quarta-feira, 15 de julho de 2020

Jorge Jesus, não! Nunca mais!

Nota prévia: Este é um artigo longo, como longa é a história de Jesus no Benfica… demasiado longa!

Recorrentemente, desde há cerca de 2 anos a esta parte o nome de Jorge Jesus vai pairando, qual fantasma, sobre os benfiquistas.

Foi, numa primeira fase, em 2018, quando Rui Vitória foi quase despedido (antes de Luís Filipe Vieira ter visto uma “luz”), não se tendo concretizado nesse momento.

Depois dessa visão, a verdade é que Rui Vitória durou mais um mês e uns dias, sendo substituído interinamente por Bruno Lage, enquanto Luís Filipe Vieira ia ao “Programa da Cristina” (sim, é verdade), criar expectativas aos adeptos de que seria possível chegar a Mourinho…

A história épica de Bruno Lage em 18/19, conquistando um campeonato que já ninguém acreditava ser possível ganhar, passando de interino a definitivo, levou a que não se concretizasse o regresso de Jesus (entretanto despedido do Al-Hilal).

Importa também relembrar que a máquina de propaganda Vieirista se tinha encarregue de começar a limpar a imagem de Jesus, imagem essa que ainda estava muito fresca na memória dos benfiquistas.

Passado um ano e meio, um campeonato catastrófico e mais um treinador despedido e eis que o fantasma de Jorge Jesus volta para assombrar os benfiquistas.

A tentativa de limpeza de imagem de Jesus, por parte da propaganda Vieirista surtiu algum efeito e hoje vejo, estupefacto, que muitos benfiquistas apoiam o regresso do “catedrático”. Não é possível que o desespero pela época futebolística desastrosa, faça os benfiquistas esquecerem os pesadelos e humilhações vividos com Jorge Jesus no banco do Glorioso! 

Sendo desespero, falta memória ou memória de peixe, é importante relembrarmos o histórico de Jorge Jesus em 6 anos de Benfica:


Em resumo, Jesus disputou com o Benfica 30 títulos em 6 anos, tendo logrado 10 conquistas, metade das quais (5) Taças da Liga, a que se somam 3 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça.

Curto, muito curto, e com um nível de aproveitamento bem abaixo dos pergaminhos da história do Benfica, que só as 5 Taças da Liga conseguem, de alguma forma, disfarçar!

Se tivermos em conta que Jorge Jesus teve ao seu dispor os maiores orçamentos de sempre do SL Benfica, com internacionais portugueses, brasileiros, argentinos, paraguaios, espanhóis, belgas, sérvios, etc…, então a análise só pode concluir pela mediocridade, ficando bem aquém dos objectivos propostos.

Numa análise mais detalhada, época a época, podemos relembrar a qualidade dos jogadores ao dispor do catedrático:
2009/2010

Jogadores mais utilizados: David Luiz, Óscar Cardozo, Javi Garcia, Luisão, Fábio Coentrão, Angel Di Maria, Javier Saviola, Ramires, Pablo Aimar, Rúben Amorim, Maxi Pereira e Quim

Flops da época: Keirrison, Éder Luís, Felipe Menezes, Alan Kardec, Júlio César (GR ex-Belenenses), todos “brinquedos novos” a pedido de Jesus

É verdade que o Benfica ganhou o campeonato, conquistado apenas na última jornada, tendo como rival para o título o SC Braga, mas aos 60 minutos de jogo da última jornada, com o empate do Benfica em casa com o Rio Ave, o Braga era campeão. Valeu Óscar “Tacuara” Cardozo, a marcar o seu 2º golo aos 79 minutos para o Benfica conquistar o 32º campeonato nacional da sua história.

Na Taça de Portugal, o Benfica foi eliminado em casa pelo Guimarães.

Na Liga Europa, depois de uma vitória na Luz por 2-1, fomos a Liverpool perder 4-1, num jogo em que o inventor-mor, Jorge Jesus, trocou a defesa quase toda (meteu o seu amigo Júlio César na baliza e David Luiz a defesa esquerdo).

Neste ano, o Glorioso junta a vitória na Taça da Liga ao campeonato.

No campeonato nacional, sendo verdade que nos jogos na Luz, a equipa esmagava quase todos os adversários, fora as dificuldades eram a nota dominante (derrotas em Braga 0-2 e no Porto 1-3, em Setúbal 1-1 e em Olhão 2-2, sempre com exibições fraquíssimas, sendo que mesmo na recta final conseguimos ir à Figueira da Foz e estar a perder 0-2 com a Naval aos 12 minutos (valeu-nos um Weldon endiabrado para conseguirmos virar o jogo).


No final dessa época, Jesus cheio de bazófia, despede o Guarda-Redes Quim, em directo na RTP (com LF Vieira no Brasil), no mesmo programa em que remete Rui Costa para um papel secundário (do qual este nunca mais saiu…)

Na final da Taça desse ano, ganha pelo FC Porto ao Chaves, Jesus é aliciado por Pinto da Costa e usa esse aliciamento como chantagem com LF Vieira.

