segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

 O OBJECTIVO ERA GANHAR

Como seria previsível, o jogo frente ao Vitória, o de Guimarães, foi bastante complicado. É uma Equipa que defende bem, é fisicamente bem constituída e veio jogar à Luz para pontuar. Sem qualquer receio e com a lição muito bem estudada. Mostrou ser uma equipa ambiciosa no seu propósito, com os seus jogadores a interpretarem muito bem, o que lhes terá sido pedido no processo defensivo. Tem jogadores interessantes, como vem sendo hábito nos últimos anos. Os dois médios, Tomás Händel e Manu Silva, têm argumentos, bastantes, para voos bem mais altos.

Uma curiosidade, vale o que vale... : No Benfica, foram a jogo 15 jogadores. Destes, só dois eram Portugueses.
O Vitória utilizou 16 jogadores. Só três eram estrangeiros !! Apesar de Varela jogar pela Seleção de Cabo Verde, considero-o Português...Como disse, vale o que vale, mas o Vitória mostrou-se bastante competitivo !!!!

Pode parecer não ter sido um bom jogo de Futebol...mas foi. Eu gostei. 
Perante as adversidades, as nuances táticas do adversário e a pressão a que foi sujeita, deu para ver, que os jogadores do Benfica, souberam ganhar um jogo, onde desde muito cedo, se viram enredados em esquemas concebidos para isso mesmo.
Perante a pressão alta do adversário, ou as linhas muito juntas quando a primeira era, raramente, ultrapassada, jogar com três médios defensivos prometia dificultar ainda mais as coisas...que pioravam quando era Florentino a aparecer como organizador !!! 

Marcámos um bom golo, em lance que deve ser trabalhado, pois já aconteceu outras vezes, ou devido à inteligência de Pavlidis, que saíu da sua posição natural, abrindo espaço na área, arrastando consigo os centrais. Uma tabela e um passe de jogador de Futebol. É jogador e ponto final. Podem não gostar e não ser consensual...mas é o nosso melhor Ponta de Lança.

Apesar de toda aquela pressão alta a que fomos submetidos, nunca o Vitória criou jogadas de perigo. A única, foi a habitual paragem cerebral do Florentino, que depois de fazer asneira, ficou no chão a ajeitar as meias, e a observar o lance em vez de se levantar e ir marcar os jogadores que entravam pelo meio...por acaso a bola não 
passou !!!
Quando Barreiro foi substituído por Amdouni, o Sr. Lage deu mostras que estava a ver outro jogo. Se queria tirar um médio, seria o Florentino. Tirar Leandro, e manter Di Maria, em campo era um convite ao adversário para que continuasse a pressionar. 

O Benfica nem saía bem da pressão, nem esticava jogo, obrigando o adversário a recuar. Das poucas vezes que Trubin tentou fazer isso, chutando a bola para a frente, ganhando terreno "à Rugby" para que o adversário tivesse que sair a jogar de trás, pressionado, foi assobiado e logo deixou de o fazer. Os treinadores de bancada, também não gostaram de o ver a "queimar tempo", demorando a fazer passes, que iam dar sempre ao adversário, pois não ganhávamos uma bola...Mas ele foi inteligente na gestão do jogo...Pode não ser bonito, mas foi eficaz ! Perdemos sempre a bola demasiado rápido. Alguém tem de dizer ao Sr. Lage, que no Futebol não há tempo limite para atacar...não existe o chamado jogo passivo !!!

Outro lance, em que o Sr. Lage deu a sensação de estar a tirar uma bela soneca, foi quando por volta dos 75 minutos, num canto a favor do Benfica, ganho pelo Carreras, foi precisamente o Espanhol a ficar a meio campo para defender um possível contra ataque adversário !! Parece de principiante, e amador, mas não é. Houve mesmo o tal contra ataque, o Carreras teve de enfrentar um dos jogadores mais velozes do Vitória, com alguma sorte à mistura ganhou por duas vezes o lance...mas se falhasse ou fosse obrigado a fazer falta, seria expulso, pois já tinha cartão amarelo...Inacreditável. Sei que o Sr. Lage não vai ler isto, mas o Treinador Lage tem de ter a obrigação de saber, que a ganhar, naquela altura do jogo NUNCA se deixa um jogador sozinho a defender...muito menos se já tiver amarelo. 

O Benfica ganhou. Mereceu ganhar e ganhou bem. Mesmo tendo mais remates, mais cantos, mais ações defensivas no nosso meio campo e mais ações na nossa área, o Vitória nunca criou situações de golo iminente. A única foi aquela burrice do Florentino. Nós, poderíamos ter marcado pelo menos por mais duas vezes. Mesmo com aquela pressão toda, tivemos mais bola... !! Mesmo ganhando muito poucas "segundas bolas" ou duelos diretos...

