sábado, 3 de outubro de 2020

Estorias da Planíce... (Episódio V) - Parcêros no ovil e pastor novo no pasto

 

Nota do autor: Ler com sotaque Alentejano, da zona do Redondo de preferência...

Práliiiii... Besta dum cabrão fora ó tê pai... Práliii já disse! Se nã t'amagas ainda levas co o Paok quê tenho aqui na mão...

Rais parta quê já ando fartinho das ovelhas mangoléis... Pode só haveri um embondêro aqui na herdade e dar uma sombra más raquitica c'as mamas da minha Maria mas é debáxo dele qu'elas s'amontoam... Danadas!

Pru falari em mamas... Agora aqui só pra nóis homis... Mulheris! Façam de conta que nã tein orelhas tábein? Ê sê qué difícelí desligarem do radari, mas tentem...

Eta que isto aqui é cá uma coisa... Nã admira que haja praqui tanto catraio, atão as mulheris parece que foram assopradas, homi...! Nunca na minha vida tinha visto uma cousa destas... Até se me arrebitam as alpercatas e peco o tino à boina. E a bálharem? Eita que até parece cousa do demo... Agarram num gajo bem agarrado, rodam-no e apertam-no e vá de balho até que lhe dê uma caliquêra... Um homi nã é de ferro... Até se  me sobem os caloris...

Calma Felicio... Bota atenção c'as senhoras tã ouvindo e lendo as tuas parvoêras...

Adiante... Atão vocemessês já viram esta moenga? Tive de arranjar um parcêro pró negócio. Nã tava sendo capaz de dar vazão às ovelhitas. Esta herdade é danada. As ovelhas parem 3 vezes ó ano!!!! Nã dou à conta com tanto cordêro.

O que vale é que arranjê o melhori de todos prá parceria. É o Jorge da Gestiovelha! Ê tô abismado de tanta ovelha que tenho vendido. E nã é só isso... Tambem m'arranja prái umas cousas especiais...

S'otro dia apareceu-me aqui com uma ovelha brasilêra. Raio da bicha até berrava com sotaque... Foi cruzada na Itália com um bode de Nápolis (nã sê se é assim que s'escrevi...) 

Custou-me os olhos da cara mas ainda me deu uns borreguinhos durante o ano... O problema é que com era paridêra tive de a emprestar a uns compadres quê tenho no país dos bifes... Ainda hoje nã sê pruque lhe chamam bifes se aquela gente gosta é de pêxe com batatas fritas...

Mas o problema é que nã foi só um parcêro quê tive de arranjari... As ovelhas já eram tantas e andavam tã malucas quê nã tive s'otro remédio que nã fosse arranjari um pastor novo... Estes pastoris quê trouce da Tuga só me tavam atazanando os bodes velhos... Os bichos já nem cobriam as ovelhas e só queriam era andar marrando nos pastoris. Assim nã pode seri. Nã há ovil qu'aguente tanta confusão...

Mas o parcêro deu uma ajudinha. Alembrô-me de uma pastori quê já tinha tido na herdade no Alentejo... O homi era bom pastori nã há duvidas, mas em vez de vender os cordêros queria era vender e comprar marrãs... (pra quein nã sabe, uma marrã é uma ovelha velha). Ê sê que as marrãs é que sã boas pra fazer chanfana, mas porra deus m'a mim livre s'o homi nã tein uma fixação por ovelhas velhas?

Enfim, nã havendo alternativas um homi tem que s'a aliviar com o que tá más à mão. Nã é quê tenha problemas em arranjári pastoris de jêto mas na verdade já tinha soidades da manêra como ele põe o rebanho a pastar todo pró mêmo lado...

O problema é mesmo a gente os dois s'entenderi... Até os mangoléis gozam c'a genti...

Mafarricos dos mangoléis... Juro que um dia deste avento com um p'la ribancêra baixo... Atão nã éi que ê me ponho do lado de cá da cerca ós berros pra chamari o homi pró almoço e o raio dos moços ficam mangando da genti?

É tô assim: "Ó Jorge! Anda c'a porra do almoço nã espera pra genti! Chegas lá e vás comeri o funge frio e ficas com barriga de almece! Anda gadelhudo! Largá cebolinha!"

E ele arrespondi: "Prontes! Tá bem pá! Ganda chate me saiu este meco... Cebolinha pára aí porra! Andas fazendo o quê cralhes!!? Já te disse que o tê pláce é na esquerde... Paresse fácile ma não é não... Nã te montes na Pimentinha. Darwin tázonde??? Nada de ajunmentos... Ajustam... musjutam... Ajurumen... Porra! Vosseis fassão o qué digo! Uma dum lado e otra do outro e o Darwin no centre! Juro que um gaje nã é de ferre... Um dia destes fasso um assado com todas só pra nã tere de malhar mais funje..."

Ósdespois quando iamos a passar perto dos mangoléis (que a esta hora já rebolavam a rire todos enleados no arame farpado da vedação) o JJ (é com dois JJ pra ê nã fazeri confusão com o parcêro...) vira-se prós moços e diz: "Manes um gaje nã é stupendo cas lenguas mas tamein nã é praciso abardinar... Nã me fassão isaltar cralhes!"

E ê digo aos moços: "Nã há nada pra fazeri? Tan mangando do que sês mafarricos? Pensam que isto é só andari no laréque? Levam ca cachaporra se nã se axantram... Nã tem avondo mas eu apranto-lho..."

E pronto... Baderna totali... A modes que lhe tinham dado daqueli gas que faz rire. Ó moços duma figa...

