domingo, 15 de março de 2009

Paremos para reflectir


Píndaro, o pensador, escreveu diversas frases, das quais, cito duas:

“O silêncio é a maior sabedoria do homem.”
“Muita vezes se diz melhor calando do que falando em demasia.”

Digo isto para retratar o estado de espírito dos benfiquistas, hoje, na ressaca do jogo em que o Benfica perdeu na Luz, por 0-1, contra o Vitória de Guimarães.
Terminado o jogo, sai de casa, remoendo os meus pensamentos, deambulando pelas Rua da Capital Portuguesa, até cerca das 07H00. Ouvi muitos comentários sobre o jogo, jogadores, técnico, dirigentes, sócios e simpatizantes do Glorioso.

A tudo resisti, sorrindo de alguns entendimentos de causa, enervando-me com outros, mas a todos consegui atender usando a máxima de Píndaro

O Benfica perdeu o jogo. Realidade insofismável. Quiseram todos os envolvidos na causa benfiquista não ganhar? Não, definitivamente.
Criticar é fácil. Fazer melhor é bem mais difícil. Os benfiquistas são pessoas sapientes.

Não são, nem podem ser, arruaceiros intelectuais, ou tumultuosos indígenas que pensam que toda a razão lhes assiste quando na verdade, com as suas acções, não passam de floretes animados pela ignorância.
Estiveram na Luz, cerca de 47000 almas. Diz-nos a sapiência de valores que a sua grande maioria eram apaixonados do glorioso.
Essa paixão é exclusivamente benfiquista. Não se vê nada igual em mais nenhum clube do Mundo.
As “guerras” desportivas (ou outras) não são feitas só de vitórias. As não vitórias também fazem parte de um percurso que, os HOMENS, devem saber trilhar.

Doeu a derrota? Doeu. Isso faz-nos menos benfiquistas? Não.

Então, vamos dar crédito ao trabalho que se está a fazer no Benfica e não, como ouvi durante a noite e hoje vi escrito em muito pasquim (e não só) desestabilizar fazendo o “jogo” do inimigo, que todos sabemos qual é.
Ser benfiquista é saber “sofrer”, é saber pensar, é saber que a sabedoria é o valor que se sobrepõe à ignorância daqueles que se julgam pensantes, mas que, na essência, nada pensam.
Vamos parar para reflectir. O Benfica está no 1.º ano da sua “reconstrução” como equipa, como projecto.
Ora, esse projecto, não foi, como não poderia ser, um projecto para o imediato. Se calhar (ou calhasse) tanto melhor. Mas a verdade é que não foi.
Rui Costa, falou nisso muitas vezes. Saibamos ser pacientes, apoiar os jogadores – que é nestes momentos que mais precisam – equipa técnica, direcção.

Ser benfiquista é ser mais alto. É ter na alma a Chama Imensa. É fervor, garra, é ser inteligente.
Dia 21 deste mês, joga-se a final da Taça da Liga, em que o Benfica, defronta o Sporting.
Vamos apoiar o clube do nosso coração. Dizer-lhes olhos nos olhos, que acreditamos no seu esforço, na sua capacidade vencedora, nas suas convicções, que são iguais às nossas, ou sejam, sermos cada vez MAIORES.

VIVA O BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...