segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jorge Jesus: "Bofetada" de luva branca?


Muito se tem falado e continuará a falar de Jorge Jesus treinador do Benfica. Uns gostam do seu estilo, outros não. No fim ganha sempre  a chamada velha lei da compensação.

Na 1.ª época que treinou o clube, partimos para uma prestação fantástica com goleadas atrás de goleadas originando que fossemos campeões. 
No entanto, para os mais esquecidos, só conseguimos tal desiderato na última jornada.
A partir daí tem tidos altos e baixos no comando da equipa. As sua frases são célebres, tais como, ""a jogar assim ninguém nos vence"".

Uma verdade é que a partir da primeira época, parece que o "Diabo" caiu sobre as costas de "Jesus" , fazendo com que não consigamos ganhar o título nacional que é aquilo que mais desejamos.
Se calhar seria bom que esquecêssemos um pouco a Champions League - opinião minha - e concentrássemos todos os esforços na conquista da Liga Zon Sagres.

Homem de ideias fixas e próprias, tem causado algum desconforto entre a opinião dos benfiquistas.

Tem fama de inventar o que na opinião de muitos, nos tem custado muitos momentos de nervos, quiçá revolta por não obedecer aquilo que seria o chamado: Normal.

Esquecemos-nos  das mais valias que com a sua orientação têm contribuído para alicerçar os pilares benfiquistas. 
Foi sob a sua orientação que Di Maria, Ramires, David Luís, Fábio Coentrão, Javi Garcia e Witsel, "saltaram" para o estrelato, dando ao Benfica mais de cem (100) milhões de euros. Elucidativo.

Teimoso, mas trabalhador incansável, mais uma vez agora no jogo contra o Gil Vicente fez tremer as opiniões benfiquistas.
Sabíamos que não iam jogar, Luisão por castigo, Aimar, Carlos Martis, Nolito, e sob a hora do jogo, Salvio, todos por lesão. Praticamente meia equipa.

Apresentada a equipa inicial muitos saltaram das cadeiras ou dos sofás por verificarem que para além dos citados jogadores, Jorge Jesus sentou no banco de suplentes, Bruno César, Melgarejo e Rodrigo, habituais titulares, fazendo entrar André Gomes, Luizinho e Ola John. 
Como era possível tal atrevimento, pensaram muitos. Estamos desgraçados com as opções deste treinador, pensaram outros.

Quem depois do jogo em que vencemos por 0-3, fazendo uma brilhante actuação no geral e em particular na 1.ª parte, tem a coragem de dizer que Jorge Jesus não esteve bem nas opções que tomou?


Mais uma vez, quer queiramos quer não, Jorge Jesus acertou em cheio. Deu suavemente mais uma "bofetada" de luva branca, naqueles - incluindo eu - que tantas e tantas vezes questionamos as suas opções. 
Afinal quem trabalha diariamente com os jogadores? 
Quem os avalia e sabe o momento em que se encontram? 
Quais as melhores opções para determinado jogo? 

Claro que não serão os treinadores de bancada, como eu, e como tantos outros, que podemos com verdade e capacidade de conhecimento, responder a estas questões.

Sabemos que o amor que nutrimos pelo Benfica nos "obriga" a querer sempre mais e melhor. Acredito que Jorge Jesus também assim o quer.
Gostemos ou não do seu estilo, na minha modesta opinião, Jorge Jesus, é o melhor treinador que o Benfica teve após a era Ericsson.

Qual é a vossa opinião?

*

29 comentários:

  1. Para informação dos benfiquistas:

    O Benfica vai defrontar o Moreirense na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

    A 4.ª eliminatória da Taça de Portugal estão agendados para 18 de Novembro.

    As datas dos jogos de FC Porto, Benfica e SC Braga devem sofrer alterações, devido aos compromissos das três na Liga dos Campeões.
    Os encarnados querem antecipar a deslocação a Moreira de Cónegos para 15 ou 16 de Novembro, os azuis-e-brancos pretendem jogar na Choupana no dia 17, enquanto os bracarenses querem ir a Pampilhosa dia 16.

    Sorteio da 4.ª eliminatória:
    Paços de Ferreira (L1) - Olhanense (L1)
    Oliveirense (L2) - UD Leiria (II)
    Oliveira do Hospital (III) - Fabril (III)
    Académica (L1) - Penalva do Castelo (III)
    Pampilhosa (II) - SC Braga (L1)
    Lourinhanense (III) - Feirense (L2)
    Farense (II) - Beira-Mar (L1)
    V. Setúbal (L1) - V. Guimarães (L1)
    Desp. Aves (L2) - Coimbrões (II)/Operário (II)/Caldas
    Mirandela (II) - Gil Vicente (L1).
    Aguiar da Beira (III) - Marítimo (L1)
    Tourizense (II) - Santa Clara (L2)
    Nacional (L1) - FC Porto (L1)
    Arouca (L2) - Rio Ave (L1)
    Belenenses (L2) - Pedras Rubras (III)
    Moreirense (L1) - Benfica (L1)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Pois, esperamos que o Benfica jogue para GANHAR!!Não espero outra coisa.

