sábado, 28 de fevereiro de 2009

Luis Filipe Vieira, o Presidente do Maior Clube do Mundo


Gala Benfica 2009


Discurso de Luís Filipe Vieira



Comemorar um aniversário significa celebrar, o que é próprio de momentos como aquele que hoje assinalamos, mas ao mesmo tempo deve representar um espaço de reflexão, de análise, um tempo em que devemos ver qual foi o ponto de partida, onde estamos e para onde queremos ir. Devemos celebrar a nossa história, porque ela é a nossa identidade, porque o nosso presente reflecte o nosso passado, mas não se enganem, temos de olhar a nossa história não apenas como algo que se herda, mas como algo que se conquista diariamente, que se renova, que se enriquece. A mística do Benfica construiu-se de muitas histórias, de muitos nomes, da vontade e do inconformismo de muitos outros, do sacrifício e do esforço de milhares de rostos que com o seu exemplo escreveram a memória destes 105 anos.

Alguns mais conhecidos do que outros, mas todos eles importantes para aqui estarmos hoje!Essa é a responsabilidade dos que hoje vestem a camisola do Benfica, dentro e fora de campo, saber honrar o testemunho e o exemplo dos nossos fundadores.

Esta camisola não serve a todos, nem pode ser usada por todos! Alguns já saíram porque não a mereciam, outros nunca entraram porque não a souberam sentir! Para vestir esta camisola é preciso merecê-la. É preciso saber senti-la! Desde os jogadores (quer sejam das modalidades ou do futebol profissional) aos funcionários, desde os jovens da nossa formação, aos directores e dirigentes, todos têm de sentir a responsabilidade que significa ser do Benfica!Mas se é verdade que nunca podemos esquecer todos aqueles que durante estes 105 anos serviram o Benfica e fizeram deste Clube o maior de Portugal, também é verdade que não podemos descansar à sombra dessa história, como se ela só por si nos garantisse o futuro. Nada mais falso!Temos um compromisso com o futuro, sabendo, no entanto, que é no presente que ele se constrói, que ele depende da exigência, do rigor, da inovação que conseguirmos garantir agora!Este é o meu combate e o meu principal desafio: Garantir no presente o futuro do Sport Lisboa e Benfica.Dirigir o Benfica, significa avaliar e agir, compreender, interpretar e intervir.

O Benfica recuperou a sua credibilidade, recuperou a independência que a gestão dos últimos anos permitiu alcançar. A estratégia ganhou ao improviso, o rigor impôs-se à demagogia e é esse o caminho que vamos continuar a trilhar. Criámos as bases sobre as quais estamos a desenvolver todo o projecto; foi um longo caminho que se completa a cada dia que passa, ultrapassando os obstáculos que, inevitavelmente, continuarão a surgir.

Os 105 anos que hoje se comemoram devem-se à persistência, ao trabalho e a uma cultura de exigência que sempre nortearam a grande maioria dos que tiveram responsabilidades na direcção do Sport Lisboa e Benfica.

O Benfica foi feito de ousadia, de ilusão, mas também de muita coragem. Talvez por isso, tenha conseguido resistir a tudo. Ao tempo, à incompetência de alguns, ao oportunismo de outros. O segredo para tanta vida, para tanto inconformismo, são os seus sócios e adeptos. Foi por eles que aqui cheguei, é por eles que aqui estou! Nunca tive a ambição de ser Presidente, pela simples razão de que para servir o Benfica não é preciso desempenhar nenhum cargo, só é preciso sentir o Clube. Mas se é verdade que nunca tive essa ambição, não é menos verdade que tenho orgulho em liderar este projecto, em liderar a equipa de homens e mulheres que diariamente pensam o Sport Lisboa e Benfica.Que ninguém tenha dúvidas: O lugar que actualmente desempenho é um exercício de missão em defesa dos interesses do Clube. Não é um lugar – como num passado bem recente – para exibir falsas vaidades ou assumir qualquer protagonismo vazio e sem sentido. Quem vier para o Benfica, tem de saber que vem para servir.

