terça-feira, 13 de dezembro de 2022

                         TALENTO, SUPERAÇÃO E AMBIÇÃO 


Ao assinalar o lançamento do livro " Talento e Superação - O Bicampeonato Europeu do Benfica, 1960/61 e 1961/62", o Benfica promoveu um encontro em forma de tertúlia que merece ser vista.

Foi uma injeção de Benfiquismo, que merecia, e devia, ser exibida aos jogadores de todos os escalões do Clube.
Não sou, habitualmente, de me emocionar facilmente, ao ponto de ficar com lágrimas nos olhos, a quererem saltar cá para fora. Confesso que ao ouvir os SENHORES Mário João, José Augusto, Artur Santos e António Simões...houve uma ou outra mais atrevida que me salgaram a face. De emoção e saudosismo, por nunca os ter visto jogar ao vivo. De alegria, ao verificar a esperança que estes "Monstros Sagrados", têm em voltar a ver o Benfica Campeão Europeu. E o Benfiquismo deles...Meu Deus. É qualquer coisa. Foi lindo.

Uma palavra para o moderador das conversas e das estórias : O Sr. Jornalista Gabriel Alves. Igual a si próprio.
Nunca me esquecerei de o ouvir dizer, a comentar um remate á baliza :
"- Remate rasteiro a meia altura que sai por cima da barra"

O Presidente Rui Costa, que note-se, não está em campanha eleitoral, aos poucos vai conseguindo unir Benfiquistas que estavam um bocadinho arredados da vida do Clube. Aos poucos, devagar, mas com passos assertivos. Gostei de o ouvir exteriorizar o seu, nosso, sonho de vitórias, tanto a nível Nacional como Internacional. As suas ultimas intervenções, tem-nos mostrado um Presidente ambicioso, mas com os pés bem assentes no chão. A analogia que fez entre o passado, dos Campeões Europeus, e o presente, pode parecer um pouco naif, utópica até, mas ultimamente até temos tido exemplos de equipas teoricamente mais fracas que se sobrepõem aos mais poderosos...
Como certo dia, o nosso Bom Gigante José Torres pediu : "Deixem-me sonhar..."

" ...Eles não sabem nem sonham, Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha, O Mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança..."
"António Gedeão, Pedra Filosofal, do livro Movimento Perpétuo"

Deixando um pouco o saudosismo para trás, talvez já antevendo e interiorizando o meu futuro próximo, falemos um pouco da atualidade do Glorioso.
Reconhecendo o grau depressivo agudo, em que se encontravam os painelistas, comentadeiras e pseudo jornalistas que grassam pela Comunicação Social, o Benfica resolveu nesta época já Natalícia, dar-lhes uma prenda antecipada...: Perdeu um jogo. Logo foram ouvidos e assistidos ao vivo e em direto, autênticos estados de climax instantâneo em explosão. Algo que lhes estava entranhado nos órgãos sexuais desde o inicio da época em condição tântrica . Verifiquei-lhes um estado de alma mais alegre, mais leve, menos rígida e que a esperança no futuro das suas equipas, ou no anti Benfiquismo que os une, tem futuro.
Parecia que o Benfica lhes tinha proporcionado uma daquelas festas tipo "Natal dos Hospitais"...Neste caso foi mais um " Toma lá um brinquedo que é Natal, e a seguir é que é a sério" ... Prevejo-lhes uma recaída daquelas tipo ressaca, sem terem tocado em álcool.

Para finalizar, por hoje, quero reiterar a minha confiança no Presidente Rui Costa e juntar a minha ambição á dele. Acredito que após o mercado de janeiro, vamos sair mais fortes. 
Só um "conselho" ao Presidente, como se me fosse permitido ter essa pretensão... ; Não facilite com jogadores, e / ou empresários dos mesmos, que celebram pré contratos ou pré acordos, não o podendo fazer, ou estando em plena vigência de contratos com o Sport Lisboa e Benfica.

Termino com o famoso grito, carregado de Benfiquismo e emoção, a que o Senhor José Augusto já nos habituou :

VIVA O BENFICAAA

ABRAÇO A TODOS




17 comentários:

  1. E já se passaram 60 anos desses títulos, é como alguém disse o sonho comanda a vida e sonhar é gratuito, arrisco me a dizer nos próximos 60 anos nenhuma equipa portuguesa ganha a Champions, talvez uma UEFA league ou conference league, abraço para todos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Rui, 60 anos. Mas até poderiam ter-se passado 100 anos. Nada tira ao Benfica, o mérito de pertencer ao restrito grupo de Equipas que foram Campeãs Europeias 2 vezes seguidas, e de nessa mesma década ter estado em 5 finais, da Taça dos Campeões Europeus ... E eram mesmo Campeões, não participavam os terceiros e quartos classificados de certos Países.