Nesse momento, na minha opinião, Jesus deixou de ter condições para treinar o Benfica.

No entanto, Vieira, que tinha acabado de conquistar apenas o seu 2º título em 7 anos, coloca-se nas mãos de Jesus e cede à chantagem (que nunca mais deixou de acontecer (inclusive quando Jesus estava no Sporting), sempre com os mesmos protagonistas, Jesus e Pinto da Costa).

Nas mãos do treinador, Vieira começa a satisfazer cada vez mais os fetiches de Jesus.

  • 2010/2011
Jogadores mais utilizados: Maxi Pereira, Nico Gaitán, Javier Saviola, Luisão, Pablo Aimar, Carlos Martins, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Franco Jara, Oscar Cardozo e ... Roberto

Flops da época: Airton, José Luis Fernández e … Roberto

A época começa com um jogo que marcou a temporada, a Supertaça. O Benfica vinha de uma pré-época com vários torneios ganhos, enquanto o FC Porto vivia uma realidade inversa, derrotas no Torneio de Paris a antecederem a Supertaça e muitos adeptos (e imprensa) a questionarem a aposta arriscada em André Villas Boas.

Apresentado, quase unanimemente, como favorito, o Benfica de Jesus baqueia e é completamente dominado, sendo derrotado por 2-0, num jogo marcado por erros graves de jogadores escolhidos por Jesus: Roberto e Airton…

O Porto embala para uma série de 10 vitórias seguidas em contraponto com o Benfica de Jesus que batia mais um record: pela primeira vez na história, o campeão nacional perdia os 2 primeiros jogos no campeonato seguinte… derrotas sempre com um fetiche de Jesus em destaque… o Guarda-Redes Roberto...

Apesar da qualidade dos jogadores, Jesus acaba o campeonato em 2º lugar, a 21 (VINTE E UM) pontos do FCP, que conseguiu ser campeão em plena Luz!

Na estreia de Jesus na Liga dos Campeões, o Benfica é eliminado na fase de grupos, ficando em 3º, com 6 pontos, num grupo com os “colossos” Schalke, Lyon e Hapoel Tel Aviv, passando para a Liga Europa.

Na Liga Europa, o Benfica é eliminado nas ½ finais ao perder em... Braga 1-0 (depois de ganhar em casa 2-1),

Na Taça de Portugal, depois de fazer o mais difícil, ganhando no dragão 2-0, o Benfica de Jesus comete a proeza de ser eliminado em casa, permitindo a reviravolta na eliminatória para 1-3, numa derrota (e humilhação) com o dedo de Jesus.

O jogo estava empatado ao intervalo, num resultado que servia perfeitamente ao Benfica. Adivinhava-se que o Porto viesse com toda a força para a 2ª parte e por isso, com Pablo Aimar no banco, adeptos e comentadores pediam, quase unanimemente, a entrada do astro argentino para segurar o meio campo, pensar o jogo e com isso travar os ímpetos portistas.

E o que fez o catedrático, vendo o Porto crescer e crescer cada vez mais no jogo? Nada!

O Porto marca 3 golos em 10 minutos (entre os 64 e 74) e Pablo Aimar entra aos 78… já com o Benfica em desvantagem na eliminatória! Inacreditável.

Como fraca consolação da época, o Benfica vence a Taça Liga.

  • 2011/2012
Jogadores mais utilizados: Axel Witsel, Nolito, Óscar Cardozo, Nico Gaitán, Bruno César, Artur Moraes, Maxi Pereira, Pablo Aimar, Ezequiel Garay, Luisão, Emerson, Javi Garcia, Javier Saviola, Nemanja Matic e Joan Capdevila 

Flop da época: Emerson

O Benfica termina o campeonato em 2º lugar (depois de liderar durante boa parte do campeonato), com 6 pontos de desvantagem para o FC Porto, num campeonato marcado pelo golo em fora-de-jogo de Maicon, no jogo do título, apitado por Pedro Proença.

Foi uma época marcada por mais um fetiche de Jesus a titular na equipa do Benfica! Um dos únicos 2 brasileiros no mundo que não sabe jogar futebol… Emerson…

Só nesse jogo, em que Emerson foi “violado futebolisticamente” por um James Rodriguez acabado de chegar de uma viagem transcontinental, Jesus percebeu o que todos os sócios e adeptos benfiquistas já tinham percebido desde os primeiros jogos da época: Emerson poderia ter sido qualquer outra coisa na vida, mas não era certamente jogador de futebol profissional!

Na Taça de Portugal, o Benfica foi eliminado nos ⅛ de final, pelo Marítimo, num jogo em que esteve a ganhar 1-0 e deixou o adversário virar para 2-1.

