terça-feira, 4 de janeiro de 2022


                                                VAMOS FALAR DE BENFICA


                                                                         


Antes de mais, os votos para que as Festas Natalícias e de Ano Novo tenham sido passadas com muita saúde, paz e alegria na companhia das vossas famílias e amigos. O desejo, extensivo a todos, de UM BOM ANO DE 2022.

Depois de um recarregar de baterias, em forma de mini-férias, aproveito este ultimo dia das mesmas para tentar exprimir através da escrita, algo sobre o nosso Benfica e o que nos aguarda, no meu ponto de vista, no futuro, e a minha simples opinião sobre os acontecimentos mais recentes. Vamos falar só de Benfica. Hoje, vamos fingir que esquecemos as roubalheiras de que somos alvo, pelos apitadores de serviço e pelos traça linhas ou escolhe frames. Vamos só fazer de conta que não reparámos numa agressão de um jogador lagarto, transformada num simples cartão amarelo, jogador esse que na segunda parte resolveu retribuir  a oferta aos amigos apitadeiros com a marcação de três golos. Vamos fazer de conta que o primeiro golo que sofremos em Contumil não foi precedido de falta e que o braço do jogador ás riscas era somente a extensão dos seus peitorais...Enfim, vamos todos fingir, só hoje, que somos, que fazemos parte da estrutura de Comunicação do Benfica... 

Como era de esperar JJ já não é nosso treinador...acho que a sua saida peca por tardia. 
Nelson Veríssimo foi confirmado como treinador da Equipa até final da época...
Foi contratado um novo treinador para a Equipa "B".
Foi apresentada a Equipa Técnica, reforçada com um elemento, de Veríssimo.
Estranhamente não se fala de equilibrar a Equipa com aquisição de reforços para as lacunas evidentes.
Muito estranhamente, não se fala sobre a identidade do possível próximo Treinador.
Sem estranheza alguma, continuamos a ver noticias de dentro do Clube a serem dadas em primeira mão por adeptos comentadeiros e paineleiros das equipas rivais...e pela Calhordas Maroscas TV.
Sem qualquer laivo de estranheza, observo os ditos paineleiros, comentadeiros e jornaleiros afetos aos rivais, em números quase circenses no elogio ao novel promovido treinador do Benfica e á nossa formação...que sim, que Veríssimo é muito competente, conhece a formação como ninguém e que irá aproveitá-la ao máximo...pois eu digo : O que eles querem sei eu !!!...Quando eles iam para a vindima, já eu ressacava o produto da mesma...salvo seja.

Na minha modesta opinião, e não estou a tentar copiar o que um ressabiado anti Benfica é usual dizer no final de cada frase da sua cartilha, acho que há muita coisa por explicar. 
O porquê de não contratar já um Treinador, que além de preparar já a próxima época com muito tempo, teria ainda possibilidade de trabalhar sem muita pressão até ao final desta, já que as ambições parecem diminutas...
Será que o futuro novo treinador está a trabalhar em algum Clube, ou será que se recusou a pegar agora na Equipa ?
A contratação de um Treinador para a "B" que já trabalhou com Mourinho e Leonardo Jardim, será só coincidência ? 
O perfil do Treinador está escolhido ?  Qual será o mais adequado ? 
Vamos impor, desde a Equipa "B", e escolher um Treinador que se adeque ao modelo de jogo que preconizamos para a Equipa principal, ou vamos ficar reféns de cada treinador e as suas ideias ? Corremos o risco de muitos milhões gastos em determinados jogadores que "servem" para o Treinador "X" mas não para o "Y" .
A Equipa "B" é mesmo assim tão recheada de bons valores ? Assim de repente não vejo um que se possa impor a curto prazo na Equipa principal. Para integrarem o PLANTEL  e irem entrando, além de Tomás Araújo e Paulo Bernardo, só Umaro Embaló e Tiago Gouveia me parecem poder contribuir com algo. São extremos rápidos, desequilibradores, com vontade de se mostrarem e nós não temos extremos.

Ainda não perdemos o campeonato. Há uma Taça da Liga por disputar e ganhar. Há a Champions onde importa fazer o melhor possível e principalmente não envergonhar o nome Benfica. As amostras que nos dão, que nos transmitem com certas ações é que está tudo bem, está tudo resignado e que para o ano é que é...NÃO PODE SER ASSIM.

O que pensam os amigos Benfiquistas,  sobre o que seria melhor para a Equipa e para o Clube ?
Todos nós temos um pouco de "Treinador de Bancada". Gostava de saber as vossas opiniões. Darei resposta a todas.