Poderia estar aqui a dourar a pílula e dizer que controlámos, fomos pragmáticos, que foi tudo calculado para não corrermos riscos, etc...etc...
Mas não. O que eu vi, foi uma Equipa incapaz de se livrar do colete de forças, a tal pressão alta, que o adversário impôs. Foi uma Equipa sem soluções e a desgastar, só ofensivamente...claro, sem qualquer necessidade, e mais uma vez, Di Maria. 

Poderia armar-me em engraçadote, e gozar com os rivais diretos, que se fartaram de atacar e não conseguiram ganhar os seus jogos...mesmo brincando aos penaltis que não foram, e aquele que foi, e inicialmente não tinha sido...Entretanto, o mighty Gyokeres leva quase tantos golos marcados de penalty, como simulações sem levar amarelos...O Geme Catano entrega bolas com as mãos aos adversários e o nóvel Garrincha sapeiro, o tal de Gyo Quenga, continua a aquecer o bancódromo...O reizinho de Manchester inseminou-os bem inseminados ...
Os outros continuam a sua saga...Em Famalicão, sem o treinador amigo, despedido uns dias antes, o que lhes valeu foi um rapaz do Fama, que deve ter visto como os Eslovenos marcam penaltis e fez questão de experimentar...
Depois a saudação habitual, tal como na Cerimónia do Adeus em Fátima, com muitos lencinhos brancos a abanar e também, desta vez, com a oferenda de uma garrafa de água ao filho do Vitor Manuel...não estivesse ele com sede, depois de tanto pedir perdão, àquela zona, e só aquela, de adeptos Contumilenses...Não tarda muito, teremos aviõezinhos telecomandados, com tarjas a pedir o regresso do anterior treinador...

Voltando ao Benfica, que é o que nos interessa e não a paisagem circundante, penso que a ausência do Kökçü não pode explicar a falta de posse de bola ofensiva. Havia outras soluções. Ou não há Plano B e C ? Vai fazer mais falta, o Carreras na Vila das Aves...
Aproveitando em falar de quem faz falta, sabem quem eu acho que nos está a fazer falta ? YANN-BENJAMIN KUGEL...o Preparador Físico da equipa Técnica de Schmidt.

Por fim os penaltis reclamados, os marcados e os outros...Não vou estar com meias medidas e rodeios mil. Foi tudo bem decidido e ponto final. Sabemos que só os sapóides, têm direito a penaltis quando a bola vem de ressalto.

Vem aí o Bologna para a Champions. Importa ganhar. Acredito que sim, mas nada de facilitar.



VIVA O BENFICA

SEMPRE PELO BENFICA

 


8 comentários:

  1. Concordo com a tua análise ao jogo do Benfica o Varela é português joga por Cabo Verde e a Benfiquista de pequenino.quanto ao Famalicão até podia estar um macaco a treinar que o Porto não podia ganhar, não sei especificamente quem seria o beneficiário da derrota ou empate já vi pênaltis muito piores e o Godinho e o Pinheiro nada nem ver um exemplo Santa Clara Rio Ave 10 minutos entrada dura e cotovelada que deixa o jogador do Rio Ave a sangrar nada no lance do Famalicão se não desse golo o var não intervinha o árbitro de campo tem que ter personalidade e se tiver que reverter o lance reverte,ele viu bem a bola a bater no braço não foi na mão até entendo que seja penalti agora tem é que ser para todos o ano passado uma equipa grande a bola bateu nas costas dos jogador do Santa Clara e foi pênalti mas é esta dualidade de critérios que chateia o treinador não tem que sujeitar os jogadores é estas situações é direto para os balneários essa gente não faz falta ao clube os jogadores fizeram um jogo para ganhar tiveram atitude quando assim é temos que apoiar para deitar abaixo já temos os rivais e o Godinho abraço e boa semana e que seja uma jornada europeia plena de vitórias para as equipas portuguesas....

    ResponderEliminar
  2. Não foi dos melhores jogos do Benfica, mas quem ouve falar, parece que o Benfica jogou uma beata, quando assim não. Na primeira parte, até foi um jogo interessante, basta ver o resumo alargado (30m) da SportTV+.
    Em relação ao golo, basta ver https://x.com/dezazucr/status/1865855116223328362 para se perceber que é uma jogada trabalhada (igual ao 4º golo ao Estrela).