    O jorge Jesus não é mau treinador, só tem a mania de inventar!!!

    Saudações Benfiquistas.

    CIDÁLIA FERREIRA (Facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo/Águia_livre

      Penso que o Jorge Jesus é mesmo teimoso que nem uma mula. É bom treinador mas muitos dizem que ele tem um género de amor/ódio com os jogadores tratando-os muito mal por vezes, como se eles fossem garotos e não homens.

      Contra o Moreirense é para vencer

      Eliminar
    2. Ser teimoso como uma mula, como lhe chamam, para aqueles que não sabem é uma VIRTUDE para um líder. Ainda bem que é assim. Queriam o quê, que ele emprenhasse pelos ouvidos com todo o ruído que existe à sua volta?

      Ser obstinado é um vício. JJ é teimoso, mas não é obstinado! Ainda bem!

      Eliminar
  3. Maria Conceição29/10/12, 14:28

    Não digo que Jorge Jesus não seja um bom treinador que que é muito teimoso e gosta de inventar parece-me um facto.
    Será que no jogo com o Guimarães vai voltar a colocar a jogar o Melgarejo ou volta a apostar no Luizinho que fez uma grande exibição em Barcelos?

    Se apostar em Luizinho só prova que o Melgarejo foi e é uma teimosia parva dele.

    ResponderEliminar
  4. Como disse o nosso treinador, para o campeonato, vai dando, pois o campeonato tem fugido,mas não totalmente por culpa do JJ sejamos francos, agora na champion é preciso muita experiência, não só dos jogadores como e sobretudo do treinador. Tenho 32 anos e raramente vi o Benfica a disputar campeonatos, daí o meu aval para este treinador.

    ResponderEliminar
  5. Também voto na continuidade deste treinador aconteça o que acontecer no final deste campeonato.
    A época passada não ganhámos porque o Sistema Mafioso não permitiu.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por este comentário em relação ao nosso treinador,revela em poucas linhas a personalidade do JJ.Em minha opinião,é um treinador que já fez do melhor(grandes exibições,goleadas,Campeão Nacional,jogadores para venda etc.) mas como em tudo na vida,ninguém é perfeito,por isso,fazendo um balanço geral e tendo em conta que não podemos nem devemos de mudar de treinador todos os anos,dou-lhe mais 2 anos para sermos Campeões Nacionais,se não conseguirmos,então sim,adeus JJ.Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  7. No primeiro ano adorei o JJ. Mas foi só no primeiro,depois é que me apercebi o babaca que é ,é como um burro que não olha para os lados,só a opinião dele conta. não mete os melhores a jogar ,mas sim os que ele gosta.Mandou embora o Mora que atualmente é um dos melhores jogadores na Argentina. ««Und so weite so fort»».
    para o Benfica empresa de negócios ele é o melhor ,mas para o clube Benfica acho que não vai ganhar o campeonato mais vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma opinião igual à minha. Jorge Jesus vai-te embora porque a ganhar o dinheiro que ganhas contratamos 3 treinadores iguais a ti

      Eliminar
  8. Filipa Norte29/10/12, 15:57

    Jorge Jesus passa a ganhar 1,5 milhões por temporada

    15 maio 2010


    O novo contrato até 2013 lança novos desafios ao técnico. Se for tricampeão poderá encaixar três milhões só em prémios.

