quarta-feira, 2 de junho de 2021

Em estudo novas regras para o fora de jogo

 

III - A PROPOSTA DE ARSÉNE WENGER PARA OS FORAS DE JOGO
 
Está muito bem lançada para aprovação futura (baseada em testes de campo a realizar) a proposta do ex-técnico francês para a avaliação dos foras de jogo.
 
O agora diretor para o Desenvolvimento do Futebol Mundial (FIFA) defende que um jogador não deve ser punido por fora de jogo se qualquer parte do seu corpo (com a qual um golo pode ser marcado) estiver alinhada com o penúltimo defensor. 
 
Ou seja, se apenas a ponta do pé do atacante que está adiantado coincidir com qualquer parte do corpo do defesa, não deve haver sanção.
 
Na prática um atacante só seria punido se, no momento do passe, o enquadramento de todo o seu corpo estivesse totalmente à frente do corpo do penúltimo adversário.
 
A alteração teria forte impacto tático nas equipas e levaria a uma redução substancial das punições. O futebol de ataque seria beneficiado, o que corresponde na íntegra ao que sempre esteve consagrado no espírito da lei 11.

Querendo, pode ler outras alterações às leis de jogo ... AQUI.
.................................
Concordo na íntegra com esta opinião. Anular um golo por 5 centímetros - ou até menos - é, na minha modesta opinião, ridículo. Para mim gostaria que esta opinião fosse aceite por quem dirige o futebol nacional e mundial.

O que pensam os ilustres benfiquistas e desportistas em geral sobre esta matéria?
.

14 comentários:

  1. Perfeitamente de acordo. O fora de jogo tal como está actualmente, está a matar o futebol.

    ResponderEliminar
  2. Certíssimo. Deviam ouvir mais os homens do futebol.

    ResponderEliminar
  3. Mas a última parte do corpo do avançado também pode estar 5 centímetros em fora de jogo..

    ResponderEliminar
  4. Claro que sim,então quando dizem 5 ou 10 centímetros é uma vergonha ...
    Pra mim era o jogador todo ....

    ResponderEliminar
  5. Muitos, a maioria, dos problemas e polémicas do Futebol resolvia-se facilmente com a abolição do fora de jogo, desde que o avançado que remata vitoriosamente não esteja adiantado mais do que 60cm ( mais uma tolerância de 10cm) com qualquer parte do corpo válida para marcar golos. Qualquer colega em posição irregular que perturbe de alguma maneira a ação do Gr fará com que o lance seja anulado.
    Mas muito mais importante do que todas as novas leis que venham a ser aprovadas, seria a formação de verdadeiros VAR. Nada de premiar árbitros ou ex árbitros com os "vicios" todos adquiridos ao longo dos tempos. Da maneira que há cursos para formação de árbitros, é investir na formação de VAR´s...que sejam bons em desenho e arquitetura para tirar linhas direitas . Enquanto for possível a manipulação de imagens e não estiver alguém a representar os Clubes junto ao VAR, continuo a não acreditar em certos fora de jogo e penaltis assinalados e outros semelhantes deixados passar em claro como se nada fosse.
    Apesar de tudo, nós temos é de jogar muito mais, pois sabemos que somos sempre o alvo a abater. BENFICA É BENFICA.

    ResponderEliminar
  6. Já agora, A Liga Portuguesa também pode alterar a forma de cumprir castigos.
    Quando um jogador tem castigos a cumprir na época seguinte, deveria cumpri-los quer fosse em Portugal ou noutra Liga, no inicio da nova temporada. O mesmo se aplicando aos castigos que são atribuídos em dias (tipo treinador do porto). O mal do Futebol, principalmente o Português, não é só a arbitragem e os fora de jogo, há muito lodo nos bastidores.

    ResponderEliminar
  7. Eu não sei se o JJ ainda tem vez
    aqui, no meu time. Não sei.
    Talvez o Ceni, o técnico do Mengão,
    saia ainda esse ano ou quem sabe
    não saia amanhã?
    Poeta, um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Um fora de jogo é um fora de jogo, dê lá por onde der.
    Esta medida, no meu entender, só vem beneficiar as equipas mais poderosas. Já não basta o condicionamento das arbitragens?

    Abraço benfiquista, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço amigo AC

      Não discordo do que escreveu. Mas anular um golo por 2, 5 ou 10 centímetros é difícil de entender e aceitar.

      Eliminar
  9. Acho que seria eficaz considerar para fora de jogo apenas o volume do tronco do jogador.

    Retirando assim pés, pernas e braços da equação para linha de fora de jogo.

    ResponderEliminar
  10. De fato, seu artigo foi muito bem explicado gostei de ler.
    Tri legal resultado

    ResponderEliminar
  11. Na Lei do Fora de Jogo, é dada muita importância ao "papel" do avançado, do ponta de lança, a sua ratice, desvalorizando o trabalho de uma defesa que é rápida a reagir, inteligente a subir na hora certa, por vezes enganando o adversário fingindo estar "distraída".
    O objetivo de um avançado é marcar golos, fugir aos defesas, muitas vezes jogar no limite do fora de jogo...enganar os adversários. O objetivo dos defesas é contrariar tudo isso. É preciso muito trabalho, inteligência e coordenação para quatro defesas, pelo menos, saírem ao mesmo tempo para colocarem o adversário off-side.
    É injusto anular um golo por 2,5cm ? Sim, pode ser. Mas estes míseros centímetros podem significar á rápida reação de um jogador, ou defesa, que se apercebeu da colocação do adversário e reagiu rapidamente.
    Fora de jogo é fora de jogo. Para um lado, o Avançado, é injusto a anulação de um golo por poucos centímetros, pelo lado da Defesa é justo pois premeia o trabalho, a atenção e reação. É como o jogo do rato e do gato, onde invariavelmente o mais inteligente, rápido e reativo leva a melhor.

    Visto pelo lado de um Defesa a situação é diferente, não é ?

    Se o objetivo é dar mais espetáculo de Futebol atacante, menosprezando o trabalho desenvolvido pelos defesas, ou equipas mais defensivas devido aos menores recursos financeiros, beneficiando quem já por si tem melhores argumentos a todos os níveis, e se como espetáculo se considerar mais golos... então, tirem os Guarda Redes.

    ResponderEliminar
  12. Penso que esta proposta, na prática, é o retorno às regras antigas. Quando se dizia "em linha" era que "qualquer parte do seu corpo (com a qual um golo pode ser marcado) estiver alinhada com o penúltimo defensor".
    Eu concordo em absoluto com esta proposta que é exatamente o que penso há muito tempo sobre a lei do fora de jogo.
    Um abraço, caro Ricardo.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...