sexta-feira, 25 de julho de 2014

Apenas 6 coisinhas...



Vou apenas falar de 6 coisinhas que a mim me parecem importantes.

1.º Quem quisesse ler a regulamentação do BSF poderia tê-lo feito antes de escrever alarvidades como as que tenho lido por esta net fora. Confesso que me faz confusão as pessoas ignorarem algo que está declaradamente escrito e claro no regulamento do fundo. Anormalidades dessas ditas como foram tem claramente um sentido pejorativo eivado de más intenções. Isto para mim é claro. (leiam o artigo 28.º neste link por favor 

2.º A coincidência das datas de maturidade dos dois empréstimos obrigacionistas (Outubro e Dezembro 2014) com a data de liquidação ou extinção do BSF (Setembro 2014) bem como a necessidade de cumprir o fair-play financeiro (parece-me que só nós é que estamos preocupados com isso vá lá perceber-se porquê) são algo que já foi antecipado pela SAD com a venda de Matic e o negócio de Rodrigo e André Gomes ainda no decorrer da época passada. Estes negócios aliados à obrigatoriedade de vender Markovic (algo que sempre julguei que iria acontecer pois sempre fiquei convencido que se assim não fosse o jogador nunca teria assinado pelo Benfica), à saída "mágica" de Garay e à inevitável saída de Oblak (o vil metal...), deixaram a SAD perfeitamente à vontade para cumprir as suas responsabilidades financeiras mais prementes. Isto também me parece claro e inequívoco.

3.º O Grupo Espírito Santo apostou na carteira de obrigações do Benfica de forma decisiva conforme foi noticiado esta semana pelo Económico. Isto só demonstra a confiança na instituição Benfica quanto ao cumprimento do previsto nos prospectos dos empréstimos obrigacionistas que lançou e também o comprometimento e confiança indirecta do Grupo Espírito Santo ao usar  o ESI enquanto entidade organizadora ou líder do processo dos empréstimos (ou como lhe quiserem chamar), o BES para pagamento dos cupões dos juros e finalmente o ESL (Espírito Santo Liquidez) para subscrever um montante tão significativo das obrigações. Esta notícia do Económico será encarada por muitos como a identificação de um crime lesa estado, pois para além de confundirem o Grupo Espírito Santo com uma qualquer instituição pública, ainda são capazes de confundir um empréstimo obrigacionista com a ignobilidade da construção e cedência a fundo perdido do centro de Estágio do Olival a um conhecido clube da cidade Invicta, ou ainda as declarações fiscais recentes de certos políticos ou ex-politicos a quem se reconhece uma evidente escassez de recursos económicos. É como confundir o olho do cú com a feira de Borba, a única semelhança é o redondo do recinto. E isto quanto a mim também é "certinho direitinho".

4.º Haveria concerteza em algum momento alguma confusão na questão das transferências no nosso clube. As saídas que mencionei no ponto 2 deixariam em qualquer clube marcas evidentes, pelo que seria normal que houvesse uma corrida ao mercado para as colmatar. No entanto, não foi isso que se verificou. A política de anos anteriores continuou a ser seguida no que toca a aquisições de desconhecidos ou jovens promessas e apenas agora aparecem as contratações de Eliseu, (jogador que é desejo de Jesus já há algumas épocas, pelo que pressuponho que venha para ser titular), Bébé (que me parece o tipo de jogador que vai explodir com Jesus assim se apresente em boas condições físicas) e agora Romero (por confirmar mas uma aposta mais que certeira e também uma amor já antigo do nosso clube). Experiência não faltará a estes jogadores (Bébé talvez o menos batido a nível internacional mas já com alguma tarimba de campeonato Português e meia época em Inglaterra). Resta é saber se estes e outros reforços farão já a diferença a nível físico (Eliseu terá realmente deixado crescer uma barriguinha, ou esta notícia se tratou apenas de mais uma piada de 1 Abril fora de época e na realidade o jogador se vai apresentar ao trabalho em boas condições físicas?). De todos os modos um clube como o Benfica não apostava tanto ao nível salarial num treinador de futebol se não acreditasse no seu trabalho ou se não quisesse que este fizesse mais uma vez aquilo porque começa a ser sobejamente conhecido por essa Europa fora: transformar imberbes e desconhecidos Manéis em jogadores de topo que valem um camião de euros e fazem as delícias de qualquer fundo especialista nestas coisas dos futebóis. Isto também me parece límpido e cristalino.

