segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BENFICA: O MEU DESESPERO...

Bom dia amigos benfiquistas

Tenho 58 anos de idade. Uma vida de benfiquismo de muitas alegrias (passadas), apoiante incansável, sofredor, crente, apaixonado.
Tão apaixonado que já estive às portas da morte - ataque cardíaco - como aqui os meus amigos sabem. Foi em Junho de 2011 que me vi estendido numa cama de hospital, onde felizmente tive quem me ajudasse a suportar tanta dor.

Durante 7 anos, incluindo o Europeu de 2004, NÃO FALHEI um jogo no Estádio da Luz. Sai dele muitas vezes com as lágrimas a saltar e o coração oprimido, doendo, doendo, doendo.
O médico chefe que me operou foi taxativo: O sr tem de escolher: Ou vive e não entra no Estádio, visto que os seus nervos lhe atacam o coração, ou morre se continuar a insistir e a lá entrar a ver os jogos. Duro, directo, conciso, a não deixar dúvidas. Obrigado sr Dr pela frontalidade.

Pensei ser brincadeira de algum sportinguista ou portista. Não foi.

A época passada fui ver um jogo ao Estádio da Luz, contra o Marítimo. Senti-me mal ao intervalo. Sai...vim embora
Mas a fé era enorme e fui deixando que o benfiquismo que me vai acabar por matar, aflorasse novamente ao meu coração.

Ganhámos no Marítimo. Faltavam 3 jornadas para terminar o campeonato, e podíamos ir ao Porto com 4 pontos de avanço. Estava confiante, convencido que íamos ser campeões. Veio o jogo com o Estoril e foi a desilusão total.

Vi o jogo no Porto, onde o Benfica marcou. Saltei de contentamento. O Benfica a ganhar, recuou, recuou. recuou, começando a ser sufocado quando se vai para a frente tinha aniquilado o Porto.

Chegou o minuto 92 e golo da desilusão

O meu coração saltou e o desgosto tomou conta de mim. Perdemos o campeonato, a liga Europa e, quem diria, a Taça de Portugal. Quase entrei em depressão. 
A minha vida entrou numa letargia, numa tristeza infinita, numa desilusão tremenda,profunda, as lágrimas correram pelo meu rosto, refugiando-me nos mais diversos sítio, a fim da minha mulher, filha e netas, não me vissem chorar.

Tantas noites sem dormir que cheguei a temer pela vida tal a dor de peito que sentia.
Sim, vivo o Benfica com amor doentio. Tento desesperadamente deixar de viver nesse estado

Aqui à dias fui com vários amigos e amigas visitar o Museu do Benfica.

Refugiei-me várias vezes, sozinho,nos locais mais escuros, a fim de que não vissem o lenço que trazia na mão com que limpei por várias vezes os olhos. 
Não, não foi por senti uma imensa alegria por ver um Museu Fantástico, lindo, maravilhoso, de história benfiquista. Isso mesmo: De história PASSADA do Benfica.

À minha mente voltaram as lembranças dos últimos anos do Benfica com maior ênfase a última. As lágrimas de tristeza correram pela minha face. Sofri no meu silêncio, afastado um pouco dos meus amigos. Duro, muito duro.

Ver outros a festejar o campeonato, e agora a disputar a Super-Taça foi de mais. Doloroso, a ferir como facas. Assisti a uma pré época do Benfica que em nada me alegrou.

Tinha a esperança no jogo de ontem. Foi o descalabro. Uma equipa mal montada, sem garra, sem velocidade, sem vontade de ganhar. Podem falar do árbitro. Do árbitro? Foi ele quem não fez um remate com perigo à baliza do Maritimo?
Estávamos a perder por 2-1 e a bola nos nossos defesas que a trocavam, lentamente, como se estivéssemos a ganhar por 5-0. Sem velocidade alguma, a passo, devagar e devagarinho.

A minha desilusão com o Benfica é total e não consigo reagir. A tristeza tomou conta do meu coração que sofre muito, dói, e avisa-me, avisa-me muito.

Não dormi esta noite. Eram 3 da manhã e limpei as lágrimas ao lençol em puro desespero. Não quero sofrer assim. Quero viver o resto dos meus dias com alguma Paz. 

