quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Benfica:- Da Esperança, à Frustração e...dor.


( Querendo, clique nas fotos para expandir )
..............................

Hoje é um dia muito triste para todos os benfiquistas. Do entusiasmo inicial, à desilusão final, vão apenas 90 minutos. Embora pudessem haver alguns mais cépticos, a verdade é que, no fundo do seu ego havia uma fé inabalável, que íamos fazer uma grande liga da Champions League.

Veio um bom treinador, embora não do agrado de muitos. Chegaram bons jogadores. Uma pré-época animadora. O Paok não era, nem é, uma equipa de topo, e muito menos é superior ao Benfica, e por isso a esperança numa vitória era enorme. Não aconteceu.

O Benfica começou muito bem o jogo. Pressionante, com várias oportunidades para marcar. Acabou a 1.ª parte e com o resultado em 0-0, uma nuvem escura, pairava sobre a mente de milhões de benfiquistas, onde me incluo.

Entrámos mal na 2.ª parte. Menos entusiastas, mais amorfos, menos capazes. Isso, deu ao Paok uma nova vida. Quando surgiu o golo adversário, nem caiu assim tanto na surpresa. Adivinhava-se.

Andrija Zivkovic, saído recentemente o Benfica, onde esteve quatro épocas, não deixando saudades,  entrou na equipa do Paok, aos 76 minutos para o lugar de Dimitrios Pelkas. Algo me sussurrou ao ouvido, a célebre frase: "" Ai Jesus "".

Pouco depois, Zivkovic, marca o 2.º golo do Paok. Ironia do destino. A terra benfiquista estremeceu. Com pouco tempo para jogar, adivinhava-se o pior. E o pior aconteceu. Não será certamente uma tragédia mas ... foi trágico

Rafa ainda marcou o golo para o Benfica, aos 90+4 minutos de jogo. Faltava um minuto para terminar. Não havia tempo para mais. O Benfica, para tristeza de milhões, e "alegria" de poucos (sportinguistas e portistas) era eliminado da Champions League. 

Nos comentadores dos vários canais de tv, afectos aos nossos rivais, nota-se aquele sorriso de felicidade e, quiçá, até de gozo. Não me admiro. A época passada, sei que se passou o inverso. Tudo normal.

O que não me parece ser normal, é existirem pseudo benfiquistas, que dão azo a que essas manifestações de felicidade (dos rivais) aconteçam. Pobreza de espírito. Não compreendo uma pessoa que se diz benfiquista, e até é candidato à presidência do clube, nas eleições do próximo Outubro, falar da forma que a seguir indico.


Pessoa muito pequenina, muito pequenina. É benfiquista? Não, não é. Infelizmente, esta derrota serve, não os interesses do Benfica, mas sim, os interesses daqueles - pelo menos de alguns - que querem ser presidentes do clube. Têm todo o direito de o ser. Não têm, na minha opinião, é o direito de ficar felizes com as derrotas do clube.

Vamos jogar a liga Europa. Nessa, temos que fazer muito melhor. Temos a obrigação de chegar longe, inclusive à final, ou muito perto dessa.

Começamos na próxima Sexta-Feira, em Famalicão, o campeonato nacional. Não vai ser um jogo fácil. Mas, não me passa pela cabeça um resultado que não seja a vitória.

Hoje não vou ver nenhum programa desportivo. É o meu LUTO. Sinto-me no direito de o fazer.

O Benfica, embora o não admita, decerto que contava com os milhões da Champions League para equilibrar o orçamento. Mesmo entrando na liga Europa, perderam-se, pelo menos, entre 40 a 50 milhões de euros. E agora?

Qual a opinião dos ilustres benfiquistas?

Viva o Benfica Sempre
.

9 comentários:

  1. .............e serão Benfiquistas os que há uns anos festejavam as derrotas do Glorioso no camarote das antas, na companhia de pinto da costa?????

    ResponderEliminar
  2. Uma derrota não é o fim benfica sempre, o que não é sempre sao estes tristes,, CANDIDATOS A PRESIDENTES DO CLUBE BENFICA,, Que se manifestam desta forma, são uns infelizes, pobres de espírito, jamais votarei em semelhantes infelizes. Viva o BENFICA

