DERROTA NA BAVIERA ? O NORMAL do atual BENFICA EUROPEU
Quando é de elogiar, eu elogio, sem qualquer problema. Quando é para criticar. Critico. Sem qualquer problema igualmente.
Não sou, nem pretendo ser, um daqueles comentadores avençados da BTV, que arranjam desculpas para tudo o que de mal possa acontecer á Equipa de Futebol do Benfica. Não consigo estar com paninhos quentes ou a tapar o sol com uma peneira.
Infelizmente, perde-se na memória, uma sequência de jogos Europeus, em que Benfica tinha a coragem, e a classe, de jogar com qualquer equipa olhos nos olhos, e principalmente jogar sempre para ganhar...
Para mim, por motivos pessoais, é inesquecível a campanha Europeia do Benfica de Mr. Eriksson, em 82/83.
Assisti ao jogo do Benfica com o Bétis de Sevilha, fora, depois de termos triunfado por 2/1 em casa, ao intervalo estávamos eliminados. Perdíamos por 1/0. Um ambiente incrível que metia medo. O Benfica regressou ao relvado nem 5 minutos depois de terem ido aos balneários. Com Eriksson e Toni sentados, os jogadores, perante os assobios dos adeptos da equipa da casa, trocavam a bola e brincavam entre eles. Faziam malabarismos, e remates para o Bento...com Filipovic, o unico estrangeiro, e Néné na área, Carlos Manuel de um lado e Chalana do outro cruzavam bolas, com Humberto Coelho e Bastos Lopes, à vez, a tentarem defender, aos quais se juntava por vezes o Shéu...Foi um show de bola, aquele intervalo, que acabou por calar os Espanhóis.
No final, com uma exibição tremenda, ganhámos por 2/1, golos de Carlos Manuel e Néné. Uma Equipa de Homens.
Hoje em dia, qualquer vitória Europeia, mesmo em casa, é logo transformada num feito só ao alcance dos predestinados...Então fora, cavalga logo o discurso para sérios candidatos a futuros Campeões Europeus !! Sejamos sinceros, e frios principalmente, cada jogo do Benfica na Europa, é para nós, adeptos, um jogo de coração nas mãos. Há muitos adeptos do "já é bom perder por poucos" ... muitos fãs das vitórias morais, esquecendo os erros cometidos. Ou comparando alguns outros jogos dos nossos rivais diretos. Eu não sou assim. Não consigo.
Sei que haverá quem não concorde com isto, mas é a minha opinião. É o que sinto ao ver o Benfica jogar fora a nível Europeu...e muitos jogos em casa.
É uma mentalidade que tem de ser erradicada do Clube...Uma limpeza de cima a baixo. O mais rápido possível. Pode demorar, uma ou duas épocas, mas o grau de exigência tem de aumentar e ser permanente. Não nos podemos contentar com tão pouco, quando gastamos tanto.
O jogo com o Bayern ? Falar depois, acerta-se sempre no discurso. Eu, sou unicamente um mero curioso do fenómeno futebolístico, não me vou alongar, pois o que escrevi aqui, sobre os meus receios, antes do jogo, veio-se a confirmar. As invenções do Sr. Lage e a "camisa de forças" de que a Equipa teria de se libertar se quisesse um resultado positivo...
- Jogámos na Champions, num sistema nunca antes testado, e um onze que nunca jogou junto ;
- Contra equipas em que passamos a maior parte do tempo com bola, jogamos, desnecessariamente, com Florentino, ontem, o "polvo" foi "poupado", será para o próximo jogo ?
- Sanches jogou perto de 90' porquê ? Nota-se a olhos vistos que não está em forma, foi prémio ?
- Jogar sem pontas de lança, para segurar bola e sair de pressão. O que passou pela ideia inicial do treinador ? Isto não é playstation. No papel resultava bem ? Pois...pode ser, mas...
- O descaracterizar completamente uma Equipa, um onze, que dava sinais de se estar a entrosar, num 4x2x3x1, com Akturkoglu nas costas de Pavlidis, ou na ala e Kokçu nesse lugar, e Florentino ao lado de Aursnes no meio campo para jogos mais defensivos como este se previa ir ser...
- O "assassinato" lento de Akturkoglu, que de repente deixou de aparecer, porque não percebe onde o treinador quer que ele jogue. Parece um saltitão de posição em posição...
