quarta-feira, 5 de junho de 2013

Após a desilusão… esta é a Hora do Benfica!

“Dos fracos não reza a história” – Provérbio Português

A temporada de sonho terminou em pesadelo. Esta é a realidade que não podemos disfarçar, omitir, esconder ou assobiar para o lado, tentando transmitir a mensagem de esperança de que no reino encarnado só há rosas e os espinhos não existem. Não reconhecer o fracasso da época, é não reconhecer os erros próprios que necessitam de ser corrigidos.

Ensina-nos o movimento olímpico que para ser mais alto, mais forte, mais rápido que os nossos rivais, temos que superar os nossos limites, e para tal feito temos que aprender a reconhecer os nossos erros, as nossas limitações. Só assim, o Benfica conseguirá no fracasso encontrar as forças para evoluir, fortalecer a estrutura e construir um futuro mais risonho!

Nestes dias de silêncio li, ouvi, constatei e reflecti sobre o sentimento da massa adepta do Benfica. A desilusão nunca foi boa conselheira, a tristeza e a raiva são devaneios perniciosos e a calma esgotou-se na onda encarnada que foi insuperável no final de temporada que ansiávamos de glórias e conquistas, mas ficou-se por zero títulos.

Caro Senhor Presidente a si estas palavras dirijo, porque V. Exa. é o mais alto representante do Benfica e aquele que possui as maiores responsabilidades pelo futuro do Benfica. É verdade, não está tudo mal no Benfica, há um percurso feito de que nos podemos orgulhar e não podemos colocar tudo em causa. Mas esta massa adepta merece mais e melhor, temos direito a um final diferente na próxima temporada, queremos os títulos tão ambicionados.

Na beleza das palavras poéticas que os mais altos representantes do povo afectos ao Benfica tiveram o deleite de ouvir do senhor presidente, saliento que o esforço, a dedicação e o trabalho dos atletas foi reconhecido. Mas nós queremos endereçar as mais gloriosas palavras a toda a estrutura do Benfica, pelo que, compete a si, senhor presidente, tomar as rédeas de um Benfica mais fabuloso e imponente.

Não é este pobre adepto que irá indicar-lhe a fórmula para o sucesso, mas sou o primeiro a pedir a humildade necessária para reconhecer as suas limitações, sendo este o primeiro passo para o Benfica sair mais fortalecido.

Não esqueço os apoios extra futebol dados aos nossos rivais, a luta desigual que o nosso Benfica enfrenta no tão bem baptizado futeluso, mas esta época que agora findou demonstrou à direcção algo que o sistema teme: quando os adeptos do Benfica sonham, os adeptos movem montanhas, enfrentam chuva e frio, correm até ao fim do mundo pelo amor que os une ao Benfica.

Esta tem que ser a hora do Benfica… façam-nos sonhar, sim, mas transformem em realidade os nossos sonhos e verão uma força adormecida, a nação encarnada, a derrubar o sistema temido.

Caro presidente: não deixe a desilusão matar o sonho Benfica! Mas faça da desilusão o toque de rebate para unir as tropas e o grito de revolta para vencer na próxima temporada. Nunca se esqueça, que o valor mais alto que se levanta é sempre : BENFICA.

Esta tem que ser a HORA DO BENFICA!
.......
Escrito por: O.S.H.
.


28 comentários:

  1. Concordo totalmente com a mensagem inserta no texto

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  2. A temporada pode ter acabado em pesadelo, mas se olharmos por outo prisma poder-se-á dizer que não foi assim tão má comparada com outros clubes que se dizem grandes. Finalistas da Liga Europa, segunda lugar no campeonato, finalista da Taça de Portugal...
    O presidente tem a chave para a mudança? pode ser que sim, mas para isso terá de mudar também ele, e pode começar em dar a pasta do futebol a quem sabe e deixar-se de amuos em relação, por exemplo, a José Veiga. Continuo na minha, com Veiga na estrutura não teríamos perdido os dois últimos campeonatos.