Mas olhem quê até tou satisfêto. Nã me posso quêxari. Já ando nesta vida há uns 17 anos. Já fiz um cercado, um ovil, um monte e fui managêro de três herdades ó mêmo tempo. Ando pensando que talvez seja tempo de mudári. Isto de gerire tanta coisa só dá fezes a um homi. Nã sê se é da idade mas um pessoa vai ficando cada vez mais sentimentali... Tenho soidades do mê Alentejo... Até se me vêm as lágrimas ós olhos... Vocemesses nã imaginam o que éi um homi tar aqui e tar com soidades de casa... A nossa planice... Os chaparros... O sóli... O Benfica...

É pá agora fugiu-me a conversa pró coração... Este baboso que aqui anda comigo diz que tamein gosta do Benfas mas ele a mim nã me faz o ninho atrás da orelha...

Atão s'otro dia li aqui n'ABola de Angola que o nosso Glorioso vai a votos. E temos 5 candidatos? Eta tanta genti... A gente aqui na herdade nã temos wai-fai como vocemesses já sabem, por isso só vamos sabendo do que se passa quando vamos à tabanca do Maneli "Mantorras"...

Nã fiquem pensando que tem a veri com o Mantorras do Benfica. A malta aqui chama-lhe Mantorras pruque ele tem um poster de um ôtro tipo chamado Mantorras na parede da tabanca. É um cantori. Olha aqui uma música do homi... 

Nã me quero armari em carapau de corrida mas olhem que até dá vontade de largar o cajado e começar a balhari...

Mas 5 candidatos é muta gente. E haverá votos pra todos? Ê sê que há muito Benfiquista com 50 votos mas ê cá parece-me galo a mais para tã pôco polêro. Pode ser quê m'engani mas o Viêra vai ter mais 4 anos pra apertari o gorgumil a muito sócio...

Mas ê já nã tenho muto tempo para isto dos bloguis. Ainda vou tentando leri aqui o nosso belo voar mas as ovelhas dêxam-me de tal manêra ensiguêrado que só tenho tempo para vir aqui dar fé de vez em quando. Se me pedirem opinião eu até acho que o Viêra sabe da poda, mas ele vai ter uma trabalhêra danada nos debates na BTV... 

S'entrementes ouvi que o Presidente das reuniões dos sócios vai obrigari a BTV a fazer debates...

Nã sê se isso vai ser produtivo... É que estes talibans da oposição são piores que uma cambada de vespas asiáticas... Atacam em bando, picam mais que uma molhada de silvas, e deixam um homi atardoado em questões de minutos... 

Vai ser uma rixa das antigas pró Viêra. Nã sê se o homi aguenta tanta vespa... 

Ê cá fazia cumó otro que mandou uma cambada de gente badamerda. Pegava num cachimbo e quando as vespas viessem zunindo afinfava-lhes uma baforada de fumo prás deixar zonzas e punha-lhes a bota caneleira em cima...

Há mas ê agora tenho cá um belo remédio pra esta genti... 

Pra combateri os talibans do Benficas nada melhor que uma ovelhinha nova quê andê preparando... Ora atentem só na qualidade do bicho que tá na foto... A Gestiovelhas anda cá num raboliço por esta ovelha que eu nem vos conto...

Atão e pruquê é que o Felicio tem ovelhas como às da foto? Pois preguntam vocemesses e preguntam munto bem!

Nã sei se já ouviram falari desta nova raça de ovelhas que pra ai anda... A ovelha taliban... Acho que foi um cientista que veio lá das arábias que as inventou. 

Dã jêto para teri misturadas no meio do rebanho. Sã mêmo úteis.

Protegem dos lobos, dos parcêros gananciosos, assustam os bodes dos rebanhos vizinhos, dã cabo das avespas, acabam com as garreias dos bodes velhos com as ovelhas novas, e ainda são umas bela ajuda quando as ôtras ovelhas nã conseguem parir....

Só pra vocemesses terem uma ideia, s'ôtro dia tinha aqui uma ovelha que nã havera manêra de despejar os borregos... Aqui a minha talibanzinha chigou-se ao pé dela (agora fugiu-me o dedinho para a voz do JJ...) e foi uma maravilha... A ovelha que tava a parir acagaçou-se toda e os borregos começaram a sair disparados e a fugir a sete pés pra debáxo do embondêro...

Ê cá nã sê mas acho mêmo que vou fazer vídeo dos melhoris movimentos da minha ovelha nova e por no youtube... Pode ser que o Viêra goste da bicha e a mostre ao parcêro que ele também prá lá tem... Assim cuma assim pode ser que ainda renda alguns bons Ecus aqui ao Felicio...

Por falar em Ecus, ê já vos contei das mulheris aqui d'Angola....???


Forte abraço e  VIVA O BENFICA!


Felício de Caridade


PS: Para ajudar a decifrar algumas expressões deixo-vos aqui um Dicionário de Alentejano.

4 comentários:

  1. Simplesmente genial! E olhe que não é fácil falar e ainda menos escrever "alentejanês"! Dizer coisas sérias a brincar, com a graça que o meu amigo tem. Obrigada por me ter feito rir e esquecer os problemas pelos quais estamos a passar.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. O amigo nunomaf é um alentejano de gema. Eu tenho quase todas as costelas. Pai (falecido) e mãe são do baixo Alentejo. Eu nasci no Ribatejo. Até rima, lol
    Gostei muito de ler. Fui ao dicionário a fim de recordar certas expressões/palavras alentejanas.

    Viva o Benfica, hoje rumo à liderança isolada

    Grande abraço nuno

    ResponderEliminar
  3. Está boa a moenga!!!
    Há duas semanas estive a poucos Kms do Redondo.
    Mas tenho que lá ir mesmo e ver a capela em TERENA que tem muita história.
    Forte abraço.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...