quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Até quando, professor?

Depois de 6 anos em que o Benfica sofreu algumas das maiores humilhações da sua história centenária, pelas mãos do "catedrático", esperavam os benfiquistas tão depressa não voltarem a ser humilhados com a mesma frequência e intensidade.

Pois bem, 4 anos com o professor, humilhações atrás de humilhações, seja com o Basileia, com o Bayern ou com o poderoso Arouca, conseguiram uma proeza extraordinária que foi fazer esquecer as humilhações infligidas pelo mestre da táctica que agora anda pelas arábias.



Em Dezembro de 2015, a 8 pontos do Sporting, era preciso um alinhamento de planetas para conquistarmos o tri. Os planetas (e o catedrático) alinharam-se (quem não se lembra das vitórias à rasca em Coimbra, Vila do Conde, Bessa, etc) e, apesar da pobreza das exibições (sobretudo fora, mas também na derrota com o pior Porto dos últimos 40 anos), conseguimos ganhar o campeonato.

No ano seguinte, com a mesma mediocridade exibicional, um golo de João Carvalho (emprestado ao Vitória de Setúbal) no estádio do ladrão, abriu caminho para o tetra ao mesmo tempo que deixava a nu as fragilidades do treinador andrade, NES.

E, mesmo jogando pouquinho, com a mesma mediocridade fora de casa, lá fomos tetra.

Em ambos os anos, a Direcção optou por vender e vender e vender os melhores jogadores, encaixando (???) muitos milhões de euros e não reforçando condignamente o plantel.

Estávamos a brincar com o fogo, e, fazendo um paralelismo com um malabarista, no ano do tri dissemos ao público: "agora sem mãos"; no ano do tetra, voltámos a dizer ao público: "agora sem mãos e sem pés"; até que chegou o ano (17/18) em que, extasiados pelo sucesso, resolvemos dizer ao público: "agora sem mãos, sem pés e de olhos fechados". E correu mal. Como era inevitável que corresse. Como qualquer pessoa com dois dedos de testa adivinhava. Bom, qualquer pessoa não, que a Direcção do Benfica achou que estava no bom caminho não apostando no penta e entregando de mão beijada o ouro aos bandidos andrades (então intervencionados pela UEFA).

Ora, com os andrades intervencionados em pré-falência e com os lagartos literalmente à porrada uns aos outros, o que é que o Benfica resolve fazer? Dar a estocada final e ganhar, não 5, mas 9 ou 10 campeonatos seguidos? Não, isso era para meninos! Bom, mas mesmo bom, genial mesmo, foi não investir, não substituir Ederson (a sério, fizemos um campeonato com Varela na baliza!!!), Nelson Semedo, Lindelof ou Mitroglou (a venda do grego então é um crime lesa pátria benfiquista) e dar oxigénio, sobretudo aos andrades, que não o desaproveitaram, ao contrário dos lagartos que, como perderam na Madeira, nos deram a chance de disputar a pré-eliminatória na Liga dos Campeões.

Perante tudo isto, vimos sempre um professor deslumbrado com a sorte que a vida lhe proporcionou ao sentar-se naquela cadeira. Talvez pensando "como é que cheguei aqui?". Pois bem, talvez essa seja uma das razões para que, assistindo ao desmantelamento das equipas tri-campeã e tetra-campeã, o professor aceitou tudo sem pestanejar.

No Seixal havia solução para tudo. E foi de meter miúdos em barda até que um resultasse...entre tantos lançados às feras, algum havia de resultar. E como não aparecem Renatos Sanches todos os dias, lá foi experimentando os "Clésios" e "Aurélios Butas" desta vida, triturando ao mesmo tempo miúdos como o tal João Carvalho que nos deu o tetra com aquele golo no ladrão...

A época de 17/18 foi sempre um acidente à espera de acontecer, até que aconteceu mesmo! Pré-época miserável, liga dos campeões humilhante e derrota nas competições nacionais todas com excepção da Supertaça. 

E nem mesmo em Janeiro houve reforços para atacar o penta. Até pode não ter sido propositado, mas que parece, parece!

Chegámos assim a 18/19, desta vez com mais de 40 milhões investidos, incluindo forte investimento no ataque com Ferreyra (melhor jogador do campeonato ucraniano) e Castillo à cabeça.

E o que fez o professor? Insiste num sistema de apenas um avançado (avançado esse que ainda por cima não é um "pinheiro", pois o único que havia com essas características foi vendido ao Marselha)!