    ResponderEliminar
  3. Caro O.S.H.
    Excelente texto de um adepto que, como qq bom adepto, deve renovar as expectativas cada época, e ambicionar titulos e conquistas, mas com pragmatismo e procurando sensibilizar quem manda e decide, pois muitas vezes esses nem sempre têm os interesses completamente alinhados com os dos adeptos (e falo de qq clube).
    Da parte dos adeptos o apoio incondicional mas atento é o que se pode dar às nossas equipas e não tenho duvidas que todos nós o faremos, pelos nosso clubes.
    Como portista espero que a luta seja equilibrada (sei que muitos me atacarão com os "apoios extra futebol") e que no fim ganhe, naturalmente o FCP. Ha muito tempo que um golo não me fazia gritar tanto de alegria como o do Kelvin...
    Mas se na proxima época assim não for, como aconteceu no Hoquei, está tudo bem!
    Afinal é apenas futebol ou desporto e que ninguém se magoe!
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Caro Luíz Sousa... como sempre digo, quem vier por bem, da minha parte pelo menos, terá sempre respeito e consideração.

      É claro que sendo V. Exa. adepto dos azuis e brancos fará desejos para que o seu clube seja campeão, o que é legítimo e natural! Também sei que qualquer adepto de qualquer clube irá sempre mencionar nos apoios extra futebol dados aos clubes rivais, seja ele vermelho, azul e branco as riscas, verde e branco as riscas, ou amarelo! Vivemos da paixão, e a paixão muitas vezes tolda-nos a frieza do raciocínio, mas a verdade é que qualquer ser humano quer ver a sua equipa vencer, e custa muito quando os árbitros, humanos sujeitos aos erros é verdade, prejudicam a nossa equipa.

      Contudo, quero realmente realçar a parte final do seu comentário... isto é apenas futebol ou desporto, e espero que cada vez mais adeptos cultivem a mensagem da sã rivalidade! Parabéns pelo espirito desportista, caro Luiz Sousa. Quanto aos votos de felicidades para a próxima temporada, espero que perceba que essas só endereço ao meu clube!

      Saudações desportivas

      Eliminar
  4. Se a direcção, a equipa técnica e os jogadores do Benfica caminharem lado a lado, unidos na procura do melhor para o clube, alcançaremos o sucesso. Não podemos falhar mais. Está na hora de dizer basta aos azares e afins.

    Decerto que vamos construir uma equipa competitiva, capaz e ousada, que nos irá na próxima época,dar ainda maiores alegrias, que serão certamente culminadas com a conquista de títulos.

    Tenhamos fé e nunca nos podemos esquecer de apoiar a equipa porque ela vai precisar de nós mais que nunca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em pleno caro amigo Ricardo! Mas desejo que a equipa capaz, competitiva e ousada comece a ser construida de trás para a frente.

      Sinto que neste momento necessitamos de reforçar a defesa, manter Garay e Luísão, mas dotar esta defesa com mais e melhores elementos.

      Os ataques ganham jogos, mas as defesas vencem campeonatos!

      Um abraço e tudo de bom amigo!

      O.S.H.

      Eliminar
    2. Concordo com cada palavra tua, Ricardo.

      Uma "corrente" de fé e optimismo,é o que precisamos!

      Eliminar
    3. Ora nem mais, uma equipa construída de trás para a frente. É o que eu também acho. Tem sido a nossa maior pecha...a defesa! Temos dois belíssimos centrais( Luisão e Garay) mas depois não temos substitutos à altura. Artur também não me pareceu aquele grande GR que se mostrou na 1ª parte do campeonato. Os laterais também já sabemos.Concordo completamente com o que diz " os ataques vencem jogos mas as defesas vencem campeonatos". Nesta singela frase está tudo dito.
      Viva o Benfica

      Eliminar
  5. Concordo, este texto transmite muito do sentimento que invade neste momento todos os Benfiquistas!

    Um abraço

    Paulo Figueiredo

    ResponderEliminar
  6. Sou Luiz Sousa-Portista

    Caro Anónimo,

    Que brilhante texto de resposta ao meu comentario, e é com muito gosto que eu o subscrevo totalmente...Penso que é um ensinamento para qualquer daqueles adeptos que apenas preferem o insulto básico e mal educado, sem argumento valido (e infelizmente existem em todos esses clubes de cores e riscas que mencionou...).
    Esses são os "adeptos" que trazem os conflitos as lutas e agressões que afastam as pessoas que verdadeiramente gostam da bola e que gostariam de o partilhar com as suas famílias.
    Como eu disse, existem esses tristes seres em todos os clubes e deveriam ser irradiados e irem viver a sua triste vida noutros ambientes.