Não consigo porque o meu benfiquismo não me deixa. Faz-me sofrer. O Benfica nada faz para que tal deixe de acontecer

A equipa está desmotivada. Ontem Jorge Jesus fez o impensável aqui há umas épocas atrás. Estava SENTADO junto ao banco de suplentes.Ar de derrotado. 

Tal, conhecendo nós o seu estilo, como salta e grita, é bem o sinal de que já não tem força anímica para suster o inevitável. O Benfica caminha a passos largos para ......... caso não mudem as agulhas, e essas, Luis Filipe Vieira não as quis mudar.
Os jogadores parece que não estão com o treinador. Falta-lhes a chama vencedora que outros clubes têm.

Obrigado amigos Nunomaf, Menino Rebelde, José Albuquerque, todos os colaboradores, e outros benfiquistas, que continuam a acreditar, a ser heróis, a lutar contra o desespero e sofrimento que sei que também sentem. 

Não abandonem este nosso cantinho que tanto precisa de vós. Sem vós, e sem o benfiquismo de outros amigos que nos brindam com fantásticos textos, e comentários, nada fará sentido. Eu sei disso.

Actualmente não consigo estar à vossa altura no que concerne a apoiar a equipa, na forma mais desejada. Sei que algo está mal. Mas não sou capaz de contribuir para que as coisas mudem, pois a minha mente diz-me que, quem comanda o Benfica, na questão desportiva, não o quer, ou também não é capaz de o fazer. Estarei errado? Talvez. Admito que o esteja. Mas neste momento não sou capaz de reagir, sinto-me derrotado, sofrendo de uma tristeza infinita que me mina a alma 

Continuo a sofrer pelo Benfica, mas por favor não me peçam a MORTE.
.
NOTA: Peço desculpa por este meu desabafo. Sei que é um pouco lamechas mas este é o meu actual estado de alma. Desculpem a minha fraqueza amigos/as benfiquistas.
.

38 comentários:

  1. Espero que já esteja bem de saúde.
    Sinto-me assim igualzinha, totalmente desiludida com o Benfica, Jorge Jesus e todos os que orientam os detinos do clube
    Mais uma época vê-los festejar, pois jogam com muito mais garra e vontade de vencer. Depois desculpamos-nos com os árbitros, o costume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Maria da Conceição

      Estou bem, obrigado.

      Acredito que vou recuperar o estado de alma e gritar pelo clube que amo: BENFICA

      Eliminar
  2. Mário Ventura19/08/13, 11:09

    A jogar assim o Benfica vai acabar por nos matar a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas vão melhorar... temos que acreditar

      Eliminar
    2. Caro Ricardo, não é possível acreditar, porque para ganhar é necessário empenho, garra, confiança e sobretudo COMPETÊNCIA e hoje no Benfica, infelizmente, nada disso existe. Um treinador desmoralizado, jogadores desmotivados que dão a impressão de estarem fartos do treinador; um presidente AUSENTE que não consegue resolver o caso Cardozo, que não renova o contrato com o treinador quando este ainda podia ganhar tudo mas renova-o quando acaba de perder tudo, inclusive o balneário! Uma direcção(?) inexistente porque quem discorda é traidor; transferências e aquisições de jogadores sem critério.
      Ontem foi o corolário do final da época passada e da excelente pré-época que fizémos. Sem ser adivinho, este resultado era esperado assim como outro mau resultado se seguirá com o Gil Vicente se não marcarmos 2 golos nos primeiros vinte minutos. Animicamente, o final da época passada foi arrasador mas, em vez de se meter sangue novo, ficou tudo na mesma e portanto prevejo (mais) uma época perdida. Matic sairá, por certo, até ao final do mês, pois alguém virá propor uma quantia que terá de ser aceite, pois agora não há dinheiro da TV para nos ajudar (desculpem, que não é o tópico certo, mas penso que recusar mais de 22M€ garantidos por época para se alimentar uma ilusão que irá sair muito cara, foi mais um erro clamoroso desta direcção)

      Eliminar
  3. BOM DIA RICARDO

    Texto "fantástico"..que mostra a desilusão de quem sofre pelo Benfica...todos nos sentimos assim, mas muitos falta a coragem para desabafarem...Eu, como Benfiquista, sinto uma desilusão total, logo ao primeiro jogo, dá para entender que se ALGUMA COISA NÃO MUDAR, pode ser um descalabro...Pergunto onde andam as supostas estrelas da época passada??...COMO BENFIQUISTA CUSTA MUITO DIZER ISTO MAS, CHEIRA-ME QUE, SE NADA FOR FEITO COM URGÊNCIA, SOFREREMOS MUITO... e não falo mais ESTOU PROFUNDAMENTE DESILUDIDA!!!