    Jorge Jesus assinou anteontem ao final da noite um novo contrato com o Benfica, que o vai ligar até 2013 e que lhe proporciona um significativo aumento de ordenado. Ao que o DN apurou, o treinador que levou os encarnados ao 32.º título de campeão vai auferir um salário equivalente ao do espanhol Quique Flores, ou seja, 1,5 milhões de euros brutos por época.
    Se tivermos em conta que Jesus auferia cerca de 600 mil euros anuais - valor semelhante ao que ganhava em Braga -, verificamos que o técnico vai receber mais do dobro do que o salário actual.
    Fonte contactada pelo DN, garantiu que este aumento estava contemplado desde que o Benfica conquistasse o título nacional. O novo vínculo contempla também uma cláusula de rescisão, que ronda os seis milhões de euros, tendo sido mantidos os valores dos prémios estabelecidos há um ano.
    Ou seja, Jorge Jesus arrecadou 500 mil euros pelo título de campeão deste ano, mas se vencer o campeonato na próxima época irá arrecadar mais um milhão de euros e se, no último ano de contrato, conquistar o tricampeonato leva para casa mais 1,5 milhões de euros. O que no total perfaz três milhões só em prémios...
    Entre as partes ficou ainda estipulado um prémio máximo no caso da conquista da Liga dos Campeões, que será de um milhão de euros. No entanto, Jorge Jesus terá direito sempre a uma compensação, necessariamente inferior, caso seja eliminado nos oitavos de final, nos quartos-de-final ou nas meias-finais.
    *************
    Isto foi o que o chantagista do Jorge Jesus conseguiu ao meter Luís Filipe Vieira entre a espada e a parede quando lhe disse que o Porto lhe tinha oferecido muito mais do que ganhava no Benfica.

    Os jogadores que valorizou qualquer treinador que ganhasse metade o fazia olhando à qualidade desses jogadores
    Que venha o Leonardo Jardim ou o José Peseiro e vamos ver como ganhamos com categoria muitos mais campeonatos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ganha Jorge Jesus na realidade...
      Jorge Jesus ganha por mês, brutos, 333.334 mil euros. O que dá o valor anual de quase 5 milhões de euros…não contando com eventuais prémios.

      Ou seja, além de a meu ver se confirmar que a renovação do JJ em 2010 foi um mau acto de gestão (pelos valores envolvidos), confirma ainda que JJ apenas ainda é treinador do Benfica porque despedi-lo custaria ao clube cerca de 5 milhões de euros.

      Quando um treinador que faz constantes erros, que ganhou um campeonato e três taças da liga em três anos e que nas ultimas duas épocas (especialmente na 2010/2011) somou humilhações para o nosso clube, ganha 333 mil euros por mês e ainda lhe dão crédito para uma 4ª temporada, algo vai mal!

      Como é que a direcção do Benfica aceitou renovar por estes valores pornográficos?

      Lá se vai a teoria de alguns, que o Benfica não tem dinheiro para um treinador de TOP…
      excertos daqui

      sinceramente?!, a ser verdade tudo o que está escrito neste post, não compreendo como é que depois das asneiras da última época (nem falo da anterior) JJ continua como técnico do Benfica.

      há um aspecto a ter em conta, ao mínimo deslize em jogos oficiais os adeptos e sócios do Benfica vão pedir a "cabeça de JJ" ao presidente Vieira...
      não esquecer que este ano há eleições e o que vai acontecer é o Benfica mudar de treinador antes das eleições.
      vai uma aposta?..

      Eliminar
    2. Dos comentários mais desmiolados que lí!

      Por exemplo:

      "Os jogadores que valorizou qualquer treinador que ganhasse metade o fazia olhando à qualidade desses jogadores".

      Excuse me?!


      Eliminar
  9. Jose Albuquerque29/10/12, 15:58

    Enormerrimo Fundador, Meu Amigo Aguia Livre,

    Excelente post (mais um)! Excelente e oportunissimo.

    Se me permitires uma ligeira correcao, repara que o valor das vendas daqueles atletas excede os 170ME o que e muito significativo sobre o trabalho que teve de ser feito para 'compensar' ou impedir que a Equipa se desvalorize.

    Quanto ao Tecnico (e eu eestou completamente a vontade para o confessar, uma vez que nao festejei a sua contratacao), mesmo longe de um ideal perfeito, tem tanta qualidade que eu espero que o Presidente consiga mante-lo pelo prazo em que ele conseguir ter capacidade de automotivacao e de lideranca, caracteristicas que ele tem demonstrado a saciedade.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo José Albuquerque

      Na minha opinião Jorge Jesus deve continuar ao serviço do Benfica.
      Acredito que vamos ser campeões já nesta época...

      Grande abraço

      Eliminar
    2. Eu também acredito no Euromilhões. Só que não me sai nada.

      Eliminar
    3. Concordo. Também acho que deviam renovar o contrato por mais 2 anos com o JJ, mas não seja para acabar com toda esta especulação e ruído que faz muito mal à equipa!
      Stability is the name of the game!

      No fim de contas, mais não é do que copiar aquilo que faz o Mostrengo, que é o ídolo de muitos daqueles que criticam o JJ e o LFV.