Na Liga dos Campeões, o Benfica de Jesus passou pela ÚNICA vez a fase de grupos (em 5 participações), sendo eliminado pelo Chelsea nos ¼ de final.

Para não variar, a única consolação da época, foi a vitória na Taça da Liga...

  • 2012/13
Jogadores mais utilizados: Artur Moraes, Eduardo Salvio, Lima, Nemanja Matic, Enzo Pérez, Óscar Cardozo, Ezequiel Garay, Nico Gaitán, Maxi Pereira, Ola John, Malgarejo, Rodrigo, Jardel, André Almeida, Luisão, Carlos Martins e Pablo Aimar

Flops da época: Roderick Miranda, Alan Kardec, Luisinho

No campeonato, o Benfica viu o Porto conquistar o tri, mais uma vez depois de perder a liderança, desta vez nas 3 jornadas finais…

2 jogos em particular marcam negativamente a época:
O primeiro, a 6 de Maio de 2013, recebemos o Estoril em casa num momento em que, a 3 jornadas do fim, estávamos em 1º, com 4 pontos de avanço do Porto.

Uma vitória no jogo com o Estoril era pôr uma mão na Taça de campeão, título que poderíamos confirmar na jornada seguinte em pleno estádio do dragão.

Para quem, como eu, esteve na catedral nesse dia, foi traumático. Realizou-se 4 dias depois de uma meia-final da Liga Europa frenética em que vencemos o Fenerbahce por 3-1 e o cérebro Jesus mudou apenas um jogador (André Almeida por Melgarejo).

A equipa estava visivelmente cansada nunca tendo conseguido imprimir ao jogo, um ritmo elevado. 
Ainda na 1ª parte, Gaitán, visivelmente em dificuldades começou a pedir a substituição. Jesus, não só não o substituiu, como na 2ª parte colocou Gaitán a fazer todo o corredor!
A 1ª substituição aconteceu aos 31 minutos, saindo Enzo Pérez para entrar… Carlos Martins… que não jogava com regularidade havia meses...
O Estoril acabou mesmo por marcar aos 58 minutos e o máximo que conseguimos foi empatar.
Carlos Martins foi expulso e Jesus ficou impávido e sereno vendo o título a escapar, olhando para uma equipa destroçada fisicamente e não fazendo sequer a 3ª substituição!

Ainda assim, saímos dessa jornada com 2 pontos de avanço, indo jogar ao dragão 5 dias depois.

No jogo do dragão, com o jogo controlado e empatado 1-1, Jesus resolve fazer a 1ª substituição. Com Aimar no banco (viria a entrar aos 85 minutos), a 1ª opção é… Roderick Miranda! Isso mesmo, no jogo do título, o cérebro decidiu colocar um miúdo com meia-dúzia de jogos na equipa principal e que assistiu de camarote, ombro a ombro com o brasileiro da crista de galo, numa correria mano a mano desde o meio campo até à entrada da área. Nos infantis, aprende-se a travar aquela jogada no meio campo… 

Na Liga dos campeões, mais uma eliminação na fase de grupos, ficando em 3º, atrás de Barcelona e Celtic, superando apenas o Spartak de Moscovo, amealhando apenas 8 pontos e 2 vitórias.

Na Liga Europa, cuja final se realizou após o jogo do dragão, perdemos com o Chelsea.

Na Taça de Portugal, chegámos à final, realizada 11 dias após a final da Liga Europa e, depois de estarmos a ganhar 1-0 desde os 30 minutos de jogo (num chouriço de Gaitán), conseguimos perder 2-1, sofrendo 2 golos nos últimos 12 minutos, contra o Guimarães de … Rui Vitória! Jogo em que, curiosamente, o cérebro Jesus substituiu Cardozo aos 70 minutos...

Nesta temporada, nem a habitual Taça da Liga serviu de prémio de consolação, pois fomos eliminados nas ½ finais pelo Braga.

  • 2013/14

Jogadores mais utilizados: Lima, Luisão, Ezequiel Garay, Lazar Markovic, Enzo Pérez, Maxi Pereira, Nico Gaitán, Rodrigo, Rúben Amorim, Siqueira, Óscar Cardozo, Artur Moraes, Fejsa, Jan Oblak, Nemanja Matic e Eduardo Salvio

Flops da época: Bruno Cortez (o segundo brasileiro que não sabe jogar futebol), Funes Mori e Steven Vitória

No campeonato nacional, conquistamos o 33º título, ficando com 7 pontos de avanço do Sporting.

Na Liga dos Campeões, a habitual eliminação na fase de grupos, ficando em 3º, atrás de PSG e Olympiakos, superando apenas o Anderlecht.

Na Liga Europa, chegamos à final, depois de eliminarmos a superfavorita Juventus, acabando por perder a taça para o Sevilha nos penaltys.