    Realmente quem entra no Museu Cosme Damião, e se depara com tanta beleza, é impossível que não deixe cair uma lágrima, é comovente, pensarmos que sonhámos tanto, e... outros festejaram...
    dá tristeza a quem visita, não ver as taças que tanto sonhámos na época passada....mas pronto... parece que se vai repetir......FAZ TUDO PARTE DO TEMPO PASSADO.

    DESCULPEM-ME OS BENFIQUISTAS, MAS TAMBÉM NAVEGO NA MESMA TRISTEZA!!

    MAS...BENFICA SEMPRE!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Cidália Ferrewira

      Somos benfiquistas de alma e coração. Está aí a diferença e a razão do nosso sofrimento
      Mas vamos recuperar...acredito nisso

      Eliminar
  4. Depois da desilusão de ontem, já estava à espera de um desabafo deste tamanho de desespero de um Benfiquista sofredor, como é na realidade o Enorme Ricardo Honorato.

    Que palavras posso dizer para te consolar?
    Olha...que o Benfica é eterno e quer faça sol, chuva ou uma valente trovoada (como é o caso de momento) sempre estará dentro dos nossos corações...quer perca ou ganhe. No próximo jogo voltará a raiar o sol da nossa esperança.
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo do peito, Viriato de Viseu

      Sabes como me encontro. Conheces-me bem. Por isso não precisarei de dizer mais nada, ainda que, não consiga passar sem dizer:

      VIVA O BENFICA

      Eliminar
  5. Jose Albuquerque19/08/13, 14:01

    Enormerrimo Fundador, meu Amigo Aguia Livre e Benfiquista dos Melhores,

    A pedir desculpas, tu?
    NUNCA, Enormerrimo Ricardo! N U N C A !

    Vai descansar, Companheiro!
    Vai "defender-te", que vem tempestade ...!
    E o Nosso Clube necessita de ti, VIVO!

    Faremos tal qual se faz em qualquer outra Equipa: vai entrar "em campo" um suplente.

    Enquanto conseguirmos, os que conseguirmos, vamos APOIAR tambem por ti.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde amigão, José Albuquerque

      Está a ser difícil para mim...muito difícil

      Mas acredito que as coisas vão mudar de rumo...têm de mudar pois não podemos viver neste sufoco, nesta intranquilidade, neste pensar de um Benfica sem rumo

      Viva O Benfica

      Eliminar
  6. Frank canada19/08/13, 14:19

    Grande amigo Ricardo como comprrendo a tua desilusao,por acaso ate tenho pensado em ti nestes ultimos dias, dei comigo a pensar onde estao as grandes postadelas do Ricardo aquele romantismo misturados com poesia falando docemente do Benfica quer do passado,presente e futuro,agora quase nao apareces com os teus posts a que chamo de cronicas sim porque escreves muito melhor que certos jornalistas da nossa praca nao me vou alongar mais e nao tivesse estado eu e outros amigos a bem pouco tempo juntos e falamos do nosso estado de espirito em relacao ao nosso Benfica o que foi feito e o que esta por fazer ainda o que esta sendo mal feito,claro que sao opinioes nossas ja que outros tem outras opinioes bem diferentes as quais respeito,desde o final de epoca passada que eu arrefeci com o Benfica mais quem nele governa a ponto que nem ligo
    aos jogos dei um murro forte na mesa e disse basta de tanto sofrimento,por este caminho a cama dum hospital espera por mim foram noites mal dormidas,refeicoes mal ingeridas com tanto nervosismo a mistura pronto acabou-se no more,claro que amarei sempre esse clube ate a morte mas sabendo os resultados me chega,esse anonimo que respondeu ai em cima que va levar onde levam as... nenhum Benfiquista precisa da vossa pena,pena temos nos de tanta lama em que estao metidos a cerca de trinta anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo, meu irmão, Frank Canada

