terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CONFLITOS DE INTERESSES????



"Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos."
Napoleão Bonaparte

O país desportivo anda indignado com a expulsão do jogador do Moreirense André Simões, no jogo que opôs o glorioso Benfica contra a equipa visitada, para a última jornada do campeonato!

Ao arrepio dos artigos aprovados nos regulamentos das competições e disciplinar, o mundo futebolístico passou a admitir que todo e qualquer jogador pode agir sem respeito, sem correcção e urbanidade perante todos os outros intervenientes do jogo! Todo e qualquer jogador???? Não, claro que não! É entendimento pacífico e unânime que o único clube que deve ser castigado pela violação aos deveres indicados é o S.L.Benfica, porque aí os regulamentos são para se cumprir!

Mas peço à comunicação social e demais actores do país desportivo que façam uma formação, com realização de exame rigoroso e obrigatório, sobre direito desportivo, para evitarem a habitual verborreia que os caracteriza. Se tal formação fosse obrigatória, muitos "opinion makers" saberiam que os jogadores devem manter um comportamento de correcção e urbanidade para com os árbitros. - artigos 28º e 54º n.º 2 e n.º 3 do regulamento das competições!

Mais, ficam desde já informados que os jogadores que utilizem expressões injuriosas dirigidas contra a equipa de arbitragem podem ser sancionados com um ou mais jogos de suspensão, até um máximo de quatro jogos, e acessoriamente uma pena de multa, que vai desde os € 510,00 aos € 5 100,00! - cfr. artigo 158º al. a) do Regulamento disciplinar.

Contudo, actualmente parece que tais normativos não entram na discussão sobre os erros da arbitragem! Mais, perante um acto correcto do árbitro, a comunicação social censura a expulsão, e fomenta os actos de incorrecção e de falta de respeito entre os intervenientes do jogo! Pergunto: qual deve ser a principal missão de quem informa e influencia opinião pública? Isenção e rigor??? Parece que não!



Sucede que, ontem o jogador expulso do Moreirense decidiu colocar mais " lenha para a fogueira" do barulho contra o líder do campeonato! O jogador André Simões, adepto ferrenho do fcp, mostrou todo o seu orgulho pela equipa do seu coração ao ir assistir ao jogo do fcp contra o Boavista no estádio do Bessa. 

Mais, sendo jogador profissional, com ligação contratual a um clube profissional, o qual deve guardar respeito e lealdade, decidiu o mesmo instigar a discussão com o seu comentário. E para além do comentário causador de polémica, ainda se envolve em discussão escrita com quem o interpela, assume ter injuriado o árbitro e insulta os espectadores/comentadores que ainda contribuem para a exploração do jogo em Portugal! Não vou abordar aqui as infracções que o jogador poderá ter cometido com o presente acto!

A minha chamada de atenção, prende-se somente com o conflito de interesses que ressalta do teor da publicação do jogador, a qual só por si, demonstra o porquê de determinadas equipas jogarem com mais atitude, concentração, agressividade e intensidade contra o Benfica, e facilitarem contra o seu clube de coração! Podemos não duvidar do profissionalismo do jogador, mas que a suspeita permanece, permanece! 

Mas sei que esta discussão só irá acontecer, e o tema da verdade desportiva virá ao lume, quando estes factos tiverem como protagonista um jogador que seja adepto do Benfica. Como sempre aconteceu e como sempre será!

Mas espero que aqueles que sejam afectos à nossa cor, saibam colocar o dedo na ferida, e com rigor e isenção, contribuam para a solução deste problema e nunca para esconder estas situações, jogada típica e rasteira dos demais actores desportivos do futebol português.

De resto, viva ao Benfica e que venha o Estoril, para continuarmos a lutar pela conquista do campeonato nacional!

1 comentário:

  1. Esse tal de André Simões é apenas mais um ressabiado portista. Não vale nada

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...