    Considero "saudável" a defesa aguerrida do nosso clube e até mandar umas bocas ao "outro" clube,- afinal é a nossa "tribo", representada por esses "guerreiros" em campo contra os "guerreiros" da outra "tribo".
    Mas tudo na proporção que o futebol merece e na importância que deve ter, afinal é um desporto...


    Saudações desportivas e vamos-nos la divertir com as incidências da nova época...Treinadores, jogadores, derrotas, vitorias, roubos, penaltis , bolas na mão e mão na bola, fora de jogo de metro ou de centimetro, polvos e outros animais, cafes e frutasw, sistemas instalados, regime, corrupção, escutas,"fazer isso por outro lado", telefonemas, árbitros e tudo o mais que cada época se repete e nos faz vibrar... às vezes de tristeza, outras de alegria !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adversárias com esta abertura e educação são sempre bem vindos

      Eliminar
    2. Como tento evidenciar, tento viver o meu benfiquismo na óptica de um verdadeiro supporter, ao estilo inglês, ou mesmo alemão! Não quero com isto indicar que nesse países não existem situações censuráveis! Existem, e eles próprios têm os seus problemas. Mas enquanto andarmos mais preocupados com o nosso adversário e a desejar-lhe o supremo mal, em vez de vivermos a paixão que nos faz chorar ou rir de alegria com o nosso clube, viveremos sempre numa óptica de ódio e resposta violenta!

      Para muitos o desporto é o local onde muitos depositam a frustração de uma vida falhada, a raiva e os ódios contidos. Mas tentarei sempre vibrar com os aspectos positivos que o desporto e o meu clube me proporcionam!

      E estou aqui ainda para discutir o futebol português no sentido de promover para que o mesmo seja mais competitivo e melhor. Quero um campeonato que prima pela luta verdadeira, por dotar os clubes com mais e melhores argumentos, do que um campeonato a dois e os restantes clubes a trinta e tal pontos de diferença!

      Por isso caro Luiz Sousa, obrigado pelas palavras, saudades desportivas, mas que no fim vença o melhor... que vença o Benfica!

      Um abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
    3. É saudável ter um portista educado e sem pálas nos olhos a escrever aqui. Acredito que haja bastantes como o Sr( eu conheço alguns) mas é tão raro num blogue de Benfiquistas comentários como os que o Luiz Sousa - portista faz que fico admirada.Quem gosta de desporto é assim que procede! Estará na altura de dar umas aulas de boa educação ao Sr Jorge Nuno Pinto da Costa, que a única coisa que fez no que diz respeito ao FUTEBOL NACIONAL foi alimentar ódios, guerras,vigarices etc. Desculpe mas não podia deixar de dizer isto.
      Viva o Benfica Sempre!
      maria

      Eliminar


  7. Ler alguns comentários deixa-me cheio de urticária...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sim caro Marciano. Mas um benfiquista, para além de ser um homem do povo, é um homem educado e respeitador. Quando se dão ao respeito, merecem alguma consideração. Quando outros desrespeitam-nos, então esses têm que ser colocados no lugar e desprezados.

      Mas aceito e respeito as opiniões divergentes dos imensos benfiquistas! É na pluralidade que somos maiores!

      Um abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
  8. Frank canada05/06/13, 15:09

    Que belo texto vamos a ver se o presidente o vai ler e colher as boas ilacoes do mesmo gostei,como tambem estou a gostar da compostura do nosso vizitante Luiz de sousa afinal a gente boa afectas a qualquer cor clubistica
    sendo assim welcome Luiz de Sousa esta e a formula com quem todos nos deviamos usar no trato futebolistico com todos um desporto sadio vale muito,digo-lhe que nao vai ser facil os benfiquistas nao morrem de amores pelo presidente da agremiacao Portista nao vale a pena detalhes porque voce mencionou um montao deles e esse o pao nosso desportivo enquanto o sr:Pinto da Costa istiver a frente da nau Portista.
    Saudacoes desportivas.

    ResponderEliminar
  9. Saudações amigas caro Frank canada

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Muito bom texto com o qual estou de acordo em todas as vertentes

    Dizem-me que o Moniz deixou o Benfica. Será verdade?

    ResponderEliminar
  11. Boas, caro O.S.H. e Benfiquistas,

    Mto bom texto! Globalmente, mto bem, O.S.H.!
    Sinceramente, creio pecar apenas por ser pouco incisivo nas alterações que urge fazer no SLB, em prol da competitividade que lhe é legítima!