      Eliminar
  10. Jorge Jesus é um bom treinador mas é teimoso que nem uma mula e isso tem prejudicado muitas vezes o nosso Benfica. Porém, e apesar do JJ me fazer arrepelar os cabelos com as suas teimosias, eu não vejo no horizonte outro treinador com as características dele e por isso espero que fique mais um ano. Agora, parece-me que ninguém ligou importância ao que ele disse na entrevista no fim do jogo com o Gil Vicente.À PERGUNTA " o que pensa do facto de LFV ter dito que em 4 anos prometia ganhar 3 campeonatos e ir a uma final europeia" JJ respondeu textualmente " ele pode dizer isso porque vai cá "tar" 4 anos, agora eu...não sei"!!!! Para bom entendedor...meia palavra basta!JJ para o ano não fica,digo eu, e é minha convicção que já tem clube!Não sei se devo desejar estar enganada!
    VIVA O BENFICA!
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. parece ,à 1ª vista, que´o meu comentário anterior é contraditório, porque eu , por um lado, espero que fique mais um ano,e,por outro,penso que ele não fica, que já tem clube(ouvi uns zum-zuns)e por esse motivo não sei se devo ou não estar enganada. Pois é assim mesmo que eu me sinto, baralhada em relação aos sentimentos!!!!O melhor é esperar para ver!
      Benfica sempre!
      maria

      Eliminar
    2. Chegou-me aos ouvidos que Jorge Jesus já tem um pré acordo com os Lagartos. Verdade? Mentira? O tempo o dirá.-.

      Eliminar
    3. RIcardo, até pode ser verdade, mas sinceramente não acredito! E só se o Benfica deixar.

      O Sporting não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego! Vamos a ver se existem daqui a um ano.

      Eliminar
  11. Bom post, caro Ricardo AL.



    Deparei-me com este post e queria opinar, quando começava a tentar escrever algo logo me sentia sem capacidade, sem bases, no fundo sem conhecimento de causa.

    Esforço-me cada vez mais para não cair na tentação fácil de ser treinador de bancada, já o fiz no passado e nesta época em que temos acesso a todo tipo informação a qualquer momento que necessitamos acabei por me dar conta da minha “insignificância“ e do meu pouco saber. Calcular com uma calculadora não me torna num grande matemático, pesquisar na Internet e jogar Football Manager não me faz treinador, e pior, se não tiver capacidade de auto-reflexão posso cair no egocentrismo e na intolerância.

    Talvez antes de fazermos juízos de valor devêssemos tentar colocarmo-nos na posição de Jesus.

    “E se Eu fosse treinador do Benfica“.

    Será arrogância ou será armadura para resistir num mundo hostil?

    Será teimosia ou será um exercício de mostrar coerência com a sua personalidade de sempre e dessa forma, apesar de por vezes falhar, não perder o respeito dos jovens (ricos e desfasados da realidade) que lidera?

    Será inventar ou será não deixar que adversários se familiarizem e próprios atletas se acomodem por falta de surpresa?

    Penso que muitas mais questões passarão pela mente de quem faça semelhante exercício mental, no meu caso pessoal não consegui dar resposta a nenhuma questão. Porém parece-me evidente que eu só consigo avaliar se no meu interior existirem ferramentas para o fazer, no caso de não as possuir e no entanto forçar julgamentos pejorativos...penso que somente estou a denunciar o meu intimo.



    Ps: li nos blogs afectos ao Sporting um grande número de comentários a indicarem Jesus como treinador ideal para o Sporting.

    Também me parece que Pinto da Costa está esperando por Jesus.



    RADIO BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi mesmo isso que eu ouvi ontem num jantar onde estive e em que grande parte dos convivas eram do Sporting. Arrebitei as orelhas e disse cá para mim...será?????JJ no Sporting? Associei logo à frase dele que referi acima.
      maria

      Eliminar
    2. Respondo acima a essa questão... Jorge Jesus.

      Eliminar
    3. RADIO BENFICA, o que disseste é verdade. JJ é um sonho do Monstrengo. Por isso mantém o VP. Ainda este ano o tentou contratar outra vez. Mas só se o Benfica deixar.

      Espero que o LFV seja mais esperto e suficientemente inteligente e lhe troque as voltas! Ganhávamos de várias maneiras!

      Eliminar
  12. Este post coincide com o que eu penso.
    ...............................
    Afinal quem trabalha diariamente com os jogadores?
    Quem os avalia e sabe o momento em que se encontram?
    Quais as melhores opções para determinado jogo?


    Claro que não serão os treinadores de bancada, como eu, e como tantos outros, que podemos com verdade e capacidade de conhecimento, responder a estas questões.
    ......................


    Como seria bom que todos os que escrevem, publicamente, sobre o plantel, quem joga ou não, a tactica e outras nuances de cada jogo, tivessem a humildade de responderem ao citado. E não falo do sentido critico que cada um deve ter. Falo de má-lingua, insultos etc. etc. que extravasam para alem do treinador.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...