      Pelo que falámos penso que me ficaste a conhecer um pouco melhor. Decerto que ficaste a saber como sofro pela nossa águia, símbolo maior do nosso querido clube, Sport Lisboa e Benfica.
      Tenho sofrido muito como explico no texto. Mas ao ler os vossos ensinamentos, em comentário, uma LUZ se volta a reacender dentro do meu peito, fazendo com que, novas forças cheguem, que me façam acreditar e confiar no clube do nosso coração.

      Não sei viver sem o Benfica... preciso do clube como do ar que respiro.
      Por isso quando um dia me for, que vá com um sorriso nos lábios, em memória do clube da minha vida: Sport Lisboa e Benfica

      Abraço de grande amizade e respeito

      Eliminar
  7. Boa tarde a tOdos os Benfiquistas!
    Também para aqueles que a por "cobardia" entram como anónimos para insultar! Falta de carácter.

    ORA QUE NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE!...ESTOU TAMBÉM DESILUDIDA...TRISTE...ABORRECIDA...E A PENSAR SE VALE A PENA PAGAR UM SERVIÇO PARA VER MISÉRIA!!!!! MAS DEPOIS, PENSO QUE, DEPOIS DA TEMPESTADE BEM A BONANÇA..."não sei se está bem, mas entendem"! SOU BENFIQUISTA DE ALMA E CORAÇÃO, MAS DÓI MUITO... A DOR AINDA PERMANECIA DA ÚLTIMA TEMPORADA, PARECE UMA FACA CRAVADA NO CORAÇÃO! ... SENHORES DIRIGENTES,E TÉCNICOS DO SPOR LISBOA BENFICA FAÇAM ALGUMA COISA... NÃO NOS DEIXEM CAIR NO ABISMO OUTRA VEZ...JÁ CHEGA!!! (((GOSTEI MUITO DE LER ESTE ARTIGO)))

    Concordo, quando diz: Continuarei sempre Benfiquista...Mas não nos queiram "matar" antes do tempo!

    SLB-4'EVER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ter calma e acreditar Águia de Luz

      Eu já me encontro melhor e mais confiante

      Viva o Benfica

      Eliminar
  8. Ricardo

    Mas o que é isto que acabo de ler? Mas tu estás maluco ou quê? O Benfica é importante mas a nossa vida é muito mais, tens familia, netinhas que precisam de ti, e vens com esta conversa que parece de despedida? Mas que porra é esta meu irmão? Nunca te vi assim embora tenha acompanhado o teu problema e te visitado várias vezes no hospital onde conversámos sobre o Benfica, mulheres, enfermeiras lindas que te enchiam de mimos que eu até ficava invejoso e agora estás assim derrotado?
    Mas terei de sair daqui de tão longe para ir aí a Portugal dar-te duas palmadas a sério?
    Onde está o Ricardo, forte, destemido, que enfrente ventos e tempestades, bandidos e assassinos, bêbados e quejandos?
    vamos lá a animar pois sabes o problema que tens e eu quero um dia destes beber umas bejecas contigo aó na Catedral da Cerveja no nosso Estádio da Luz que tu amas como amas a vida. Ok rapaz? Ai a porra, como tu tantas vezes me disseste quando eu enfrentei problemas familiares.
    Viva o Benfica Caraças, vamos lá a ficar valente e a deitar as tristezas ao mar.
    Abraço daqueles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Pedras
      À quanto tempo hein?

      DEIXO UM ABRAÇO

      Eliminar
    2. Boa tarde Cidália

      É verdade, mas não deixo de ler obelovoardaaguia todos os dias embora não comente.
      Tenho saudades de Portugal e dos amigos que aí deixei. Falo com o meu irmão Ricardo muitas vezes através de telefone e agora fiquei preocupado com ele. Já tentei ligar para não me atende, mais logo volto a tentar e vou dizer-lhe umas quantas coisas que ele até vai ferver. Estar assim por causa do Benfica tendo ele o problema que já teve, mas passou-se ou quê?
      Beijo para a Cidália com muita amizade do Pedras

      Eliminar
    3. Ainda aqui volto.