- Esta deixou-me mesmo de rastos, pois deu-me a certeza que não percebo mesmo nada disto. Tirar Beste da Equipa quando este se começava a afirmar, e melhor ainda, colocá-lo agora do lado direito...foi de mestre! Toma lá Paulo, que já almoçaste...Embrulha.
- Ver ontem, dois gajos com tijolos nos pés, como são os centrais do Bayern, quase a funcionar, por vezes, como números 10, a distribuir jogo à vontade, foi...qualquer coisa !
- Uma palavra para Trubin. Obrigado !
Como disse no inicio, não vou estar com desculpas esfarrapadas, paninhos quentes, ou fazer comparações com outros que a jogar com 10 defesas conseguem os seu objetivos. Não quero saber se faltaram jogadores ao Bayern, aos outros, ou mesmo a nós. Fizemos um mau jogo, em todos os aspectos, e ponto final . Somos o Benfica, quero que os outros vão para aquele lugar, que me privo de dizer. Nem a pior equipa do nosso Campeonato vai á Luz fazer um jogo tão defensivo e tão mauzinho...nem sequer o Pevidém, ou o ultimo classificado da Liga, a jogarem em campo neutro...
Acorda Lage. Acorda Rui Costa. Há muito para ganhar, deixem de ser sonsinhos.
Querem paninhos quentes, desculpas e musica para os vossos ouvidos depois da porcaria de jogo que fizemos ? Há sites ou Blogs especializados, ou então a BTV.
Aqui, comigo não dá...
VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA
Olá Paulo,
ResponderEliminarO jogo de ontem foi mesmo mau, a começar nos os idiotas dos adeptos terem obrigado a fechar uma estão de metro devido aos "fuminhos" - anormais, passando pelos 90 min em que vimos uma equipa completamente descaracterizada, às declarações dos jogadores no fim do jogo claramente desconfortáveis e onde que se percebeu que não perceberam nada daquela tácita, terminado na conferência de imprensa com o assessor a dizer ao BL "assume a responsabilidade".
Enfim, nem vou dizer mais nada para não me enervar ainda mais...
Bom dia Paulo não podia estar mais de acordo contigo momentos antes do jogo e tu dizias espero que Lage não invente, pois foi precisamente o que ele fez e a derrota começou por aí nos meus já muitos anos vividos nunca tinha visto uma equipa do Benfica tão defensiva, depositei tanta esperança neste Lage mas começa a defraudar, apetece me fazer o que fez a minha amiga Marley ela tinha razão uns meses ausente faz bem a mente e ao coração devia fazer o mesmo.
ResponderEliminarPaulo já o tinha dito qualquer mija na escada não vem a luz jogar assim tão defensivamente até alguns dizem vamos a luz pontuar eles lá sabem porque o dizem.
Para os que me lêem devido a minha idade já vivi noites de glória páginas escritas a ouro do nosso Benfica que infelizmente muitos desta geração não o irão ver repito infelizmente.
Também para quem me conhece não sou de paninhos quentes digo o que sinto e penso pela minha cabeça se reconheço que ofendi imediatamente peço desculpa ao ofendido continuo dizendo que devido ao futebolzinho praticado desde o Pevidém e devido ao potencial do Bayern temi o pior onde está o pecado? também não gosto de vitórias morais perder por poucos não me satisfaz porque uma derrota seja ela porque numeros for é sempre uma derrota e nós benfiquistas não fomos talhados para isso, o que não sou é cego e ignorante vejo o actual Benfica e vejo o do Bayern sigo a liga alemã porque me satisfaz que diferença abismal entre uma e outra, e para este Benfica ganhar no Alianza Arena seja em que sistema muito dificilmente iria ganhar o jogo até porque o Bayern não foi aquele Bayern demolidor que costuma ser porque com aquele bloco defensivo do Benfica não deixou.
Acrescento o que todos já sabem o Sporting actual o tal que joga de olhos fechados na liga Alemã não estava em primeiro lugar porque ali não existem fontelas proencas e verdissimos e novos bancos que ajudam a formar boas equipas, estão jogando bem estão são os melhores são mas não vejo um filho de cadela de jornalista dizer que a super equipa do MC está numa fase menos boa de momento e que jogou desfalcada em Alvalade só enaltecem o feito do Sporting só porque goleou,mas viram a primeira parte onde o goleado podia ter sido o Sporting isso os jornalistas não viram.
Um abraço Paulo tudo de bom.