quinta-feira, 10 de novembro de 2022

                                      LIKE A ROLLING STONE

Não pretendo, colar a letra da canção do grande Bob Dylan ao percurso do Benfica...longe, mesmo muito longe disso, mas sim evocar a época do Glorioso no real sentido literal do titulo.

Depois de uma vitória retumbante para a Liga, uma vitória magra para a Taça de Portugal. Penso que, se a ordem dos jogos se alterasse, os resultados seriam semelhantes. O primeiro jogo ganharíamos sempre mais facilmente que o segundo. O Estoril nunca arriscaria passar por outra goleada. Isso viu-se ontem, mesmo a jogar em igualdade numéria, arriscou zero, bola, nicles, muita agressividade sobre o portador da bola, sempre com medo de ser apanhada em contra pé...e mesmo assim livrou-se de ir para intervalo já a perder por dois ou três golos. Com menos um, expulsão sem discussão,  arriscou ainda menos. Sempre com 10 jogadores (9+1) acantonados numa linha defensiva baixíssima, limitou-se a ver o Benfica trocar a bola á sua frente, sem qualquer ambição em passar de meio campo. Foi lá uma vez perto do fim, o que ia provocando uma "alegria" precoce aos comentadores do canal televisivo que transmitiu o jogo.

O Benfica deveria e poderia ter feito mais ? Acredito, ou gostaria, que sim. Foi menos bonito aquele futebol de controlar o jogo, com bola, ameaçando sempre o adversário que poderia dar outra estocada ? Claro. 
Foi eficaz ? Tremendamente eficaz.

Para quase todos, ou todos, os analistas futeboleiros, foi um pior Benfica e um Estoril MUITO  melhor...Eu, que de analista da especialidade tenho pouco, prefiro ver da seguinte maneira : Foi um Benfica frio, matreiro, dominador, ameaçador, a quem custou marcar o primeiro golo, mas que controlou o jogo de principio a fim, em casa do 10º classificado da Liga Portuguesa, que já ali havia empatado com o atual Campeão, e que tinha meia dúzia de jogadores mais frescos. Frescura essa que nunca se notou. Do Estoril, melhor só defensivamente pois juntava sempre dois médios aos defesas. Jogou para os penaltis desde o inicio, espreitando esporadicamente uma bola em profundidade...que aconteceram mas sem perigo evidente...Foi uma equipa com medo de voltar a ser goleada.

Agora venham de lá os de Barcelos. Todo o cuidado é pouco. O Gil Vicente não tem nada a perder e muito a ganhar...Cheira-me que vão levar para contar...

Os nossos rivais na taça de Portugal : Os do Cashball, desconfio que andam a tentar repetir o jogo com o Varzim...Já contrataram, ou pagaram uns jantares, aos mesmos sábios que lhes trataram do caso Palhinha. A esperança é a ultima a morrer...

O Mafra, cujo presidente é adepto confesso do clube que defrontou, teve pela frente um treino mais puxadito. Depois de ter assistido á derrota, 5/1, imposta pelos jovens do Benfica B, agora conseguiu perder só 3/0 com o seu Clube do coração. O clube da casa é treinado pelo filho do António Sousa, e pai do Afonso. Tudo meninos que sonham a azul e branco.... O bom do Ricardo decidiu inovar nos lances de cantos defensivos. Contra 5 jogadores adversários na sua área, coloca 8 dos seus homens, e o guarda redes, na marcação. Assim distribuídos : Seis a marcarem dois ao primeiro poste, um a marcar três adversários ao segundo, o oitavo a ver se tudo corre bem ou se é preciso um auto golo, e por fim o guarda redes a ver tudo de camarote...Correu-lhe mal, ou bem. O trintão, 35 anos, que relegou o central dos 20 M€ mais objetivos para o banco, á semelhança do que já aconteceu com os amigos de Portimão e Vizela, saltou á vontade, mesmo á vontadinha, e fez golo. Presidente Mafrense e família Sousa suspiram de alívio, a jogatana está desbloqueada. Do outro lado há que disfarçar as coisas, o jogo com o 11º Classificado da 2ª Liga finge-se estar complicado. Protesta-se por tudo e por nada. O Treinador melhor comportado da Liga, apesar das 20 expulsões, fingindo-se indignado por uma qualquer falta não assinalada, pontapeia atabalhoadamente uma bola perseguida por um seu jogador, atirando-a para longe...e consegue a 21ª expulsão...Um mimo. Assim fala-se da expulsão e não das facilidades encontradas !!!!
De referir, para quem não saiba ou se faça distraído, no inicio da época ficou estipulado que os maus comportamentos no banco teriam tolerância zero...E não se podem equiparar atitudes semelhantes tidas por jogadores em campo, a elementos do banco.

