domingo, 23 de outubro de 2016

PETIT, o melhor caçador de Leões.

Em homenagem aos nossos "rapazes" de Tondela, sabedores exímios de como caçar leões, vou reproduzir a lenda de TONDELA.

Tonda é uma freguesia antiga do concelho de Tondela, de cujo nome se desconhece a origem. A denominação Tondela pode designar uma “pequena Tonda”, mas não necessariamente uma povoação localizada próximo de Tonda.
Existe uma lenda em Tondela que conta a origem do nome num modo bem diferente. Numa época muito antiga, havia uma mulher que., para dar o sinal de alarme, tocava uma trombeta. Ao “tom dela” acudiam todos os populares para auxiliar. Esta lenda generalizou-se, sendo ou não verdade, de tal modo que as armas da cidade incluem uma figura feminina a tocar uma trombeta, com a legenda “Ao tom dela”.
Um documento de 950 refere a existência de uma povoação denominada Cilvana, ou Silvana. Esta povoação foi doada ao mosteiro de Lorvão. Ao mesmo mosteiro foi cedida a povoação de Ferreirós, em 976. No final do séc. X o conde Gonçalo Moniz e sua mulher D. Mumadona possuia aqui grandes propriedades que doou de igual modo ao mosteiro de Lorvão.

5 comentários:

  1. Uma lenda cheia de bom humor. Viva Tom dela

    ResponderEliminar
  2. Confesso que desejei ardentemente que o Tndela ganhasse. Foi num último suspiro que empataram, infelizmente. Espero que pelo Natal andem todos à chapada em Alvalixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se o árbitro não tivesse inventado aquele tempo de compensação todo, a lembrar aqueles jogos nos anos 90 nas antas, que, quando o porto estava em apuros, passavam a ter quase 10 minutos de compensação, tinham mesmo ganho.

      Eliminar
    2. Não podemos falar porque no Estoril o árbitro também deu de tempo de descontos ... 6 minutos.
      Inácio assalariado dos lagartos criticou a semana passada esses 6 minutos de descontos. Quero ouvir o que vai dizer esta semana. Quero mesmo...

      Eliminar
  3. Viriato historia longa para dizer Tom dela one jorge lagarto one,ah ganda Petit agora esperemos pelo nosso Benfica nao se deixe adormecer com os pasteis de Belem acho que o Quim Machado e muito habil nos jogos com o nosso Benfica.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...