Apesar disso, a época trouxe mais dois títulos, ambos frente ao Rio Ave: a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

  • 2014/2015

Jogadores mais utilizados: Lima, Anderson Talisca, Jardel, Maxi Pereira, Luisão, Eduardo Salvio, Nico Gaitan, Andreas Samaris, Ola John, Jonas, Eliseu, André Almeida, Pizzi, Júlio César, Derley, Artur Moraes e Enzo Pérez

Flops da época: César, Bebé e Hany Mukhtar

No campeonato nacional, conquistámos o 34º título, com 3 pontos de avanço do Porto.

Na Liga dos Campeões, mais uma vez, fomos eliminados na fase de grupos, ficando em último lugar, com apenas 1 vitória, atrás de Monaco, Bayer Leverkusen e Zenit

Na Taça de Portugal, fomos eliminados em casa pelo Braga nos ⅛ de final, num jogo onde, mais uma vez, estivemos a ganhar 1-0 e deixámos o adversário virar o resultado.

Vencemos ainda nesta época, a Supertaça e a Taça da Liga.
Realizou-se ao final de muitos anos, uma competição histórica, a Taça de Honra de Lisboa, que perdemos na final para o Sporting.

Nesta época, no jogo do título, fica a atitude de não dar 1 minuto sequer a Paulo Lopes, impedindo-o assim de ser campeão em campo.

No final dessa época Jesus muda-se para o Sporting, concretizando um namoro antigo que o próprio Godinho Lopes, ex-Presidente do Sporting, assume em entrevista que tinha tudo acertado com “Jorge Jesus e Domingos Soares de Oliveira quando fui corrido. Falei com Jorge Jesus, a primeira vez em dezembro de 2012. Tínhamos combinado que seria no final dessa época.” 


Em Dezembro de 2012 (enquanto estavam sob contrato com o Benfica), Jorge Jesus e Domingos Soares de Oliveira, treinador e CEO, respectivamente, tiveram tudo acertado com o Sporting, e tal nunca foi desmentido pelos visados!

Este é o histórico dentro das 4 linhas, com um aproveitamento medíocre, muito aquém dos pergaminhos da história do Benfica e … dos orçamentos que teve ao seu dispor!

E Jesus fora das 4 linhas? Muito pior!

Vejamos:

- Desde logo o episódio do despedimento de Quim (sempre profissional exemplar que merecia respeito) em plena RTP, em 2010.

- A chantagem que fez sempre, utilizando Pinto da Costa, para melhorar o seu contrato e aumentar o seu poder

- O episódio do empurrão a Shéu (um gentleman com uma vida ao serviço do Benfica), num jogo em Londres em Março de 2014

- A permanente bazófia, enaltecendo-se a si próprio e simultaneamente desvalorizando o clube

- As atitudes que teve logo que se mudou para o Sporting, não só provocando com Bruno de Carvalho a história dos vouchers, que tanta tinta fez correr, mas também e sobretudo o facto de ter posto em causa o mérito desportivo do Benfica nos títulos que ele próprio ganhou!!!

- As declarações sobre as arbitragens nos jogos do SL Benfica

- A falta de respeito nojenta para com Rui Vitória (o mesmo Rui Vitória para quem Jesus perdeu 2 campeonatos (e mais um na Arábia Saudita!))...

Como treinador é “normal”, apesar de insuflado pela imprensa amiga e subserviente, como homem não tem carácter!

E se é certo que a grandeza do Benfica se fez de títulos, não é menos verdade que também se fez de valores e de princípios! 

Bem sabemos que há quem queira refundar a história a 2003, mas o Benfica é um clube com 116 anos de história e não merece ser achincalhado por um Presidente, uma Direcção ou uma Administração da SAD, sequer pondo a possibilidade de contratar Jorge Jesus, quanto mais contratá-lo mesmo! Temos que ter memória, respeito e amor-próprio! 

Dito isto, significa que em Jesus seja tudo mau? Não, obviamente tem qualidades. 

Mas é a última bolacha no pacote, como LF Vieira quer fazer crer? Não!

É certo também que o Benfica precisa de um treinador com perfil duro, com mão no balneário, que não seja um yes-man do presidente e que exija jogadores de qualidade para poder lutar por todos os títulos onde está inserido.

Isso é o mínimo que se exige a uma “estrutura” que se auto-proclama 10 anos à frente dos outros (apesar de este ano perder o 2º campeonato em 3 anos para o FCP, só não sendo um tri portista, por absoluto milagre irrepetível de Bruno Lage no ano passado)

Nem vale a pena falar do processo que o Benfica lhe moveu no valor de 14 milhões de euros.

Mas vale a pena relembrar que, com Jorge Jesus, o Benfica foi um enorme entreposto de jogadores, com mais de duas centenas de contratações falhadas, num total de 246 jogadores contratados em 6 anos!

E vale a pena relembrar que, com Jesus, o Seixal voltará a ser o que foi nos 6 anos do seu reinado… alimentador de Bernardos Silvas para os Mónacos desta vida!