Nós sabemos, e é visível, que o pessoal que está nos bancos de suplentes e restante staff, nem sempre tem a melhor postura. Uns mais do que outros são mesmo bastante reincidentes no mau comportamento. O treinador do porto e o diretor desportivo já têm tido algumas expulsões, mas há um elemento que tem passado incólume, passa sempre como se nada fosse pelos pingos da chuva. É sempre dos primeiros a levantar-se, dos primeiros a protestar juntos dos árbitros também, e dos últimos a sentar-se. Á imagem do clube verde e branco, será que o futuro presidente do porto também vai ser Médico ? O Dr. Puga parece estar a trilhar o caminho certo, pelo menos parece em estágio para tal...Só lhe falta enrolar uma cartolina em fita adesiva médica e dizer que foi atirada das bancadas como tentativa de agressão...

Era para comentar as imbecilidades que dois idiotas, que se sujeitaram a ser testas de ferro nas ultimas eleições do fc porto só para fazer crer que é um clube democrático, têm dito sobre o Benfica, Treinador e Jogadores. Estas figurinhas tristes, que teimam na defesa do treinador que tem folha limpa com 21 expulsões, parecem-me pessoas inteligentes. Logo será o seu fervor clubístico, ou anti Benfiquismo, a proferir tais alarvidades. Como tal, vou ignorá-los, como ignoro qualquer calhorda imbecil e idiota que se quer promover á custa do Glorioso.   

PS 1 - Hoje é dia do Engº Santos anunciar quais são os jogadores que tem autorização para convocar e levar ao Catar...Estou curioso unicamente para saber, quantos jogadores a recuperar de lesão vai levar, quantos vai tentar valorizar a pedido expresso e quantos do Benfica vai tentar queimar...

PS 2 - Quero tanto que ESTA  seleção de Portugal ganhe, como quero que ganhe a do Hóquei em Patins, Andebol e por aí além...Como qualquer uma destas modalidades, se estiver em casa, vejo. Se não estiver, não me faz a mais ligeira cócega.
A minha seleção é o BENFICA....aí sim, fico cheio de comichões quando não consigo ver, até em sítios que não sabia que tinha....

PS 3 - Ao ouvir um painelista comentadeiro dissertar sobre o futebol que o Benfica apresentou contra o Estoril para a Taça, fez-me recuar uns anitos e recordar uma publicidade que passava muito nesta altura Natalícia : Dizia a pequenita para o avô, "Não, não. O coelhinho, foi com o Pai Natal no comboio ao Circo..."....Como diria o célebre Gato Fedorento : O que eles querem...sei eu.

And rolling, rolling, rolling...and rolling

VIVA O BENFICA .... SEMPRE
SEMPRE PELO BENFICA



24 comentários:

  1. Mais um texto de elevado benfiquismo. O meu aplauso e elogio

    João Mário, Gonçalo Ramos e António Silva, convocados para o Mundial. Parabéns aos nossos jogadores.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço Ricardo.
      Em relação á Seleção, além de endereçar os parabéns aos selecionados, espero que não sofram lesões .