      Li o poste do Pedras, gostei.. vi que tem razão... há mais vida para além do Benfica, mas, não conseguimos viver felizes sem as vitórias do nosso AMADO BENFICA.

      Até me atrevo a dizer que, depois de muito pensar...Voltei acreditar no meu Benfica... ( COMO DIZ O DITADO, OS PRIMEIROS SÃO PARA OS PARDAIS!

      Acho que bem espremido vamos ser Campeões! hehehehehheheehhe..
      EU ACREDITO! PARA QUÊ SOFRER??

      Eliminar
    4. Olha lá ó sacana ( Pedras), lool

      Tu dás o quê?...loool

      Grande abraço amigão

      Eliminar
  9. Se Jorge Jesus não tem renovado contrato e temos ido buscar o Paulo Fonseca outra águia cantaria. Jorge Jesus é um treinador derrotado sem força para continuar à frente dois destinos do Benfica. Ontem como diz o texto, vê-lo sentado como nunca o tinha visto mostrou como se encontra.Desmotivado e incapaz de voltar a colocar o Benfica no caminho das vitórias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que as coisas melhorem e tenha sido apenas um dia mau do Benfica

      Cumprimentos caro águia encarnada

      Eliminar
  10. também estou assim como está o autor do texto, desiludida e muito triste com o que se está a passar no glorioso

    O que me dizem disto:

    Oscar Cardozo não consta da lista de 54 nomes que o Benfica enviou para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional para as competições oficiais. Entre elementos do plantel principal e equipa B, o nome do internacional paraguaio não aparece no site daquele organismo.

    Este poderá ser mais um sinal das intenções do Benfica em vender o Tacuara, embora o tenha reintegrado nos trabalhos depois do pedido de desculpas do jogador na Benfica TV.

    Fora da lista estão igualmente Mika, Oblak, Hugo Vieira, Carlos Martins, Urreta e Yannick Djaló.
    ******
    Uma conversa com Cardozo e uma multa pesada não tinha resolvido a questão?
    Ontem notou-se bem a falta do Cardozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Notou-se a falta do Cardozo?
      Também eu notei...contra o Estoril, corruptos, Selse, Guimarães...
      Nesses jogos com ele em campo, ganhávamos tudo...

      Eliminar
    2. Loool

      Sempre irónico e brincalhão o caro amigo Viriato de Viseu
      Vem aí o Funes Mori e ninguém pára o Benfica

      Viva o Glorioso

      Eliminar
  11. Sou Luiz Sousa - Portista

    Depois de 1 mes fora de Portugal (trabalho e ferias)...volto hoje a consultar um dos melhores blogues benfiquistas onde se escreve com o coração e com verdadeiro benfiquismo, mas de forma equilibrada, racional, lucida e acima de tudo sem insultos gratuitos...

    Caro Ricardo, muito me custou ler o seu post e com sinceridade lhe digo que me retirou qq alegria que eu tinha pela derrota do benfica.

    Estou certo que sabera dosear a emoção e a saude...pois nada é mais importante que a sua presença junto daqueles que ama... O resto, e por muito que não o sinta tem que aceitar... é SÓ futebol...e nunca poderá justificar o seu sofrimento.

    Cumprimentos desportivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva caro Luiz Sousa-Portista

      Obrigado pelas palavras amigas e reconfortantes no que concerne à minha saúde

      No próximo jogo já vamos ganhar com uma exibição categórica, depois vamos ganhar a Alvalade, e a alegria volta novamente AO MAIS ALTO NÍVEL
      No acreditar está a virtude não é verdade?