Nesse sistema, condenado ao fracasso num campeonato onde 99% dos jogos são jogados no meio campo adversário, Ferreyra não deu (nem nunca poderia dar), Castillo foi para queimar, Seferovic renasceu das cinzas (dispensa mais que anunciada) e Jonas que já estava a caminho das arábias é agora o titular, sozinho na frente (????!!!).

Zivkovic, um dos grandes talentos do plantel, com provas dadas, não conta para o professor (tal como não contou na época passada quando só jogou (e bem), quando todos os outros se lesionaram)!

André Almeida é titular indiscutível (???!!!!).

Contratamos dois centrais argentinos não se sabe bem para quê. Lema desapareceu depois do jogo enorme contra os andrades (talvez seja castigo por ter jogado bem).

A defesa é uma nódoa. 

O meio campo entregue, mais uma vez, a Pizzi e a um Gedson que começou muito bem, mas que depois teve que sentar para jogar o senhor 10 milhões, Gabriel (a sério que foi este que andou a fazer birras no clube onde estava para o deixarem sair???).

O ataque entregue a um desgraçado qualquer, sozinho e facilmente anulável por qualquer defesa.

Para o fim deixo as alas. Nós últimos anos, a qualidade nestas posições até estorva! Bem, estorva quando não se tem mãos para o Ferrari. Nenhum dos que joga o faz com consistência, porque ora é titular, ora vai para a bancada, ora vai para o banco. Não há consistência possível perante isto!

Não há uma ideia de jogo. Aliás, estou a ser injusto, há duas ideias visíveis:

1 - 50 passes inócuos consecutivos entre os 4 defesas no nosso meio-campo defensivo
2 - um chutão da defesa para a corrida do desgraçado do avançado sozinho lá na frente (começo a pensar que o meu treinador dos juniores, há 20 anos atrás era um visionário que descobriu está táctica 20 anos antes do professor).

O Benfica do professor tornou-se o clube que todos querem apanhar, sobretudo os que estão em crise, para poderem sair dela. Qualquer Sertanense põe em sentido o jogo do Benfica. E até mesmo contra o Sertanense jogamos só com um avançado (afinal nunca se sabe e naquele dia os avançados do Sertanense podiam-se transfigurar em Ronaldos)!

Num campeonato que devíamos liderar no final da primeira volta com meia dúzia de pontos de avanço, tendo em conta que na segunda volta vamos a Alvalade, ao ladrão, a Braga, a Guimarães, ao Rio Ave, etc... conseguimos estar a 4, atrás dos lagartos...

Consequência do futebol medíocre do professor, os adeptos divorciam-se da equipa e, muito mais grave, do clube!!!

Se é isto que a Direcção pretende está no bom caminho, e conseguirá a proeza extraordinária de em vez de ganhar o penta, abrir caminho para um novo penta mas dos andrades!

Na UEFA, as humilhações supremas. De goleada em goleada, qualquer Basileia ao pá de nós é um colosso! Os custos no prestígio do clube que estas derrotas representam, levarão décadas a recuperar!!!!

A queda do 5° para o 21° lugar do ranking demonstra tudo, mesmo tudo aquilo que não devia, e, não sendo a dimensão europeia do Benfica é seguramente a dimensão europeia do professor!



Hoje, por muito que custe admitir, este Benfica é da 2ª divisão europeia e, mesmo na Liga Europa, não deve passar para lá da Páscoa (se o professor continuar...).

Todos nos lembraremos dos ataques do catedrático´ao professor, em Dezembro de 2015. Era porque "não tinha mãos para o Ferrari", era porque o "cérebro já não estava na Luz" ou simplesmente por apelidar um colega de profissão de "não treinador".

Nessa altura, todos sentimos o ataque ao professor como se a um de nós se tratasse, pelo que o defendemos com unhas e dentes. Essa defesa unânime por parte do universo benfiquista aliada aos habituais disparates do mestre da táctica do outro lado da segunda circular, levaram-nos ao 35, o tri.

No entanto, lá no fundo, muitos de nós sentíamos que o catedrático, apesar de "porco" nas palavras, tinha razão.

O professor, futebolisticamente é zero! Nunca percebeu que o Benfica não pode jogar como o Fátima ou o Paços Ferreira. E até mesmo o discurso deixou de ser polido e educado (é fácil sermos magnânimos quando ganhamos, não é?), para ser um discurso gasto e insuportável de que quer mandar areia para os olhos dos benfiquistas (a sério, que raio de jogos é que ele vê do banco???)

Por tudo o que já foi escrito neste blog, muito do qual foi premonitório para o que está a acontecer (com uma fiabilidade bem maior que a da Maya), só resta uma pergunta, em triplicado:

Até quando, professor?
Até quando, Vieira?
Até quando, Benfica????

