sábado, 16 de março de 2024

Kokçu, calado era um poeta

 


Numa grande entrevista à publicação neerlandesa 'De Telegraaf', o médio internacional turco do Benfica confessa-se revoltado, não poupa Schmidt e reclama maior protagonismo na equipa

- Os primeiros seis meses de Benfica não estão a ser o que deviam ser?


- Não, não era o que eu esperava. Houve muita coisa que aconteceu no mercado de transferências no verão passado, fiz uma escolha consciente pelo Benfica com a ideia de que este era o melhor passo na minha carreira para me desenvolver ainda mais em todas as áreas. Isso aconteceu apenas em parte.

- Foi compra recorde do Benfica, mas nunca o apresentaram dessa forma. Acha estranho?


- Tive que seguir para a seleção turca imediatamente após contrato. Uma apresentação no estádio? Não, não, tudo foi bastante rápido. Não pensei muito nisso durante o verão e também sou bastante modesto por natureza. Claro que vi como outros jogadores foram colocados em destaque em Portugal e em outros grandes clubes. Isso cria um certo status. Desde o início que nunca me fizeram sentir importante. Nem pelo treinador! Mas não sou o tipo de pessoa que bate o punho na mesa ou faz exigências, mas talvez tenha sido modesto demais justamente pelo papel que ele me deu...

- O que lhe disse Roger Schmidt antes de assinar pelo Benfica?


- Que teria uma função semelhante à que tinha no Feyenoord, onde defini as linhas de passe e os rumos do campo e sempre quis jogar para a frente. Mesmo que eu tivesse de perseguir e derrubar toda a defesa do adversário. Eu seria um jogador importante para ele, o clube também me disse o mesmo. O treinador não precisou de falar muito sobre o que pretendia de mim. Pareceu-me bastante lógico como deveria jogar no Benfica. Eu senti mais: ele [Schmidt] sempre me viu nos Países Baixos, joguei ótimas partidas contra ele, 'saberá o que fazer com minhas qualidades', pensei.Orkun Kokçu sente que as suas maiores qualidades como jogador não têm sido potencializadas na Luz e está revoltado por não conseguir mostrar realmente que tipo de jogador é

- Na primeira metade da temporada, vimos o Kokçu atrás dos adversários mais do que o contrário…


- Sou um tipo de jogador de futebol mais eficiente para uma equipa se me derem liberdade. Quero dar muito mais à equipa. Na temporada do campeonato com o Feyenoord e em todos os jogos europeus com o Feyenoord estive melhor. Mesmo durante o Ramadão, como agora. Isso não me afeta. Schmidt prende-me demasiado a todo o tipo de tarefas [defensivas]. E isso não é necessário se quiseres mesmo rentabilizar as minhas qualidades. Eu consigo encontrar soluções no campo, penso à frente, sou conhecido pelo meu passe em progressão. Mesmo esta época, a estatística sublinha isso mesmo. Ainda posso significar muito mais para o Benfica, talvez seja aí que reside uma parte da minha frustração.

- Foi substituído em diversas ocasiões…


- Isso deixou-me com raiva e dececionado. Naqueles exatos momentos, sabia que poderia significar muito para a equipa.

Fonte Abola

....


Kokçu, por vezes CALADOS somos uns poetas. Agora vais dizer: Há não foi bem isso qu eu disse, e tal e coisa. Enfim...

.

18 comentários:

  1. Não se deixem levar pelos títulos dos jornaleiros. Fosse jogador do sportinbg e os títulos eram. Kökçü faz mea culpa, ou Kökçü abre o coração. Eles querem é mais divisão no Benfica porque o clube do novo banco está preso por arames e vai ser mais uma vez uma desilusão.

    ResponderEliminar
  2. "Sim, tivemos pouco tempo de descanso, o calendário continua muito apertado e acho que é o 13.º jogo com pouco descanso que temos. A equipa tem jogado muito bem nos últimos jogos e o nosso objetivo é continuarmos concentrados. Sabemos que o Casa Pia, nomeadamente nos últimos quatro jogos, tem sido uma equipa estável, e não têm sofrido golos. Criam oportunidades de golo e é uma equipa disciplinada, compacta, que sabe esperar pelo momento certo. Vai ser um grande desafio, mas estamos motivados também no campeonato. Mostrámos a nossa ambição na Liga Europa e isso dá-nos confiança. Depois podemos descansar alguns dias na pausa para as seleções".

    Como vê a entrevista do Kökçü? Sente que tem um balneário instável?

    "Antes de mais, já ouvi falar da entrevista. Ainda não tive a oportunidade de a ler, tenciono fazê-lo depois da conferência. Claro que vou ter de falar com o jogador. Nestes momentos, é preciso obter alguma informação do jogador. Quero falar com ele e depois tomarei as minhas decisões".