Esse deve ser o único critério de admissão para os que aqui chegarem!Que todos se convençam: Neste Clube o lugar mais importante é do sócio, é o do adepto. Vocês são a alma e a razão de ser do Sport Lisboa e Benfica!O Sport Lisboa e Benfica mantém-se, apesar de centenário, um Clube jovem, com uma vitalidade invulgar, pioneiro nos desafios que enfrenta e vanguardista nos projectos que abraça.Cosme Damião nunca ´fechou’ o Benfica a Lisboa, promoveu-o por todo o país, com a criação de delegações e a frequente participação das nossas equipas nos mais diversos acontecimentos desportivos. Defendeu sempre a estreita ligação entre os atletas e a massa associativa. Defendeu uma prática desportiva plural que não se restringisse apenas ao futebol. Soube projectar o Benfica, desde muito cedo, na cena internacional.Estas foram as raízes de um Clube que tendo completado 105 anos se mantém fiel às suas origens, à sua identidade, ao seu código genético.

Não há nenhum outro Clube em Portugal a investir o que o SL Benfica aposta nas modalidades. Fazemo-lo não por qualquer obrigação, mas por saber que o ecletismo faz parte das origens e da tradição de quem iniciou a história que hoje celebramos.Contra alguns que pretendiam acabar com algumas modalidades disse sempre que não. Porque não podemos defender o Benfica contrariando a sua história.

Trabalhamos e decidimos em equipa, porque sabemos que o êxito será de todos!O importante é manter o rumo traçado e que aponta para uma combinação em que se alia uma rigorosa gestão orçamental com o máximo de retorno desportivo! É um princípio que vale para todo o universo Benfica!O Benfica nunca foi apenas um Clube de futebol, nem nunca foi apenas o Clube de uma região, sempre foi muito mais. E assim há-de continuar, porque contra os que teimam em separar o norte contra o sul, nós dizemos que somos o norte e o sul, o litoral e o interior, que somos todos aqueles que por esse Mundo fora sofrem e se entusiasmam com o Benfica. Somos um Clube do Mundo, que nasceu e é português, que tem orgulho no seu local de nascimento, mas que sabe que é reconhecido e admirado nos cinco continentes.

Este é o Benfica! O Benfica é uma pátria. Uma pátria de fronteiras abertas. Uma pátria de valores orientada pela liberdade, pela lealdade, onde acreditamos no resultado do nosso trabalho, no espírito de equipa e na responsabilidade individual.Estes valores também são a nossa herança. Eles fazem de nós o que somos como Clube!Quando cheguei ao Benfica, tinha um objectivo claro: reerguer o Benfica.Sabia das dificuldades, mas tinha a certeza da minha vontade e a de todos os que me rodeavam. Recordo – e agradeço – a expectativa e a esperança que depositaram em mim. Foi um forte estimulo, e uma acrescida responsabilidade.Tenho exercido o cargo da única maneira que sei, com autenticidade. Sou o que sempre fui: um Presidente próximo de todos vocês, de mangas arregaçadas à procura das melhores soluções para o Benfica.Conseguimos ultrapassar um período de descrença, de pessimismo, um capítulo negativo da nossa história. Mas a história é o todo e não apenas algumas partes.

Foi essa história que assumi e que também ajudei a construir.Uma das minhas principais preocupações quando aqui cheguei foi a de devolver o Clube aos sócios, aos adeptos, porque o Benfica é deles, é vosso! O maior património do Benfica são as pessoas, essa é a principal garantia que aqui quero deixar! Se há coisa que me posso orgulhar nestes cinco anos de mandato é a de que conseguimos recuperar o sonho de Cosme Damião. O Benfica voltou a ter alma!A razão, mas principalmente a vontade, têm muitas vezes resolvido as missões mais difíceis, aquelas que muitos chamam impossíveis. Foi o que aconteceu!Toda a gente sabe qual foi o ponto de onde partimos, sabem, igualmente, tudo o que, entretanto, foi conseguido.