Pensar que, 5 anos depois, Jesus tem condições de voltar ao Benfica, ignorando tudo o que aqui está descrito e tendo noção que o cérebro não gozará de qualquer estado de graça e será crucificado quando surgir o primeiro insucesso, tirando todos os esqueletos no armário que estão mais ou menos visíveis na memória benfiquista, será um insulto ao Benfica, ao benfiquismo e aos benfiquistas!


Por tudo isto #JorgeJesusNão #JorgeJesusNuncaMais



25 comentários:

  1. Excelente trabalho! Parabéns! Um grande benfiquista nunca deveria perder a memória.

    ResponderEliminar
  2. A verdade nua e crua aqui exposta.
    Bom trabalho, um post longo mas de fácil leitura para todos os verdadeiros Benfiquistas. Recordar é viver.
    O Jesuismo é tão mau como o Vieirismo ou outro homemzismo qualquer e no nosso clube só pode haver um "ismo", o Benfiquismo.

    ResponderEliminar
  3. "Este é um artigo longo..."

    Ainda maior é a sua desonestidade intelectual.

    ResponderEliminar
  4. Deixei de ler depois da descrição da primeira época. Basta lembrar que com o mesmo plantel, na época anterior o Quique Flores fez uma «excelente» temporada onde ganhou uma Taça da Liga, um 3º lugar no campeonato, humilhação total na europa e jogos sofríveis até mais não. Além disso, falar nos «brinquedos» que não serviram mas depois não falar no Javi Garcia, um perfeito desconhecido, um Saviola com a a carreira em fase descendente, um Ramires que era uma incógnita na Europa ou a aposta do Coentrão a DE, isso já não tem importância. Mau foi perder no Dragão ou em Braga (com um super Braga) porque nas outras épocas, éramos sempre fortíssimos. Aliás, o «rolo compressor» que esmagou quase tudo, só aconteceu por mero acaso e mesmo na última jornada, caso não ganhássemos ao Rio Ave, relembro que o Braga empatou na Choupana com o Nacional. Se é para bater no ceguinho, pelo menos há que se informar de tudo.

    Perdemos para o Porto nas 3 épocas seguintes com grandes investimentos? Então aconselho a ir ver os planteis que o FC Porto teve e depois faça as contas. Sim, foi mau, até porque na época 2012/2013 podíamos ter ganho tudo mas ainda estou à espera de saber qual vai ser o próximo treinador que nos vai levar a duas finais europeias seguidas e não me venham com a treta da Liga dos Campeões, basta ver o que se passou no pós JJ. É verdade que fizemos uma boa época europeia com o RV mas olhem para o valor desse plantel, não esquecer que a partir do momento em que se deixou de investir e os treinadores passaram a aceitar jogar apenas com a formação e reforços a pedido de empresários, as campanhas europeias passaram a ser um chacota.

    É verdade que não gosto do estilo do Jorge Jesus, muito menos da sua personalidade, epá mas eu também não gosto do Ronaldo e não é por isso que ela deixa de ser um dos melhores do mundo. Com todos os seus defeitos, a verdade é que Jorge Jesus percebe muito bem como deve estruturar uma equipa, sabe criar dinâmicas, potencia jogadores e faz adaptações como ninguém. Neste momento, é o que precisamos para despachar vacas sagradas que existem no plantel, para não ser mais um «Yes man» porque isto não pode ser só formação, tem de ser um misto de jogadores de qualidade com alguns elementos que vão sendo lançados e que têm de mostrar muita qualidade. E caso não se lembrem, LFV é que tentou despachar JJ, quando percebeu que ele ia para o rival é que tentou evitar a sua saída mas já era tarde. Portanto se regressar e colocar a equipa a jogar novamente futebol, tem todo o meu apoio, já não há paciência para o marasmo que é ver este SL Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos, Javi Garcia perfeitamente desconhecido (Real Madrid, Osasuna, Real Madrid, Benfica, City, Zenit...) a carreira de um coxo, Ramires esteve no Benfica apenas com o propósito de abrir as portas para a Premier e não para ser potenciado pelo mestre que além de Coentrão potenciou Melgarejo, Emerson, Shaffer, Carole, Luis Martins, Luizinho, Bruno Cortez para a lateral esquerda, e pelo caminho deixou um campeão europeu e mundial a aquecer o banco Capdevilla, safou-se Siqueira que era craque.
      Com RV passámos 2 vezes da fase de grupos, quando com JJ tivemos equipas para chegar à final da Liga Europa (antes de estar povoada com tubarões) apenas com suplentes. Aliás, o famosos "rolo compressor" era bom em casa contra os Setúbais desta vida, sempre que se jogava fora, então rivais ou Braga era um ai jesus.
      Em relação a jogar bom futebol, os adeptos não querem futebol, querem corridas de galgos e artes circences, não conseguem distinguir bom futebol se o bom futebol os esbofeteasse.

      Eliminar
    2. Onde escrevi famosos leia-se famoso e Braga, queria dizer Minho, incluir os jogos em Guimarães.

