segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Benfica:- Sabia disto? (Parte III)


Curiosidades do Benfica ( III )

Clube Ecológico

O Benfica foi o primeiro clube de futebol do MUNDO a receber o certificado de neutralização de emissão de gases de efeito de estufa.
A distinção, com a chancela da ONU. refere-se à atividade compreendida entre 1 de Fevereiro de 2006 e 31 de Janeiro de 2007.
Durante esse período, as atividades do Benfica contribuíram para a sua redução de 3479 toneladas de CO2
***/***
Futebol no Faval

O Grupo Sport Benfica, com larga fama no Atletismo e ciclismo, entrou no futebol de uma forma curiosa. 
O Grupo - que mais tarde daria origem ao Sport Lisboa e Benfica através da fusão com o Sport Lisboa - arrendou um terreno por simbólicos 45 mil réis/ano ao milionário Comendador César José de Figueiredo. Era a Quinta da Fiteira, defronte da Igreja de Benfica, nessa altura palco de um imenso faval.
O suor dos associados rapidamente transformou a àrea, à força de enxada, num pomposo campo de futebol com 120 metros de comprimento por 79 de largura.
A inauguração aconteceu a 14 de Julho de 1907 mas os primeiros tempos não foram pacíficos: a miudagem respondeu com insultos e pedradas; as damas proprietárias das mansões e solares das redondezas, queixavam-se porque eram obrigadas a fechar as janelas para não verem homens seminus correndo alucinados atrás de uma bola. 
A verdade é que o campo da Feiteira veio resolver o problema do Sport Lisboa, que procurava instalaões para treinar e jogar e, fruto das boas relações com o Grupo Sport Benfica, encontrou ali a solução.
***/***
Capitão - Geral

Em 1909, Cosme Damião, um dos fundadores e dinamizadores do Sport Lisboa e Benfica, foi eleito director e capitão-geral. 
O cargo, criado propositadamente para Cosme Damião, conferia-lhe direitos e deveres "para acudir a tudo, dentro e fora do campo", como se dizia na altura.
Cosme Damião cumpriu literalmente a designação.
***/***
Estreia Internacional

O primeiro jogo internacional do Sport Lisboa e Benfica aconteceu no dia 22 de Maio de 1911 frente aos franceses do Stade Bordelais Université Club. O encontro realizou-se no campo da Feiteira e o Benfica perdeu por 2 x 4.
***/***
Campeão no Relvado e no Banco

António José Conceição Oliveira, nascido aos 14 de Outubro de 1946, em Mogofores, mais conhecido como Toni, foi o único na história do Benfica que alcançou o título de Campeão Nacional na qualidade de jogador e treinador. Esteve 13 épocas no Benfica.

Realizou 395 jogos e marcou 24 golos. Venceu 12 títulos, 8 campeonatos Nacionais e 4 taças de Portugal.





Jogador                Treinador

1968/69                  1988/89
1970/71                  1993/94
1971/72
1972/73
1974/75
1976/77
1980/81
***************************
Transcrito de: Bíblia do Benfica
******************************

Sabia disto amigo/a benfiquista?

3 comentários:

  1. "queixavam-se porque eram obrigadas a fechar as janelas para não verem homens seminus correndo alucinados atrás de uma bola". Delicioso, sem dúvida. As castas de outros tempos!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Benfiquistas..
    .
    Realmente não sabia.... É brilhante a forma como temos sido prendados com esta maravilhosa HISTÓRIA sobre o NOSSO BENFICA... É sempre bom ler artigos como este e outros...Isto é, enquanto esperamos pelos jogos que nos fazem vibrar, vamos-nos enriquecendo com este e outros magníficos artigos.... (AS DAMAS FECHAVAM AS JANELAS, MAS APRECIAVAM ATRÁS DA "CORTINA") loool
    .
    Grande Tony....BIBÓ BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia enorme benfiquista Cidália Ferreira

      Eram as senhoras puras da época mas estou como diz a Cidália Ferreira, punham-se a espreitar as pernocas dos homens por detrás das cortinas.
      Toni também ele um símbolo do Benfica mas tão mal aproveitado.

      Obrigado amigo Ricardo por nos lembrar ou relembrar histórias ligadas ao clube do nosso coração, o Sport Lisboa e Benfica

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...