  masculinos como femininos. E não é só no futebol. O futsal está a ir atrás do mesmo percurso. 
Estes alunos têm algum regime de exceção, além das faltas justificadas por estarem a representar a seleção ? Como é o acompanhamento da matéria e a avaliação ? Partindo do principio que os professores não estão subjugados á marcação de testes, conforme as datas das ausências para representação da FPF.
Os senhores da Federação, os pais, os próprios jogadores e o Sr. Ministro da Educação querem fabricar craques á força, querem internacionalizar a marca...Para mim, tenho "pena" dos alunos que têm direito a uma educação Escolar condizente com as suas idades.
Não há muito tempo atrás, estes jogos de preparação, a brincar, eram só na altura das férias escolares ou em dias de feriado ou fins de semana...agora até estágios fazem...
Estou farto de falsos moralistas....Que fingem interessar-se pelo futuro dos mais jovens.

MUDANDO DE ASSUNTO ; 

- Um anafado ex jogadeiro, agora paineleiro da televisão paga por todos nós, que outrora provocou, ou combinou, a sua expulsão ao pontapear um ex companheiro, quando representava o Deportivo da Corunha, numa meia final com o porto, veio botar faladura sobre o golo, excelente, que Enzo Fernandez marcou ao México. Depois de uma luta intensa entre os seus dois neurónios e após uma embalagem de pastilhas Rennie engolida de uma só vez, chegou a abantesma á conclusão, que o Benfiquista teve sorte ao marcar aquele golo...foi um remate de sorte.
Direi eu, que a sorte dá trabalho, e que convém não estar distraído para a aproveitar. Claro que não foi um golo de penalti. Claro que foi um golo importante. Não foi daqueles que se marcam quando a equipa contrária já está a golear, e por conseguinte em descompressão.
E concordando com o que o mesmo "zézinho" disse anteriormente, para valorizar quem marcou dois golos ; é muito difícil marcar golos num Mundial, afirmou ele  ... Enzo, mesmo não sendo titular, inexplicavelmente, jogando a médio e não marcando penaltis já só está a um golo do melhor piscineiro da Liga Portuguesa .  

- Não há castigos para treinadores que insultam colegas da mesma função das Equipas contrárias ? Ou por ser de tal maneira reincidente já não existe castigo suficiente ? Tudo bem que desta vez não houve cuspidela...mas mesmo assim ... Pedir respeito pela própria família, dias antes, e vir agora meter a família de colega de profissão ao barulho....É mais do mesmo personagem, um idiota a ser cretino...não havia "nexexidade"...  

- Se o Benfica tivesse no banco um jogador de 20M€ mais 2,5M€ por objetivos desportivos ... E não jogasse nem contra equipas da segunda Divisão...Cairia o Carmo e a Trindade. 

 A SELEÇÃO , O MUNDIAL : 

- Mais uma vitória . Passagem aos oitavos está garantida. Penso que primeiro lugar também. A seguir o adversário será a Sérvia ou a Suíça...se não houver qualquer surpresa.

- O jogo : Não vou tecer grandes considerações. A seleção de Portugal mereceu ganhar. 
Inexplicavelmente a FPF quer tirar, roubar, um golo ao Bruno Fernandes para o atribuir ao melhor recordista do Mundo. Não é a FIFA, é a própria Federação Portuguesa que pediu uma análise mais exaustiva e completa do lance !!! Pelos vistos é mesmo isso : É mais importante o Renaldo marcar um golo do que Portugal ganhar...é por esta e por outras parecidas que nem todos apoiam a seleção....

- No final do jogo, ouvi os comentadeiros, no geral, dizer mais ou menos isto : Nos últimos 15 minutos, Bruno Fernandes e Bernardo Silva soltaram-se e foi bonito de ver Portugal dominar o jogo por completo, podiam ter marcado mais 2 golos pelo menos....
Eu pensei baixinho para mim : - Será que foi propositado, ou os paineleiros  nem se aperceberam que o Renaldo já não estava em campo nesse período ? 

