terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O ADEUS A EUSÉBIO E O RUMO DO BENFICA...


“(…)A minha vida é melhor por causa do Benfica e o Benfica é melhor por causa do Eusébio, logo a minha vida é muito melhor por causa do Eusébio" 
Ricardo Araújo Pereira.


    Confesso: Nunca vi o senhor Eusébio da Silva Ferreira jogar ao vivo e a cores. Todo o conhecimento que possuo sobre o legado e conquistas do lendário Eusébio advém dos relatos do meu pai, de amigos de família e de testemunhos de pessoas que tiveram o prazer e a alegria de vibrar com os golos do famoso Pantera Negra.

       Guardo, assim, dentro de mim essas histórias como lendas de um ser sobre-humano, um super-herói só à altura dos heróis retratados nos livros aos quadradinhos. E relembro-me da cassete VHS, oferecida pelo meu pai, sobre o mundial de 66 do século passado, que vi e revi sem cessar nos tempos da minha infância, cimentando na minha mente a imagem de Eusébio como o melhor jogador português de todos os tempos, o único a intrometer-se na luta entre Pelé e Maradona como os reis absolutos do futebol mundial!

       Neste adeus ao Rei Eusébio, julgo que qualquer português com boa formação sentiu a emoção contida na despedida marcante protagonizada pelo Benfica, e o fair play e o reconhecimento devido foram a tónica dominante num dia intenso e glorioso, apesar de triste. E após o apagar da chama imensa de Eusébio resta-nos continuar com a homenagem devida ao homem, ao jogador, ao Benfiquista, à lenda universal do KING já no próximo domingo.

        Na verdade, é esta a hora que o meu, o teu, o nosso, o Benfica de todos tem que perceber o rumo que deseja tomar nesta caminhada árdua que é a temporada de 2013/2014. Continuamos vivos em diversas competições, apesar do frustrante falhanço na Liga dos Campeões. E agora, após meia época percorrida, temos um jogo que será marcante. Não digo decisivo, porque para mim, todos os jogos que o Benfica efectua são decisivos, seja contra o rival azul e branco, seja contra o modesto Arouca!

        Revolta-me o que irei pronunciar a seguir, mas sinto que a perda do Rei Eusébio pode funcionar como o clique para a aproximação dos adeptos ao clube, mas a onda vermelha só regressará verdadeiramente se a equipa souber dar a devida resposta no próximo jogo. Em nome do REI, desejo que os jogadores, os treinadores, a estrutura e toda a direcção saibam honrar o Benfica e consigam levar a água ao seu moinho, isto é, terminem a temporada com os títulos desejados.

       Eusébio partiu, mas deixou um legado e uma lenda imensa. E agora és tu Benfica, que tens uma palavra a dizer! Não te esqueças que o campeonato é a maior empresa do mundo e que só tu podes evitar que o título nos escape!


        Que o espírito do Rei Eusébio te ajude Benfica no rumo à Glória!

8 comentários:

  1. Morreu um enorme futebolista que foi e um ser humano inigualável que era

    QUE DESCANSE EM PAZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amén caro amigo! Faço minhas suas palavras!

      Agora é seguir com a vida em frente!

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
  2. Meu amigo como benfiquista que é apresento-lhe os meus sentidos pêsames
    pela morte de Eusébio.
    Subscrevo totalmente o texto deste seu post.
    Surpreendeu-me positivamente ontem nas cerimónias do funeral
    o comportamento de Cardozo.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário caríssima Irene Alves! Quanto ao Cardozo, penso que a partir de ontem qualquer Benfiquista irá aceitar de bom grado as particularidades e defeitos do Cardozo. É de homens assim que necessitamos no nosso Benfica, para conseguirmos atingir a hegemonia no nosso futeluso!

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
  3. O Eusebio perdura para sempre nas nossas mentes tanto para aqueles que o viram jogar ao vivo e para aqueles que nasceram mais tarde nao tiveram esse privilegio eu felizmente o vi jogar em final de carreira e nunca esquecerei esse mito essa lenda chamada Eusebio,eu ja era Benfiquista antes do Eusebio mas com Eusebio tornei-me ainda mais Benfiquista Eusebio fez de mim aquele Benfiquista ferrenho que defende o Glorioso ate a morte com unhas e dentes e ate chamo filhos de ....aqueles que nao sao correctos e contribuem para um futebol podre um futebol mentiroso,claro que o Eusebio nao gostava que usasse-mos esse vocabulario para com os nossos adversarios e muito menos agora que esta junto de Deus na plenitude da vida eterna ainda menos o quer,Eusebio era um fenomeno tanto em jogador como ser humano que era confesso que nunca tinha chorado tanto pela perda dum jogador do glorioso que partiram pra vida eterna como agora do Eusebio,agora e para terminar vou pegar nos ultimos paragrafos do menino rebelde agora com a perda do Rei Eusebio os adeptos irao aproximar-se mais da equipa eu espero bem que sim porque andavamos muito afastados do nosso querido clubeah e estou convencido que agora com Eusebio le em cima a maldicao Bella gutman extenguio-se eu acredito porque o Eusebio era tao tao bom que Deus o ira escutar e essa maldicao do Gutman desaparecera para todo o sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus o ouça carissimo Frank! Faço minhas as suas palavras e desejo realmente que a maldição Bella Gutman se desvaneça e esta época, seja uma época de corte perante o passado recente e de afirmação do Benfica.

      Obrigado pelo comentário e continuação de um excelente dia. Um abraço

      Eliminar
  4. Que assim seja!
    Bela homenagem!
    Faço minhas as suas palavras.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pelo comentário Beatriz. desejo-lhe tudo de bom e despeço-me com um beijinho também! ;-)

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...