Mas a verdade é que a dimensão do Benfica não nos permite ter tempo para recordar o que foi feito, mas exige acção para continuar a construir o seu futuro!Nunca como hoje tivemos tantas condições para alcançar o sucesso! A nível das condições de trabalho contamos com o melhor que há no Mundo. Por tudo isto, temos hoje, uma responsabilidade maior.

Devemos reclamar em cada dia mais trabalho, mais entrega, mais dedicação, de forma a poder implementar uma dinâmica vencedora que como todos aspiramos, deve passar a constituir a regra e não a excepção!Permitam-me que entre os muitos projectos que hoje, aqui, poderia destacar, distinga a Benfica TV. A Benfica TV é um projecto estruturante, um instrumento que está a mudar a maneira como comunicamos com sócios e adeptos, uma ferramenta que nos vai permitir valorizar a nossa marca, um meio que vai potenciar a defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica.Muitos achavam que não seriamos capazes. Mas fomos capazes e continuaremos a sê-lo enquanto acreditarmos nas nossas capacidades!Nunca menosprezem o valor de um sonho. Seremos sempre capazes, se acreditarmos em nós! Se não desistirmos, se nunca baixarmos os braços, este Clube será sempre, o que foi até hoje: grande, único e nosso! Sempre nosso!No passado, por diversas vezes, manifestei a minha indignação por verificar que uma “cultura” marcada pelo facilitismo, pelo compadrio, pela incompetência, conseguiu adulterar, durante largos anos, a verdade desportiva do nosso futebol, bloqueando o seu desenvolvimento.Pois bem, o facilitismo, o compadrio, a incompetência, não podem ser marcas do nosso futebol! É imprescindível recuperar a confiança de todos quantos acompanham o futebol, é imprescindível recuperar a credibilidade das instituições que o representam.Não temos escolha, senão continuar a lutar. Fomos nós que lançámos o processo de mudança, temos de ser nós a garantir que não se volta para trás. Sempre o disse e sempre o assumi: É preciso cuidar dos males que corroem a base do nosso futebol, porque só assim podemos ter confiança no seu futuro.Renunciar a liberdade de procurar a verdade, de denunciar aqueles que querem prejudicar o futebol, é incompatível com a minha forma de estar na vida.

Que todos saibam, que pagaremos qualquer preço, enfrentaremos quaisquer dificuldades, desafiaremos todos os obstáculos, para assegurar que a verdade desportiva vai regressar ao futebol português!Quero um Benfica seguro da sua identidade, orgulhoso da sua história.Quero um Benfica cada vez mais forte, sabendo que o presente e o futuro têm riscos, mas também oportunidades!Quero um Benfica mais solidário, inovador e vanguardista.Quero um Benfica ganhador, de regresso as suas origens e portador das alegrias que todos os benfiquistas por esse mundo fora merecem!Viva o Benfica.Antes de continuarmos esta cerimónia, queria prestar uma homenagem especial ao Sport Luanda e Benfica .

Estivemos em Angola em Maio do ano passado e já prometi que voltaríamos se, como todos desejamos, o Benfica for campeão. O Sport Luanda e Benfica tem desenvolvido uma actividade ímpar e, graças ao desempenho dos seus dirigentes, conseguiu perpetuar o nome do Benfica junto da nação angolana.
A todos os angolanos e em especial aos benfiquistas de Angola o nosso eterno agradecimento. Pedia, por favor, à Presidente do Sport Luanda e Benfica que suba ao palco, de forma a poder, na sua pessoa, homenagear o Clube!
.............................
Benfica
............................

Para memória futura.

Grande Presidente que nos faz sonhar e que não se curva perante a máfia do futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...