- Opçoes do Engº Santos : Não traiu a sua identidade. Foi  o Engenheiro a ser ele próprio. Sem comentários...Não vale a pena.

- Metralhas de serviço, incluindo "BARISTAS" : Explicado o porquê de não estar lá qualquer Português da nossa Liga. Já lá estão muitos iguais.

RENOVAÇÕES BENFICA

- Penso que será preciso muito tato e saber, para conseguir a renovação de contrato com alguns jovens da formação. Algo que já deveria ter sido feito em devido tempo. Há vários jovens em fim de contrato e que estão a ser muito assediados.
Operação de charme precisa-se.
Como ? Por exemplo fazer-lhes ver que para a próxima época vamos ter um plantes de 25/26 jogadores, onde pelo menos 7/8 serão da formação a tempo inteiro.

- Não será possível renovar com Grimaldo só mensalmente...e assim sucessivamente ? É que ele, desde que entrou no ultimo ano de contrato tem vindo a jogar cada vez melhor...e estando permanentemente no ultimo mês de vinculo, e a jogar assim,  poderia tornar-se num defesa esquerdo de eleição... 😁😁

- É favor não perderem a cabeça com renovações...Há muito mercado. Quem quer o Benfica, renova fácil, quem quer dinheiro em demasia...muito obrigado e até á próxima.


CUMPRIMENTOS BENFIQUISTAS A TODOS
SEMPRE PELO BENFICA
VIVA O BENFICA

16 comentários:

  1. Paulo ola, por onde anda essa gente que nao comentam tenho que ser eu o primeiro a abrir caminho e logo eu que tenho poucas habilitacoes literarias, outro dia Paulo trocavas umas palavras com o Rui Dourado e comentavas qualquer coisas que agora nao me recorda bem nos teus tempos de estudante de Coimbra e dei comigo a matutar caramba o que faco aqui provavelmente venho tirar beleza aos excelentes textos do Paulo e ponderei desistir de comentar apenas ler mas nao comentar mas de imediato refleti co diabos o pao para chegar a mesa dos ricos primeiro passa pelas maos dos pobres e voltei atraz porque pensei o Paulo para alem da sua inteligencia e um Homem humilde amigo compreensivo e tolorante e acima de tudo um benfiquista que defende o seu Benfica afincadamente por isso mesmo Paulo ca estou porque estando entre benfiquistas discutindo analisando vivendo o Benfica com paixao me sinto feliz desculpa umas frases mal alinhavadas e todos os outros que comentam me desculpem tambem.
    Indo ao texto de hoje UMA REFLEXAO tiro o chapeu nao podia estar mais de acordo.
    Nesse jogo da Corunha e expulsao combinada nao posso comentar muito porque nao me recorda de quem te referes, nao deve ser do filho da Dolores este esta no mundial so [para bater recordes mesmo com golos que nao sao seus lxiou-se porque a fifa nao e controlada pelo clube da cedofeita melhor Palermo Portuguesa.
    as te;levisoes ate parece uma orgia Ronaldo pra aqui Ronaldo pra ali
    Ronaldo pra direita pra esquerda esta so a um golo do Eusebio ja mete nojo que eu saiba o Eusebio so so precisou duma fase final para marcar 9 golos enquanto a Ronaldete ja leva 5 mundiais e ainda nao o conseguio para mim o ronaldo tem que marcar dez golos num mundial para ultrapassar Eusebio, meu falecido pai viveu ate aos 90 anos e viveu muitos titulos do Benfica mas seu viver ate aos 100 concerteza que vou viver muitos mais titulos que o meu pai para bom entendedor meia palavra basta.
    Por ultimo no que toca as renovacoes terminaste como 5 estrelas tal e qual como iniciaste um abraco Paulo ate a proxima ah ja agora temos que ir a Moreira de Conegos vencer um empate nao chega despedicaram tanto que agora nos deixam em suspense.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Andrade e Deco, boas Francisco, você é sempre benvindo, com erros ou não as pessoas que lê os seus comentários percebem prefeitamente, não price o pessoal da sua douta opinião, vale tanto ou mais que a de um catedrático. Quanto ao post posso comentar o prencipio, sobre o futebol jovem, de fazer estágios em épocas escolares, é crime, os pais de agora querem um Cristiano como filho ou um João Félix, querem ficar ricos mesmo que os filhos não tenham tenham escolaridade alta, o dinheiro e o sonho de uma vida melhor fala mais alto, quanto ao resto não tenho opinião, até porque sou do clube rival, rivais sempre inimigos nunca, abraço Francisco e um para o Paulo...

