terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Não, não somos todos Marega!

Antes que alguém se assuste com o título e corte os pulsos ou rasgue as vestes e comece com acusações de racismo, faço já a declaração de interesses: considero o racismo, como várias outras manifestações que descreverei abaixo, atitudes selvagens e animalescas, condenáveis e anti-civilizacionais!

Dito isto, não acompanho o histerismo colectivo nesta deriva populista que se vive um pouco por todo o mundo, onde interessam mais os soundbytes imediatistas do que uma análise profunda, séria e objectiva deste e de outros problemas como este. 

Não acompanho este histerismo colectivo onde até os populistas Marcelo e Costa, Presidente e Primeiro-Ministro desta República das Bananas, vieram aproveitar a boleia para não perderem o comboio e falar do tema da moda. Lamentável! 

Mas, mais lamentável que pegarem num caso que apenas difere de tantas outras situações tão ou mais graves que se passam todos os dias, pelo facto de ser um jogador de futebol do Porto, é a hipocrisia e indiferença dos mesmos perante muitas outras situações recorrentes que transformam o clima do desporto em Portugal numa autêntica guerrilha.

Isto quando este mesmo Porto que ainda há 5 meses, teve a sua claque pretoriana acusada do mesmo racismo num jogo da Liga Europa contra o Young Boys.



Na altura, como é habitual por parte da comunicação social miserável que parasita o país, tudo foi normalizado. Não se rasgaram vestes, não houve manifestações de repúdio dos mais altos responsáveis políticos do bananal.

Vá lá que, neste caso, os adeptos do Guimarães não se vieram desculpar dizendo que apenas estavam a chamar o líder da claque do Porto...

Curiosamente este episódio em Guimarães passou-se uma semana depois do mesmo Marega ter partido os dentes a um colega de profissão. Uma semana depois de mais uma das muitas autênticas guerrilhas que se fazem desde há décadas protagonizadas pelo mesmo bando de criminosos mafiosos, sempre com a complacência dos que agora, hipocritamente, vêm clamar que também são Marega. 

Oh meus amigos, se é grave e condenável um episódio que envergonha qualquer pessoa civilizada, o que dizer disto:

- é ou não grave aquela imagem de insufláveis gigantes, equipados à Benfica e à equipa de arbitragem, pendurados no viaduto, como que enforcados,  numa espécie de mensagem de morte e condicionamento sobre tudo e todos, de quem se sente impune e gozando de um estatuto de intocável???

- é ou não é grave vermos diversas Casas do Benfica a serem vandalizadas em diversas localidades???

- é ou não é grave, vermos os adeptos do Benfica serem atacados pelos gangues andrades??? 

- é ou não é grave vermos o lançamento, durante a madrugada, de fogo de artifício junto do hotel da equipa do Benfica como forma de prejudicar o normal descanso dos jogadores???

- é ou não é grave invadir centros de estágio de árbitros e ameaçá-los fisicamente?

- é ou não é grave partir e roubar estações de serviço de norte a sul do país, semeando o pânico entre trabalhadores, utentes e proprietários???

- é ou não é grave criar um clima de autêntica guerra no desporto que afasta as famílias e dá um péssimo exemplo às crianças e aos jovens deste país???

Assim, resumindo e concluindo: não alinho nesta estratégia de vitimização por parte dos andrades, cujo objectivo é obterem (mais) benefícios da arbitragem até final da época.

Este episódio animalesco que ocorreu em Guimarães, caracteriza-nos enquanto sociedade pouco civilizada, mas não pode ser dissociado de todos os outros crimes que enumerei acima, alguns tão ou mais graves e que não merecem da sociedade civil, da comunicação social nem dos políticos igual condenação. 

E para as virgens ofendidas, desde já uma nota: é a vossa indiferença cúmplice com tudo o supra exposto, que normaliza estas aberrações e que provoca comportamentos selvagens. É o silêncio cúmplice, hipócrita e conivente de todas estas instituições, desportivas e políticas que cria o ambiente de impunidade que leva ao sucedido em Guimarães!

Hipocrisia, não obrigado! E por isso repito:

Não, não somos todos Marega!



Por mim seremos sempre e em qualquer circunstância (incluindo todas as acima enunciadas): #GENTECIVILIZADA

11 comentários:

  1. Tens razão mas isto já é um problema mt antigo civilizacional e assim como muitos vão há igreja rezar e pedir perdão dos seus pecados "acho eu", outros vão para o futebol revelar o ódio e as frustações que trazem com eles é a má formação que infelizmente reina na nossa sociedade que prefere uma mentira vestida de verdade do que a verdade nua. Abraço...