5.º Para consumo interno a estratégia enumerada nestes pontos seria totalmente suficiente num outro campeonato que não tivesse as condicionantes tão características no nosso, nomeadamente os invisuais do apito, as manobras de bastidores dos empresários e a jornaleirada amestrada que povoa a nossa comunicação social. A mim parece-me que talvez houvesse alguém que estivesse a subestimar a reorganização em curso nos nossos adversários (sem condicionalismos financeiros como os nossos ao que parece) ou a sobrevalorizar as capacidades milagreiras do Santo da Luz ou o potencial inicial de todos estes novos valores que estão à disposição de JJ nesta pré-época. Para consumo externo atrevo-me a considerar que com o plantel que fez estes primeiros 3 jogos de pré-época, ou o sorteio da "Champignons" nos era muito favorável ou iríamos passar o tempo a carpir as mágoas de não termos Rodrigo, Markovic, Matic, Oblak, Garay, André Gomes, Siqueira, etc... (e espero não ter de acrescentar mais ninguém a esta lista). Felizmente parece que alguém entendeu por bem começar a resolver o problema, ou então foi apenas uma questão de timings e de deixar os nossos rivais gastar os euros que surpreendentemente apareceram nas suas contas bancárias e só agora atacar decisivamente o mercado. Mesmo sabendo que apesar das declarações de amor ao nosso clube se corre sempre o risco de perder mais algum jogador da equipa titular do triplete... 

6.º Sendo, para mim, qualquer um dos pontos que acima mencionei verdades insofismáveis e sabendo eu que o Benfica está acima de tudo para mim, espero, creio, desejo que também assim o seja para TODOS os que ainda fazem parte da estrutura e que no final desta época nos possamos novamente unir em torno da conquista de mais uma série de campeonatos em todas as modalidades e especialmente em torno de um bi-campeonato no futebol, coisa que devemos recordar não nos acontece há 30 anos se não estou em erro.

Por isso, vou continuar a responder a quem me pergunta como acho que está o Benfica este ano da mesma forma que o meu avô de 80 anos nos responde quando lhe perguntamos se está tudo bem com ele: Vai-se indo... Assim um bocadinho "entaloado" mas isto ainda enrija... heheheheheheheh


VIVA O BENFICA PORRA!!!!!

PS: Quero ainda dizer que eu, para efectuar este post fiz o meu trabalho de casa, consultei as fontes adequadas, pesquisei e assegurei-me que nenhum sacana mal-intencionado me apagasse o texto sem a minha expressa autorização. Isso e o facto de eu ser um completo desalinhado com o sistema vigente deixam-me perfeitamente à vontade para vos deixar estas minhas humildes opiniões/constatações... LOL

27 comentários:

  1. Grandioso post, um grande abraço da minha parte.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. O que é óbvio para alguns, infelizmente não o é para muitos ;)

    Compreendo que muitos benfiquistas estão de pé atrás desde o Vale e Azevedo (e talvez desde há mais tempo) e que devido ao país estar mergulhado em corrupção seja difícil ter confiança em alguém com algum poder e nomeadamente na direcção encabeçada pelo LFV.

    Sem meter as mãos no fogo seja por quem for, parece-me demasiado evidente que tem sido desenvolvido um trabalho capaz e sério que deveria afastar a maioria das desconfianças. Mas tal não acontece. Mesmo depois do Benfica ter feito uma das melhores épocas de sempre, muitos são os que não confiam minimamente nesta direcção. Mas enganem-se os que pensam que este cenário mudaria com a alteração de direcção. O sentimento parece-me demasiado enraizado para se alterar tão facilmente. Porque para isso, muitos teriam de reconhecer o problema e querer resolve-lo. Só isso explica que muitos nem no Rui Costa confiem. Ou pior, que achem que ele está ou cego ou conivente. É que para além do Rui Costa, as sucessivas direcções encabeçadas pelo LFV têm incorporado opositores como o Moniz. Mas será que todos são ou cegos ou coniventes?? Não será altura de deixar de desconfiar de tudo o que é feito no Benfica?

