sábado, 9 de agosto de 2014

Serviço Público Benfiquista - Ouçamos Cosme Damião






"- O êxito de um Clube está na coesão e uniformidade dos elementos que o defendem. O triunfo do ideal que se defende está na unidade de pensamento e de acção que os inspira e guia. 

    Jamais instituição alguma progredirá quando minada pela incoerência, indisciplina,mesquinhice de interesses,diversidade de pensamentos ou anarquia na acção.Tais corporações atléticas estão destinadas a fatalmente a desaparecer,pois serão vitimas de seus próprios erros e prontamente se afundam e desaparecem, sem deixar vestígios de vida de clube prestigiosos, se as intrigas internas, chegam a sobressair, ou sentir-se fortes.

    Consulte-se a história dos grandes centros atléticos desaparecidos   e verificar-se-à a verdade destas afirmações. É uma lei humana e sociológica, que rege a vida dos clubes. Infringindo os seus preceitos, a dissolução é o castigo, mas tendo-os sempre presentes, o triunfo é a recompensa.

    As nossas associações mais importantes devem os seus melhores triunfos à coesão e à disciplina dos seus sócios. A disciplina é necessária e indispensável para os clubes organizados, pois ela é a norma de conduta para uma prova desportiva,sã, laboriosa e fecunda e sem ela, todo o empreendimento se torna impossível. São muitas vezes a causa da desorganização de um clube, aqueles que se pretendem elevar a grande altura, que se querem proclamar quase ditadores, contra o espírito colectivista dos associados e que vêem a crítica e as observações de qualquer sócio através do prisma do seu amor próprio e com um pensamento que crêem justo e racional,a primeira coisa que lhes ocorre é fazê-lo valer, impondo-o à instituição.

   Todo o sócio de um clube que o queira dirigir, tem o dever iniludível de vigiar o fiel cumprimento dos estatutos e regulamentos, pois estes têm direitos e deveres que implicam uma disciplina,e, quem os quiser fazer respeitar, deve começar por respeitá-los.

   Os dirigentes a quem se confia a boa marcha de uma associação,têem que cumprir estritamente as decisões da maioria dos seus eleitores, pois não é indisciplinando-se contra a vontade da maioria, que se consegue fazer triunfar a razão e a justiça.

   O interesse e a boa crítica, são dentro do clube, as forças morais, mas estas não se devem converter em instrumentos de imposição ou predomínio, porque se tornarão antipáticas, perigosas e até mesmo prejudiciais. Quando nos associamos a um clube não deve ser com o fito de destacarmos a nossa personalidade,mas sim para defender  os seus interesses sacrificando muito o nosso amor próprio e sempre o "eu" pessoal". - Cosme Damião in "Apontamentos e Recortes sobre Football Association


Na nova temporada oficial cujo pontapé se inicia com a supertaça Cândido de Oliveira, ler e reler as palavras de um dos pais fundadores do Benfica deveria ser obrigatório para qualquer sócio e adepto do nosso glorioso clube! Perante o aparente caos e tom de revolta que se instala entre os adeptos do Benfica, pergunto-me onde anda o bom senso e o espírito da águia que deve guiar os Benfiquistas no apoio ao seu clube?

Sei que o texto terá imensas interpretações, conforme o " eu" pessoal de cada adepto, mas como indica Cosme Damião, nesta altura, mais do que os nossos interesses, um associado do clube deve ter disciplina e rigor na defesa dos interesses do Benfica, e não de acordo com os seus próprios interesses!

Viva ao Benfica, o campeão nacional!

18 comentários:

  1. "Perante o aparente caos e tom de revolta que se instala entre os adeptos do Benfica, pergunto-me onde anda o bom senso e o espírito da águia que deve guiar os Benfiquistas no apoio ao seu clube?"

    É aqui que te enganas meu caro, o aparente caos e tom de revolta que se instala entre os adeptos benfiquistas não existe, o que existe é preocupação e ansiedade depois das vendas dos jogadores, o caos a o tom de revolta são dos terroristas que representam menos de 17% das últimas eleições e muitos deles nem benfiquistas são, não passam de infiltrados a tentar instalar o caos entre os benfiquistas e insultam sem qualquer tipo de educação a direcção que representa o clube.

    De facto são excelentes princípios estes do Cosme Damião, que felizmente já os conhecia e muito da minha revolta com o que se está a passar vem por também eu defender estes princípios, 83% escolheram a actual direcção para governar o clube e no meu ponto de vista o clube tem crescido muito neste últimos anos e a época passada conseguimos vencer o triplete, podendo fazer o pleno, algo inédito em Portugal, se o Benfica vencer a Supertaça.