    Benfica ainda não reagiu ao sorteio da Liga Europa. Como vê o Marselha?

    "Já não existem adversários fáceis nestas competições. O Marselha é um clube muito bom, com muita experiência no futebol internacional. Já tivemos essa experiência com o Toulouse, sabemos que as equipas francesas têm muita qualidade. Sei que não é fácil jogar no estádio deles. A 1.ª mão vai ser na Luz e precisamos de fazer um bom jogo, mas estamos confiantes. Esse é o nosso objetivo, seguir para a próxima ronda. Queremos ser a melhor equipa e continuar em prova. Não vai ser fácil, mas esperamos fazê-lo. Vão ser jogos importantes. Contra o Toulouse e contra o Rangers, os resultados falam por si. Contra o Inter também demonstrámos a nossa qualidade. O nível que atingimos na quinta-feira como equipa dá-nos muita confiança e claro que estamos ansiosos por esses jogos".

    Abril vai ter um calendário muito apertado para o Benfica, ao contrário do que acontece com o Sporting. Poderá fazer a diferença nas contas do campeonato? Benfica tem capacidade para continuar a lutar pelas três provas?

    "Sim, se não tivéssemos essa capacidade, não poderíamos continuar nas três competições. Temos três oportunidades para conquistarmos títulos e isso demonstra a capacidade do plantel. Temos de continuar com mais jogos. Claro que isso é exigente, mas tem um efeito positivo para todos os jogadores, é especial fazer jogos a nível internacional, particularmente. Isso dá-nos motivação e também nos dá um bom ritmo competitivo, acho que é algo bastante positivo. Também é bom jogarmos contra o Sporting antes dos jogos com o Marselha, vai ser um jogo muito importante para ambas as equipas. Agora temos algum descanso e nas próximas semanas os jogadores vão às seleções. Na época passada estivemos bem no campeonato e quando observo a equipa a jogar agora, acho que está muito bem fisicamente".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONTINUAÇÂO

      Incidentes com Vlachodimos, Arthur Cabral, Kökçü ... Tem sido difícil gerir um balneário com tantas estrelas? Isso pode criar alguma falta de união?

      "É algo completamente normal. Somos uma equipa profissional, a época é longa e temos vários jogos a disputar. É algo perfeitamente normal, faz parte do futebol orientar os jogadores da melhor maneira e falar com eles sobre os problemas, que têm de ser resolvidos. Estou muito satisfeito com a personalidade da nossa equipa e, na época passada, também atingimos um nível elevadíssimo. Estou muito feliz por orientar esta equipa. Gosto do ambiente e claro que os problemas têm de ser resolvidos quando aparecem. Tenho de ler a entrevista de Kökçü, mas tem jogado bem. Claro que teve algumas dificuldades, chegou a estar lesionado. A primeira época nunca é tão fácil como esperamos, são coisas que fazem parte. De forma geral, acho que temos uma equipa com muita personalidade e o espírito de equipa é muito bom".

      Sente que há uma visão diferente entre o treinador e os adeptos do Benfica em relação à forma como a época está a correr? No final do jogo voltou a existir contestação...

      "Não consigo observar tudo e não quero fazê-lo. Já o disse há algumas semanas. Quando treinamos o Benfica, as críticas existem. É quase impossível não acontecer. O que reconheço é que também existe muito apoio à nossa equipa e eu faço parte da equipa do Benfica. Não sou importante, o importante é o Benfica. Eu tento estar completamente concentrado na equipa. Quero ganhar títulos e sei que quando o fazemos, os adeptos ficam satisfeitos. Claro que, a perder, há sempre críticas. Conheço bem o negócio do futebol e sei que, para a comunicação social, há um maior foco no Benfica quando não estamos tão bem. Mas para mim isso não é tão importante. Considero que estou noutra situação, estou a preparar a minha equipa para que possa ganhar jogos. Em momentos mais difíceis, o meu foco está no relvado. Não consigo resolver problemas em entrevistas ou noutros contextos, os problemas têm de ser resolvidos em campos. Tenho uma visão muito clara sobre esse tema, não sou afetado pelas críticas porque também sinto muito apoio dos adeptos. Se queremos vencer títulos, precisamos desse apoio, temos de ser uma boa equipa. Acho que não é bom estarmos focados neste assunto, em coisas negativas. Não podemos fingir que todos estão contra o Benfica, mas quem tem um espírito negativo, quase sempre faz mais ruído. Isto faz parte do futebol e da sociedade. Isso não me afeta".

      Eliminar
    2. Estas são declarações de Roger Schmidt , treinador do Benfica.