    ResponderEliminar
  3. Pessoas que se dizem Benfiquistas mas que desejam que o Benfica perca para assim haver mais hipótese de mudança na Direcção do Clube, e eu li isto num Blog manietado pelas sombras obscuras de um Candidato, só demonstram a mesquinhez e pequenez que os move. Pessoas dessas não são do Benfica nem sabem o que é ser Benfiquista. Outros objectivos as movem.
    Só vi o inicio dos programas desportivos a seguir ao jogo. Vi aquela personagem acima fazer papel de porco em directo. Vi o gozo de felicidade estampado nas fuças dos comentadeiros painelistas. Percebi a cartilha já preparada, a contar com a nossa derrota, nos diversos programas. Infelizmente também vi as desculpas esfarrapadas e tentativa de branquear uma derrota pelos comentadores da BTV. Penso que não custa assumir, ou não custaria, que o jogo foi mal preparado. A estratégia não foi a melhor. A equipa inicial não deveria ser aquela. Lançar jogadores que não fizeram parte dos outros jogos na pré temporada, a não ser no ultimo, caso de Grimaldo. Deixar de fora o jogador que mais desequilíbrios provocou em jogos anteriores, Rafa. Jogar com jogadores a meio campo que mal defendem, tipo Pizzi e Taraabt . O Pedrinho jogou como segundo avançado quase o jogo todo, enquanto esteve em campo, o Pizzi não era carne nem era peixe, andava ali a dar bolas bombeadas para a área na marcação de cantos, quando a bola lá chegava, marcou bem um livre direto foi a excepção. O Seferovic, bem o Suiço...fez uma boa época com o João Félix nas costas. Sei que no fim é fácil indicar algo que correu mal, mas não estou a criticar, é só mencionar algumas evidencias. O Benfica tinha obrigação de fazer muito mais. O PAOK fez um jogo de Champions, nem sempre os que mais teem posse de bola ganham, é quem marca mais golos, mesmo que seja só num remate certeiro.
    Faz-me confusão como é que Cervi, Gabriel, Florentino, Chiquinho e Diogo Gonçalves não teem lugar nesta equipa. Deve ser por darem muita luta, são aguerridos demais, não sabem desfilar nem jogar em soupless. Como já deu para perceber, não entendo muito disto, gosto de pensar que percebo o suficiente para mim, mas com estes jogadores não há uma bola dada como perdida antecipadamente. Há sempre luta por uma 2ª bola e o jogo é sempre "rasgadinho". Não me interpretem mal. Melhores dias virão. Já sexta feira em Famalicão.