      Eliminar
    2. Eu sei Paulo, a nossa primeira em 87 também foi assim, só os campeões, a História ninguém apaga isso é óbvio, só com jogadores portugueses foi muito mérito, e se calhar com árbitros isentos o Benfica de Eusébio tinha mais uma ou duas taças dos campeões europeus... Abraço.

      Eliminar
  2. "não participavam os terceiros e quartos classificados de certos Países" com a ressalva que poderiam até participar caso tivessem vencido a competição no ano anterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim joão carlos, eu sei...pelo que li. Mas nem sempre isso acontecia. Era-lhes dado a possibilidade de defenderem o titulo conquistado. Concordo com isso, mesmo que, hipoteticamente, tivessem descido de divisão no seu País.
      Quem conquista um titulo, deve ter sempre hipótese de o defender. Esta é a minha opinião.
      Sei que as finanças mandam mais...Mas nunca concordei que um clube "não Campeão" do seu País possa ser Campeão Europeu. Não tem qualquer lógica, por exemplo haver um vencedor da Champions League que nunca tenha vencido o seu Campeonato...!! É uma aberração a que estamos sujeitos. É ridículo.

      A única situação que aceitaria, era o campeão da época anterior, defender o seu titulo, apesar de não ter sido campeão no seu País. Mas entrar no sorteio sem ser cabeça de série.

      Eliminar
    2. nós ainda beneficiamos uma vez disso, quanto ao defensor do titulo ser cabeça de serie até achava bem queres maior campeão que o europeu.
      e até ficamos isentos da primeira eliminatória.

      os outros lá de cima também beneficiaram na década de oitenta.

      hoje a competição que existe é uma liga de clubes e não uma liga de clubes campeões o nome esta completamente errado para a sua composição e que depois acaba por dar na aberração que falas.

      Eliminar
    3. Eu referi o não ser cabeça de série, caso não fosse campeão do seu país...Acho não ser justo. Deveria ser o campeão desse País a ser cabeça de série.
      Mas isto somos nós a divagar. Nada disto vai acontecer...O Futebol atualmente, é uma Industria enorme. Perdeu-se o tal " je ne sais quoi", e então com a criação dos agora apelidados "Clubes Estado", que parecem isentos do famoso Fair Play financeiro, que parece só visar os Clubes mais "periféricos" que tentam equilibrar as coisas, por muita luta que se possa dar, o poderio económico, de uma maneira ou doutra, acaba sempre por fazer a diferença. De vez em quando lá sobra uma migalhinha, para disfarçar as coisas, mas...
      Todos nós, que gostamos de Futebol e que vivenciámos os anos setenta e oitenta, sentimos uma certa nostalgia ... Mas olha : O Futebol morreu, viva o futebol, e sobretudo o nosso Benfica.

      Eliminar
    4. eles não estão isentos do fair play financeiro conseguem é contornar melhor o mecanismo com a injeção de dinheiro via contratos de publicidade, e outros, sobrevalorizados mas até esses tem um limite que por vezes não conseguem ultrapassar.
      mas enquanto os donos tiverem poços, de petróleo, sem fundo à vista a coisa vai continuar.

      embora isto de meter mais clubes por pais do que apenas os vencedores dos campeonatos começou muito antes dos clubes serem dos árabes e até acho que a compra destes foi mais consequência disso do que causa, porque os grandes fomentadores deste sistema foram os clubes espanhóis e os italianos.

      Eliminar
  3. Tive o privilegio de ver o Jose Augusto e Antonio Simoes ja em fim de carreira recordo-me das duas conquistas de 60,61 embora garoto mas nao me recorda do Mario Joao que esteve numa dessas tacas.
    Respondendo ao caro Rui que nenhum clube portugues ganhara mais uma dessas tacas calma Rui o Benfica ja a vai ganhar em 2023 ui deixem-me sonhar.
    Acabei de saber que o Liverpool esta disposto a bater a clausula do Enzo Fernandes ja em janeiro fisga-se nem o deixem pousar e ja esta a levantar voo outra vez como havemos de ganhar a liga dos campeoes se nao nos deixam em paz assim que desponta um jogador la vai ele o mesmo se aplica aos outros grandes coitado quem e pobre,e ja agora esses ditos tubaroes onde vao cavar tanto dinheiro.
    Paulo esse jogo que o Benfica perdeu com o sevilha foi essa tal prenda de Natal para as cmtvs do pais deixai-os ser felizes o Benfica afinal faz feliz toda a gente ah grande Benfica.
    Abracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus queira Francisco, rivais sempre inimigos nunca, ficaria feliz se fosse assim, e festejaria como bom português e patriota se fosse o Benfica o Sporting ou o Braga... Abraço.

