FUTEBOLAR SOBRE O FUTEBOL DO BENFICA
Vamos falar um bocadinho do Futebol praticado, até agora, do nosso Benfica. Atenção que é o meu ponto de vista, sujeito a critica e contraditório...estamos cá para isso. Para dar o peito às balas quando necessário.
Saldo atual em jogos Oficiais esta época: 8 jogos, 7 vitórias, um empate, 12 golos marcados, 1 (um) sofrido.
Um titulo ganho e entrada na Champions League.
Mesmo não sendo adepto do Sr. Lage...Não sou mesmo, ele tem de ter algum mérito. Tenho de lhe dar algum mérito. Entraram vários novos jogadores, para suprir a saída de outros que eram titulares. Nota-se algum trabalho. Os golos do Benfica, na sua grande maioria, não surgem em jogadas desgarradas, não são ressaltos furtuitos, nem golos oriundos de ofertas amigas dos adversários, ou dos metralhas de serviço. O Benfica joga sempre contra 11, excepção os 10 minutos com o Fenerbahçe, e mais alguns de fora...Os adversários não são expulsos por pisarem a relva, e não nos é permitido abalroar os oponentes com força excessiva, tipo comboio em andamento, e marcar golo no seguimento...No Benfica, até os golos que marcamos de penalti, os poucos que são marcados contra os adversários que enfrentamos, são objeto de observação pelo VAR, para ver se há alguma hipótese de o anular, ou mandar repetir até falhar! .
Qualquer dia marcam fora de jogo, ao jogador Benfiquista, num pontapé de grande penalidade !!
Os golos do Benfica, surgem invariavelmente de jogadas trabalhadas desde a defesa, com muitos toques de bola e vários jogadores intervenientes. Mas chateia-me a aparente lentidão de processos. Fico furibundo com passes falhados a dois metros, ou a teimosia de carregar bola para o local mais congestionado.
O que ainda emperra, e muito, a equipa do Benfica é a indefinição de sistema. Pois o 4x4x2 em que por vezes jogava, como iniciou a época, não tinha dinâmicas para tal. Era o desperdiçar de um ponta de lança, pois não estavam com movimentos coordenados. Invariavelmente, nunca estavam bem posicionados.
Notava-se nas disputas de segundas bolas ofensivas, em cruzamentos ou bolas paradas.
Agora, a Equipa joga neste sistema, com dois avançados, não como inicialmente com Ivanovic / Pavlidis, mas com um extremo a fazer de falso ponta de lança, mas com dinâmicas de 4x2x3x1, que suponho irá ser o sistema mais utilizado, alternando com o 4x3x3. Utilizando dois pontas de lança em situações muito especificas...e necessárias...ou então, prescindindo de um imprescindível...
Penso que, na presente época, até pode colocar o mesmo sistema em campo, com Lukebakio a jogar a segundo avançado...ficando Aursnes ou Sudakov de fora...ou um dos médios defensivos...Acho que não. Mas com o Sr. Lage nunca se sabe !!
Uma ultima palavra, relativamente ao Sr. Lage, pois não entendo o não aproveitamento de alguns jovens da Formação. Não há lá foras de série. É verdade. Mas existem jovens, que bem integrados, num contexto de Equipa titular, seriam por vezes muito boas soluções, evitando o gasto com ordenados milionários para estar no banco. Ou até para irem rodando com o habitual titular.
Já agora, é bom que o Sr. Lage se defina, e dê confiança a um Guarda Redes, pois uma Equipa grande, tem de ter um guarda redes titular bem definido.
Mas o que interessa, é que até agora, apesar das tentativas de nos contrariar, continuamos bem dentro de todas as provas...Portanto, o Sr. Lage, é o "máior".
Uma análise muito boa, como sempre do que vem sendo o futebol do Benfica até agora. Vamos ter de melhorar .
ResponderEliminarMas eu até vinha aqui para ver se comentavam alguma coisa sobre a vinda do Bernardo Silva.
É possivel ?