quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Que as vitórias não nos toldem o discernimento

Depois de uma pré-época fraquinha, o Benfica entrou nos jogos a sério como lhe competia: a vencer.

Muitos dirão: a vencer e a convencer. 

A mim parece-me que é mais: a vencer, com evidentes fragilidades em todos os jogos.

É certo que se pode argumentar que ainda estamos numa fase muito inicial da época, que os processos (se é que eles existem, para lá da fé no talento dos nossos virtuosos) ainda não estão assimilados, etc..., etc...

Mas é bom que os benfiquistas, sobretudo os que integram a tal "estrutura" e têm o poder e a obrigação de decidir, não se iludam com estas vitórias e corrijam efectivamente as lacunas existentes, concretamente na linha defensiva.

Está à vista de todos, que são precisos três jogadores feitos: um guarda-redes, um defesa-central e um lateral-direito.

Sublinho: feitos! Miúdos com potencial temos nós com fartura. Precisamos de jogadores que com 24/25 anos (no caso do guarda-redes, um pouco mais) possam entrar de caras na equipa!

Ninguém compreenderá que, tendo realizado vendas de mais de 100 milhões de euros, não se invista 10 ou 15% desse valor para o reforço destas três posições.

Esse investimento é fulcral para podermos garantir uma equipa com condições para ganhar não só o penta, mas também as restantes competições nacionais e fazer uma figura digna nas competições europeias.

A época será longa e muito exigente, as lesões já começaram, sendo alguns dos jogadores clientes frequentes do departamento médico.

A "estrutura" habituou-nos a reagir, normalmente aos maus resultados de início de época, em cima do fecho do mercado, algumas vezes com contratações por valores acima dos 10 milhões e que nos fazem questionar: se era para gastar estes montantes porque não se investiu antecipadamente ? É que a teoria dominante é que se espera pelo fim do mercado à espera de oportunidades de negócio. 

Ora, aquilo que tenho visto não são oportunidades de negócio, são "fugas para a frente", tentativas de conter o descontentamento de sócios e adeptos perante os maus resultados iniciais.

Nesse sentido, estando nós já a meio de Agosto e somando só vitórias em jogos oficiais, é bom que não haja a tentação de achar que o que temos é suficiente.

Este é o campeonato mais importante de sempre e não pode haver facilitismos da nossa parte, muito menos num ano em que a santa aliança dragarta está a fazer tudo para que o Benfica não seja penta.

Sobre essa campanha suja dragarta, há pelo menos uma certeza: à medida que o campeonato for avançando a santa aliança vai ter tendência a desfazer-se, isto porque só um deles pode ganhar, o outro (pelo menos um deles) somará mais um ano de insucesso, entrando em risco de implosão, pelo que a dúvida maior é:

1-  ficarão os andrades pelo quinto ano consecutivo sem serem campeões, o que não acontece há mais de cinquenta anos (1964) e ao mesmo tempo fazendo uma espécie de justiça poética que é Pinto da Costa devolver o clube ao sítio de onde o retirou...

Ou, em alternativa:

2 - ficarão os lagartos pelo décimo-sexto ano consecutivo sem serem campeões, numa época em que fizeram all-in, apeoximando-se assim do seu jejum mais longo (82/2000)

Uma das duas acontecerá com toda a certeza, sendo que o que a "estrutura" do Benfica tem que fazer é criar todas as condições para acontecerem as duas!

Não podemos aceitar nada menos que isso, e por isso é tempo de fazer essa estrutura agir, e investir no plantel não só por causa do penta, mas sobretudo pelas novas condições de acesso à Liga dos Campeões.

P.S. - em apenas duas jornadas já se percebeu porque queriam tanto o vídeo-árbitro. 
Não era tanto pelos jogos do Benfica que continua a ser prejudicado como dantes (para já um penalty em cada jornada), era pelos seus próprios jogos, pois agora se o árbitro não os beneficiar, o vídeo-árbitro passa a estar de reserva para esse efeito! E funciona mesmo...

13 comentários:

  1. Devia ser leitura obrigatória para a estrutura primeiro e para todos os benfiquistas depois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leitura obrigatória ?
      Mas desde quando é que o unanimismo faz parte da génese benfiquista?
      TODOS tem direito a expressar a sua opinião...os que concordam e os que discordam e eu pessoalmente não alinho com os arautos da desgraça !
      Não há direções perfeitas e o autor do texto sabe-o bem, tal como não há equipas perfeitas,medicos perfeitos, treinadores perfeitos,e jogadores quase perfeitos só conheci dois...Pelé e Eusébio !

      Eliminar
    2. Desde quando é que todos tem que ter contentores de lixo iguais?

      Eliminar
    3. Ah!ah!ah!...boa piada 😉 !

      Eliminar
  2. Excelente artigo! Sem dúvida muito verdadeiro

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o seu artigo.
    Não queiram abrir a pestana, pois assim arriscam-se
    para o ano só irem à Taça da Europa.

    ResponderEliminar
  4. Ando cá a pensar que podemos ficar sentados para não nos cansarmos de esperar. Se vier um guarda-redes já estaremos com sorte. Deu nisto, com o Mendes à perna com investigações.

    ResponderEliminar
  5. Mudanças no plantel, só no dia 31, que é o dia dos saldos! Se o Fejsa por cá continuar, lá vamos nós ser Penta.

    ResponderEliminar
  6. Texto que merece leitura! Gostei.
    Não podemos querer tudo impecável inicialmente, isso nunca é possível. Não estão convencidos com o Varela, mas tenho cá para mim, que se vai fazer um enorme Guarda-redes. Digo eu Que nada entendo.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Excelente post. Oxalá que os Deuses te ouçam.

    ResponderEliminar
  8. Fazendo um bocado de ficção, por interesses vá lá saber-se de quem (o segredo é a alma do negócio!) o tio Mendes, lá para a semana, quando a "janela" estiver quase fechada, vai dizer ao tio Vieira:
    "Olha! tenho aqui estes guarda-redes, estes defesas direitos e estes centrais que não consegui vender portanto, escolhe!"

    ResponderEliminar
  9. Gostei da publicação. No entanto, sei que a direcção do Benfica está a trabalhar arduamente a fim de fortalecer a equipa. Decerto que não passam os dias a jogar ao berlinde. Já temos defesa direito ( Mato Milos).
    Acredito que chegue um guarda redes. Defesa central penso que não vai chegar. Aguardemos serenamente embora não seja fácil. Nunca mais chega, e passa, o dia 31 de Agosto...

    ResponderEliminar
  10. Gosto do texto, já o li noutro blogue...gosto do tipo de letra.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...