terça-feira, 29 de março de 2022

 

        BENFICA - ÉPOCA 2022 /23 ... A FORMAÇÃO E A SELEÇÃO


PONTO PRÉVIOO Benfica não pode falhar o Campeonato da próxima época. 

A Época 2022 /23 terá de ser preparada nessa premissa. Não podemos formar um plantel baseado em sentimentalismos ou emotividades. Temos de ter um Plantel muito forte, sabendo que temos de jogar sempre 3 ou 4 vezes mais do que os adversários para ganhar um jogo. Marcar sempre três ou quatro golos sabendo de antemão que todos irão estar sob "análise apertada" de um VAR qualquer, adepto da adulteração de frames e linhas, pronto a fazer um trabalhinho de sapa ao serviço de interessados bem identificados...E nunca descansar perante um resultado mínimo...a diferença de um golo é SEMPRE perigosa para nós. 

TEMA  FORMAÇÃO :

Todos nós, Benfiquistas, gostaríamos de ver muitos jovens da formação na equipa principal. Eu próprio, sou apologista de que o Benfica deveria aproveitar mais os seus jovens...mas numa base sustentada. Não para bater recordes, mas sim para acrescentar qualidade de uma forma continuada. Já o disse várias vezes, o tema Formação é-me muito querido, e tenho observado que nas nossas camadas jovens há imensa qualidade, mesmo muita. No entanto, noto um enorme "defeito" transversal ás camadas jovens mais perto de chegarem á Equipa "A". No meu ponto de vista, e não gosto de ver jovens a "queimar" demasiadas etapas de evolução, a equipa "B" é a antecâmara da principal, como tal, os jogadores têm de estar preparados tanto mental como fisicamente. E é aqui que eu acho que está o tal "defeito". Nota-se uma grande falta de intensidade e de alguma maturidade aos jovens da formação. Joga-se muito em "soupless". Sob a desculpa "equipa de formação", cometem-se muitos erros infantis na equipa "B". Os jogadores têm que se mentalizar, ou mentalizá-los, que ali chegados, o próximo passo é o tal para o qual tanto trabalharam, mas têm de mostrar que estão preparados. Falta ali, quem lhes dê uma "dura". A Equipa "B" não pode ser considerada, só, de formação, mas sim de preparação para ascender á Equipa principal.

Com as instalações excecionais que o Benfica possui, não se pode dar ao luxo de andar a formar jogadores para outros usufruírem. Falando só de alguns, reparem só no nível de agressividade / intensidade que possuem atualmente, Bernardo Silva, Guedes, Lindelof, Ruben Dias, Cancelo, Nelson Semedo...até o João Félix está mais "bicho"!!! Não querendo "ensinar a Missa ao Padre", porque o Benfica está cheio  de pessoas competentes e inteligentes, ou deveria, talvez a solução passe por incorporar na equipa "B", um ou dois jogadores mais experientes que já não aspirem a mais nas suas carreiras do que jogar na 2ª Liga...e jogar no Benfica seria sempre um incentivo. Então se fossem ex jogadores do SLB, tanto melhor. Ajudar os jovens a crescer em competição seria o objetivo. Não os deixar "adormecer". Ter um modelo de jogo igual ao da Equipa "A",  a partir dos Juniores, para não se correr o risco dos jogadores jogarem por exemplo a médio centro e  chegados á principal serem "obrigados" a jogar a lateral ou encostados á linha...só para se dizer que se aposta na formação, seria bom. Ter á frente da equipa "B", não estamos mal servidos, um Treinador de "competição" e não só de "formação", também ajudaria na evolução  da mesma.

TEMA  TREINADOR :

Está na ordem do dia, e vai estar por mais uns tempos, a discussão sobre quem seria o melhor Treinador para o Benfica. Vão surgir muitos nomes. Tantos Alertas irão ser feitos, que o difícil é não acertarem no nome do homem.

Depois de terem andado semanas a promover o nome de um, á custa do nome Benfica, de forma a que o seu Clube se visse na obrigação de lhe renovar apressadamente um contrato, com um significativo aumento, que terminaria só no final do ano, agora viram-se para o Mancini, só para terem o prazer de alertar que o SLB "perdeu" mais um Treinador que queria...Neste caso, e sabemos que vida de treinador é assim, mas que culpa tem Mancini que em quarenta e tal remates os seus jogadores não tenham conseguido marcar um golo ? Que culpa tem  um Técnico, que nos dois jogos com a Suiça na fase de grupos, ambos terminaram empatados, o mesmo jogador especialista na marcação de grandes penalidades, tenha falhado um em cada jogo, um deles aos 90 minutos ? Se a Itália o dispensar, não me importaria mesmo nada de o ver a orientar o Benfica...mas os Italianos não são loucos, há muito trabalho feito pelo Mancini.