      Eliminar
    2. Olá Francisco, quanto ás habilitações, quem tem, quem não tem e o que cada um possui...faço minhas as palavras do amigo Rui Dourado. Cada um tem a sua "Escola de Vida", tem é de saber aproveitar e aplicar o que ela lhe ensinou e vai ensinando.
      Na minha área sinto-me confortável, mas não há quem saiba tudo. E eu de certeza absoluta que não sei. Nós, uns sem os outros, somos coisa nenhuma .
      Felizmente, e posso dizer mesmo felizmente, tenho muitos amigos. Mesmo amigos daqueles de uma vida. Talvez por não colocar estampado na testa qualquer grau Académico, nem o apregoar. Nem fazer questão de ser tratado como muitos dos meus "colegas" exigem. Sou o que sou, sempre fui assim. Aproveitei o que os meus pais me proporcionaram. Devo-lhes tudo. Principalmente o saber estar e a humildade. Já o disse várias vezes aqui, que não nasci em Portugal. Vim para cá com 15 anos. Tinha alguma dificuldade na língua e na escrita. Fiz incontáveis cópias de textos e de livros, á mão, á unha, para aprender melhor o Português escrito e falado...Custou muito...mas era necessário para o que queria. Gosto muito de ler e escrever...embora a minha área profissional seja diametralmente oposta...
      Continuo com vários amigos no meu País de nascimento, de tal maneira, que ainda não há muito tempo fui ser padrinho de casamento do filho de um . E não são Portugueses.

      É sempre um gosto ler o que escreves, e dou-me por felizardo, teres a amabilidade de me considerares para tal.

      Grande abraço, muita saúde e
      VIVA O NOSSO BENFICA

      Eliminar
    3. Caro Rui, lês-te tudo muito bem nas entrelinhas...
      Quanto ao resto, eu não te censuro. Cada um puxa a brasa á sua sardinha...por vezes puxamos tanto que a sardinha sai chamuscada...ou sêca...
      Grande abraço, boas viagens.

      Eliminar
    4. Paulo não quer dizer que o que escreves seja mentira ou teoria da conspiração, à um ditado que diz. Quando um não quer, dois não discutem.. É sempre um prazer ler o que escreves mesmo tocando no meu clube ou em jogadores e como sou convidado e gosto de cá vir não vou lixivar ou branquear o que de mau o meu clube fez ou faz, abraço e continua a escrever coisa que fazes e muito bem
      .

      Eliminar
    5. Rui obrigado pelas tuas simpaticas palavras em principio pode parecer complexo de inferioridade da minha parte mas acredite que nao e isso que sinto, eu reconheco que por vezes escrevo tao mal que mais valia estar calado eu identifico-me muito com o Paulo na minha maneira de ser mas tambem adoro a sua por vezes temos despiques porque queremos defender a nossa dama de tal forma que por vezes nos excedemos mas isso e normal desde que nao se ofenda a pessoa e confesso que sou mais agressivo que o Rui desculpa la isso Rui mas nao vai ser o futebol que vai impedir que sejamos bons amigos eu felizmente tenho amigos adeptos de todos os clubes tenho amigos de todas as faixas etarias ate tenho amigos Juiz aliaz o meu amigo Ryk@rdo o conhece porque o apresentei da ultima vez que passei por portugal,era Juiz do tribunal de Coimbra era ja nao e porque se reformou isto so para dizer que qui ao fim e ao cabo somos todos iguais e dou comigo a matutar porque levantei estas questoes e la fui parar a Coimbra como comecei a falar do meu ja grande amigo Paulo
      Rui um grande abraco tudo de bom valeu.