      Eliminar
  3. Ryk@rdo isso e mais converça dos do costume para desastabilizar o Benfica esta dando sinais de crescendo e isso os assusta muito, porque o ceporte vai dando pekenos sinais de abaixamento.
    um Abraço

    ResponderEliminar
  4. Estou farta ... Qualquer espirro no Benfica é extrapolado .
    Só dá importância quem quiser ! eu até agora não tenho nada a dizer do Kokcü, gosto dele , acho que é bom jogador e ainda está em fase de habituação.
    Só desejo que estes ruminantes parem de implicar com tudo que é referente ao SLB .
    Se o Schmidt diz que Di Maria não levantou nenhum falso testemunho , e que o verissimo fez uma má arbitragem (E com toda a razão ) , vai ter que pagar aos santos que nunca dizem nem fazem nada de mal , corja de vigaristas e ladrões
    O Benfica é grande demais para gente tão pequena .

    ResponderEliminar
  5. A minha " A Bola" tinha jornalistas como Vítor Santos, Carlos Pinhão, Homero Serpa, Alfredo Farinha que tinham capacidade para pensar e escrever, e não precisavam de socorrer-se de fontes alheias, algumas até de origem muito duvidosa ( vide Fabrizio Romano a soldo de renomados empresários desportivos).

    Daí, dar importância a uma entrevista com uma tradução do neerlandês feita sabe-se lá por quem e com que intenção, é na minha modesta opinião, dar pérolas a porcos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Red Sniper,

      Não me parece que desta vez nos possamos excusar com os media.

      A entrevista é extensa, não é uma frase apenas que poderia ter sido retirada de contexto.

      São muitas declarações no mesmo sentido que naturalmente espelham insatisfação, que como disse abaixo, se aceita mas...

      Eliminar
    2. Boa tarde Elsa
      Eu estou-me nas tintas para aquilo que um jogador pensa da sua situação desportiva no clube que ele escolheu (palavras dele) e que lhe paga principescamente para jogar e fazer jus ao valor da sua transferência.

      Atirar as culpas para cima do treinador, lembra aqueles dançarinos que não sabem dançar e por isso dizem que a sala está torta.
      Ele não é um Roberto Falcão, um Zico, um Zidane, um Pirlo e muito menos um Mário Coluna; dai que só terá que fazer pela vidinha e não se arvorar em vedeta quem não é.

      Mais humilde, mais futebol para mostrar que valeu a pena o Glorioso ter apostado nele.

      Eliminar
    3. Também não é preciso ser tão violento, nossa 😬!

      O Kokcu tem direito a expressar-se! Bolas, não vivemos na Rússia.

      Podemos não gostar, não concordar, até achar que não foi inteligente na forma como o fez, mas não cometeu nenhum crime, e, para sermos honestos, temos que admitir, que ele tem alguma razão na frustração que sente.

      O Glorioso apostou nele, verdade, o que me suscita muitas perguntas que vão muito além do ordenado do jogador, mas isso são outros 500 que não me apetece muito desenvolver neste momento.

      Eliminar
    4. "mas não cometeu nenhum crime, e, para sermos honestos, temos que admitir, que ele tem alguma razão na frustração que sente."

      O Kökçü é pago para jogar; se está desiludido com as suas prestações em campo, só tem que trabalhar mais e melhor, e demonstrar no seu local de trabalho que é merecedor do ordenado que lhe é pago.

      Dando de barato que a tradução da entrevista foi correto, eu estando na pele do treinador, colocava-o durante uns tempinhos a treinar com a equipa B porque no contrato que assinou de livre vontade, que eu saiba não constava uma cláusula que obrigava o treinador a colocá-lo na posição que ele mais gosta.
      Ninguém, repito, ninguém está acima do BENFICA!

      Eliminar
    5. Red,

      O Kokcu não disse nada que nos leve a pensar que se sente mais importante que o Benfica e o ordenado que lhe pagam foi acordado, portanto ninguém tem que se queixar.

      Eu preferia que esta entrevista, nestes moldes, pelo menos, não tivesse acontecido, mas o jogador é humano, foi sincero e, parece-me, sente-se impotente para sozinho mudar a situação.

      Evidentemente que o clube tem que tomsr alguma medida, porém, como o RS disse, vamos perceber primeiro como e porquê isto aconteceu, e aí, sim tomar ima decisão informada.

      A ter que haver consequências para o Kokcu, a bem do grupo, neste momento, que seja uma multa, mais do que isso não me parece sensato.

      É um jogador com qualidade e quer mostrá-la, talvez precise de ser ajudado mais do que vilipendiado. E repito, goste-se ou não, tem a sua razão.

      Eliminar
  6. Aqui está algo de que definitivamente não precisávamos.

    Compreendo a insatisfação do jogador, tem o direito de o dizer, mas o timing é péssimo.

    Como se não bastasse, coloca o ónus de as coisas não lhe estarem a correr bem, totalmente no treinador, até terá em parte razão mas um mea culpa ou qualquer coisa do género de estar disposto a continuar a lutar em prol da equipa, ficar-lhe-ia bem.