Como todos, penso eu, também tenho um Treinador preferido, dentro dos possíveis mesmo que seja difícil, que gostaria de ver á frente da nossa Equipa :

 Marco Silva. Treinador que lidera um campeonato super competitivo, e que conhece muitíssimo bem os jogadores que ali alinham. E há no Championship muita qualidade. Treinador que consegue aliar uma atitude competitiva, com futebol prático, objetivo, atacante, equilibrado e bonito de se assistir. Treinador que tem o saber de conjugar jogadores experientes com jogadores jovens, e que os consegue potenciar. Um Treinador inteligente, com um discurso fluido, baseado nas questões colocadas, avesso a polémicas e discreto. Treinador que tem a capacidade de mudar o sistema de jogo, no decorrer do mesmo, sem ser necessário qualquer substituição. UM TREINADOR. UM BENFIQUISTA que conhece a Liga Portuguesa. Sei que será quase impossível, tanto a escolha recair nele, como ele aceitar vir se subir de Divisão, mas seria muito bom.

Depois na minha opinião, e por ordem de preferência, surgem os seguintes que poderiam dar ao Benfica o impulso que necessita : Paulo Fonseca, Roger Schmidt e Leonardo Jardim. Gosto de Treinadores que incutem nas suas equipas um grau de competitividade elevado e que saibam "ler o jogo". Nisto, os Treinadores da escola Alemã são fortes, assim como os Ingleses ou quem lá treina. Nem todos como é óbvio...

TEMA JOGADORES E SELEÇÃO : 

Além dos jogadores emprestados, que teremos de devolver, há vários que têm de ser dispensados, vendidos ou servir como "moeda de troca" para abater algum valor em contratações...Não podemos ter no Plantel principal, jogadores que nem na Equipa "B" teriam lugar.

É uma pena ver um jogador como Renato Sanches, que vai fazer 25 anos, ser transferido quase a "preço de saldo", fala-se em 15 Milhões, e o Benfica não tentar ir buscar o Bulo. Se ele viesse, ainda iriamos fazer dinheiro com ele se quisessem ! Aproveitávamos a sua qualidade durante dois anos e ainda o transferíamos por um valor superior ao que nos custaria agora. Ele seria de contratar já. Gonçalo Guedes e Nelson Semedo, terminam contrato em junho/2023. Se não fosse possível jogar com essa data para contratar agora a preço razoável, era controlar já para os ir buscar a custo zero quando possível. Para falar só em jogadores Portugueses, os nossos centrais mais experientes além de lentos, não irão "durar" muito mais, seria bom tentar contratar David Carmo e Tiago Djaló. Ricardo Horta seria outro elemento que acrescentaria qualidade. Outro jogador que gostaria de ver regressar ao Benfica, este Brasileiro, Talisca...Tem a palavra, a aclamada estrutura e Rui Costa.

O parágrafo anterior foi propositado para introduzir o tema Seleção. Jogadores Portugueses no Benfica. Não me choca  neste momento a ausência de qualquer jogador do Benfica na Seleção Nacional . Da baliza ao ataque, talvez só Rafa pudesse aspirar a estar lá...mas dificilmente jogaria. Provavelmente iria para a bancada. Assim mais vale não ir. Sinceramente, ver uma seleção de uma Federação que quer tão mal ao Benfica,  ser obrigada a jogar num estádio a pedido, mais exigência do presidente do clube anfitrião, que conta nas suas fileiras jogadores a que nos habituámos a apelidar de caceteiros, arruaceiros e outros que tais, mais alguns adjetivos terminados em "ais", não me consigo imaginar a aplaudir fervorosamente. Claro que quero que ganhem e vão ao Mundial, mas se não forem...não custa tanto...só se voltarem a acusar o Rafa ou qualquer outro jogador do Benfica por ter falhado um golo, mesmo ausentes !!! São interesses a mais e demasiados compadrios que ultrapassam o que deve ser uma Seleção...com o gozo supremo, do ex vice presidente do clube anfitrião, agora presidente da Federação, ter convidado para liderar uma claque de apoio á Seleção, alguém que só não está proibido de entrar em recintos desportivos porque intercedeu um recurso á pena deliberada...alguém que publicou um livro onde, na primeira pessoa, se gabou dos assaltos feitos por esse País fora e além fronteiras enquanto líder de uma quadrilha, perdão, de uma claque afeta ao seu clube de coração...a mesma pessoa que goza do privilégio de ter obtido bilhetes de graça para  negociar como bem entender...o assalto á sede da Federação e o desaparecimento do computador pessoal do Presidente terá algo a ver ?...