      Uma opinião muito própria sobre o critério de seleção : Penso que o selecionador, e os painelistas, "esquecem" que isto não é formar uma equipa para uma época. É arranjar uma equipa para no máximo render durante um mês e meio. Ora, quanto a mim seria de convocar quem estivesse realmente melhor na altura, nos seus clubes, para cada posição. Ao mesmo tempo, aproveitar a experiencia acumulada de alguns "habitués", agora um pouco menos utilizados, mas que poderia ser fundamental em certas ocasiões. É um torneio de um mês...as experiências e as recuperações de forma não deveriam acontecer neste período.

      Perante esta convocatória, dá-me a ideia que o Engº vai tentar seguir o sistema do Benfica. A jogar em 4x2x3x1 pode fazer uma gracinha...Só tem extremos disfarçados...

      Eliminar
    2. Bom dia. Já a algum tempo que acompanho este blog, assim com outros, mas é a primeira vez que comento. Noto que ao contrário de outros, aqui tenta-se discutir, no bom sentido da palavra, com educação. Inclusive costumo seguir os jogos na TV e a ler os comentários do Blog...É uma companhia muito salutar. O meu apreço para o Ryk@rdo e as senhoras presentes...uma lufada de ar fresco.
      Reparo que mesmo a brincar, e na maneira como expõe os seus pontos de vista, o autor deste texto e de outros do mesmo, sabe do que fala. É alguém bem informado e formado. Nota-se até nas respostas que faz o favor de dirigir a quem comenta.
      Como tal, vou tentar efetuar aqui alguns comentários, na mesma linha do que antecipei anteriormente.
      Sou benfiquista desde sempre, mas para mim nem sempre está tudo bem. Espero que aturem os meus desabafos.
      Em relação ao presente texto, penso estar muito bem conseguido, como outros que já li, foca vários assuntos dos nossos adversários sempre com grande assertividade. Desta vez, porém, esmerou-se no meu parecer, foca um assunto onde até agora ninguém ousou intervir: A ação do Médico do FC Porto no banco do clube. Ele de facto protesta mais vezes que o próprio Conceição.

      Outro assunto que gostaria de saber a vossa opinião, ou debater sobre ele, é a convocatória da Seleção para o Mundial. Parece-me que perante uma resposta dada, o Paulo Santos não concorda com várias coisas. Estarei correto ? Gostaria de saber o quê mais especificamente.
      Os meus respeitos e contem comigo numa próxima altura.

      Eliminar
    3. L. VETERANO

      Bem vindo. Agradeço a simpática referência
      Abraço

      Eliminar
  2. Paulo no que toca aos escolhidos por Fernando Santos preferia nao ter escolhido ninguem do Benfica como benfiquista nao me revejo nesta selecao enquanto la istiver Pepe,Ocatvio,e Ronaldo os dois primeiros por serem bestas como sao e pepe ja com idade bastante avancada tal como Ronalde o filho da melhor dolores do Mundo Pepe e Ronaldo ja com idade avancada para brincarem as seleccoes,sei que os nossos joadores ficaram felizes por terem sido selecionaveis e isso eu respeito mas tenho quase a certeza que o Santinho os convocou parapassarem umas feriazinhas no Catar nenhum vai jogar talvez o Joao Mario entre uns minutos num ou noutro jogo, se fosse comigo o velhote do Pepe e Ronaldo nao calcavam Ronaldo foi o que sabemos um fenomeno mas esta em cadencia Pepe nao joga a uma data de tempo esta fora de forma mas talvez com placencia de burro e baba de caracol recupere a forma ainda a tempo de dar uns coices num jogador qualquer caido no chao, de seleccao chega vamos ao Benfica Ontem nao foi aquele Benfica a que estamos habituados mas mesmo assim foi o unico que quiz ganhar porra desperdicem menos e nao nos facam sofrer tanto,quanto ao boi do jamor o homem com 22 expulsoes na sua curta carreira deve se rum recorde e mesmo assim os paineleiros nao estao contentes lol.
    Paulo um abraco e obrigado por mais um refinado texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Francisco, compreendo-te perfeitamente. Quanto aos convocados do Engº Santos, nunca seria consensual...Para mim, penso não ser a melhor convocatória. Mas ele e o Treinador principal, que também é o capitão, lá sabem o que pretendem da Equipa...
      Quanto ao unico treinador do Mundo com folha limpa, apesar das 22 expulsões, hoje enquanto conduzia de regresso, com a radio como companhia, lá estava ele armado em intelectual da treta a "botar faladura". Parecia um santinho a malhar de novo nos amigos árbitros...Pode enganar muita gente, mas a mim não engana. Por diversos motivos.
      Aquele grande abraço, Francisco, e Domingo vamos comer galos...