    Esta década, na sua globalidade, mostra-nos a ausência de 1 Gestão Desportiva c/ 1 plano estratégico sustentável e em linha c/ o potencial, ambição e fé que muito legitimamente TODOS OS SLB'S desejam e merecem!

    Definitivamente, mais do que nunca, estão em causa ACTOS DE GESTÃO como:
    - "criar a tal estrutura", em meios humanos, organização e Benfiquismo.
    - montar 1 Plantel sem lacunas, equilibrado e adequado aos objectivos.
    - definir 1 estratégia ambiciosa, c/ 1 filosofia de Gestão capaz...e SLB!
    - ex-jogadores relevantes do SLB que "ensinem" a Raça, querer e ambição!

    Oxalá não se confirme a propalada saída de J.E.MONIZ, ainda que não me surpreendesse! J.E.MONIZ é 1 gestor profissional de enorme capacidade, excelente líder, c/ provas dadas, ambicioso... E BENFIQUISTA A SÉRIO!...
    Seria 1 terrível "tiro no porta-aviões SLB"! Que haja união e bom-senso!

    Abraço a todos,
    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Caro RSG...

      No entanto, não me compete a mim ser incisivo... apenas sou um simples adepto... quero contribuir para a promoção do debate, para que os sócios despertem e eles próprios sejam o veículo necessário para exigir a quem de direito.

      E para o rumor da saída de J.E. Moniz, a ser verdade, será um sinal de que existe uma tensão enorme dentro da Direcção. Que saibam ultrapassar divergências e rumar para tornar o Benfica ainda superior. Somos poucos para fazer o Benfica ainda maior!

      Um abraço,

      O.S.H.

      Eliminar
  12. Temos que encarar a nova epoca com optimismo e muita uniao entre benfiquistas.esperemos que o campeonato seja limpo porque se for o benfica e campeao.todos unidos conceguimos.Susana viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  13. Bom tarde
    Já espero pela nova época, demora muito?
    Isto de estar sem ver o nosso Benfica não tem jeito nenhum. É uma seca!!
    Tenho em mim que, a nova época vai ser arrasadora,ninguém nos vai segurar.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também começava a época assim com esse astral em alta.
      Agora é como diz o cego " vamos indo e vamos vendo"

      Eliminar
  14. Corrupção às claras. O treinador do Paços de Ferreira,Paulo Fonseca, vai treinar o Porto na próxima época. Isso explica muita coisas que se passou no último jogo da época.

    ResponderEliminar
  15. Pablo Aimar está de saída do Benfica e concedeu esta quinta-feira à Benfica TV as últimas palavras como jogador das águias, em jeito de despedida.

    “Queria agradecer pela pela forma como me trataram aqui e como me fizeram sentir. Foi uma alegria jogar num clube como este. Jogar neste estádio é sempre especial seja com que adversário for. Gostei muito de viver em Lisboa, quero regressar para ver os amigos. Foram cinco anos maravilhosos”, afirmou o craque argentino que terminou contrato com os encanados.

    Aimar, de 33 anos, elegeu ainda o golo apontado frente ao Sporting em 2009/10 como o mais especial de águia ao peito: “O golo com o Sporting foi determinante para sermos campeões. Recordo com muito carinho porque o estádio estava cheio e foi especial”.

    ResponderEliminar
  16. O benfica devia organizar alguma coisa para a despedida do Aimardepois de tudo o que ele deu ao clube merece uma saida em grande.Susana

    ResponderEliminar
  17. Boas, malta amiga SLB,

    Tal como referi aqui num post anterior (*),...
    Muchas gracias, Pablito! Hasta siempre, El Mago! De corazón!

    Que AIMAR tenha, no final da sua carreira de Jogador, uma proposta digna e concreta do n/ BENFICA p/a... VOLTAR À N/ CASA,... QUE TAMBÉM É DELE!

    Reitero a minha sugestão que defendo hà muito (*),
    AIMAR poderia conciliar a desejada vida em família na sua Argentina com o cargo de "Delegado Oficial do Benfica p/a a América Latina"!
    Seria uma fantástica parceria do SLB c/ 1 Senhor do Futebol mundial e Homem de enorme dignidade!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...