    Saudações e obrigado por recordares a todos nós estas excelentes palavras do nosso grande pai Cosme Damião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Papoilas:

      Muito obrigado pela sua visita e comentário! É sempre um prazer receber visitas de tão ilustres bloggers, como o caríssimo Papoilas, cujo blogue visito diariamente, apesar de raramente comentar!

      Relativamente ao caos e tom de revolta, eu próprio indico que o mesmo é "aparente", no sentido de enganador, suspeito... penso que dessa forma, a minha expressão já fará mais sentido, mas admito que poderia ter utilizado as expressões preocupação/ansiedade! Mas a minha conclusão pode ter múltiplas interpretações, por isso, entendo a sua discordância perante o que escrevi, mas não mudo uma palavra!

      Um abraço e continuação de um excelente dia.

      VIVA AO BENFICA!

      Eliminar
    2. A visão do Cosme Damião apesar de certa, está um pouco desactualizada. Ele criou um novelo que aumentou de volume como ele nunca imaginou e espero que continue a aumentar, mas os tempos são outros. No seu tempo o que era o Benfica e o que é hoje? desde o número de modalidades, ao Centro de estágio passando por diversos eventos a ter em conta e que todos nós sabemos e nos orgulhamos, e que acabaram por originar a necessidade da criação boa ou má duma SAD.
      Estou de acordo com o post, mas acho neste momento também muito certa a opinião do Papoila Santitante.

      Eliminar
    3. Caríssimo ALM:

      Muito obrigado pelo seu comentário e compreendo o teu ponto de vista, como o ponto de vista do papoilas! E sim, o Benfica cresceu imenso, mas há algo que é imutável no tempo e isso é o que é ser Benfica! E o texto dá algumas pistas sobre isso!

      E tanto pode ser o Benfica de Cosme, um novelo mais pequeno, como o Benfica de hoje, de multidões, um dos valores mais altos é o da união, que Cosme refere! O outro valor é o da defesa dos interesses do Benfica, sobre os nossos interesses próprios! Por isso, entendo que a visão de cosme não está desactualizada, e apesar do texto ser quase secular, mantém ainda viva a sua actualidade e importância, mesmo nos dias que correm, dai ter publicado o texto!

      Um abraço e VIVA AO BENFICA!

      Eliminar
  2. Se Cosme Damião viesse cá ver isto arrepiava-se! não foi este Clube que Ele fundou. Só interesses pessoais/comerciais e os benfiquistas querem é ganhar sempre, não é de 4 em 4 anos ou mais. Vamos ver, amanhã começa aquilo que poderá ser o fim do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 21:09, eu, um anónimo te digo: perante as palavras escritas, se Cosme Damião voltasse, não iria nada gostar é de ver o que a oposição está a fazer contra o seu clube, uma vez que, estes sem disciplina, sem respeito, sem observância pelos mais estritos regulamentos e estatutos do clube ofendem, denegridem, humilham, enxovalham, difamam muitos dos representantes eleitos de forma democrática... e pelas palavras transcritas, isso não é defender os interesses do Benfica, isso é criar desunião em prol dos seus próprios interesses!

      O ganhar de 4 em 4 anos, já foi o ganhar de 5 em 5 anos... e antes era o de em 10 anos, não ver nenhum título! O Benfica tem trilhado um caminho dificil, mas cresce. Hoje teremos a oportunidade de disputar mais um título. O futuro, não sei o que trará, mas sei que sou demasiado fiel para desistir, mesmo sem títulos, porque o Benfica não se sente pelos títulos, mas sim pelo que representa e pelo amor que lhe tenho!

      Eliminar
    2. Diácono Remédios10/08/14, 09:26

      Se Cosme Damião voltasse agora iria ficar horrorizado como que os talibans andam a tentar fazer ao Benfica. Tudo ao contrário do que ele escreveu há 100 anos!

      Em vez de "coesão", procuram a divisão.

      Em vez de "unidade de pensamento e acção", procuram a desunião e anarquia na acção.

      "Jamais instituição alguma progredirá quando minada pela incoerência, indisciplina, mesquinhice de interesses, diversidade de pensamentos ou anarquia na acção".
      Pois é mesmo isso que eles procuram todos os dias em todos os blogues.

      Fazem tudo ao contrário do que Cosme Damião preconiza e defende, pois tentam IMPOR à MAIORIA as suas opiniões utilizando-os como INSTRUMENTOS DE IMPOSIÇÃO, porque são PERIGOSAS E PREJUDICIAIS.