      Eliminar
    3. O que era o Javi Garcia antes de chegar ao Benfica? Veio do Real Madrid? Também o Balboa veio, se vamos por aí...Agora saber potenciar a matéria prima, já vai outra conversa. Sim, é fácil falar dos flops, porque nem todos conseguem mostrar o seu real valor, mas o que fez o Di Maria antes do JJ? David Luiz? Coentrão? O próprio Aimar no SL Benfica. E quem potenciou o Matic, Enzo, Lima, Rodrigo. RV teve o seu mérito, mas sejamos honesto, limitou-se a continuar o que estava feito, bastou começarem a tirarem alguns dos melhores jogadores para quase perder o seu 2ª campeonato, fazer uma miserável 3ª época e ser despedido na seguinte com um futebol sofredor.

      Eliminar
    4. "Sim, é fácil falar dos flops, porque nem todos conseguem mostrar o seu real valor" se mostram valor, mesmo quando vem de clubes de topo (Di Maria e David Luiz jogaram nas terríveis, a par com o Gabão, seleções de Argentina e Brasil, o que fizeram antes do mestre?), é graças à qualidade do reinventor do futebol moderno, se são flops aí não é culpa do mestre mas deles próprios. Dissociar RV de tudo o que se passou à volta, ataque do Altis, desinvestimento acelerado na equipa, falta de apoio da direção, comunicação social a atacar diariamente, passagem para a reforma do esteio do balneário, o jogador com mais troféus ganhos pelo glorioso, JC e Jonas a viajar em carro privado devido aos bicos de papagaio. Com tudo isto, RV 3 - 0 JJ, em vários continentes, ainda gostava de os ver os dois no Brasil. JJ é um bom treinador, nem é devido ás suas qualidades de treinador que me oponho à sua vinda.

      Eliminar
  5. "Deixei de ler depois da descrição da primeira época." E depois desmente-se logo a seguir ao comentar as épocas seguintes. Topei-te à légua!

    A história é longa mas ainda faltaram referir dois episódios:

    1 - invenção e consequente humilhação na segunda época quando fomos perder por 5 ao Ladrão e com isso andaram anos a fio a gozar com a nossa sigla (5LB).

    2 - Na final da Taça perdida para o Guimarães, as cenas deploráveis com o Cardozo no final do jogo.

    Como nota de rodapé importa referir que perdeu 2 (D-O-I-S) campeonatos seguidos para o Vitó "I speak da tru" Pereira!

    O desespero por voltar a ser campeão não pode justificar tudo... precisamos de um treinador que não seja um "yes man" mas que ao mesmo tempo saiba ver e dar valor ao que tem dentro de portas!
    Anda por aí muito comissionista abutre a salivar pelo regresso da velha carcaça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apenas estou desejoso por voltar a ver bom futebol e isso já não acontece há vários anos

      Eliminar
  6. Grande Fernando Henriques

    Um texto que gera discussão. Não é preciso é ofender. Cuidado...

    Eu quero é um Benfica campeão seja qual for o treinador.

    ResponderEliminar

  7. EU QUERO O BENFICA CAMPEÃO MAS COM JORGE JESUS,NÃO, PORQUE TENHO MEMÓRIA.

    ResponderEliminar
  8. Ponto Prévio : Por tudo o que foi dito e feito pós a sua saída do SLB, não concordo com o regresso de JJ. Mas se ele vier passará a ser o meu Treinador e irei, assim que for possível, apoiá-lo como apoiei diversas vezes no nosso Estádio.
    Para o nosso momento actual coloco a seguinte questão : O Benfica precisa do Jorge Jesus ? Não existe outro Treinador que possa galvanizar os adeptos e o próprio Clube ? Jesus precisa do Benfica ?
    Depois de ponderar pós e contras, mesmo levando em conta a espectacular análise efectuada pelo Fernando Henriques, chego à conclusão que o Benfica necessita de um Treinador igual a JJ. No mercado não há. Só talvez Bielsa, mas para malucos já lá temos alguns e Jesus conhece o Futebol Português como ninguém. Depois, será que JJ precisa do Benfica ? Por incrível que possa parecer eu acho que sim. O ego dele é tão grande, que vai querer demonstrar que pode ser campeão de novo pelo Benfica e aproveitar alguns jogadores que jogavam pouco, nas duas vertentes da palavra, e para lhe compor o ramalhete vai-se sentir como o salvador do Benfica mais uma vez. Há alguma duvida que o Benfica vai melhorar ? Acho que não. Vamos, eu pelo menos vou, ter de engolir alguns sapos, mas prefiro ganhar com JJ, do que andar mais uns anos a reboque com um treinador a tentar adaptar-se a um campeonato que lhe é desconhecido , ou a fazer figura de corpo presente , sempre pronto para dar o salto, ou mais um "manso" que ouve e cala, mordendo pela calada, que mande recados por terceiros porque não tem coragem para tal, que faça querer que há "ratos" no plantel, quando é ele próprio a origem de tais ratices...não gosto de falsos Gentlemans, nem de falsos profissionais
    A duração do contrato...aí, se for o quem vindo na CS, penso que é longo demais.
    Mas até pode nem vir o JJ. Se não vier haverá plano "B" e"C" ? Terceiras e quartas escolhas ? Irão aceitar ? Tudo muito mal gerido.
    Abraço
    Viva O Benfica, ainda temos a Taça, o Veríssimo podia aproveitar os jogos que faltam para rodar mais o Florentino a 6 e o Weigl a 8, no meu entender é esta dupla que melhor funcionaria no meio campo.

