segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Três cartões no Jogo

 

Três cartões: Amarelo, vermelho, azul

...

 Amarelo = aviso para o jogador

Vermelho = futuros jogos de castigo sem jogar

Azul = Jogos sem jogar e multa severa para o jogador e clube

Na minha modesta opinião é de uma injustiça tremenda uma equipa ter um jogador (ou mais) expulso, ficando a jogar, contra outra equipa, com mais jogadores em campo.

Todo o mundo sabe o que é o calor do jogo. Uma entrada mais viril/ríspida pode causar uma lesão grave. Concordo na íntegra. Mas a expulsão de um jogador, ficando a equipa a jogar em inferioridade numérica, resolve essa situação? Penso que não.

Uma equipa que fique em minoria em número de jogadores é o mesmo que não existir verdade desportiva. É injusto. Ninguém gosta de ver um jogo em que uma equipa esteja a jogar com menos elementos que a outra. O jogo perde interesse. Não tem verdade.

Assim, caso houvessem três cartões, o jogador não saia do jogo, ficariam sempre 11 contra 11. Caso visse o cartão vermelho, não jogaria no/s próximo/s jogo/s, jogando outro jogador no seu lugar.

Caso visse cartão azul, para além de um ou mais jogos de suspensão - em função de ter visto também o cartão vermelho - sofreria pesada multa, a qual, seria extensiva ao seu clube.

Caso fosse para o treinador, adjunto/s, dirigente do staff, ou jogadores sentados no banco de suplentes, funcionaria da mesma forma. Não se sentaria no banco (e em caso de jogador sofreria as consequências como se estivesse a jogar) no/s, próximo/s jogo/s e multa para o clube.

Penso que só assim existiria verdade desportiva. O mesmo número de jogadores, ou seja, sempre 11 contra 11.

Caso levasse cartão vermelho e azul no mesmo jogo, as coisas funcionariam da mesma forma. Não jogar no/s próximo/s jogo/s e multa agravada para o atleta e clube.

Não sei se penso bem ou mal, mas é a minha opinião.

Gostava de ler - na caixa de comentários - a opinião dos meus ilustres amigos e amigas benfiquistas

...

6 comentários:

  1. Uma outra hipótese seria caso levasse o cartão vermelho, obrigaria o jogador a sair do jogo, o treinador ser obrigado a substituir o jogador de imediato , e castigos futuros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é verdade mas ... e se já tivessem sido feitas todas as substituições permitidas?

      Bom dia amigo José

      Eliminar
  2. Vermelho - Expulsão direta, por jogo perigoso, má conduta, duplo amarelo etc...podendo entrar um jogador passado 7 minutos. Caso seja GR entra o substituto imediatamente saindo um jogador de campo. Castigo em jogos futuros.

    Amarelo - Cartão de aviso após uma entrada imprudente ou conduta considerada imprópria. Segundo aviso , dará direito a expulsão com entrada de jogador passado 5 minutos.

    Azul - Expulsão temporária do jogador , que poderá voltar a entrar passados 8 minutos. Faltas ou condutas que não sejam consideradas graves mas que não são permitidas. Por exemplo chutar a bola depois do jogo interrompido, tirar a camisola a festejar um golo ou discussão inapropriada, não concordar com uma decisão e demonstrar com atitude menos correta, etc ...

    No atual sistema, não concordo que um festejo de golo, um pontapé na bola após interrupção de jogo, ou simulação, sejam punidos com o mesmo cartão que castiga uma entrada perigosa, a interrupção de uma jogada prometedora, e outros lances faltosos...É bom não confundir o calor do jogo e alegria de festejo de um golo, com o recurso á falta ou anti jogo para parar o adversário. É espetacular marcar um golo que nos dá a vitória, assim como é frustrante ver uma falta que não existiu mas que nos é assinalada indevidamente, só para favorecer o adversário e "gozar" com o nosso esforço.
    Por exemplo, o anti jogo dos GR, além de punido com amarelo, se a bola fosse oferecida ao conjunto adversário em qualquer lugar da lateral do meio campo ofensivo os dito cujos pensariam duas vezes em vez de perderem eternidades a marcar um pontapé de baliza...Assim como qualquer queima de tempo. Uma caibra não é lesão, na paragem de jogo imediata seria mandado entrar a maca e seria assistido fora de campo e só entraria com o jogo parado. Iria evitar-se muita "malandrice"...eu sei, e quem andou lá dentro também sabe. Um jogador com caibras pode perfeitamente sair do campo pelo seu pé, ou antever a situação.

    Temos muita teoria, mas depois quem decide o que é o quê , é que estraga o Jogo propriamente dito. Todos nós fomos crianças, todos nós que gostamos de Futebol fizemos os nosso jogos e "encarnámos" os nossos ídolos...os árbitros atuais a mesma coisa, em catraios de certeza que não pensavam em estar a apitar jogos em vez de andarem lá dentro a jogar, não podem dizer que não têm Clube preferido. A maior parte deles não consegue despir a camisola. Não conseguem ser isentos. E um dos grandes erros foi colocar como VAR, precisamente ex árbitros com todos os vícios e ódios de estimação que cultivam a seu bel prazer.

    Para o VAR tenho uma teoria/proposta : Cativar jovens formados Universitários, com gosto pela análise de lances de Futebol e dar formação para VAR...Depois aquando dos jogos, estarem presentes, assim o pretendam, um Delegado de cada Clube na análise de lances até chegarem a uma conclusão, ou caso esta não exista, o VAR principal juntamente com os seus colegas terem a ultima palavra...utópico ? Talvez, mas...

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca tinha pensado nisso mas concordo fortemente nessa hipótese,talvez no futuro a uefa inclua isso nos seus regulamentos porque de volta e meia alteram as coisas,quanto ao Var não concordo colocarem lá sempre lagartos e dragões o var nos prejudica constantemente estou ainda surpreendido como nos deixaram festejar os dois golos de ontem à primeira porque quase sempre são passados a pente fino,porque quase sempre festejamos passados 5 minutos depois,pronto e como escreveram aí treinar jovens para essa função ou então colocarem três pessoas afectas aos grandes para ninguém deixar prejudicar ninguém,nem aos ditos clubes mais pequenos mas o maior problema do var está nos jogos dos três grandes porque são estes três que lutam pelo título logo o problema do var está focado aí a que ajudar o seu clube de coração e no var São quase sempre escolhidos árbitros afetos ao sporting se estou errado que me corrigem.

    ResponderEliminar
  4. Eu que sempre estive ligado ao basket já defendo há uns 20 anos que o jogo nunca pode ser jogado em inferioridade numérica.

    No máximo, mais ou menos como no futsal, o jogador expulso é substituído por outro ao fim de 10 minutos, por exemplo, ou se qualquer das equipas sofrer um golo ou a equipa em desvantagem numérica.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  5. é uma hipótese interessante.. mas vejamos o cenário, um jogador tem uma entrada que causa uma lesão (entrada para vermelho) e esse jogador lesionado já não pode ser substituído... ia acontecer uma injustiça maior, que a equipa que sofre a punição maior para aquele jogo é a adversária do jogador infrator.

    acho que é uma discussão muito interessante, mas tem de ser enquadrada com outros aspetos.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...