sábado, 18 de outubro de 2025

 AS ELEIÇÕES DO BENFICA -  PARTE I

 Havia decidido não me pronunciar sobre as Eleições do Benfica, mas, após insistentes pedidos de "várias famílias", vou dar a minha opinião sobre as mesmas. 
Vou tentar não me alongar em considerações, pois levo em conta que os Sócios votantes devem ter consciência do que é melhor para o Benfica, não se deixando influenciar por Campanhas, algumas mais ou menos ordinárias, outras tão inocentes que até dói, ou ainda por fazedores de opinião.
Em todas, as Eleições, sejam elas quais forem, os candidatos, apresentam-se sempre como os salvadores da queda para o caos. Têm sempre, todos, soluções miraculosas para remediar, ou extinguir o que está mal. É sempre assim, seja na Politica propriamente dita, ou, neste caso, em Eleições Clubísticas. 

Esta minha avaliação, é estritamente pessoal, não pretendendo vincular o Blog, e muito menos os restantes Administradores do mesmo...Cada qual, sabe muito bem do que o Benfica necessita.

Existem alguns candidatos mais conhecidos que outros. Entre a composição de cada Lista, o conhecimento de capacidades de cada um,  e outras variáveis que ainda poderão surgir, a escolha poderá ser complicada para alguns indecisos. Palpita-me, que o "cadastro pessoal" dos que se perfilam poder chegar a uma segunda volta, ainda vai ser muito esmiuçado. É uma Campanha onde parece valer tudo. Ligações perigosas, conflitos de interesse, quem precisa mais do Benfica para viver...ou sobreviver, quem é quem, ou até algumas relações mais pessoais e gastos supérfluos, serão tema de escaparates...

Vou dividir em dois Posts o tema Eleições. 
Este, dedicado aos três Candidatos em que não votarei, ou que excluo à partida das minhas opções. E uma segunda parte, a publicar na quarta feira, sobre as restantes Listas. 

Para mim, foi muito fácil decidir em quem NÃO VOTAR, e quem EXCLUIR desta "luta de galarós" .

LISTA D : Cristóvão Carvalho. Exclui-o das minhas opções logo à partida. Realço a sua coragem, enalteço a vontade de ajudar...mas não é a altura para grandes demagogias. Ter na sua Lista, um elemento que não pode votar por ter menos de um ano de Associado, também não o ajuda...Assim como a constituição da Lista que apresenta.
Registo a sua vontade de mudança.

LISTA E : Filipe Vieira. Não merece que perca muito tempo com a sua candidatura. Concorre para dividir, por pura vingança pessoal, contra quem não permitiu que continuasse a mandar no Clube, mesmo preso, ou a contas, sérias, com a Justiça. Se fosse exigido um Registo Criminal, limpo, para poder ser Presidente do Benfica, seria excluído logo à partida.
Louvo a sua ambição, durante os mandatos em que esteve como Presidente, de fazer crescer o Benfica. Ficará para sempre ligado ao Clube, por bons e maus motivos. Estes últimos acabam por pesar mais. 
Incompreensível, ou talvez não, o seu desespero, ao fazer incorporar na sua Lista, cinco elementos com menos de um ano de Associados, que nem sequer poderão exercer o direito de voto. É mesmo a gozar com os Benfiquistas...Depois de se ter mostrado, sempre, um grande aliado do nosso grande adversário, na altura, permitindo inclusive o enxovalho de filmagens no nosso Estádio, onde somos gozados pelo seu grande amigo do Norte, a quem permitiu que vencesse um Campeonato quando propositadamente vendeu jogadores e não reforçou a nossa equipa para um histórico pentacampeonato. Presidente ? Deveria ser proibido de entrar no Estádio do Sport Lisboa e Benfica.  
Fazer obras com o dinheiro dos outros, e ficar com os louros, é muito fácil. 
Não deveria ter decidido concorrer...Não tem vergonha na cara.
É o rosto, de um passado lamacento que dispenso.

LISTA G : Rui Costa. O delfim do anterior presidente, que parece nada ter aprendido, sobre o que não deve ser feito, durante a sua estadia a seu lado. Mas, eu sempre disse que ele era mais um troféu a ser exibido, do que propriamente um aprendiz de Presidente. Não se importava com a situação, e aproveitou-a para seu bel prazer.
Dado o seu passado como futebolista, pensei, erradamente, que percebesse mais de Futebol e as necessidades de uma Equipa. Errou muito mais do que acertou e em termos de liderança é "bola". 
Defendeu mais o Benfica nos últimos meses, do que durante o restante mandato.
Em ano de Eleições, resolveu premiar os funcionários do Clube... !
Resolveu agora, finalmente, fazer uma Lista QUASE limpa dos vícios antigos. Teve quatro anos, para fazer a "limpeza" tantas vezes exigida pelos Sócios e Adeptos...Agora, acho que é tarde demais.
É demasiado "mole" para liderar o Benfica. NUNCA poderia ser ele a liderar a pasta do Futebol. Não sabe o suficiente e ponto final.
Nunca foi capaz de apostar a nível Internacional, numa equipa das Modalidades. Lembrar que o nosso Andebol venceu a EHF European League em 2022, mas que essa equipa em vez de ser reforçada...foi destroçada...e continua a perder internamente para sporting e porto. Muito dinheiro, demasiado mesmo, é gasto sem qualquer retorno nas modalidades.
Curiosamente, e porque não acredito muito em coincidências, o Futebol Feminino a partir do momento em que passou para a SAD, foi perdendo gás...e qualidade. Ano após ano, as melhores jogadoras foram saindo, chegando ao cumulo de se poder dizer, que quando subimos de divisão, e mesmo na Segunda, a nossa equipa era nitidamente superior à atual...  
É um passado muito recente, é pois escusado estar a enumerar todas as suas falhas, tantas vezes debatidas...
Mas arrisca-se a passar á segunda volta, e até a ser reeleito. Incompreensível !
Tem a seu favor, comparativamente a Filipe Vieira, e contrariamente ao que se tem tentado passar, o facto de ter ganho mais no primeiro mandato, do que o antecessor no mesmo período.
A contratação de Mourinho pode funcionar como fator determinante na Eleição.

Nas restantes três Listas, penso eu que será onde se encontra um dos Candidatos que vai à segunda volta, ou que poderá ser o novo Presidente do Benfica.

A minha decisão está tomada. Os meu votos, não irão para qualquer um dos que se perfilam como favoritos nas "sondagens".

Os Sócios deverão votar para o bem do Benfica, da sua estabilidade A TODOS OS NÍVEIS.
Lembrar, que à luz dos novos Estatutos, existe um artigo, aprovado (!!), que permite a queda da Direção após dois chumbos consecutivos do Relatório e Contas. Vamos andar no trapézio sem rede, até este artigo ser alterado, até porque tomando como exemplo a ultima AG, existe quem consegue controlar o sentido de votação, e muito Sócio facilmente influenciável.

VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA
   

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...