P.S. 1 - é inequívoco que a solução, NÃO PODE ser o regresso do catedrático!!!

P.S. 2 - percebendo tudo isto, percebe-se também que as toupeiras ou os mails não serviram para ganhar um único jogo, pois se assim fosse até com o professor no banco nos estávamos a preparar para ganhar o hexa...

20 comentários:

  1. Completamente de acordo com tudo, da 1a à última linha.
    Bem haja Fernando Henriques por exprimir tão bem tudo o que me vai na alma.1000% de acordo.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. só não é perfeito porque o titulo devia ser até quando presidente?
    porque o presidente é que o contratou e é quem o mantém no lugar.

    no meio de tudo isto quem tem menos culpa é o rui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui é responsável por não ter a dignidade de admitir que chegou ao fim do sonho dourado e DEMITIR-SE! O outro, o manda-chuva só sai de lá no fim do mandato se os benfiquistas não forem tansos, o que já me oferece algumas dúvidas, dada a quantidade de gente que ainda o defende.

      Eliminar
    2. A mim também me dava jeito auferir o mesmo vencimento que o professor, não fazendo nada de útil para isso. Convenhamos que é muito fraco.

      Eliminar
    3. eu não acho que o rui tenha de pedir a demissão ele pelo seu feitio acredita que consegue, depois não tem a distancia suficiente para ver que já não dá. isto para não falar que a vida custa a todos e ele tem contrato.

      mas eu não estava a dizer que o presidente se deveria demitir. deveria era demitir o treinador, é para isso que ele lá está para ter a distancia suficiente para apreciar que o trabalho do treinador não esta a resultar e que continuar no mesmo não nos leva a lado nenhum.

      Eliminar
  3. Grande texto Fernando muito bem analizado,agora nao sei se o despedimento do treinador nesta altura vai resultar,podera ser que o presidente Vieira tome medidas drasticas,mas primeiro a que identificar as causas de tao subita doenca se a culpa e mesmo do Rui Vitoria acho que ele melhor que nos sabe o melhor que fazer com Vitoria,so sei que o futebol praticado pelo Benfica e deprimente as equipas ditas fracalhotas Bayern a parte sentem-se gigantes quando jogam com connosco porque sentem e agora ou nunca perderam-nos o respeito por completo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usa virgulas, man. Um ponto final ou outro, vais ver que até ganhas o nobel da literatura.

      Eliminar
  4. SIMPLESMENTE LAPIDAR. Os índices competitivos no Benfica , nunca foram preocupação para LFV e nunca seguiram um padrão, continuado, digno de ombrear com o que se pratica lá fora , ou seja, digno da grandeza do Benfica, tão propalada quando servida em discursos de circunstância. Não foi por acaso que subimos ao 6° lugar no ranking Europeu de equipas , mas tudo se perdeu em quatro anos e ninguém se apercebeu da sorte que tivemos nestes dois Campeonatos do Rui Vitória, homem que veio para o Benfica possuindo como currículo um Campeonato de Juniores e uma Taça de Portugal , esta, obtida num dos piores jogos de Futebol que já vi. LFV teve ideias ( ainda deve ter algumas…) para o Benfica , mas em matéria de Futebol foi sempre um vesgo , ao depositar toda a responsabilidade numa só pessoa , seja ela qual fôr, que lhe presta contas , precisamente a ele, que "não vê um boi de Futebol". A ideia do alargamento , quase "faraónico" do Seixal em detrimento da QUALIDADE da nossa equipa Principal de Futebol, tem muito, mesmo muito, que se lhe diga . Quem não compreende que tudo gira em volta da equipa principal de futebol , não pode dirigir o Benfica. Podemos ter MIL MODALIDADES , mas serão sempre para consumo interno .Impossível de competir fora de portas, em Basquetebol, Voleibol, Andebol, Hoquei,Natação, Futsal...etc.,etc....e os raros casos de sucesso só vêm confirmar esta regra. Voltando ao Seixal, atenção aos futuros custos de manutenção de um liceu dotado de instalações que visam os 1200 (?) alunos/desportistas ; em "anos de vacas magras" em termos de vendas de atletas , que os haverá de certeza , haverão problemas sérios para quem estiver ao leme .

    ResponderEliminar
  5. Sejas bem aparecido!
    A tua caneta já fazia falta.

    Sobre a prosa, 5 estrelas como sempre!!!