Já vai longo o texto, demasiado, pelo que guardo mais umas coisinhas para a próxima...se tiverem paciência.

PS : Um pedido a Rui Costa : ESCOLHA UM TREINADOR PARA UM PROJECTO E NÃO UM TREINADOR COM UM PROJECTO...


SEMPRE PELO BENFICA...E PELA PAZ.

VIVA O BENFICA.  


5 comentários:

  1. Parabens Paulo por mais um excelente texto,de acordo o Benfica nao pode falhar a proxima epoca nem podia ter falhado as que ja falhou mas como todos sabemos tem existido muitos problemas a volta do clube atacam-nos de varios lados os nossos inimigos estao em todas as frentes e disparam de todos os lados desde a comunicacao social a assim como quem controla os meandros do nosso futebol eles nos querem liquidar tem feito tudo para nos fazer desaparecer do mapa tem-se visto as arbitragens manhosas contra nos e nao nos podemos defender se o fizermos caem em cima de nos com processos mais rapidos que um relampago nao podemos abrir a boca somos logo processados enquanto os nossos rivais esses com os mesmos procedimentos a justica e lenta a julgar-lhes se e que os julgam.
    O Benfica para os combater tem que marcar mais que um golo construir um plantel de ataque venha o Roger Shmit essse sim e de ataque total so assim podemos combater toda a podridao do futebol portugues ganhando e ganhando e nunca parando so assim rebentamos com o todo o lixo existente,mas para isso temos que correr com os minorcas do clube e contratar gente racuda tipo Elizeu daqueles que levam tudo a frente como esse cao rafeiro do Octavio que morde nas canelas de toda a gente, O Rafa nao foi a seleccao ainda bem que nao foi como assim nao jogava e so se atrasava na preparacao,a seleccao ja nao me entusiasma como dantes gosto que eles ganhem mas se nao o fizerem nao me deixa doente a seleccao do Ronaldete nao entusiasma nenhum benfiquista que se divirtem os adeptos do clube que a selecao ajuda a promover os brasileiros.
    Pronto hoje fico-me por aqui Paulo ficou muita coisa por citar do teu texto que o facam outros com mais saber do que eu.
    Abracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Frank, boa noite. Sempre bem vindo. Olha, seja o Schmidt ou outro qualquer, só espero que tenha qualidade, assim como coragem de fazer uma verdadeira filtragem ao plantel. A compleição física dos jogadores poderá variar conforme a posição que ocupam em campo. Mas não sou daqueles que dizem, ou pensam, que quanto mais corpulento for o jogador, melhor. Depende da sua atitude e intensidade. Xavi e Iniesta não são, não eram, propriamente umas "bestas", a seleção Brasileira em termos corporais não é nada por aí alem em todos os setores...e há muitos mais exemplos...Nós até tivemos o ENORME BENTO e o GIGANTE CHALANA...Mas sei o que pretendes dizer, temos demasiados matraquilhos em posições chave. Para mim, Guarda Redes, Centrais, Médios Defensivos e Ponta de Lança devem ser jogadores que imponham respeito, também, fisicamente. Se os laterais e os restantes forem acima do 1,75m, raçudos e competentes, tanto melhor. Mas não quer dizer nada. Admiro muito um Médio Defensivo Uruguaio que tem menos de 1,70m : Lucas Torreira. É uma questão de inteligência, intensidade e colocação em campo...

      Quanto a outros, "com mais saber do que tu", duvido que existam muitos...já deu para perceber que sabes do que falas...e olha que estou habituado a avaliar pessoas...

      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Estou fora da minha casa por motivo de obras razão porque ainda não comentei. Amanha, sábado, já estarei em casa e então comentarei. Ok? Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia a todos, caros Benfiquistas!
    Mais um jogo miserável, c/ o resultado expectável... MAIS UMA DERROTA!