A minha já aqui a expressei várias vezes : Gostava de ter já um Treinador. Preconizo um modelo de jogo do Clube e não do Treinador. Para finalizar esta época,  acho que precisamos de reforços para as laterais, um seis e um oito. Não vender, ou não deixar sair, qualquer jogador titular, ou dos mais utilizados, nesta janela de Janeiro.

Para voltar a colocar o BENFICA onde merece precisamos de uma equipa maioritariamente formada  de Homens sem medo ... extensivo á Equipa Técnica.

PS1 :Contrariamente ao que parece estar estabelecido sobre a minha área profissional, sou uma pessoa de fé. Sempre fui e a minha educação foi nesse sentido...Ontem, aproveitando estas curtas férias e a estadia dos meus rebentos no País, uma que se deslocou de Inglaterra e um da Alemanha, com as  respetivas caras metade para passarem esta quadra, na companhia da minha esposa e da minha filhota mais nova fomos a Fátima...sempre que possível vou lá...e então quando cá tenho os filhotes todos é quase obrigatório. Foi lindo e emocionante ver a quantidade de criançada com camisolas do Benfica vestidas, assim como alguns adultos...orgulhosamente vestidas,  como me disse o Pai de um petiz de 9 anos que envergava uma camisola numero 10 de Aimar, o irmão de 12 com uma numero 7 de Cardozo e o pai da prole com uma 3 de...Humberto Coelho. Os miúdos não se lembravam de ver os craques cujo nome envergavam na camisola a jogar, o pai havia-lhe comprado as mesmas porque adorava os jogadores em questão...são Imigrantes no Canadá...uma boa viagem foi o que lhes desejei, e quase lhes agradeci por envergarem aquela camisola com tal imenso orgulho.  As três camisolas estavam autografadas, a do pai por Humberto e as outras duas por...Rui Costa.

SEMPRE PELO BENFICA.
VIVA O BENFICA. 

7 comentários:

  1. Paulo vou começar pelo fim,esses emigarntes do Canada que os seus filhos envergavam as camisolas do Benfica secalhar era eu rss nao Paulo nao e visitei enumeras vezes o meu Pais mas neste tempo turbulento de epedemia nao viajo prefiro esperar ate que a tempestade epidemica passe e se Deus quizer ha-de passar,espero que todos voces tenham tido umas excelentes ferias Natalicias e que estejam todos bem.
    Do Benfica comungo da opiniao do Paulo devia vir um treinador ja para se ir ambientando e criarmos uma equipa forte para arrancarmos em grande na proxima epoca,duvido que alguem queira pegar na equipa a meio da epoca no meu entender nao devemos atirar a toalha ao chao temos que lutar ate ao limite das nossas forças para conquistarmos o que ha para conquistar se nos deixarem,sorry hoje nao e para falar de vars arbitros e linhas mal traçadas fugi um pouco,vamos continuar com o nosso Benfica se nao contratarmos ninguem para as posiçoes em que estamos mesmo mal duvido que conquistaremos qualquer titulo mas como dizia momentos antes nao atiremos a toalha ao chao vamos confiar no Verissimo e na sua equipa tecnica vamos Benfica em ti confiemos viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Frank, juntos e com muito respeito por todos, venceremos esta maldita epidemia ... se remarmos todos para o mesmo lado chegaremos a bom porto.
      Retribuo os votos de excelentes Festas e é sempre um gosto "falar" contigo.
      Apesar de não ser o que eu acho melhor para o Clube, claro que irei apoiar o Veríssimo ... Desejo-lhe tudo de bom .
      Grande abraço Frank. Bom Ano.

      Eliminar
  2. Grande Paulo Santos. Texto fascinante de ler. Será que João Sacramento, atual treinador da equipa B, está em estágio para a próxima época para a equipa A?

    Confesso que estava convencido que o Benfica esta época ia arrasar. Infelizmente tal não aconteceu. Espero ainda ter, esta época, muitas alegrias, mas o meu coração benfiquista está triste. Quanto a vendas e aquisições anda tudo muito sossegado, estranhamente, em profundo silêncio. Será esse silêncio augúrio de futuro sucesso? Gostava muito que sim.

    Como diria um grande amigo (nunomaf)

    VIVA O BENFICA PORRA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Ricardo, sempre simpático para comigo. Que bom vê-lo de novo com essa garra Benfiquista.

      Quanto a João Sacramento, o meu "dedo adivinho" diz-me que estará a preparar terreno para quem vier...veremos quem...

      Estou convencido que ainda iremos ter alegrias. Acredito nisso.

      Infelizmente, não deve tardar para que este silêncio se transforme diariamente em hipóteses de vendas e compras no Benfica.

      Com a devida vénia e pedido de autorização :

      VIVA O BENFICA PORRA.

      Muita saúde Ricardo e Bom Ano.