      Eliminar
    6. Não se preocupe, faz muito bem defender o seu amor de uma vida, a mim nunca me ofendeu pelo menos nunca senti isso, quanto as palavras escreve bem porque toda a gente o compreende, e o mais importante a participar Francisco, desejo lhe tudo de bom na vida com muita saúde..

      Eliminar
  2. e faz a federação muito bem em pedir a revisão é que caso contrario o reinaldo não se cala, depois porque isto ainda é o grupo excursionista os amigos do reinaldo por isso há que manter a coerência.
    por fim a fpf esta a pensar nos apoiantes da equipa é que os indianos vão lá é para ver o reinaldo não vão para ver a seleção nacional nem os outros jogadores.

    não acho que seja essa a estratégia para convencer a renovação de jovens não só porque é uma estratégia errada que se fosse aplicada era péssima como os próprios jogadores não acreditam nela precisamente porque sabem que não vai ser implementada.
    a estratégia para convencer os jogadores a renovar será sempre mostrar os casos dos que em condições idênticas não o fizeram e onde é que eles estão agora e o que não faltam é exemplos disso.
    mas para mim o mais importante é convencer os empresários e em alguns casos os pais porque nestas idade são eles que tem um enorme papel na decisão.

    sobre o grimaldo já tinha pensado precisamente o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva joão carlos, como sabes é sempre bom dialogar contigo. Percebo o que dizes em ralação aos jovens...mas tem de ser feiro alguma coisa, há muita passividade...E os vampiros que tomam conta das carreiras deles, dizem-se empresários mas querem é dinheiro sem fazer nada.

      OFF TOPIC : Desculpa não ter respondido a um comentário teu num post anterior, só o vi mais tarde.
      Penso que o jogadores que falas é o Casquilha, e não Casquinha. Terá passado pela Briosa no inicio dos anos 90. Ele era um jovem com uma personalidade muito forte. Penso que lhe foi difícil adaptar-se para render mais. Na altura, salvo erro, jogava na Académica de Coimbra um ponta de lança de nome Lewis, era lixado tirar-lhe o lugar e o Casquilha que eu sempre pensei que renderia mais a nº 10 jogava praticamente ao lado do Lewis...e ainda havia Latapy...Por vezes dava ideia que andava perdido no campo. Nos treinos, aos que eu assisti, evidenciava-se. Tinha técnica e uma compleição física a lembrar por exemplo o Paulo Bernardo.
      Se não me engano só terá ficado uma época. Quanto a mim foi só mais um dos mal aproveitados pelas equipas técnicas de então...
      Mas ficou a conhecer bem a zona da Sé Nova de Coimbra, e mais uns recantos...

      Eliminar
    2. é o casquilha, foi esta porcaria do corretor automático.
      ele só ficou um ano porque estava emprestado pelo nosso clube, e mesmo a coisa não tendo corrido uma maravilha ele ia ser emprestado ao chaves, que estava na primeira, não fosse ter sido chamado para a tropa.
      os treinadores tinham a tendência em o por a segundo avançado porque ele na altura tinha uma capacidade de finalização digna de um ponta de lança.

