terça-feira, 1 de novembro de 2011

BENFICA: FAZ HOJE 50 ANOS QUE SURGIU A "FERA"

Falar nesta data, 01NOV2011, parece que apenas sabemos que é feriado Nacional.
Só que, qualquer benfiquista mais atento, será capaz de notar que algo se passou nesta dia, no já algo distante ano de 1961 que muito mudaria a história do Benfica, bem como, aquele que lhe deu a força de ser.
Refiro-me a Eusébio da Silva Ferreira
Jogava-se em Viena - Áustria, contra o FK Áustria, uma eliminatória para a Liga dos campeões.
Béla Guttmann, treinador do Benfica que nesse ano conduziu o Glorioso à conquista da Taça dos clubes Campeões Europes, numa final épica, em que vencemos em Amesterdão, o poderoso Real Madrid por 5-3, tinha "entre mãos" uma decisão muito dificil.
Manter Santana, um jogador fabuloso, na equipa, ou fazer entrar Eusébio, mais tarde alcunhado por, Pantera Negra, tinha de ser uma decisão muito corajosa.
Eusébio não tinha ainda completado 20 anos de idade. Era um imberbe miúdo, o que complicava e muito a decisão do nosso treinador.
Entrou Eusébio na equipa. Estava decidido. Em boa hora o fez.
No jogo da 2.ª mão, ganhámos aos hungaros por 5-1, sendo um dos golos de Eusébio, o seu 1.º em competições europeias.
A partir daí e durante cerca de 15 anos, o Pantera Negra/King - para alguns - fez com que essa decisão marcasse o futebol português, europeu e mundial, passeando por esses estádios fora, toda a sua categoria.
Aquele menino franzino, algo desengonçado na corrida, mas "mortífero" na hora de rematar à baliza, era um "monstro" inigualável, na época, sendo ainda hoje, quiçá por muitos anos mais.
Não vou enumerar quantos golos marcou ao longo da sua carreira, porque o que me leva a escrever estas simples linhas é homenagear esse grande benfiquista, de lágrima fácil, pelo seu amor ao clube, que venera, e que nos orgulha.

Faz hoje 50 anos. São muitos sem dúvida. Mas recordar essa data, será sempre uma honra para os mais velhos, como deverá sê-lo para os vindouros, que sentem e sentirão a chama imensa na alma e no coração.

Viva o Eusébio da Silva Ferreira

Viva o Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...