      Eliminar

  3. Já dizia um amigo meu sportinguista, o JJ nunca deveria de voltar ao Benfica pois aquilo que ele fez no passado nao voltaria a fazer.
    E teve razao.

    Estava tambem convencido que JJ viria trazer alma e chama ao Benfica.

    Mas nem JJ nem o Benfica tiveram mais sossego assim que se juntaram...
    Seja pela maneira de JJ ser ou pelo facto de ser o Benfica.

    Ja se fala demasiado do Benfica na comunicação, já se falava demasiado de JJ na comunicação e os dois juntos seria a pior mistura que poderia acontecer ambos demasiados expostos na comunicação.
    Nunca mais tivemos paz.

    Com a saida de JJ espero que tanto JJ como o Benfica encontrem a paz para se poder trabalhar com seriedade e tranquilidade.

    É disso que o Benfica e o Verissimo necessita agora de tranquilidade. Temos de os deixar trabalhar sem falar ou de nos expormos muito. E assim que o planeamento da proxima epoca seja feita com a maximo de silencio e tranquilidade.

    Sei que os Benfiquistas querem que o presidente ou algum outro dirigente do clube venha a publico explicar o que se passa, o que se está a fazer ou o que se planeia fazer.
    Como se de um médico fosse ter com alguem na sala de espera a explicar ao familiar do paciente como correu a operação.

    Mas eu prefiro um Benfica tranquilo em paz. Quero um presidente, dirigentes e treinador com Low-Profile.
    Serios e competentes sem necessidade de se mostrarem ou de quererem atençoes.
    Devemos nos expor apenas para o essencial:
    - Conferencias de imprensa tecnica para falar apenas sobre o treino, condiçoes dos jogadores e sobre os jogos.
    - Conferencias de imprensa da direção sempre de forma formal e sobria (como tem feito Rui Costa) mesmo quando for sobre as queixas de arbitragem.

    Porque quanto mais falarmos mais exposto estaremos e mesmo não falando muito critica-se o facto de não se dizer nada...
    Ou seja perde-se por falar e por não falar.

    Mas temos de ser um clube mais elegante e sobrio sem tirar a competencia e nao fazer ou entrar no espectaculo triste e lamacento dos adversarios.

    Perfil de jogador/equipa
    Tem de ser aberto e receptivo às ideias do treinador. Não deve jamais contestar as opções do treinador. Quem estiver mal que se mude. Seja treinador ou jogador.

    Limpar os parasitas do balneario!!!
    É necessário fazer uma limpeza do plantel. Nao podemos nem devemos estar refens de jogadores que envenenam ou mandam no balneario.

    Plantel sem muitos egos ou nenhuns.
    Vejam a diferença entre Man Utd e Wolverhampton
    Note-se que o Bruno Lage tem mais jogadores do seu lado que o Rangnick.
    Mais vale ter um balneario humilde e saudavel que ter vedetas(Egos) que destroem balneario e equipa tecnica.

    Tem de haver apenas um capitao e dois subcapitaes nada mais.

    Director desportivo deve sempre coordenar e servir de ligação entre plantel-treinador-direcção o que nós lá temos nao me parece ser muito competente...
    Tem de ser alguem que protege o balneario sem deixar que nada de fora influencie negativamente a equipa.

    Temos de apostar na formação sem duvida alguma P.Bernardo, G.Ramos, T.Araujo, P.Alvaro, Ndour, R.Camara, Embalo, etc..
    Fazer explodir Ferro, Gedson, Florentino,
    Jota mais vale deixa-lo ir para o Celtic onde é feliz do que voltar e cortar-lhe as pernas ao seu crescimento.

    Por ultimo o perfil de treinador:
    Quanto a Mourinho, não sei até que ponto nao consegui acompanhar a evolução do jogo ou dos jogadores... penso que iria ser como JJ. Nem Mourinho nem o Benfica teriam paz...

    Posto isso, o Benfica precisa de um treinador com o perfil como o de Carlo Ancelotti (Amigo de Rui Costa) ou Roberto Mancini. 

    Temos de elevar a fasquia do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora voltar a jogar num 4-3-1-2 / 4-3-3 ou até num 4-4-1-1, temos de ser mais sólidos e ter superioridade no centro do terreno.

      Eliminar
    2. Olá Jorge, antes de mais as desculpas pelo atraso na resposta ao teu comentário, mas isto depois de umas férias, mini, é sempre mais complicadito...Mas já estou na "luta" de novo.
      Gostei e concordo no geral com o exposto. Quanto á formação num próximo Post vamos falar dela .

      Treinadores . Os que indicaste são de facto duas feras, mas não me parece que Ancelotti deixe o Real Madrid nem Mancini a seleção Italiana...mas o perfil é mesmo o mais adequado.

      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...