      Eliminar
    2. Olá Francisco, bela recordações que tens...por um lado fico com inveja de não ter visto jogar esses senhores...por outro lado...nasci uns anitos mais tarde. Por essa altura, os meus queridos pais deviam andar a treinar para que a "coisa" saísse perfeitinha 😁😁...

      Mesmo que qualquer Clube bata a cláusula de rescisão em janeiro, o Enzo só sai se quiser...Pode ficar no Benfica até final de época.

      Grande abraço.

      Eliminar
    3. E tu acreditas no so sai se quiser??? Eu não, que lhe apareça um Liverpool desta vida em Janeiro a pagar 7 vezes mais que o Benfica lhe paga, adeus Enzo o Rui Costa até lhe leva ao aeroporto com um laço de prenda para o Klopp, desde que se aproxime dos 100 milhões, tipo 80 na hora mais 30 por objectivos...

      Eliminar
    4. Rui, não acredito que saia em janeiro, abaixo, ou muito abaixo da cláusula. O River ainda tem uma percentagem.
      Se os clubes o querem tanto assim, para o segurar têm de fazer sacrifícios...se não ele voa para outro pouso.

      Eliminar
    5. Paulo lolll e treinaram bem rsrsrsrs saio ca um grande benfiquista,me esqueci de dizer tambem vi jogar o nosso grande Eusebio.
      Quanto ao Enzo por mim sai so pela clausula tanto agora como no verao nos ja sabiamos que vinha com rotulo de saida, como diz o nosso amigo Ricardo o Benfica dificilmente ganhara uma champions porque quando um jogador se destaca no Benfica os tubaroes saltam logo em cima assim dificilmente la iremos,mas temos de nos orgulhar numa coisa dou dois exemplos Darwin estava em Espanha porque nao la foi o tubarao endinheirado Liverpool buscar o Darwin por tuta e meia, agora Enzo chegou ao Benfica por essa tuta e meia tambem porque nao la foi ao River o Liverpool e fomos nos isto quer dizer que temos mais habilidades em descobrir talentos, eu que sou um humilde adepto conhecia o Enzo e o Liverpool nao o conhecia, eu sigo o campeonato Argentino e o meu sonho e um dia assistir um jogo na Bonbonera no Campo do Boca Juniors aquilo arrepia.
      Abraco

      Eliminar
  4. Não é fácil o Benfica voltar a ser campeão europeu. Claro que eu e milhões como eu, muito gostariam que tal acontecesse. O Benfica não tem poderio financeiro para segurar os melhores jogadores. Chegam, evidenciam-se, crescem, e saem na época seguinte. É este o "fado" do Benfica. Formar e vender. Gostava de esta época ganhar tudo o que há para ganhar., Tenho essa fé e esperança.

    Grande abraço Paulo Santos, restantes benfiquistas e outros.
    BOAS FESTAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fado do Benfica, Porto Sporting e restantes equipas, vem aí a centralização dos direitos telrvisivos e grande maioria dos Benfiquistas dizem que está mal o Benfica tem que levar metade e isso é mau para os restantes clubes mesmo sendo o clube que gera mais audiências mas não joga sozinho, nas grandes ligas o top 5 dos clubes leva quase a mesma coisa tirando o campeão que é justo levar 10 milhões a mais..

      Eliminar
  5. Ai esta amigo Rui em parte concordo consigo o Benfica nao joga sozinho mas o Benfica aqui neste game tem a faca e o queijo na mao e a federacao liga ou seja o que for nao pode ser o Robin dos bosques portugues tirar aos ricos e dar aos pobres o Benfica gera audiencias e de longe o que gere mais receitas para distribuir aos mais pequenos que a grande maioria dos clubes esta instalada no norte e que essa mesma maioria esta encostada ao FCP que todas vezes que o Benfica joga nessa bonita regiao que e o norte nos castigam com um aumento de bilhetes destinadas aos nosos adeptos nos proibem de entrar com os adresses correspondentes ao nosso clube e ainda por cima vamos ter que dar-lhes dinheiro das receitas que nos geramos isso da minha parte nunca e se a direcao do Benfica cai nessa eu como adepto perco toda a consideracao que tenho por eles.

    CENTRALISMO DOS DIREITOS DESPORTIVOS NEVER NEVER NEVER.
    Abraco.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...