segunda-feira, 3 de abril de 2017

SARAIVA - Campeão europeu!!!

Esta tarde conheci um homem bom, um herói que  vestiu o  Sagrado Manto, um Campeão Europeu que comungava a hóstia Benfiquista com todo o fervor e  chama imensa às toneladas!

ANTÓNIO SARAIVA !!!

António da Cruz Pinto Saraiva

03 / 05 / 1934 - Peso da Régua
Clubes : S. C. da Régua / Salgueiros / Caldas / BENFICA
Defesa central ou lateral direito, Saraiva é um bi-campeão europeu.
Começou a sua carreira no clube da sua terra natal, o S.C. da Régua. Antes de chegar à Luz ( época de 1959 / 60 ), tinha representado o Salgueiros e o Caldas.
Depois de se evidenciar a grande altura no Caldas e devido ao facto do clube ter descido à 2ª divisão, foi então transferido para o Benfica, por poder actuar em ( quase ) todos os lugares do sector defensivo e porque o fazia com extrema eficiência.
Embora vivendo actualmente em Portimão, Peso da Régua não o olvidou e desde Janeiro de 2008 que o Pavilhão Multiusos da sua cidade natal leva o seu nome, "António Saraiva".
(sacado no blogue;http://sportlisboaebenficafutebolmundial.blogspot.pt/)
-----------
Actualmente está  num lar em Portimão que visitei e, pelo que vi,  um local  passível de cinco estrelas.  
Não se trata de  um "armazém de idosos", mas sim de um agradável aldeamento com sossego.
Está com a visão quase a zero, memória baixa mas, a pouco e pouco, com muita paciência, revivendo episódios do seu tempo, a memória vem ao de cima e, passados minutos, já estávamos a falar dos Costas Pereiras, dos Angelos, Cavém, Netos, Mario João, Artur Santos, Bastos (que era seu vizinho) da maravilhosa linha avançada que tantas vitórias -e prémios- lhe dava, etc.
Fez questão de me dizer que estava sentado (por lesão) ao lado do Gutmam, quando o Eusébio fez o primeiro treino e passados 5 minutos Gutmam dizia; Temos Ouro!!!
Saí desse encontro mais rico, muito emocionado e...com uma lagrimazita no canto do olho!!!
                                                      Saraiva na primeira fila entre Germano e Costa Pereira

                                                                             A força da técnica

                                                                    Saraiva está por cima de Cavém
----
  Nota;
 Como médio-esquerdo na equipa que fez espantar o L'Equipe e toda a Europa. Um desconhecido clube português espetou 6-2 no Ujpest!  

Em 31 de Maio de 1961, embora ele não jogasse (Cruz passou da defesa para o meio-campo para entrar Mário João para DE e Germano para o lugar de Artur Santos) até o FC Barcelona ficou a arder!
(Alberto Miguéns)
                                                       
 Nota 2
A direcção do Lar é;
Centro de Apoio a Idosos de Portimão
Vivenda Dália
Estr. do Alto da Raminha, 8500-826 Portimão.
---------------
Um simples postal enviado a este Glorioso por outros Gloriosos, dava alguma claridade à escuridão dos seus olhos...         

3 comentários:

  1. Parabéns Viriato

    Um General Lusitano não precisa de bússola para encontrar o caminho e cruzar-se com gente de bem.

    Saraiva é dos 17 Campeões Europeus talvez o mais injustiçado porque pouco se fala dele. E tão importante ele foi, em 5 dos 9 jogos, da Primeira Caminhada Gloriosa rumo a Berna.

    Um jogador à Benfica - cepa transmontana com genica nunca virando a cara às dificuldades - era poliVALENTE na defesa ou como centrocampista. Chegou ao Benfica, no início de 1959/60, tal como José Augusto por indicação de Béla Guttmann que gostou dele enquanto futebolista do Caldas SC em 1958/59.

    Depois foi jogar e treinar para Portimão onde ficou a viver.

    Felizmente, com quase 83 anos, continua a dar-nos o prazer de ensinar que quando se é Glorioso um dia, é Glorioso toda a vida!

    Obrigado Viriato de Viseu

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  2. Vou enviar uma saudação para o armazém. Mas atenção, que há muitos mais, que andam por aí e que merecem um resto de vida gloriosa.

    ResponderEliminar
  3. Também vou mandar um abraço ao António Saraiva.Estou como o Marciano, quantos não estarão por aí sem sabermos. Ainda bem Viriato que deste com o Saraiva.
    Abraço grande

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...