    ResponderEliminar
  9. Eu em tempos normais não gostava Que o JJ viesse .
    Mas estou farta de Yesses manes ,quero que o Benfica volte a jogar futebol ,mesmo que aqui desabafe algumas mágoas quando não conseguirmos vencer ou não jogarmos à Benfica ou até mesmo das atitudes narcisistas dele. Quero ver o Benfica dar cartas na Europa ,quero vibrar... quero sofrer quando jogarmos com os melhores ,mas sobretudo não queria pensar antes de certos jogos ,pronto ,já fomos .Por tudo isto quero que venha um grande treinador ! Se for o JJ ,que seja bem vindo ��.

    ResponderEliminar
  10. Bem vindo Jorge jesus!
    Neste momento precisamos de mão firme..bom futebol e finalmente investir em jogadores cm mais experiência s queremos ter mais europa! Juntando um ou outro mais novo da formação conseguimos cm o jesus!
    Vocês só têm memória curta ou n pa o q vos interessa..
    Estivemos 42anos sem uma final europeia e seguidas!
    N eramos bicampeões há n sei quantos anos!
    Enfim..só falam do negativo!
    Enfim!
    Quero jj pq n é um yes man e tem idéias do q quer em campo e do q transmite!
    Exigência e punho firme no balneário!
    Além de bom futebol e resultados!

    ResponderEliminar
  11. Texto demasiado longo e não só. Faz parte de uma campanha para denegrir Vieira e Jesus. O velho moribundo vai-se rindo e ganhando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o velho moribundo vai-se rindo e ganhando por causa de textos como estes. Nao é nada por causa das aldrabices do actual presidente. Ele nao pode ser responsável, nem sequer dá chutos na bola.

      Eliminar
  12. Apontei-lhe por aqui alguns defeitos, é verdade. Mas neste momento ninguém me dá mais garantias de levar o Benfica a outros patamares, quer na Europa, quer internamente. Conhece bem o Benfica e o futebol português, impõe-se no balneário (a grande pecha dos últimos treinadores que colocam a jogar sempre os "meninos" velhos que lhe garantem a continuidade, ilusoriamente pois o descalabro acaba por surgir como nesta época). Quem vier, por melhor que seja, vem apalpar terreno e o Benfica não pode estar sujeito a isso. Venha Jesus, que nos dá garantias de bom futebol. além do mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que este "descohecido" não é o mesmo que comentou no dia 15 (Eu)!!

      Para mim, JJ significa Jesus Jamais!!

      Eliminar
  13. faltou dizer que nunca ninguem ganhou tantos titulos como o jesus...e que os jogadores com ele rendem muito mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não é verdade, por muito que os amigos da CS dos almoços e jantares o queiram vender

      Eliminar
  14. Imprecisao. Na última jornada de 2009/2019, o Braga nunca esteve campeão. O Benfica sofreu o golo do empate com o Rio Ave, mas ao Benfica bastaria o empate nesse jogo para se sagrar campeão. Antes dessa jornada o Benfica tinha 73 pontos e o Braga 70. O Braga teria vantagem no confronto direto se terminassem com os mesmos pontos, mas para isso era necessário o Benfica perder e o Braga ganhar. Ora, o Benfica esteve a ganhar, e durante 7 minutos (dos 72 aos 79) o jogo esteve empatado, mas Cardozo fez o 2-1 aos 79. Já o Braga nunca esteve a ganhar o seu jogo, 0-0 até aos 50 minutos, quando o Nacional fez o 1-0. Aos 57 Renteria fez o empate para o Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tudo verdade mas também convém lembrar que se dizia que PdC e Salvador tinham apalavrado uma impugnação da vitória do Porto sobre o Braga no Dragão por 5-1 devido a utilização irregular de um jogador do Porto (Valeri, salvo erro) e com isso "roubar" o campeonato ao Benfica para o dar ao Braga.

