terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Nosso plantel é melhor que há um ano!.

Não, não endoideci e vou tentar demonstrar o que afirmo em titulo.

Comecemos com um ponto prévio: confiamos, sim ou não, no Nosso Técnico?
Comecemos por aqui, para sublinhar que são uma só e a mesma pessoa, o que fez do Coentrão quem ele, hoje, é, quem fez “florescer” o Di, quem ensinou o David a ser melhor que o Kaiser e … escolheu o Roberto, o “namorado da Diana” (mandando “rodar” o Shaffer, o Urreta e o Rodrigo, entre outros), o Júlio César e … o Gaitan, o Jara e o Sálvio!

Ou seja e independentemente da (eventual) discussão dos valores envolvidos nos negócios, aspecto que não depende do JJ, não me parece correcto acreditar em algumas das decisões do Nosso Técnico, sem lhe dar, ao menos por algum tempo, o beneficio da duvida nos outros casos. Certo?

“Argumentos” do estilo de “dispensou o Urreta quando necessitamos de extremos”, não podem colher (a menos que se queira por em causa a competência dele), pela simples razão de que é ele que deve saber que tipo de Atleta(s) necessita a Equipa. E isto já para não recordar os absurdos que já li, assim do estilo “é bom Técnico, mas não sabe escolher Atletas, sobretudo GR”. Por tudo e porque não os escolhe sozinho!

Posto isto, esclareçamos outra questão: não vale comparar, um a um, os actuais elementos do Plantel, com os que saíram em Junho passado, a menos que me possam garantir que o Gaitan, o Jara, o Salvio, o Menezes, etc., nenhum deles pode ter a capacidade de brilhar como o fizeram o Di e o Ramires. Ou seja, ou comparamos os actuais Atletas com os que começaram a época há um ano atrás, ou teremos de esperar por Maio próximo para fazermos esta comparação! Certo?

Muito bem, vamos lá comparar …

O Plantel “perdeu três Atletas” (não conto o Urreta, com o qual o JJ também não contava há um ano): o Di, o Ramires e o Quim. Certo?
Começando pelos dois primeiros (nos quais muito poucos Benfiquistas acreditavam há um ano) digam-me uma coisa: quais os atletas (em todo o mundo) que acham que os poderiam “substituir”? Quanto ao Di (de quem eu nunca duvidei, tal como o JJ e ao contrario da “maioria”), eu só vejo o Messi ou o CR (substituir, quer dizer “fazer a posição”)! Nem me venham com “Gios”, nem mesmo com o Lavezzi (nem aos calcanhares lhe chegam) e qualquer um deles ganha mais de 2,5M “limpos”.
Quanto ao Ramires, talvez o Essien (que ele irá substituir no Chelsea), cujo salário deve andar no dobro dos anteriores.
Quem poderia “substitui-los? Quem?
Fez-se o que era possível (e ainda se tentou o Hleb e o Traore, para poder adiantar o Fábio) e nada mais há a fazer do que (1) mantermo-nos atentos e (2) acreditar que de entre aqueles 4 que já mencionei (todos eles contratados há muito, excepto o Sálvio pelo qual o Atletico pagou uma fortuna), possam surgir talentos que “substituam” os que estávamos condenados a perder.

Então e o Quim? Esse “jovem” que era o “ai Jesus” dos Benfiquistas?
Mas será que, por mais que os mérdia tenham tentado crucificar o Roberto, ainda há algum de Nós que não se apercebeu que a Equipa tem, agora e com o Roberto, um GR (internacional espanhol, 24 anos, 1,94m, etc.) uma opção como já não tinha desde que contávamos com o Enke? Incomparavelmente melhor e com mais futuro do que o Quim?
Eu não acredito que haja alguém que ainda não se tenha apercebido disto (nem os que chamavam “brinca na areia” ao Di, nem os que se queixam da “lentidão” do Tacuara)!
Foi demasiado caro? Talvez … (há que conhecer os exactos termos do negocio).

E qual seria a alternativa? O Benaglio? O Neuer? O que está no Ajax e que, sendo mais caro, me parece menos bom?
Mas qual seria a melhor alternativa?
Serão os Nossos “olheiros” (os mesmos que identificaram tantos talentos … inclusive os que estão noutras equipas), mais os Técnicos, mais o Maestro, todos … uns nabos? Acreditam, mesmo, nisso?
E o Presidente (“macaco” velho que tantos sucessos negociais tem conseguido)? Acham-no, mesmo, capaz de “derreter”, conscientemente, o Nosso dinheiro?
Se há certeza que eu tenho, é quanto ao Roberto: vai ser um dos melhores GR que já tivemos!
Comparando-o com o Quim: (1) é bem melhor nos remates de longe, (2) é bem melhor do ponto de vista técnico (tem uma excelente escola) e tem tudo para ser muito melhor nas bolas altas (cruzamentos, dentro e fora dos postes).
Ainda não tem a “ratice” do Quim a fazer “a mancha”? Pois não, … tem 10 anos a menos!

Adiante …

E a Equipa não tem “nada” que não tinha há um ano?
Não temos o Coentrao? Não temos o Airton? Não temos o Kardec e o Sálvio?
E não temos Fabio Faria e Roderick?
E não temos o Sidnei e o Menezes mais maduros?

Como é possível dizer-se que o Plantel “esta mais desequilibrado”, ou que tem menos opções?

E será que não vale de nada, quando a Equipa entrar em “cruzeiro”, o facto de a maioria dos titulares (e os principais “reservas”) terem mais uma época de trabalho conjunto?

Quais eram, há uns oito meses, os Atletas que mais receávamos ver sair da Equipa?
Eu digo-vos: o David, o Javi, o Di, o Ramires e o Tacuara. Certo?
Acham, mesmo, que não se pensou no futuro quando se contrataram o Fábio Felício, o Airton, o Gaitan, o Jara e o Kardec?
Terá sido … coincidência?

Afinal, parece que esta época não foi “mal preparada” como alguns dizem
Quod eramus demonstrandum.

Viva o Benfica!
.
Escrito por: José Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...