    ResponderEliminar
  6. Hoje não é dia de falar de arroz nem de massa
    É dia de chorar as mágoas que a derrota foi grande
    De agradecer o apoio da gente que por aqui passa
    Merecíeis uma prenda, não tenho por quem a mande

    Fomos buscar lã e regressamos tosquiados
    A tosa foi grande que nem é bom lembrar
    O Rui, eu e todos os outros estamos tramados
    Não sabemos como pôr o Benfica a ganhar

    Há quem diga que para isso há só uma solução
    Ir às Arábias buscar o traidor do Jorge Jesus
    Mas isso eu não aceito, gelaria o meu coração
    Vou rezar a Esse que morreu pregado na cruz

    Rezar pedindo que meta juízo na cabeça de Vieira
    Que o faça procurar e encontrar melhor treinador
    Trazer de volta o Jesus só pode ser brincadeira
    Meu pobre coração não aguentaria assim tanta dor

    Há nuvens negras no céu
    Às cegas voa a águia Vitória
    Debaixo da terra estremeceu
    O nosso saudoso Otto Glória!
    ...........................
    Li aqui:
    https://horadapoesia.blogspot.com/2018/11/juizo-nessa-mona-oh-vieira.html

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao autor deste texto. Gostei muito de ler. Dizem-se aqui grandes verdades. É caso para perguntar: Até quando srs Luís Filipe Vieira e Rui Vitória?

    ResponderEliminar
  8. Bem argumentado, parece que saiu de um folego, escrito com o coração a sangrar.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  9. Tal e qual. E pior é que tudo isso estava à vista de toda a gente e foi preciso batermos lá no fundo para o pessoal abrir os olhos.

    Aliás, até há umas semanas atrás, após a vitória por milagre contra o AEK, num jogo simplesmente vergonhoso (eu volto a dizer, mas, na 2ª parte, a 10 metros do RV, o AEK fez umas 15 vezes a mesma jogada e o RV não retificou o lado direito durante toda a 2ª parte), estava tudo bem para toda a gente. Os que se atreviam a criticar eram anti-Vieira.

    Tirem-me aquele gajo (RV) dali, e rápido, e, findo o mandato, tirem-me o LFV de lá também.

    ResponderEliminar
  10. autoria de ...Edumanes
    ................................
    Te fez a derrota do Benfica,
    escrever um poema fabuloso
    esquece essa, noutra acredita
    dias de alegria te dará o Glorioso?

    Já passou, esquece essa dor,
    dando à esperança continuidade
    a cabeça no ombro do teu amor
    encosta, para chorares à vontade!

    Até que haja uma reviravolta,
    para bem da família benfiquista
    depois dessa tão pesada derrota
    no Benfica terá de haver mexida?

    Tem nome de Vitória o treinador,
    há muito está sendo contestado
    conduzindo um comboio a vapor
    à estação chega sempre atrasado!

    A quem nesse comboio viajar,
    sem ter segurança garantida
    conduzido poderá descarrilar
    por inexperiente maquinista?

    ResponderEliminar
  11. Os pés de microfone mto espantafos por nao haver adeptos à espera da equipa. Queriam sangue mas até agora...nada!
    É uma bofetada de luva branca a todos...RV, LFV, jogadores e pés de microfone. Serem expostos ao total esquecimento por parte dos adeptos!...
    Era o que todos deveriam fazer no sábado. Não aparecer ninguém na Luz. Chega de sermos gozados.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!
    Li com muito interesse este digníssimo texto, e não posso deixar de aplaudir de pé o seu Autor: Fernando Henriques!
    Porém, não tenho capacidade suficiente para comentar. Só digo uma coisa; esta carta deveria de chegar às mãos do Presidente a ver se abria os olhos...Ou será que não têm um palmo de testa??!!
    Estamos fartos de ser humilhados!

    Parabéns, texto verdadeiramente sentido!
    Benfica Sempre...

    ResponderEliminar
  13. Grande texto caro amigo Fernando

    O meu triste coração não me deixa escrever o que sente. Sei que é uma tristeza infinita por estar a assistir ao degradar de uma equipa que tem jogadores muito acima da média e, ou por descontentamento, ou por não estarem com o treinador, ou por qualquer razão, tardam em jogar um futebol que nos encante.

    Duvido que o venham a fazer enquanto Rui Vitória - homem pacato, muito calmo, que me parece não ter capacidade para mudar o rumo das coisas - estiver à frente do leme. O barco, lentamente, vai afundar-se. E como, imagino, os nossos adversários, se riem e caminham triunfantes.

    SÓ EU SEI COMO SOFRE O MEU CORAÇÃO

    Grande abraço, amigo Fernando Henriques.

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez gozados! Não há palavras!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...