sábado, 5 de janeiro de 2019

Benfica: - " Malditos" sois vós se ...parafraseando Nuno Gonçalves, herói Guerreiro Português.


Portugal adormeceu na última 5.ª Feira com uma notícia já há algum tempo esperada. 

Rui Vitória já não era o treinador do Benfica. Existem notícias que dizem que se demitiu, outras dizem que foi demitido. Isso agora será, talvez, o menos importante, embora eu acredite mais que se tenha demitido que o contrário.

Rui Vitória é uma boa pessoa. É honesto, sério, cumpridor, trabalhador, benfiquista de gema. Dizer o contrário é não ser intelectualmente honesto. Isto na minha opinião.

Os adeptos/sócios já não estavam com Rui Vitória. O seu tempo estava esgotado. Percebia-se isso e Rui Vitória também percebeu.

Os jogadores também me parece que não acompanhavam Rui Vitória. Falta de ambição? Não. Falta de ânimo? Talvez.

A verdade é que os jogadores são pagos (principescamente) para deixarem a pele em campo. Devem deixar sangue, suor e lágrimas, de forma a encharcar a camisola que vestem.

O certo é que não se tem visto tal desiderato nos jogadores do Benfica. Algo os desmotivou. Uns dizem que foi a saída de Luisão, outros dizem que Rui Vitória havia perdido o controlo sobre o balneário. Que algo de errado estava a acontecer parece ser inequívoco.

Se queriam, na sua globalidade, jogadores e adeptos/sócios que Rui Vitória saísse, chegou a hora. É facto consumado.
Agora não valem sorrisos de contentamento, nem lágrimas de saudade. Saiu um, entra outro ( Bruno Lage). Rei “morto”, Rei posto, ainda que interinamente, ao que se diz e escreve.

Amanhã, pelas 17H30, teremos um jogo, contra o Rio Ave que será jogado sobre “brasas”. Queremos que os nossos jogadores sejam uns autênticos “Sapadores Bombeiros” a apagar essas brasas. Não se admite outro cenário. Bruno Lage precisa do apoio dos benfiquistas em geral, e dos jogadores, em particular.
.
Quero convosco recordar uma passagem de um livro da minha 3.ª classe:
.
Nesse livro,  havia um texto, sobre a guerra com os castelhanos, onde a  certa altura, estava escrito: - 

Nuno Gonçalves (pai) encontrava-se no solo rodeado de castelhanos, equipados com lanças, que queriam tomar o Castelo: " Grita para o filho "

- Sabes tu, Gonçalo Nuno, de quem é este Castelo? 

Responde lá do alto, Gonçalo Nuno: 

- Sei sim meu pai. É de El Rei D. Fernando, a quem tu juraste defender até à morte…. 

Responde Nuno Gonçalves: 

- Então se sabes, maldito sejas tu Gonçalo Nuno, se  o inimigo entrar neste Castelo, sem ser por cima do teu Cadáver. ………….
.
Imediatamente, Nuno Gonçalves, morreu varado pelas lanças dos castelhanos. Mas jamais esses, entraram ou tomaram o Castelo, que foi defendido, de forma heróica, por Nuno Gonçalves.
 .
Amanhã não quero mortes no Estádio da Luz. Mas como Nuno Gonçalves, pergunto aos jogadores do Benfica: “” 

- Sabeis vós de quem é este Estádio? 
- Sabeis vós o valor da camisola que cobre o vosso dorso? 
- Sabeis vós quantas gotas de suor, sangue e lágrimas custou ao nosso símbolo, mostrar ao Mundo o nome do Benfica?

Então se sabeis “malditos” sois vós, se o Rio Ave sair do Estádio da luz, sem ser vergado a uma derrota que enalteça o nome do nosso querido Benfica e faça, lá do alto, a nossa águia se sentir orgulhosa do vosso desempenho

VIVA O BENFICA SEMPRE.
.

25 comentários:

  1. Bem, isto merece aplausos de pé!
    Concordo totalmente com tudo o que escreveste!
    Gostei do "trecho histórico que narraste", muito bem comparado!! Não espero outra coisa que não sejam os 3 pontos, mas jogados à Benfica... Li algures que Luísão vai regressar ao balneário, não sei se é verdade ou não, mas fazia /faz sentido.

    Se continuar tudo na mesma quero ver quem vão culpar.
    Ricardo, parabéns e obrigada pelo brilhante artigo

    Viva o Benfica
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para alguns (onde me incluo) deveria ser de joelhos!!!!

      Eliminar
  2. Quem assim escreve só merece uma coisa; Parabéns! Artigo de uma verdadeira alma Benfiquista.