    Quanto aos putativos candidatos a candidatos que vão sair a terreiro para criticar tudo e todos, qual abutres, para aproveitar este mau resultado, e que certamente irão estar a torcer por outro igual na próxima sexta, é bom lembrar que podem perder logo aí a possibilidade de chegar a Presidente do Benfica.
    VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
  4. Como sabes Ricardo, eu não sou por Vieira. Já nas últimas eleições não votei nele. Obviamente não voto Vieira. Já devia ter saído do Benfica quando ainda tinha muitos pontos positivos a seu favor, e eram, de facto ,muitos. Agora o Benfica é para ele uma tábua de salvação e já o é há uns anos. Eu agradeço-lhe muita coisa, mas não lhe perdoo muitas outras, para mim gravíssimas, dos últimos 4, 5 anos. E se consigo relevar o facto de ele brindar com o Pinto da Costa os desaires do Benfica há muitos anos atrás ( pois se até um dos candidatos à presidência o conseguiu fazer, sendo até seu vice-presidente durante alguns anos) já não consigo perdoar-lhe o pentacampeonato e muito menos as trapalhadas em que meteu o Benfica nestes últimos anos. Para mim é Rua Sr. LFV. Quanto à tristeza de ontem era uma tristeza anunciada. Temos uma equipa desequilibrada com falta de jogadores em posições importantes. Podemos mudar de treinador, de jogadores, até , se calhar, de presidente, mas a porcaria é a mesma.
    Ontem deitei-me para descansar a cabeça . Nem queria ouvir a palavra Benfica. Ao que eu cheguei, meu Deus!
    Tenciono ir votar e, depois disso, se tudo continuar como está, que é o mais provável, desisto! Quero viver os últimos anos que me restam em paz. Acho que para mim, CHEGA, e não tem nada a ver com o partido político. Chega mesmo, outros mais novos que façam o que acham que devem fazer. Para mim é o fim da linha.
    Continuo a amar o Benfica, o Benfica,não as pessoas. Estou-me bem nas tintas para elas....
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A verba que o Benfica, DEIXOU DE GANHAR ao não entrar na Champions terá de ser compensada com vendas não programadas. E aqui é que o Clube terá de fazer uma boa gestão. Não pode, não acredito que suceda, vender jogadores que foram recentemente adquiridos, e não deve desfazer-se de jogadores para os quais não tem substituto no plantel. Não fazer compras por valores astronómicos, e vai ter de se contentar com jogadores que não se importem de não jogar na Champions. Temos a Liga para ganhar, fundamental e objectivo nº 1, e restantes competições a nível interno, assim como uma participação condigna na Liga Europa, que este ano vai voltar a ser desvalorizada cá no Burgo.
    Quanto a mim, que entendo de Futebol o suficiente para não precisar de analistas encartados, penso que se deveria contratar :
    - Lateral Esquerdo e Direito ( mercados periféricos, Romeno, Polaco, Nórdico, Grego, Turco) apresentei várias vezes aqui um nome de defesa esquerdo, a época anterior e já nesta , que seria uma boa escolha. Nesta altura o Liverpool já o foi buscar : Tsimikas.
    - Dois Centrais. Penso que Ruben Dias se não sair agora sairá em Janeiro. Ruben Semedo, acho que está feito, Lucas Verissimo seria bem vindo assim como Garay e,ou, Fábio Cardoso. Explorar os mercados mencionados anteriormente.
    - Um nº 6 que imponha respeito. Para o tipo de futebol de JJ esta posição tem de ter um jogador que saiba defender, que ganhe bolas e que as entregue jogáveis, que saiba compensar...um jogador tipo, ( nos bons tempos) Fejsa, Javi Garcia, Matic...Florentino. Nesta posição não é preciso que seja um jogador que faça flores, se fizer algumas melhor, mas o fundamental é SABER DEFENDER, GANHAR BOLAS E SABER PASSÁ-LAS.
    - Um jogador posição 8. Os mercados que mencionei, onde incluo o Frances, teem bons elementos.
    Gerson é bom...mas caro. Sendo caro preferia um que já aqui referi por várias vezes e que nunca foi tentado : TALISCA. Pode ser caro, mas bem negociado, mesmo empréstimo, e com alguns jogadores á mistura podia ser que....
    - Avançado , se Vinicius ou Seferovic sairem. Sou sincero, agradecia e vendia os dois. Ficar só com Gonçalo Ramos e Darwin é manifestamente pouco. Mas coloco aqui uma lista de onde poderiam sair duas boas contratações, mesmo tendo em conta que um nome é um fétiche do nosso treinador :
    - MITROVIC ; MITROGLOU ; MORELOS ; Alexander Sørloth ( ESTE SERIA UMA GRANDE AQUISIÇÃO) ; e o fétiche BRUNO HENRIQUE.
    - Extremos penso não ser necessário, só se for um tipo Di Maria...para colocar o Cebolinha a segundo avançado, com a técnica e remate que tem gostava de ver, e não teria de defender tão atrás...mas também pode ser tentado com o Luca ou o Rafa numa ala e o Diogo Gonçalves na outra e o Cebolinha no meio atrás do ponta de lança...mas isto já sou eu a meter o nariz onde não devo.

    Força Benfica
    VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
  6. Concordo pronto quase com toda a gente que comentou,mas tenho a minha visão das coisas e até aceito que podem estar erradas,primeiro referencio a nossa grande benfiquista Marley que com a sua idade que já não é nenhuma criança quer chova quer faça frio ou dias lindos de sol lá está sempre na Luz apoiar um dos seus amores o SLB,nem ela nem nós merecíamos o que estão a fazer ao nosso Benfica tal como ela reconheço o que de bom LFV fez pelo Benfica mas ultimamente não tem sido assim ele está desnorteado desesperado naufragado tentando encontrar uma tábua por perto pela sua salvação essa sua tábua só pode ser o Benfica e JJ,falhou redondamente foram milhões em contratações foram milhões gastos com Zivikovic durante a sua estadia no Benfica e por ironia do destino foi Zivikovic que nos tirou mais 40 milhões da champions,LFV o seu ciclo chegou ao fim compreendo que não foi ele que falhou a um metro da baliza um golo certo do Seferovic mas foi ele que contratou jogadores meiguinhos como Weigl Grimaldio André Almeida e tantos outros acham mesmo que com estes laterais o Benfica vai algum lado e com avançados como os que temos conseguiremos algo de jeito,tudo indica que iremos ter uma época complicada muitos PAOK ,s nos irão aparecer pela frente na nossa liga mas como temos um bom treinador tenho a esperança que ele irá contornar esses obstáculos a ver vamos.

    ResponderEliminar
  7. Não interessa como come mas sim como acaba.. O Benfica não perdeu de propósito perdeu por falta de eficácia e sorte sendo assim da próxima correrá melhor, quem sabe a final da liga Europa.. Eu acredito #nãovivosóporviver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se no passado se pensasse assim não tínhamos o Benfica que conhecemos hoje.

      Eliminar
  8. Não ganhar ao PAOK (uma equipa muito abaixo do SLB) é um péssimo indicador.
    O Jesus ainda não tem uma boa equipa apesar de ter muitos bons jogadores.
    Melhores dias virão, por certo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...