    A realidade dos n/ Futebol + Futsal + Hóquei reflectem exactamente a realidade de vários FACTOS COMPROVADOS E INDESMENTÍVEIS...
    FALTA QUALIDADE E MUITA, transversalmente a muito do n/ BENFICA!

    Estou saturado de sofrer com a m/ Alma Benfiquista e sinceramente magoado de repetir o essencial de tão lamentáveis evidências:

    - 1 Presidente INAPTO, sem bagagem de Gestão, nem perfil nem atitude adequados p/a liderar 1 Organização como o n/ SLB.

    - 1 Gestão Desportiva INEXISTENTE,
    completamente desgovernada e inconsequente

    - 1 Treinador SEM ESTOFO, nem Técnico nem de Personalidade

    - 1 Plantel EM LARGA MAIORIA SEM A QUALIDADE exigível ao n/ SLB, quer no valor intrínseco dos seus jogadores (DEPRIMENTE), quer na sua MISERÁVEL atitude competitiva.

    O Clube precisa de BENFIQUISTAS COMPETENTES E COM VALÊNCIAS PROFISSIONAIS INDISCUTÍVEIS:

    - 1 Presidente LÍDER E CAPAZ, c/ coragem para tomar decisões assertivas, no teor e no Timing
    - 1 Equipa de Gestão COMPETENTE, transversal ao Clube e SAD
    - 1 Treinador COMPETENTE
    - 1 Plantel RENOVADO em larga escala:
    GR + 2 Laterais + 1 Def.Central + 1 n°.6 + 1 n° 8 + 2 Médios-Extremos
    - 1 Assessor de Imprensa EFICAZ

    Lamentavelmente, APENAS COM NOVAS ELEIÇÕES o n/ SLB SE PODERIA REGENERAR, por respeito à dignidade da sua História, Honra e Valores.

    Com uma enorme mágoa, antevejo ao n/ amado BENFICA 1 futuro de curto-médio prazo MUITO SOMBRIO... E "TRISTE"...

    Quero ter esperança NUM BENFICA RENASCIDO,... mas sinceramente..., NÃO CONSIGO PERSPECTIVAR COMO!


    Força ao n/ Voleibol, Masc. e Fem. .

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Guerra, de acordo quase na totalidade das suas opiniões. Convergimos na maioria dos pontos apresentados.
    Tos nós, eu pelo menos, demos e continuamos a dar algumas "cabeçadas" na vida, por teimosia, desconhecimento ou tolerância. Quando fica claro que aprendemos com os erros, demonstra evolução...

    Ontem numa conversa de amigos, grandes Benfiquistas, quando nos preparava-mos na cada de um para assistir ao jogo, falávamos em com o jogo com o Liverpool poderia condicionar o embate com o Braga, em como temos um treinador fraco e com muita pouca experiencia nestas andanças de gestão de plantel e de emoções, e chegámos á conclusão que ao querer "tudo", vitória em Braga e ilusão do 2º lugar, e com os Ingleses discutir a eliminatória palmo a palmo, arriscávamos conseguir nada...infelizmente assim parece ser.

    Ás necessidades que o amigo apresenta para o Plantel, eu acrescentaria um Diretor Desportivo profissional e competente, conhecedor de Futebol. Quanto a mim apostaria em Luis Campos.

    Em democracia é assim, e dá-me um orgulho enorme poder "discutir" aqui alguns temas com opiniões discordantes, sem ser como na "noite da má língua" nem ficar com a sensação que mais valia estar a lavar roupa suja . Na minha opinião, não tenho a certeza de que uma nova ida ás urnas, provocar novas Eleições, seja a solução imediata. No caso de nova Direção ser eleita, receio que a pressa de querer "mostrar serviço" se revele muito prejudicial...Concordo que não estamos bem, mas também tenho a convicção que isso mudaria com a entrada de alguém que se preocupasse unicamente com o êxito do Futebol, e formasse um plantel forte para atacar a próxima época. Esta ficou perdida logo no inicio, não foi após a eleição de Rui Costa. Embora concorde que deveria ser mais assertivo e interveniente na defesa do Clube...

    OBS : Sou de opinião que na própria Liga Portuguesa é possível contratar 4 ou 5 jogadores que ajudariam e muito a colocar o equipa muito mais intensa e competitiva. Jogadores já adaptados, conhecedores da Liga, a baixo custo e competitivos. Depois seria "só" reforçar as posições que menciona com VERDADEIROS REFORÇOS PARA TITULARES.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...