      Eliminar
  15. Tirando o episódio do campeonato disputado com o Sp. de Braga, que já aqui foi amplamente corrigido por outros, concordo em tudo o mais do texto inicial. JJ (que alguém diz muito bem significar "Jesus jamais!", não vem fazer nada no Benfica, porque só vai exigir jogadores caros para todos ganharem nas comissões (JJ, LFV e JMendes) e assim o Benfica vai-se endividar ainda mais. Em 20 anos deste século, o Benfica jogou 40 partidas contra o FCPorto e só ganhou 8 (oito) vezes, tendo perdido por 20 (vinte!) vezes. Essa é uma vergonha que eu sinto, agravada pelas derrotas sofridas pelo tal "Jajus", o "mestre da táctica", por 5-0 no Dragão, a eliminação em casa para a Taça de Portugal e as eliminações por equipas de tostões em várias provas, como foi o caso do Marítimo e do Vit. Guimarães na Taça de Portugal. E a derrota em casa frente à Académica, na estreia de um tal Roberto, lembram-se? Por tudo isto Jesus, não obrigado!

    ResponderEliminar
  16. volto a reptir Acordo Fechado: Jesus Confirmado No Benfica
    Jorge Jesus vai ser o treinador do Benfica na próxima época. A o acordo para o regresso do técnico à Luz ficou fechado nas últimas horas.
    Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, 65 anos, deverá viajar para Lisboa ainda esta semana e o sr LFV Foi de viagem para o brasil JÁ ESTÁ NO RIO DE JANEIRO reunião com Jorge Jesus para assinatura de contrato , a fim de formalizar o acordo com os encarnados, que passa por um contrato de três anos e seis milhões de euros por temporada.
    O treinador, recorde-se, deixou o Benfica no verão de 2015, para assumir o comando técnico do Sporting. Depois de três épocas em Alvalade, rumou à Arábia Saudita para orientar o Al Hilal.
    Estava desde 2019 ao leme do Flamengo, clube ao serviço do qual conquistou seis troféus.
    Cinco anos depois de deixar a Luz, Jorge Jesus está, assim, de regresso ao banco das águias.
    Volta JJ tas perdoado O JJ é mais rigoroso com os jogadores e com praticaa ....... Com o jj deve se rodar os 6milhoes por epoca...Como o JJ ai é traidor por ser sportinguista ,quero que se foda desde que venha seja quem for e por a equipa a jogar futebol e ganhar Mas ele sente o benfica e ja nos deu alegrias..Ele nunca se assumiu 100 por largarto disse que o pai era.. e o sonho do pai era ve-lo a treinar o Sporting ...Uma coisa é certa o que importa é ganhar e praticar bom futebol JJ vale isso Que se foda se é largarto etc Olha o Ruben amorim a treinar os Lagartos e é benfiquista!! profissao ,,,treinador esta todo dito e o JJ ajoelhou no estadio do dragao. entao nao é traidor por estar no rival Tou 50%50% se ele vier fazer o seu trabalho e que leve o Benfica as vitórias estou com ele!!....ha quem nao queira o JJ Problema Deles...JJ vai calar a boca Bem Vindo Jorge Jesus!! é um treinador com dinamica e com Garra.......caracter e atitude tem estar presente...24 jogadores e qualquer deles com qualidade fisicamentee mais apto pk tao muito +preparados q outros evidentemente, ele JJ tem condições para ser treinador do Benfica Tem que haver uma mudança geral comprar jogadores com raça e qualidade e despachar mais de meia equipa mais nenhum treinador nunca soube ir buscar jogadores bons etc e nao fica parado ralha e gritaa com eles e mete-los a jogar numa posiçao diferente e correta e da melhor forma...
    que Comece a Choradeira De Certos Benfiquistas Enfimm ,E eu lembro me de ele o jj falar mal do Rui Vitoria e não do Benfica... o JJ foi muito mal tratado pelo vieira e falaram mal um do outro possa q q JJ queria os jogadores normais e o LFV quiz os Jovens e JJ nao Aceitou eu tambem nao aceitava lool o vieira é q o mandou embora nao foi o jesus q quiz ir embora ponto ahahahahaha é q eles LFV e JJ fizeram as pazes e sao amigos agora seja bem vindo e ele sabe trabalhar e dizem q so trabalha se tiver grandes jogadores obvio mas muitos foi ele q os fez melhores praticamente.. o barcelona nao ganha nem joga nada e nao é por falta de grandes jogadores os antibenfiquistas mal JJ vier q iam partir os reds pass e tambem os cartoes de sócio que disseram que iam dezestir de pagar as cotas etc pois estes antibenfiquistas a partir de sábado podem apoiar outro clube pk nós benfiquista vivemos de vitórias e conquistas de títulos seja la com quem for eu como benfiquista recebo o Jorge Jesus de braços abertos força Jorge Jesus os verdadeiros benfiquista estão contigo....e se ganharmos o campeonato esses Antibenfiquistas nao vale a pena festejarem...Se querem viver do passado e de memórias o melhor é irem apoiar o sporting essa gente sim vive do passado e de memórias não no nosso Benfica pk no nosso Benfica nós vivemos do presente e futuro Não queremos adeptos-as que vivem do passado e de memórias seja
    Bem vindo a casa JJ!!!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...