    Como benfiquistas, teremos sempre uma opinião critica. Acho que faz parte da nossa identidade. Mas alguns deveriam começar por serem críticos consigo próprios.

    Será impossível concordar com todas as acções e nomeadamente com todas as contratações. Mas não será que os últimos anos não deviam dar algum crédito à estrutura na elaboração do plantel? Claro que vão existir falhas, mas isso acontece sempre e nos melhores clubes.

    Já é hora de os benfiquistas se unirem em torno do clube e em vez de criticarem todo o que se mexe e serem criteriosos nos alvos das suas criticas. E começaria por se informarem melhor e não repetirem o que a comunicação social faz e que "todos" criticamos há muito. É que para "desinformar" para ter audiência já basta a má comunicação social ou não é verdade?

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo e consórcio,parabens pelo que acaba de publicar.De todos os blogs do universo benfiquista este é o mais exacto ,sério e inteligente post em relação á pré-época.De tudo o que o meu caro expõe não retiro nem acrescento uma virgula ou ponto.é exactamente aquilo que penso.Parabens tambem aos meus antecessores e opinião que só valorizam este post.Abraço Benfiquista e um bem haja,VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  4. Grande Nunomaf:

    Excelente texto, como já teu timbre! E reconheço-te total propriedade para as afirmações expostas, uma vez que entendo que tens tido sempre uma conduta imparcial, sempre manifestando/expondo a tua crítica de forma bem construtiva e preocupada com o futuro do Benfica!

    E invejo-te a paciência para o estudo, bem como a forma assertiva como expuseste os teus pontos de vista! E reconheço que me já me cansa a imensa demagogia à volta da pré-época do Benfica e do desmantelamento da equipa campeã.

    Está tudo perfeito??? É óbvio que não, mas penso que qualquer pessoa reconhece o seguinte: se há empréstimos a pagar, só há duas soluções possíveis, ou pagamos, como bons cumpridores, ou vamos contrair novos empréstimos para pagar o anterior. Por mim, a saúde financeira em primeiro lugar. Depois, construir uma nova equipa campeã e competitiva. E há matéria prima para a construção de um plantel competitivo. O problema é que nós, os adeptos, não temos paciência para vermos os nossos jovens contratados a crescerem e a evoluirem! É que só crescem, jogando e cometendo erros. E cometer erros significa perder pontos, pontos que nós não toleramos perder e por isso criamos uma pressão enorme que Jesus conhece e tem receio de afectar a equipa que orienta!

    O Benfica vive uma dificil equação. Mas por mim, terão o meu apoio para lutarmos por todos os nossos objectivos!

    Viva ao Benfica, porra!

    ResponderEliminar
  5. Enormerrimo Nunomaf, Companheiro,

    Tenho evitado publicar comentarios aqui n'OBELOVOAR ... visito, leio, quase sempre saio sem exercer a vontade sentida de comentar, normalmente em aplauso.

    Mas agora nao resisto em felicitar-te, agradecer-te e fazer votos de que todos possamos, sempre, manter e exercer este teu alto nivel de Benfiquismo: publicaste um dos melhores textos que tenho lido nestes ultimos tempos.

    Beijos para essa minha terra perfumada e colorida,

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por poder ler aqui no cantinho de todos nós um comentário do amigo PEDRO ÁLVARES CABRAL ( José Albuquerque ).

      Deixo um grande abraço e

      VIVA O BENFICA SEMPRE

      Eliminar
  6. Apenas passo para deixar os meus aplausos a esteSOBERBO,artigo, dado à minha incapacidade de inteligencia, não estou à atura para conseguir responder, ´""É areia demais para a minha bagagem"" loool
    No entanto no ponto número 6; Será que não vão ser acrescentados Gaitán e Ezo??

    Tenho muita curiosidade para ver as novas "Vedetas"jogar !