      "O interesse e a boa crítica, são dentro do clube, as forças morais, mas estas não se devem converter em instrumentos de imposição ou predomínio, porque se tornarão antipáticas, perigosas e até mesmo prejudiciais".

      Quando se é adepto de um clube devemos, "defender os seus interesses sacrificando muito o nosso amor próprio e sempre o "eu" pessoal".

      Contra isto não há mais argumentos. Sabemos de que lado da barricada estão os talibans benfiqueiros!

      Eliminar
    3. Diácono Remédios:

      Não podia ter dito melhor! Mas sei que diversos adeptos conseguirão descortinar nas palavras de Cosme Damião motivos para as suas atitudes, e neste texto encontrarão argumentos que legitimarão as suas acções!

      Por isso, o " eu pessoal" de muitos conseguirá transformar estas palavras em apoio à sua causa! Esperemos e veremos isso mesmo!

      Eliminar
    4. Continuamos a confundir unidade com unanimismo. É este o problema. Para muita gente unidade deixou de ser o apoio condicional ao clube em campo para ser o unanimismo uqer em ideias ou pensamentos. Todos diferentes todos iguais. Era assim que deveria ser pois todos somos Benfiquistas.

      Eliminar
    5. Diácono Remédios10/08/14, 11:55

      Não creio que o Cosme na altura em que escreveu essas palavras tivesse sabido da diferença entre "unidade de pensamento" e unanimismo (na altura nem existia esse termo). O que interessa é o que ele QUIS DIZER, aí não há dúvidas!

      Não são todos benfiquistas, não senhor. Grande parte são infiltrados!

      Eliminar
    6. Vai comentar para o teu clube.

      Eliminar
  3. Anonimo,identifica-te. Para nós benfiquistas voltamos aos tempos do glorioso depois de passarmos pelo inferno dos tempos de Damásios,vales(que horrorrrr)etc.,este PRESIDENTE pôs o clube onde nunca deveriamos ter saido.VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puser aqui um nome deixo de ser anónimo? para mim alexandre silva é anónimo....por isso, siga! vocês vêm Vieira como o maior presidente do SLB e eu não, enquanto vocês se contentam com uma voltazita ao marquês, eu não. Eu quero o Benfica à Benfica, não é isto que se está a passar. Ganhámos a triplete e muito bem! mas agora o que é isto? desbarata uma equipa, qual artur jorge, a compra e venda de jogadores é o que é...os bons valores do Seixal é, também, o que se vê...se fVieira fêz coisas boas? claro, parece-me.

      Eliminar
    2. Caríssimo Anónimo:

      eu não coloco ninguém acima do Benfica, nem o próprio Vieira! Mas não posso aceitar é a memória curta de muitos benfiquistas, que consideram o período Vieira como o período das humilhações, da falta de títulos, passando uma esponja por cima do que era o antes, no período de tempo de 11 anos sem um título, dos sete a um em vigo, da Luz ser a cruz vermelha, onde qualquer adversário levava pontos de lá, etc, etc....

      E só vejo movimentos de críticas recheadas de pensamentos mesquinhos, de ataques a tudo o que mexa no Benfica, por tudo e por nada!

      Eliminar
  4. Hoje vamos ganhar. Mas se tal não acontecer o Benfica não acaba...temos que apoiar sempre nos momentos bons e menos bons. Isso sim, é ser benfiquista

    VIVA O BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. É preciso ler e compreender as sábias palavras do nosso PAI Cosme Damião, até à exaustão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo alguns a darem-lhe duas interpretações, conforme sopra o vento.

      Eliminar
  6. O não apoiar o senhor Luís Filipe Vieira não quer dizer não apoiar o Benfica. São coisas distintas. Podemos ter opiniões diferentes, mas no final temos todos de apoiar o Benfica. E é o que faço todos os anos quando vou aos estádios Acredito e apoio até ao segundo final. Nunca assobio a equipa, porque para isso ficava em casa. Não posso é concordar com as coisas negativas que o presidente fez. Como é óbvio, fez também coisas positivas e essas têm de se enaltecer. No fim o que interessa é que o Benfica ganhe para manter a sua mística. Se for com LFV, melhor. Não podemos é estar com palas nos olhos e concordar com tudo o que é feito. Por não concordar com algumas coisas que são feitas por LFV, considero uma ofensa considerem-me Taliban. Temos de ter sentido crítico, sempre na defesa do Benfica que está em primeiro lugar. Dia 17, Benfica - Paços de Ferreira, lá estarei como sempre a apoiar o Benfica. Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...