      Eliminar
  3. Ou é impressão minha ou tentas sempre colar o abrir de pernas dos adversários do Porto para a taça?? É porque o presidente do Mafra a Portista, o treinador é Portista em suma o Mafra quis muito perder com o Porto, o Porto pode estar mal pior do que o Benfica mas ainda chega para ganhar ao Mafra, já quanto à selecção só apoia quem quer, também tenho a percepção que o universo Benfiquista não gosta desta selecção, isto que o treinador a Benfiquista assumido, e deviam agredecer por levar o miúdo, que até se arrisca a fazer um grande mundial e valorizar ainda mais, mas só faz falta quem lá está, só espero que os 6 milhões de Benfiquistas não deixem de apoiar a selecção, abraço..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui, como já te deves ter apercebido, eu raramente, mesmo muito raramente, ataco. Eu defendo o Benfica e contra ataco. Não sei se te recordas, mas aquando do sorteio para a Taça, levantaram-se logo umas sábias vozes, entre as quais a tua, a colarem o Treinador do Estoril ao Benfica...que ia ser tudo facilidades...
      Ora, eu só quis demonstrar que o teu Clube, além do Treinador adversário, também tem o Presidente do clube Mafrense como adepto confesso dos azuis e brancos...Muito mal iria o porto se não tivesse arcaboiço para o Mafra !!!
      A seleção, é verdade, só apoia quem quer. É a Seleção da Federação Portuguesa de Futebol...Existe muita gente que não vai á bola com este desporto...e que se está nas tintas para os resultados. Pura e simplesmente não querem saber. Gosto muito de Futebol. Gosto, e espero, que esta seleção ganhe, como qualquer seleção representativa de Portugal, como a do Hóquei em Patins no Mundial da Argentina...Mas não vou perder tempo a ver, isso é certo...Se os atletas e restante staff cantassem e sentissem a "Portuguesa" como as jogadoras da Seleção Feminina cantam e sentem...ainda pensaria duas vezes.
      Acho ridículo haver quem compare o patriotismo que é defender o País representando uma qualquer força Militar ou Policial...que é a vida destas pessoas, com o defender qualquer seleção...por muito que tentem colar, e custe, não é, nem nunca será, a mesma coisa. Quem representa a Pátria, não se auto-promove.

      Quanto ao António Silva sair valorizado ao ser convocado...Não acredito. Quem o viu e sinalizou, já sabe muito bem o que ali está e o valor que é pedido por ele. Quanto muito, pode é apressar algum Clube a chegar-se á frente mais rapidamente, se eventualmente o Engº Santos tivesse a coragem de o colocar a jogar ao lado do Ruben Dias. Como isso não vai acontecer...vai ficar tudo como está.
      Só foi convocado, assim como o Horta, porque o Engº sabia que iria ter que responder a questões que poderiam ser incómodas para ele...questões essas que ele poderia bem chutar para canto, se fosse coerente com ele próprio. Não se quis chatear, preferiu o caminho mais fácil e ficar bem na fotografia...
      Abraço.