    ResponderEliminar
  3. Diz a lenda que D. Fernando quebrou o compromisso de casamento com a filha do rei de Castela quando se apaixonou por Leonor Teles.
    A recusa fez com que o rei castelhano desencadeasse uma guerra contra Portugal.
    O Minho foi invadido pelo adiantado da Galiza, D. Pedro Rodriguez Sarmento, que se bateu com D. Henrique Manuel, tio do rei português, nos arredores de Barcelos.
    Os portugueses foram derrotados e entre os reféns ficou D. Nuno Gonçalves, alcaide-mor do Castelo de Faria.

    D. Nuno receava que o seu filho entregasse o Castelo de Faria por o saber refém dos castelhanos e resolveu engendrar um estratagema: pediu ao galego D. Pedro que o levasse até aos muros do castelo para convencer o filho a entregar a fortaleza sem resistência.

    Chegados ao castelo, D. Nuno pediu para falar com o seu filho, D. Gonçalo, e convenceu-o a defender-se a custo da própria vida.

    Os castelhanos, vendo-se traídos, mataram logo ali o velho alcaide e atacaram o castelo. D. Gonçalo, lembrando-se das palavras do pai, resistiu heroicamente aos ataques e levou os inimigos a desistirem da luta.

    Apesar de premiado pela sua coragem, D. Gonçalo pediu ao rei D. Fernando autorização para abandonar o cargo de alcaide e tornou-se sacerdote

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O D. Rui Vitoria também pediu ao D, Filipe Vieira para abandonar o cargo.,!
      Repetiu-se a história?

      Eliminar
    2. Segundo consta, este Nobre Campino já teria posto o seu castelo à disposição de D. Filipe, há algum tempo.

      Quer dizer; já houve curtos-circuitos nas luzes...

      Eliminar
  4. Belo trecho histórico Ricardo a fazer jus à nossa reconhecida valentia.
    Viva o BENFICA.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Ricardo
    Não precisamos de mortos nem maldições, embora tenha percebido muito bem o que quiseste dizer, precisamos sim que haja Raça, Vontade, Orgulho na camisola que vestem, Amor pelo Glorioso. Mesmo que percamos, que seja com Dignidade e com a certeza de que fizeram TUDO, MESMO TUDO para honrarem o nome BENFICA. Foi tudo isto que eu não vi em muitos jogos (demasiados)do passado. E nunca entendi porque LFV e RV não fizeram nada atempadamente. Daí a minha revolta, quase o meu grito do Ipiranga. Nenhum Benfiquista ama mais ou menos o Benfica por dizer o que pensa, pelo contrário, quando se ama tem de se dizer o que achamos que está menos bem. Foi isso que o Benfica me ensinou, a ser democrata. Nem sempre isso é aceite por nós. Somos muitas vezes vilipendiados, maltratados , insultados. Ao longo da minha longa vida, passei por muitos revezes, alguns irreversíveis, mas nunca virei a cara aos problemas. Também nunca fui, nem nunca serei uma "yeswoman".Sempre que tiver de criticar, criticarei. Como disse anteriormente em outro blog eu amo o Benfica, não amo as pessoas que dirigem o Benfica. Esses passam, o Benfica fica.
    Mais uma vez estamos a ser torpedeados pelos de sempre. Agora é a mala ciao. Depois será qualquer outra coisa. Haverá sempre qualquer coisa contra o Benfica. Tenho que dizer que dormem e acordam a pensar no Benfica. O Benfica é o ar que respiram, é o que ainda os mantém de pé. No dia em que não falarem no Benfica morrem! Enquanto isso, o Estorilgate, o cashball, o Vargate e outras coisas tenebrosas que conhecemos estão em paz. Ninguém diz nada, Ninguém faz nada. É obra!!!
    Espero que o Bruno Lage não se deixe influenciar por mais esta notícia propositadamente colocada no pior pasquim português de que tenho memória! Não me lembro de nenhum pior, sinceramente.
    Também espero que os jogadores joguem com brio. Os Benfiquistas não são criminosos, não vamos ao Seixal bater-vos ou insultar-vos. A unica coisa que vos exigimos é que sejam profissionais e tenham RESPEITO por esse símbolo que têm ao peito. Só vos exigimos isso.
    DESEJO-VOS MUITA SORTE.
    VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
  6. Já que estamos com ALCAIDES gloriosos da nossa Gloriosa História, aqui vai mais uma adenda.
    ---------------------

    Após a deposição de Dom Sancho II em 1245 e tendo o governo do reino sido confiado aos seu irmão Dom Afonso, aquele refugiou-se em Toledo, no reino de Castela.

    Conta-nos a lenda que Martim de Freitas,que era o alcaide do Castelo de Coimbra – fiel a Dom Sancho – a quem prestara menagem, ter-se-á recusado a entregar o castelo ao regente, mesmo depois de suportar um longo cerco, iniciado em 1246.