      Cumprimentos desportivos

      Eliminar
  12. OLA AMIGO RICARDO AGUIA LIVRE

    APESAR DE SER NOVO NESTE BLOG, QUERO DIZER-TE QUE GOSTO MUITO DELE, E ELE SEM TI NAO FAZ SENTIDO,POIS ES O TIMONEIRO,ES O MESSI E AO MESMO TEMPO O CRISTIANO RONALDO
    TANTO DESTE BLOG, COMO DA PAIXAO E AMOR AO BENFICA GLORIOSO, SEMPRE GLORIOSO, APESAR DE AS COISAS NESTES ULTIMOS ANOS NAO ESTAREM A CORRER BEM
    POR INUMERAS RAZOES, A MAIORIA DAS QUAIS N´OS CONHECEMOS.............

    AMIGO LEMBRA-TE QUE O BENFICA ´E GRANDE NAO SO DENTRO DE CAMPO, MAS TAMBEM FORA DELE,SEMPRE QUE VENCE E CONQUISTA ALGO, FA-LO COM MUITA SERIEDADE E MERECIMENTO,AO CONTRARIO DE OUTROS FALSOS CONQUISTADORES QUE NAO OLHAM A MEIOS(super sujos)PARA ATINGIR OS SEUS OBJECTIVOS; MESMO ASSIM ACREDITA O BENFICA CONTINUA A SER O MAIOR DOS MAIORES E SEMPRE SERA.

    Forte Abraço e zela pela tua Saude que ´e um Tesouro que deve estar num patamar acima do BENFICA.

    C/Gratidao e Amizade:
    Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo João

      Gostei das palavras amigas

      Grande abraço e

      VIVA O BENFIUCA

      Eliminar
  13. Random_Hero19/08/13, 16:13

    Caro Ricardo,
    Se há conselho que lhe posso dar, claro que em jeito de "olha para o que eu digo e não olhes para eu faço", é que nunca perca de vista que estamos perante nada mais que um jogo e que existem coisas mais importantes na vida que isto, como a nossa saúde e a nossa família e amigos.
    Claro que isto é mais fácil de ser dito do que de ser feito: eu próprio padeço de uma clubite semelhante à sua e vivo constantemente atormentado e com mudanças de humor por força do nosso grande clube. Ainda ontem não consegui dormir, mesmo sabendo que hoje seria um dia particularmente difícil e complexo no trabalho, pois fico agarrado à ideia do que poderia ser feito para evitarmos catástrofes atrás de catástrofes, como as que sucedem no Benfica.
    Sou um Benfiquista do Porto, e, por mais estranho que isso possa parecer, julgo que esse facto apenas contribuiu para aumentar o meu Benfiquismo: em todos os locais por onde passo, seja no trabalho, com a amigos, sou visto como um símbolo do Benfica e isso tem-me trazido mais dissabores do que vantagens, e isto por força dos n/ resultados nos últimos 30 anos e pelo estranho prazer que os indíviduos do clube corrupto parecem ter em esgrimirem argumentos comigo todas os dias seguintes aos n/ resultados menos conseguidos.
    Jurei a mim próprio, na época passada, que não sofreria mais pelo clube, que veria os jogos com distância e até indiferênça e que não ficaria mais de mau humor se o Glorioso não cumprisse o seu destino vencedor num qualquer jogo; no entanto, bastou-me ver um minuto do jogo da Madeira para perceber como isso é impossível; o coração bateu mais forte e todas as jogadas foram acompanhadas com a emoção do costume, bem como o nosso golo foi festejado a plenos pulmões, para pesar dos meus caros vizinhos azuis, seguido da desilusão e mau humor pelo que se passou de seguida, o que se arrastou pelo resto da noite e manhã seguinte...
    De todo o modo, acredito que é possível mudar e ver tudo isto como um simples jogo, ficando feliz nas vitórias e indiferente nas derrotas... é um trabalho em progresso que penso que também o caro Ricardo deveria seguir, no seu caso, por questões mais gravosas e que se prendem com o maior bem que um ser humano pode ter: a saúde.

    Um abraço sempre Benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, Random_Hero

      Sem dúvida que ser benfiquista no Porto não deve ser fácil. Obrigado pelas palavras amigas que me caíram no coração

      Nós tentamos não pensar mas é mais fácil dizer que fazer, não é verdade?