    ResponderEliminar
  3. Ró nhó nhó...Ró nhó nhó... é BARULHO.... ganhar.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente nao foi dos jogos que mais gostei nao me levem a mal todos vimos o mesmo jogo so que a forma do entender difere de pessoa para pessoa, a primeira parte foi melhor que a segunda a jogada do golo e linda, so que na Luz nao gosto de ver a equipa vizitante dominar o benfica sei que o Benfica terminou o jogo com mais posse de bola mas nao pareceu eu vi sempre um Guimaraes bastante atrevido e sempre em cima de nos, o Lage ja explicou que foi uma estrategia da parte dele jogou com mil cuidados, mas eu como adepto ferveroso do nosso Benfica 1-0 me deixa sempre com o coraçao aos saltos ate o ouço bater quero sempre o 2-0 para ficar tranquilo, conhecia bem este Vitoria e ate falei antes do jogo que ia ser um jogo muito muito dificil e se voces bem se recordam este Vitoria costuma ser um bom cliente na Luz come sempre pela medida grande quase sempre e goleado se a memoria nao me falha, mas desta vez sabia de antemao que ia ser muito dificl pois os tenho visto jogar desde que foram a Braga ganhar por 2-0 os tenho seguido exatamente aquilo que descreveram acima bem constituidos fisicamente jogam sempre os 90 minutos a inglesa sempre em grande ritmo, e atençao se fossem mais atrevidos na frente duvido muito que tivessemos ganho.
    Ja li algures que o Florentino fez um grande jogo a mim so me causou calafrios com aquelas perdas de bola estupidas que nos ia custando caro do nosso Grande Di tambem nao foi dos seus melhores jogos tambem senti a falta que nos fez o Kocsku mas pronto ganhamos e bem que venha o proximo.
    Dos nossos rivais so vi os golos em resumo das polemicas nada vi nem sequer os paneleiros eu vi perdao os paineleiros a lingua portuguesa e mesmo lixada, mas li que o espanca na mulher vir a terreiro dizer que os jogos do Benfica tem que ser escrutinados e eu pensando que essa alimaria ja tinha desaparecido de cena o Bilas Voas ja secou uns quantos começando pelos macacos"as mas esse continua en cena secalhar sente saudades do Altis e dos emails truncados.
    Paulo um abraço tudo de bom saudinha.

    ResponderEliminar
  5. Tudo isso é muito bonito quando se escreve dias após o jogo.
    Mas vão dizê-lo quando estamos a seguir a partida , e o segundo golo não à meio de entrar , é claro que é uma ansiedade tremenda .
    Com respeito aos rivais , eles que façam os joguinhos a querer atirar areia para os olhos , que a águia real topa logo , começarem outra vez com o" Ró nhó nhó "do passado , "A culpa é do Benfica os árbitros roubam todos a mando dos lampiões, isso é muito claro de provar . Quais são os clubes que mais beneficiam de penaltys mal marcados ? E quais são os que lhes são oferecidos de bandeja ? E há ainda a imprensa da corrupção, purifiquem o nosso futebol , para o valorizar . Já basta de polvos e do tal Ró nhó nhó como diz o Gil António , (é só barulho) .
    Saudações benfiquistas .
    Hoje joga o maior . Felicidade para o Benfica e todas as equipas portuguesas , foi pena o Sporting não ter conseguido a Vitória .
    Do Benfica e de Portugal .

    ResponderEliminar
  6. Hoje temos que ganhar ao Bolonha a fim de calar algumas bocas
    Belo texto de elevado teor benfiquista
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Gosto de ver o Benfica a jogar bem. Gosto de ganhar vendo o Benfica a jogar bem. Mas se o Benfica GANHAR a jogar mal, o sorriso surge SEMPRE no meu rosto.

    O resto é " palha que arde sem se ver "

    Belo texto caro Paulo Santos
    Abraço
    Viva o Benfica Sempre.

    ResponderEliminar
  8. Olá Paulo,

    Haja alguém que concorde comigo sobre o Pavlidis! É verdade que tem faltado o golo mas é um jogador muito completo e trabalha imenso e bem para a equipa. Gosto muito dele, à semelhança do Gonçalo Ramos, a maioria dos adeptos não gostava dele, penso que são jogadores que fazem falta em qualquer equipa que aspire a ganhar.

    Também estamos de acordo com o meio-campo, que nervos! Sobre o Kokçu, apesar da minha embirração, reconheço que é um jogador acima da média a pensar o jogo e que fez falta, no entanto, só resulta em situações especificas, pois quando o jogo é aberto, partido e os adversários pressionam, defender em progressão não é com ele, não sabe o que é uma pena.

    O Florentino sofre muitas vezes com o mau posicionamento da equipa, mas é um jogador que faz falta. O Barreiro jogou bem e não percebi quando foi substituído, muito menos a entrada do Amdouni, se era para entrar alguém, na minha opinião seria o Rollheiser mas o age não parece ir muito à bola com ele. E sobre o Di Maria andava a ser bem gerido espero que o Lage não invente, a época é longuíssima no que à quantidade de jogos diz respeito.

    O Lage de facto não leu bem o jogo e podia ter-nos custado caro. De resto, não jogamos um chavo mas pronto, os campeões também se fazem destas vitórias sofridas e o Guimarães tem uma boa equipa muito bem orientada.

    E já agora, uma palavra para o Otamendi...ufa se não cortava aquela bola....

    Sobre os rivais, estão a passar por uma fase difícil mas temos é que nos preocupar connosco e não esquecer que, há bem pouco tempo, éramos nós na mó de baixo.

    O momento é-nos favorável, temos é que ter cabeça e não entrar em euforias! A ver como corre logo.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...