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  7. Caro NunoMaf excelente post deu gosto ler,acescento que nao sou a pessoa adequada para responder a quem escreveu com uma fina mestria eu como Benfiquista acredito sempre no Benfica e que o JJ em pouco tempo ira por aquela malta a jogar a Benfica,mas que doeu ver sair tanta estrela do triplete la isso doeu ate sinto receio de abrir a net para nao ver qual o next and next a ir embora mas pronto ja sabemos que Enzo e Gaitan tambem vao,quanto as fincancas do clube quem esta la dentro e que sabe com que linhas se cose nos por fora falamos muito porque e facil falar falamos por vezes quando deviamos estarmos calados mas nos Portugueses somos assim por natura,mas estamos todos chatiados porque nemhuma vez vimos uma sangria tao abrupta como desta vez no nosso Benfica,os outros tambem estao em crise tal como nos e saque eu saiba somente venderam dois ou tres jogadores.mas cada qual sabe da sua vida viva o Benfica porra.

    ResponderEliminar
  8. Retifico (saque)queria dizer que eu saiba somente venderam dois ou tres jogadores'
    Cumpriemntos

    ResponderEliminar
  9. Glorioso NUNOMAF.
    Quando não estás entretido a saciar a sede com a famosa água do BENGO, estás a obsequiar-nos com posts de elevada qualidade.
    Vejo que ainda não dás por certa a saída do Gaitan e Enzo, mas presumo que esses dois também vão. Mas se não forem (rezo para que não, mas 70 milhas pelos dois é um bom negócio) com esses dois, mais o Luisão, Sálvio, Ruben Amorim, Fejsa, (em Janeiro) A.Almeida e Lima, será fácil para o Mestre da táctica, encaixar os outros 2 ou 3 novatos para fazerem os 10 de campo e continuarmos a ter uma equipa de qualidade alta. Para guarda-redes se vier o Romero, vai ser bom para o Artur arrebitar as orelhas.

    Mas cuidado, porque a época das transferências ainda nem do adro da Igreja saiu. E isto serva tanto para as saídas como mas as entradas que, segundo "alguém" me soprou no ouvido, ainda vão aterrar na portela de Sacavem gente que de coxos...não têm nada.

    Sobre os encargos que o nosso Glorioso tem pela frente, o mais gordo é em Março próximo que é quando se vence um empréstimo de 80 kilos que, com os juros, irão dar na soma de 105 milhões. Pediremos novo empréstimo? É possível que não, já que está a entrar nos nossos cofres euros às pasadas. De qualquer forma para resolver esses problemas de EUROS lá estará a Direcção eleita para resolver esses "poréns", o que me cabe como adepto e sócio de 4 dígitos é aplaudir sem desfalecer a nossa gloriosa equipa quando entrar em campo. Mesmo que me seja difícil saber reconhece-los (depressa me habituo) são os melhores do mundo...MAINADA !!!
    Mas que o Jesus tem uma tarefa épica pela frente...ai isso tem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os juros são pagos trimestralmente ou semestralmente de acordo com o que diz o prospecto de cada empréstimo e normalmente de acordo com indexação à Euribor escolhida. E penso que o próximo é só em 2016 mas vou confirmar.

      Eliminar
  10. Mas que delícia de texto. Bravo!

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida mais um texto fabuloso do grande Nunomaf. Não me admiro visto que conheço a sua competência, mas aplaudo.
    Penso ser normal que muitos benfiquistas estejam apreensivos com a época que se avizinha. Têm saido muitos jogadores considerados pedras chave da equipa, os jogos da pré época não têm sido os melhores, perdendo inclusive com os lagartos, que nos deixa sempre um amargo de boca tremendo.
    Sinceramente penso que, a saída de Gaitán – caso aconteça – faria menos mossa que a saída de Enzo Perez. Temos Sulejmani, Ola John, Eliseu, para falar só em alguns que farão o seu lugar a contento. Já a saída de Enzo Perez se tornaria mais difícil colmatar olhando à influência que tem na equipa. Se calhar nem sai e fica pelo menos mais uma época o que seria excepcional.
    A saída de Rodrigo será preenchida com a entrada de Bebé ou de Derley. Gosto mais da forma de jogar do Bebé, mas acredito que, com um ou outro, Rodrigo deixará num futuro próximo de ser lembrado.
    Quanto às obrigações sobre empréstimos que o Benfica tem não me vou pronunciar por mero desconhecimento de causa. E como não me sinto capaz de discutir tal, deixo isso para os entendidos, que felizmente são muitos e bons, que nos fazem, e dão o gosto de nos visitar e comentar.,
    Abraço a todos os amigos e amigas benfiquistas, em geral, e em particular ao nunomaf que anda a labutar por terras distantes, mas que nunca se esquece do NOSSO BENFICA.

