sexta-feira, 6 de maio de 2011

BENFICA:- REPENSAR A EQUIPA EIS A QUESTÃO.

Nos momentos menos bons aparecem geralmente as cabeças iluminadas. O Benfica como em qualquer empresa, não foge à regra.
Sabemos que a Nação Benfiquista é um Povo apaixonado pelo seu clube, que tantas e tantas vezes faz das "tripas" coração, para comprar o seu bilhete de ingresso, para estar presente na Luz e/ou no acompanhamento em outros estádios.
As emoções de cada um, só esse mesmo, poderá ou saberá conter. São difíceis, magoam, levam-nos ao desespero.
Se estamos sozinhos conseguimos melhor acalmar e superar essas emoções. Se estamos em conjunto bastará uma palavra para subir a adrenalina e se fazerem coisas impensáveis, mas que no momento são sentidas. Talvez mal, mas sentidas.
Na partida do Benfica para Coimbra aconteceu o que não deveria ter acontecido aquando da saída da equipa da Catedral, e ontem, à sua chegada de Braga, voltou a acontecer cenas lamentáveis perpetuadas por alguns, felizmente uma minoria, que se dizem benfiquistas.
Depois de termos sido campeões a época passada, nenhum benfiquista iria supor que esta época fosse tão drástica, direi mesmo frustrante, para as nossas aspirações.
Muitas e variadas razões estiveram na origem do insucesso. Esmiuçar uma por uma tornar-se-ia fastidioso, quiçá doloroso.
Arbitragens, alguns erros de palmatória de Jorge Jesus, que também os houve, bola no poste, penalty que não foi sancionado, enfim entre muitas outras.
Depois do caldo entornado é mais fácil arranjar o culpado. Difícil é fazer com que o caldo não se entorne.
Pedem-se cabeças no Benfica. No alvo das criticas está o nosso treinador, Jorge Jesus.
A memória é curta e selectiva. Aplaude-se quase como se critica. Esquecemo-nos que perdemos dois pilares da última época. Di Maria e Ramires, e em Janeiro, David Luís.
Esquecemo-nos que foi Jorge Jesus quem VALORIZOU esses jogadores. Esquecemo-nos que numa altura crucial desta época perdemos Salvio, por ter sofrido grave lesão num pé, Gaitan magoou-se regressando praticamente sem treinar, Aimar teve alguns altos e baixos, Cardozo praticamente não se encontrou ao longo da época e Saviola esteve muito longe do apresentado a época passada.
Roberto foi o alvo dos média, nunca lhe dando descanso, nem o desculpando de ser novo na equipa, nunca lhe dando espaço de manobra a fim de estabilizar.
Não interessa agora procurar razões para que tal tivesse acontecido. Foram variadas.
O que não me parece é que Jorge Jesus seja o cerne da questão no que diz respeito à época menos conseguida.
Na próxima época teremos um jogo de acesso à Champions League. Temos de refazer a equipa, numa questão que sabemos vai acontecer: Saem uns, entrarão outros, alguns deles já contratados. Rodrigo Mora, Miguel Victor, entre outros jogadores que se encontram a rodar noutros clubes, farão a pré época, sendo que Rodrigo Mora, é certo na equipa
Terá que se repensar profundamente os prós e os contras da equipa a fim de se conseguir um conjunto forte e, essencialmente HUMILDE.
Essa de considerar o Benfica um mero trampolim para a Europa tem de ser erradicada da cabeça dos jogadores. Ou entram no Benfica e estão lá de corpo e alma ou então a porta por onde entraram será a mesma de saída.
A HUMILDADE de um conjunto fará certamente DELE um vencedor.
Nesta época e ainda ontem se viu, foram poucos os jogadores que estiveram de cabeça só no Benfica como estiveram na época passada. No caso concreto, Fábio Coentrão, cujas lágrimas no final do jogo, reflectiam o desespero de todos os benfiquistas.
Na época transacta, uns deram o que tinham e não tinha porque queriam ser convocados para a selecção. Como esta época não havia selecção, Europeu ou Mundial, apenas pensaram no final do mês e verificar o aumento da conta bancária. Podem acusar-me de fazer juízos de valor!!! Admito. Mas é a minha opinião.
Esta época foi frustrante em toda a linha. O Benfica tem de repensar toda a estratégia a fim de melhorar na próxima que ansiamos que seja de sucesso.
Pois só melhorando e muito, teremos, como queremos, um Benfica novamente Campeão.

Viva O Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários Anónimos - ou outros - menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...