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. É muitíssimo mais grave a agressão cobarde do pep que a infeliz atitude para com o marega que, é bom não esquecer, também agrediu cobardemente um colega de profissão, e nem por isso se sentiu diminuído! Nem pediu desculpas e nem se refugiou na cabine!!! Lá está, temos que votar melhor nas próximas eleições, sejam elas quais forem!
    Edu

    ResponderEliminar
  3. Bem que diz o outro, tudo isto (o que estamos a viver) não passa de uma grande hipocrisia. A última imagem deste post, é talvez um dos expoentes máximos dessa realidade. Se tiver sido o mesmo idiota o autor de ambos os "Laureus", deve-se sentir um nojo. Terá coragem para se olhar ao espelho?

    ResponderEliminar
  4. A partir de agora, ai do árbitro que não assinalar falta a favor do fcp por cada vez que o Marega se atirar para o chão (como, de resto, é seu hábito)... Será racismo. O Marega, habituado a cair por tudo e por nada, certamente se vai aproveitar de toda a hipocrisia. Esta do Marega foi pensada "de avanços", tal como foi a questão das rachas do Coimbra da Mota, no Estoril. Deixemo-nos de coisas, que o que está aqui em jogo é a sobrevivência do clube da fruta e tudo que eles fazem vai nesse sentido.

    ResponderEliminar
  5. E os cânticos de Slb filhos da p...Slab cantados no Estádio do Dragão?
    E " Quem me dera que o avião do Chapecoense fosse o do Benfica"

    Virgens ofendidas que têm MUITO mais de miseráveis que de virgens.

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo. Eu publiquei em "Benfica um amor de vida" um texto com argumentação semelhante. Mais: os poderes políticos comportaram-se como bandalhos nesta caso do Marega. Quando o SLB joga no Porto, é suspensa a democracia por dois ou três dias, e o estado de direito desaparece na cidade do alho-porro. Nunca vi os poderes políticos virem a terreiro condenar as hordas de criminosos que bajulam o mais criminoso e mafioso dirigente desportivo do mundo. Infelizmente, a nossa equipa tem-nos retirado argumentos.....

    ResponderEliminar
  7. Os adeptos do Benfica não são Marega, porque ele é um jogador do FCPORTO.
    Eu, portista, NÃO sou Marega, porque é um homem que não sabe controlar as suas emoções. Um profissional não abandona o jogo‼

    ResponderEliminar
  8. Se o Nelson Semedo tivesse feito o que Marega fez, não tenhamos dúvidas, teria sido trucidado pela Comunicação Social, pelas entidades desportivas e por TODOS os que desgovernam este pobre país. Um foi considerado um herói, o outro teria sido considerado um vilão. Eu não tenho dúvidas nenhumas. Porque o que aqui está em causa não é só o racismo que se apregoa, que é deplorável, tristíssimo que exista, o que aqui está em causa é o ÓDIO, ÓDIO puro e duro e uma hipocrisia do tamanho do mundo. É um país de faz de conta. Tudo serve para chutar para canto inúmeras coisas muito mais graves. Até hoje, não vi ninguém indignado com os bonecos insuflados pendurados à entrada do Porto. Não vi ninguém vir a terreiro a indignar-se com o ocorrido com o adepto benfiquista que ia de regresso a casa e levou com um calhau que o pôs às portas da morte. Não vi o Marega pedir desculpa ao Taarabt pela chapadona que lhe deu,sabe-se lá se por ser marroquino . Xenofobia? Tenho o direito de me armar em virgem ofendida e supor isso. Também não vi ninguém da CS , Órgãos Desportivos, Governantes, e toda essa panóplia de gente ficar indignada com o dente que ele partiu ao colega de profissão. Pediu desculpa???
    Eu não sou Marega! Eu sou Nelson Semedo, Eusébio, Renato Sanches, Taarabt e todos os que sofrem de descriminação de qualquer tipo, seja ela de cor de pele, religião, nacinalidade , cor política ou cor clubística. O facto de me considerar civilizada e frontal impede-me de ser Marega.
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo texto!Quem não está preparado psicologicamente para ouvir seja o que for, num jogo de futebol por parte do rival que dê lugar a outro. Não obstante, sou contra o racismo ou bulling! Porém, vê-se bem o que "nos têm feito" quando se "nos" deslocamos ao dragão. Enfim!

    Racismo, não. Mas então que seja para todos, e não é isso que acontece. Etc...etc..etc...

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Talvez tenha sido o pontapé de saída para a má educação que grassa nos estádios de futebol.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...