    Tenho a impressão que desbaratou as hipóteses que ainda podia ter de vir a ter sucesso no Benfica, as palavras do RS assim o deixam antever. Para já não falar que não cairá bem em muitos adeptos.

    O RS, no meu entender, esteve bem, pragmático, nada a criticar na forma como lidou com este episódio absolutamente desnecessário num momento crucial da época.

    Espero que internamente o apoio seja dado ao treinador e se isto foi de alguma forma tentar pressionar, espero que façam o Kokcu compreender que tem que fazer a parte dele ou então mostrar-lhe a porta de saída, ou seja, traz uma boa proposta e vai à tua vida. Tenho pena, penso que se precipitou, pois, caso o RS saia no final da época, com outro treinador até poderia correr bem pois tem qualidade. Mesmo com o RS, caso fique, e com as saídas prováveis que se adivinham mas, decidiu por esta via, agora é arcar com as consequências que espero não se reflictam no rendimento da equipa, como disse o timing foi péssimo.

    ResponderEliminar
  7. Esta entrevista não deveria ter sido dada. O Benfica precisa de Paz e não de quem queira alterar essa paz. Não gostei que o nosso jogador desse esta entrevista num momento crucial da época como o que estamos a viver. Não gostei mesmo.
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  8. Primeiro ponto : A entrevista foi dada com o consentimento do Clube, ou à sua revelia ?
    Segundo : QUANDO foi feita a entrevista ?
    Terceiro : O timing, sabemos o porquê de ter saído agora cá para fora...

    Estou curioso para ver como se vai lidar com a situação dentro do Benfica. Mas para já, o jogador não mostra comodismo, nem o "deixa andar" habitual de quem se interessa só pela dinheirama que veio ganhar ... Sabe que pode render MUITO mais e AJUDAR muito mais a Equipa, se jogar no seu lugar. Sabe porque veio para o Benfica e que o Treinador tinha obrigação de o conhecer bem.
    O jogador tem direito à sua opinião, mas no Clube há regras, penso eu que existem, portanto ou ele as desconhece, ou passou por cima delas...Mas uma coisa é certa : Pelo menos tem coragem de dizer o que todos pensamos e vimos sobre ele, e que no Clube ninguém tem tomates para dizer a Mr. Schmidt.

    ResponderEliminar
  9. Não quero parecer advogado de defesa do Kökçü, mas não me parece que esta seja altura para crucificarmos o jogador. Dos excertos que li da entrevista, "vejo" revolta mas também muita humildade. Atenção que a parte onde se diz que ele está revoltado, não é referida pelo jogador mas sim pela tradução ou pelo jornalista..."Vejo" mais o sentimento de revolta, do ponto de vista que percebe poder ajudar o Clube mais do que está a acontecer, caso o Treinador o colocasse a jogar na sua posição.

    Não vou dar grande importância a esta tentativa de desestabilização. Vou aguardar para comentar a entrevista CORRETAMENTE transcrita e bem traduzida .

    ResponderEliminar
  10. Eu tal como o Paulo não quero ser advogada do Kokçü , nem de defesa nem de ataque .
    Lembrem-se dos vossos sonhos quando tinham a idade dele .
    Um miúdo que cresceu num país muito liberal , em que a opinião do trabalhador é levada muito a sério .
    Não deve estar a gostar da posição em que joga , e não deve estar muito de acordo em ter estado mais no banco que no campo .
    O que é que isso tem de conteúdo, para ser notícia debatida até à exaustão,
    estes dias ? os palradores dos canais de desporto dão a sentença que o Kokçü tem que ser castigado , tem que ir para o banco , ou para a equipa b ,.
    Ainda bem que não o mandaram prender.
    Isto é querer bem ao Benfica?, ou pura e simplesmente desestabilizar, estão a ver que estamos a jogar melhor do que estávamos , e eles estão com alguns problemas .
    Sim ... eu também não gosto que nenhum jogador do Benfica diga coisas que apesar de não ter nada de grave podem ser prejudiciais ao meu clube , por causa dos abutres que rondam a presa , neste caso o Benfica.
    Mas caramba vivo num país democrata .
    A união dos benfiquistas tem que ser firme.
    Senão qualquer dia pomos fora o kokçü como foi o Odisseas e tantos outros.
    é preciso ter mente clara e olho vivo e não ir no canto das sereias .
    Que o dia de hoje seja de festa para o nosso Benfica 🦅🦅🦅❤️❤️❤️

    ResponderEliminar
  11. No Record
    Notícia de ultima hora : Kökçü afastado da convocatória.
    O que eu temia aconteceu , vai ser o mesmo fandango que o Odisseas Vlocodimos .
    O caos começou .
    Benfica 0 x O Caos 1

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...