      Eliminar
  4. com tão pouco tempo de recuperação e jogando sempre os mesmo e não fazendo praticamente nenhuma alteração, ao contrario do que aconteceu em condições idênticas com jogos em tão curto espaço de tempo outra coisa não era de esperar.
    não percebo como a rotação na lateral direita até deixou de ser feita e considerando que o joão mario joga sempre e o tempo todo e o chiquinho até jogou bem no jogo anterior não manteve este e fazia descansar o joão mario.

    a que se somou a falta de eficácia que neste jogo foi má e que nos anteriores tinha sido excelente.

    e depois do que o mihailo fez no jogo anterior não ter entrado para fazer os minutos finais como fez o chiquinho não faz sentido nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha concordância a 100%...
      Os Treinadores Alemães, não são muito de rotação. Estão habituados a esta "paragem de Inverno"...mas aceito e concordo que deveria ter havido mais rotação...a equipa por vezes parece espremida.

      Eliminar
    2. mas eu não sou adepto de grandes rotações e sou completamente contra o tira onze e mete onze diferentes que muitos fazem.
      continuo a achar que uma alteração por jogo variando as posições a mudar seria o ideal, neste jogos com tempo mais curto podiam ser mais uma ou outra máximo.

      eu até percebia que o treinador fosse conservador nos onze escolhidos como tem sido desde que fizesse depois a rotação com as substituições mas nem isso que nem as esgotas e são sempre feitas, com raras exceções sempre muito tarde principalmente aquelas que são feitas para gerir ao contrario daquelas que são para mudar o jogo que essas até tem sido por norma até cedo.

      pelo que parece desde a década de sessenta, altura em que nem substituições existiam, que não tínhamos tão poucos onzes diferentes nos jogos efetuados e numa altura em que os jogos eram de semana a semana e não existia tanta carga competitiva.

      mas pelo que li a um jornalista holandês ele no psv até fazia muita rotação, não sei como foi nos outros clubes.
      e atenção que na alemanha as competições param todas, aqui o que vai parar é o campeonato a competição mantém e os treinos igual, e na retoma na alemanha existe até uma mini pré época e não vamos ter isso agora sequer.

      Eliminar
  5. Grande paulo santos. adorei ler o texto concordo com tudo muito bem explicado,O jogo do estoril podia ter corrido mal, acho que devia ter sido feita mais alterações.
    Quanto á seleção, foi o esperado quanto a mim. A unica surpresa foi o Gonçalo Ramos.
    Não percebi bem a tua resposta sobre a seleção. Quem é que achas que não deveria ir e não foi e quem lá está a mais no teeu entender?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista, agradeço as palavras.
      Quanto á Seleção, não me vou alongar muito, pois são ideias que não seriam muito populares junto dos meus amigos Benfiquistas, confesso. Sou de ideias fixas, no que concerne a selecionar os melhores, e não é por ser um ou outro jogador do Benfica que as mudo.
      Sei que já houve craques que foram suplentes em Mundiais e Europeus e não foi por isso que deixaram de singrar no mundo do futebol...Mas tinham uma época inteira, pelo menos, nas pernas. Este Mundial é atípico. É organizado quando as principais Ligas nem a metade vão, muitas nem a um terço. O caso de António Silva, de quem eu muito espero e sou confesso admirador, é qualquer coisa fora do normal. O jovem vai chegar ao Mundial com menos de 20 jogos na principal Equipa do Benfica...e atenção vai sair da sua zona de conforto que é o Clube e o Treinador que apostou nele. Gonçalo Ramos, mais experiente, mas sem jogos nas seleção principal embora conheça outros elementos das seleções jovens, mas só vai porque não vai Rafa e o Engº teima em não convocar o Pote, o Podence ou o Gonçalo Guedes. O João Mário é outro que tem estado bem no Benfica, mas pela amostra que o Engº tem dado, dificilmente jogará, em bora a escondera bola hajas poucos como ele.