      Eliminar
  3. Paulo mais palavras para que mas deixe-me de lhe dizer com toda a franqueza com o Paulo estou sempre a aprender ja me retratei com o Rui porque levantei estas questoes nao havia necessidade mas pode crer que ao mesmo tempo me regozijo porque e dialogando que se aprende como aprendi muito com o Ryk@rdo porque quando comecei ja muitos anos no blogue mal conseguia escrever tres frases sem erros ortograficos e evolui e tudo gracas nao so ao Ryk@rdo como aos que me aturavam na altura ja la vao uns anos mas acima de tudo gracas ao Benfica porque e este que nos une e nos forma uma grande familia ate o Rui qualquer dia e benfiquista lol Rui e so uma brincadeira porque de clube um nunca muda.
    Paulo Como viajas muito um dia se vireres por estas bandas tens uma casa as ordens , ja o fiz ao Ryk@rdo mas esse nao deixa o seu cantinho por nada nao vou publicar a sua localidade mas so digo que e uma zona muito bonita ja nos unos encontramos por varias vezes no estadio da Luz no Cosme Damiao,no Colombo na sua cidade na sua casa e que momentos inesqueciveis compartilhamos se nao fosse o Benfica nam sabia que voces maravilhos amigos existiam,ate ao momento de futebol nada o Benfica esta de ferias tenho visto alguns jogos do mundial vi dois ou tres que gostei os outros sao enfadonhos meu rico Benfica que saudades ja tenho de te ver jogar aliaz vi Penafiel e Estrela da Amadora mas nao e a mesma coisa que os jogos da liga mas mesmo assim foram jogos melhores que alguns jogos do mundial com mais assistencias e tudo viva o Benfica viva voces e que me desculpem um grande abraco Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco de clube não se muda, é um facto,mas não sou fanático e não me custa nada reconhecer que o Benfica é o maior clube de Portugal e do mundo, este ano mesmo sendo Portista dá gosto ver o Benfica jogar, vi algumas finais do Benfica e fiquei triste da forma como perderam em especial as duas últimas com Chelsea e Sevilla abraço qualquer dia conbinamos aí um jogo no estádio da Luz, onde irei com maior prazer, abraço com muita saúde.

      Eliminar
    2. Rui lendo as suas opinioes que me parecem bastante sinceras dei comigo a matutar e se os paineleiros que abundam por esses canais televisivos em vez de incentivo ao odio comentassem com insencao e verdade e sem aquele fervor clubistico rocando o fanatismo o desporto seria muito mais saudavel particularmente o futebol que eu tanto gosto e teriamos estadios com mais publico provavelmente
      veriamos mais familias assistir aos jogos como no meu tempo onde cheguei a ver jogos em alvalade misturados com adeptos sportinguistas com a minha bandeira benfiquista acenando vibrando onde ninguem me fez mal algum, hoje seria impossivel voltar a fazer o mesmo mesmo com os meus ossos cheios de reumatico nao saia de la com eles inteiros porque Rui o mundo enlouqueceu, por isso estou grato pelas tuas lindas palavras falando escrevendo reconhecendo o que o meu Benfica esta fazendo esta epoca ate ao momento,as outras foram para esquecer para bem do teu Porto.
      Sem intencoes de virar o bico ao prego a minha revolta nao e o FCP nem os jogadores excepto otavio pela ma educacao ofendendo milhares milhoes de benfiquistas, sao os dirigentes porque sao estes os verdadeiros culpados do odio da raiva do caos ao que chegou o nosso futebol.
      Por ultimo Rui lamentavelmente nao vai ser possivel vermos um jogo juntos no estadio da Luz porque nao vivo em Portugal mas como aquele titulo do filme do James Bond (never say never again) tudo e possivel numa das minhas idas a Portugal basta nos comunicarmos nem que seja por aqui no blog e obrigado pela maravilhosa ideia ja me enconteri com muitas pessoas por isso nada e impossivel,um abraco.

      Eliminar
    3. Concordo, e fica a ideia, caso se concretize óptimo se não fica a intenção abraço e tudo tudo de bom com muita saúde..

      Eliminar
  4. Diálogos maravilhosos que muito gosto de ler. O meu sincero obrigado
    Mais um fabuloso post do amigo Paulo Santos. Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ryk@rdo que bom saber que andas por ai porque sao somente os assiduos leitores que andam por aqui trocando ideias opinioes e tu silencioso nao davas sinal de ti que bom voltar a ler duas simpaticas palavras ate a julguei que tinhas entrado de ferias juntamente com os nossos rapazes.abraco.

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...