    Tendo sido informado do falecimento do soberano naquela cidade castelhana, em janeiro de 1248, pediu e conseguiu um salvo conduto tendo ido, pelos seus próprios meios, certificar-se da veracidade da notícia.

    Chegado ao destino e aberto o caixão, colocou as chaves do castelo sobre o cadáver do seu senhor, tendo-as retirado, logo a seguir, para agora as entregar ao novo soberano, como seu legítimo senhor.

    .
    (Baseado in “Castelo de Coimbra”, by Ruy de Pina)

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante , Viriato! Gostava de saber tanto de história como tu. Gostei de relembrar muitas coisas.

    ResponderEliminar
  8. Outros tempos Viriato,onde a PALAVRA valia mais do que tudo.
    Se recuar-mos uns anos temos o exemplo do D,Egas Moniz de Riba Douro.
    Grande exemplo de um PORTUGUES de caracter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Egas era quase teu vizinho do lado de cá do rio.

      Grande homem. Um dos seus filhos, Lourenço Viegas, era quem sempre estava à beira de D.Afonso Henriques. Pudera, foram criados juntos...há por aí umas lendas que os dão como irmãos...

      Eliminar
    2. Quem gostar de ler leia "Assim nasceu Portugal", uma trilogia do Domingos Amaral( Grande Benfiquista), que , em jeito de brincadeira, com um pouco de ficção ,mas muita realidade, nos faz uma descrição muito curiosa de como apareceu Portugal. Aconselho.

      Eliminar
    3. Já os li Marley, gostei.
      Neste momento estou a ler o livro do Pai "Da Lusitanea a Portugal"

      Eliminar
    4. Também quero ler esse , mas ainda não tive uma aberta. Agora estou a ler Mia Couto "As areias do Imperador", que no fundo tem a ver com a vida de Gungunhana. É muito interessante também.

      Eliminar
  9. Continuando na nossa Gloriosa História, vou homenagear agora todas as mulheres que dão mais brilho e perfumam este blogue.
    -----------

    Durante as guerras fernandinas, entre D. Fernando, rei de Portugal, com D. Henrique de Castela, no séc. XIV, Castela pôs cerco à vila de Monção.

    O cerco já demorava há demasiado tempo e dentro das muralhas o alimento já era escasso.
    E foi aí que Deu-la-deu Martins agiu, mandou recolher a pouca farinha que restava e com ela fazer os últimos pães.

    Com os pães já cozidos, Deu-la-deu subiu à muralha com os pães na mão e atirou-os gritando:

    “A vós, que não podendo conquistar-nos pela força das armas, nos haveis querido render pela fome, nós, mais humanos e porque, graças a Deus, nos achamos bem providos, vendo que não estais fartos, vos enviamos esse socorro e vos daremos mais, se pedirdes!”.

    Dito isto, os castelhanos acreditaram que ainda havia muita resistência dentro das muralhas, então levantaram o cerco e partiram para as terras de Castela.
    Desta forma, com audácia e coragem, Deu-la-Deu salvou a praça e ficou, para sempre, ligada à história de Monção.

    ResponderEliminar
  10. Deu-la-Deu Martins, mulher do capitão mor de Monção Vasco Gomes Martins. Nao se sabe se é real ou lenda, mas esta mulher ficou ligada para sempre a Monção. As mulheres portuguesas são corajosas e não servem só para estar na cozinha, como já tenho visto escrito por aí, vergonhosamente, diga-se de passagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Marley, desta vez a nossa Heroína teve que ir à cozinha amassar e cozer o pão.

      Adenda;
      Já que estamos a falar em mulheres famosas da nossa Gloriosa História, relembro que a Padeira de Aljubarrota, chegou a andar a lutar em África vestida de homem. Era cada espadeirada neles que não era brinquedo.

      Eliminar
    2. Tens razão Viriato! Mas não fez só isso. Amassou o pão mas depois, o que é verdadeiramente importante, é a argúcia dela. Mais ninguém se lembrou de fazer o que ela fez. Cheque mate! Ah, ah, ah!

      Eliminar
  11. Oh what a nice post. Your blog is beautiful ♥


    Saw your blog and thought if you would like to follow each other? Follow me and I'll follow back asap. Let me know what you think. I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tradução_

      Oh, que post interessante. Seu blog é lindo ♥


      Vi o seu blog e pensei se você gostaria de seguir um ao outro? Siga-me e eu vou seguir de volta o mais cedo possível. Diz-me o que pensas. Eu adoraria ouvir algo de você! :)

      Eliminar
  12. O Domingos Amaral no "Assim nasceu Portugal" faz alusão a esse boato.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...