      VIVA O BENFICA

      Eliminar
  14. Como eu o percebo perfeitamente também eu sofro com a derrotas deste nosso clube e nos últimos tempos cada desaire é motivos para essa letargia que fala e as lágrimas são as suas companheiras que prenunciam uma noite mal dormida mas ontem nem isso apenas a tristeza profunda sem qualquer desilusão, porque ilusão é aquilo que eu não tenho para esta época, mas nem sei o que é pior se perder a ilusão ou simplesmente não a ter o que posso dizer é que a tristeza essa é a mesma, felizmente nunca tive os problemas de saúde que relatou mas o que lhe desejo sinceramente é que possa viver o seu benfiquismo por muitos anos e com muitas alegrias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva caro João Carlos

      Tento viver mas está difícil

      Grande abraço e obrigado

      Eliminar
  15. Um grande, grande abraço, amigo Ricardo.
    Sempre ao seu lado.
    Com todo o respeito de um portista que tem a máxima consideração por si e pelo seu Clube

    ResponderEliminar
  16. caro amigo como eu o compreendo. Por vezes as nossas paixões fazem-nos mal à saude. Às vezes é preciso parar um pouco e diminuir a intensidade com que vivemos as mesmas. Em primeiro lugar está a saúde e a familia. Um abraço. Até sempre

    ResponderEliminar
  17. Grande Abraço Ricardo.

    Conta com o AMC para o que der e vier.

    ResponderEliminar
  18. Caro Magnifico e inigualável amigo Ricardo:

    Aprendi a respirar e a expor o meu benfiquismo ao ler tuas crónicas, teu amor pelo Benfica e a comentar neste belo blogue, em primeira mão como anónimo, depois através de iniciais e actualmente como Menino Rebelde!

    Foi um prazer enorme conhecer-te, e não imaginas a alegria que o teu convite para escriba do blogue me proporcionou! Compreendo todas os teus argumentos, e pelo Benfica já fizeste imenso, mas ao contrário do que muitos pensam, há valores mais altos que se levantam do que o Benfica... e no teu caso esse valor chama-se saúde! Em primeiro lugar, a tua saúde.

    No entanto, muitos não sabem e nem sonham, mas o Benfica comanda a nossa vida. Mesmo nas derrotas, mesmo nas piores crises, o Benfica comanda a nossa vida, tira-nos noites de sono, tira-nos minutos de vida, faz-nos chorar, sofrer... e assim,o nosso amor pelo Benfica é mais forte do que outros objectivos na vida!

    Excelsio Ricardo Águia-Livre, o Benfica fez-se e faz-se com homens e adeptos como tu! E o Benfica nunca irá morrer graças a ti e a milhares,ou melhor, milhões que sentem o Benfica com a mesma intensidade e fervor.

    Contudo, não posso comungar da tua letargia, e afastar-me do Benfica e remetendo-me ao silêncio e assistindo à caminhada do Benfica para uma nova crise. E só voltar com o surgimento de novos títulos num futuro próximo, para voltar ai a sorrir! Continuarei o meu trilho, porque o Benfica é um modo de vida, mas porque existe muito mais para além do Benfica! Há a amizade que nos une, há a partilha de solidariedade, há a magia de sentir Benfica, mesmo quando só queremos chorar!

    Amigo Ricardo cuida da tua saúde! E nós continuaremos aqui a dizer: Benfica, tu NÃO CAMINHAS SOZINHO!

    Um abraço e obrigado por tudo amigo Ricardo!

    ResponderEliminar
  19. O meu medo se concretizou. Quando o São Paulo ganhou do Benfica, vi que havia alguma coisa errada. O São Paulo está nas últimas posições do campeonato esse ano, aqui no Brasil, como é que pode ganhar do Benfica dentro do estádio da Luz? Mesmo tratar-se de pré-temporada, isso não pode acontecer. Foi um alerta! Daí começa o campeonato e vimos o Marítimo fazer o que fez. A próxima partida será contra o Gil Vicente que em março deste ano, o Benfica mandou 5 bolas nas redes deles. Agora esperamos todos que esse resultado se mantenha. Benfica 4 x 0, Benfica 5 x 0, Benfica 6 x 0 ou mais. O Benfica tem obrigação de fazer uma apresentação de gala, e irá fazê-lo, pode acreditar. Esse ano não pode escapar outro título. É o ano do Benfica. Até mais. Um forte abraço.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...