    ResponderEliminar
  12. Grande trabalho de pesquisa resultando num texto fabuloso que nem vou comentar por falta de conhecimentos sobre a matéria.
    Mas que me deliciei a ler é uma grande verdade

    Nota: Desconhecia que no Dragão se tinha descoberto petróleo,............espanhol

    ResponderEliminar
  13. Plano de pagamentos da SAD/SLB: ano de 2014....175.000.000,00€..... vai ser necessário vender Gaitan, Enzo e às tantas até o Estádio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simply Red

      É só isso que te oferece dizer?...É que andas a repetir este comentário em vários blogues. Qual o interesse, diz-me!...

      Eliminar
    2. É para ver que o Querido Lider nada pode fazer quanto a reforços. Reforços, repito! não é aquisições, que nisso ele é o maior.

      Eliminar
  14. Boas...

    Li e gostei, sendo que denota um profundo conhecimento sério e rigoroso sobre o glorioso, sendo que nunca poderemos separar o aspecto económico financeiro do desportivo, se bem que no final de cada época apenas e só nos focaremos nas conquistas entretanto adquiridas ou ....desperdiçadas.

    Saudações

    Mattos...paixaodabola

    ResponderEliminar
  15. Boas, malta amiga!
    Parabéns Nuno, belo post.

    Last minute... FACTO!
    3a. vitória seguida... 1-0 c/ o Ajax! Vamos de vento em popa!... Desculpa Eusébio!
    Futebol aos repelões, pouca garra e ofensivamente... fomos quase zero!
    Nota:
    Em remates à baliza, continuamos miseravelmente fracos, tão pouco e tão mal o fazemos!
    Neste momento, e dado que o Gaitas deve mesmo ir embora (tal como o Enzo),
    o melhor tem sido o O.John, seguido do João Teixeira. Ambos merecem a titularidade

    Pois, caro Nuno, FACTO,... a quinze dias do início oficial da época,...
    tanta indefinição, plantel tão fragilizado e tão desequilibrado!
    Continuemos a acreditar!...
    Next!

    Abraço Benfiquista pra ti, Nuno, extensivo ao Ricardo e restantes amigos aqui do blogue,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para desanuviar vou escrever sobre um jogo da Eusébio Cup de há uns anos atrás...

      Eliminar
    2. Abraço amigo Rui Sérgio Guerra...Comungo das tuas preocupações...

      Eliminar
  16. Vamos com calma, isto ainda não começou e vejo o mesmo pessoal do ano passado, aquele que não acreditava a cair no mesmo erro, o de desconfiar de tudo e de todos.
    O campeonato quando começar todos têm zero pontos, depois se verá, como diz o outro"ISTO NÃO É COMO COMEÇA MAS SIM COMO ACABA" e ele não terá as suas razões.
    Eu acredito sempre.
    VIVA O BENFICA
    MAFARRICO

    ResponderEliminar
  17. eu também acredito, mas não sou parvo. A verdade é que nenhuma equipa de topo resiste a uma sangria destas. Aliás basta estar atento às palavras do JJ e ao seu silêncio ontem para perceber que a situação é melindrosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, eu também não sou parvo, no ano passado também não era, mas acredito mesmo.
      Calma amigos, se todos remarmos no mesmo sentido, verão que é mais fácil !!!!!!
      MAFARRICO
      PS. Obrigado Amigo Ricardo,, mas só assim consigo aqui dizer alguma coisa.

      Eliminar
    2. Grande abraço amigo MAFARRICO

      Eliminar
  18. Nós oferecemos uma baixa taxa de juros de 3% e seu melhor jogo empréstimo fixo incluindo empréstimos para os candidatos com deficiência de crédito ou ruim, apenas pense no que você poderia fazer com um aumento significativo na sua conta ou em dinheiro reservas bancárias. Para pagar a dívida existente, reduzir saída mensal, consolidando empréstimos pessoais existentes e dívida de cartão de crédito. damos a hipotecas, empréstimos de carro, empréstimos comerciais, empréstimos internacionais, empréstimos ao consumidor, bem como qualquer outro tipo de empréstimo que você está pensando. se estiver interessado pode contactar-nos pelo e-mail: carlsonfinance@yahoo.com

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...