      Claro que gostava de ver o Antonio a jogar ao lado do Ruben Dias e o João Mário na direita com o Bernardo na esquerda e o Félix a jogar atrás do Gonçalo. Como para mim não seria estranho ver no meio campo o Florentino e o Bruno Fernandes, e nas laterais o Cancelo e o Nuno Mendes .
      Não entendo a convocação de Pepe. José Fonte capitão e totalista do Lille, não está lesionado. Não percebo a convocação de William, tendo Palhinha Matheus Nunes e Danilo para a posição e deixar Renato Sanches e Florentino de fora. Não estou de acordo com a chamada de Horta, tendo João Mário, Félix, Bruno Fernandes, Otávio e Bernardo Silva, deixando Gonçalo Guedes de fora ....

      Está feito...feito está. Resta-me desejar a melhor das sortes e que não se lesionem.

      Eliminar
    2. Paulo Santos a dizer tudo para quem quer entender.
      Muito bem-
      Aplaudo.

      Eliminar
  6. Nota: o presidente do Mafra (assim como boa parte do staff) é sportinguista, não portista. Conheço-os.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o amigo Paulo desconhece essa faceta ou então...

      Eliminar
    2. https://rr.sapo.pt/bola-branca/noticia/porto/2022/09/23/presidente-do-mafra-feliz-por-jogar-com-o-fc-porto/300891/
      .
      O presidente do Mafra está muito satisfeito com o sorteio da fase de grupos da Taça da Liga, por poder defrontar o FC Porto.

      José Cristo assume ter "uma 'costela'" portista e, esta sexta-feira, viu um desejo concretizado:

      "Para mim, particularmente, [o sorteio] foi muito bom, porque tenho uma 'costela' do FC Porto e até vinha no caminho a comentar que um dos clubes que gostaria de defrontar, porque nunca tivemos esse prazer, era o FC Porto ou o Benfica. Por isso, para nós, já é uma vitória podermos jogar com o FC Porto", diz o dirigente.


      Como sportinguista?

      Eliminar
    3. Carissimo dezazucr, eu não li, nem me disseram...eu ouvi o Presidente do Mafra dizer que tinha uma costela portista e que todos sabiam dessa sua preferência clubística...que era de familia. Mas tendo em consideração os dias de hoje, e os laços que unem esses dois clubes, não me admirava nada que fosse algum resquício das reuniões do Altis. Eles adoram-se, embora tentem disfarçar.

      Mas o presidente do Mafra pelos vistos sabe receber bem, falta saber se fosse o Benfica também ofereceria pão com chouriço aos adeptos nas bancadas ao intervalo, servido pelos vice presidentes!!! Já sem falar no faisão e arroz de pato com que recebeu a comitiva portista num dos salões do convento...

      Abraço

      Eliminar
    4. O que vale a que é seguir toca o Varzim ao Benfica, e vai ser pescada a poveira com camarão da Costa de entrada e sobremesa rabanas à poveira do Leonardo...

      Eliminar
    5. Gostava que fosse um Braga vs Porto ou um Benfica vs Porto.

      Eliminar
    6. Se for o Braga vem a teoria de abrir as pernas ao Porto, que o Salvador se junou ao Pinto da Costa para destruir o Benfica, vale mesmo que venha o Benfica, como tem tido mais dificuldades na taça pode ser que o Porto tenha uma chance, com o agravamento de ver uma final sem os dois grandes..

      Eliminar
  7. Caro L. Veterano,
    Gratos pelas simpáticas palavras, e por cá o esperamos. É sempre bem vindo quem vier por bem...e se for Benfiquista, tanto melhor...Não desfazendo nos restantes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Prontos o meu Porto lá ganhou, fez os trabalhos de casa, ainda bem que o Petit é Benfiquista de gema, assim fica de fora a teoria de facilitar, boa sorte para amanhã, o Gil já não canta de galo, o Benfica ganha 3 a 0 aqui fica o meu palpite bom Domingo para todos...

    ResponderEliminar
  9. Rui Costa árbitro do Benfica Gil Vicente adoeceu, foi trocado pelo Manuel Oliveira...

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...