segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fraudes? Depósitos falsos? Para onde caminhas ...



Sou benfiquista ferrenho. Assumo-o com fervoroso orgulho.

Só que, desportivamente falando, constato que, em mais de meio século que tenho de vida, me habituei a ouvir falar do Sporting como o grande rival do meu Benfica.
Confesso que me faz alguma confusão assistir à morte lenta de um clube que já foi um dos dois baluartes do futebol português a par do Benfica.

Afastado de títulos há mais de 10 anos, com maior ênfase para o campeonato nacional, tem o clube sofrido as agrupas do afastamento dos grandes palcos. Pelo meio, para agravar a situação, perde em casa a final da taça Uefa, um rude golpe, para os seus correligionários. 
Já esteve 18 anos sem ganhar um campeonato e ao que parece, caminha para outros tantos sem que os seus sócios e adeptos sintam a alegria desse desiderato.

Logicamente que eu quero que o campeão seja o Benfica. SEMPRE. Mas por alguma razão o não poder ser, serei sempre pelo Sporting e nunca pelo Porto.

Ainda à pouco tempo, o clube se viu envolto em polémica, quando um seu vice-presidente, Paulo Pereira Cristóvão, andou ( e continua pois o caso ainda não foi resolvido...)  nas bocas do mundo, ao ser acusado de ordenar que fosse depositada uma certa quantia de euros na conta de um árbitro auxiliar.

Agora é a vez de Luís Duque, notável sportinguista, dirigente por várias vezes do clube, que é acusado pelo MP e condenado pelo  coletivo de juízes da 6.ª vara do Tribunal Criminal de Lisboa, por fraude fiscal, condenação essa, elevada a 2 anos com pena suspensa, bem como, ao pagamento de uma multa de  169 622 euros
Esta condenação tem a ver com "luvas"/prémio de assinatura,  pagas a João Vieira Pinto, quando este saiu do Benfica e ingressou no Sporting, e nunca declaradas ao fisco.
Analisando friamente, num plano estritamente desportivo, é triste e lamentável, que um clube em que os seus sócios e simpatizantes dizem ser diferente, aconteçam factos destes, que o fazem  efetivamente diferente, mas no mau sentido.

Como já disse tenho pena deste clube. Não bastava o Benfica estar, como felizmente sempre esteve, num patamar superior, o que os corrói de inveja, e verem o Porto também mais forte, que agora até o Braga os supera, não lhe dando hipótese sequer de pensar em disputar a Champions League, o que lhes daria algumas mais valias em euros.

A inveja tolda os olhos aos sportinguistas a ponto de incendiarem o Estádio do seu vizinho, o Sport Lisboa e Benfica, quando deveriam unir-se a fim de enfrentar o poder dos clubes do Norte, muito mais unidos que os do Sul. 
Aqueles que o não são, ou por alguma razão em determinado período não obedeceram às ordens do "Comandante", traçaram o seu destino. Vide o Boavista e/ou o Salgueiros, clubes do Norte.

É lastimável ver a decadência de um grande clube. Se calhar não merecem a minha pena. Mas como desportista, tenho que dizer isto.

Para onde caminhas Sporting???  

24 comentários:

  1. Adorava ver os lagartos na Divisão de Honra a jogar com a equipa B do Benfica.
    E quem sabe se não vou ver

    De resto só ver ver Alvalade a arder

    Rui Valdez

    ResponderEliminar
  2. Amigo Ricardo

    Sei que está a ser sincero mas nenhum lagarto merece a sua preocupação. Nem a sua nem a de nenhum benfiquista

    ResponderEliminar
  3. Como Benfiquistas e Desportistas, temos que ser realistas..e o artigo é uma realidade.... claro que não agrada a todos..... É certo que nos fizeram muito mal... Mas, è certo que se deviam de unir... Também prefiro Sporting, ao Porco...

    Boa noite

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito do artigo, pois revela a preocupação de um grande desportista como é o amigo Ricardo/águia_livre.
    De facto nem clubismos cegos e exagerados dá pena verificar que num clube, seja ele qual for, acontecem casos como aqueles que enumera. Também não gosto do Sporting mas estou de acordo com o que escreve.
    Ver o Sporting mal é sinal que os clubes do Sul cada vez têm menos poder de confronto com os clubes do Norte. É uma pena o Belenenses estar como está. É um clube simpático que gosto muito
    Parabéns ao amigo Ricardo/águia_livre pela frontalidade que mostra em prendar-nos com um artigo que deve merecer a todos a maior reflexão

    Assina: Maria da Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria da Conceição pelo carinho e compreensão

      Seja feliz

      Eliminar
  5. Louvável este artigo escrito por um benfiquista, mas não estou a ver um Sportinguista escrever da mesma forma se os factos fossem referentes a dirigentes do Glorioso.
    Os sportinguistas só merecem desprezo.

    Rosa Maria

    ResponderEliminar
  6. O sporting foi ate meados dos anos 80 o grande rival do Benfica. Mas devido as grandes performances do Benfica nos anos 60 a nivel europeu cavou-se um fosso irreparavel entre a grandeza dos dois clubes. O sporting acabou por cometer um erro fatal!!
    Consumido pela inveja alia-se ao porto. Esta tomada de posicao foi o reconhecer publicamente que o clube se sentia inferior e que necessitava a ajuda de teceiros para lutar contra o Benfica. Ora nesse preciso momento pinto da costa percebeu que o rival do Benfica se demitia de essa posicao e baixava ao escalao dos secundarios. Esta humilhacao nao se percebeu na altura. Percebe-se agora.
    O sporting nao merece o respeito de ninguem, seja do porto, seja de outros clubes, seja dos seus proprios jogadores ...como que abdicou da mistica e os seus adeptos no fundo sabem-no. Nao sera surpresa que em poucas decadas o braga os ultrapasse. Em competicao nao se pode dar o flanco e aliancas teem que ser muito bem pensadas...Mas de verdade sinto pena do sporting, apesar de que se estivessemos na posicao deles o sentimento nao seria reciproco...RADIO BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem amigo RADIO BENFICA

      BRILHANTE, sério e verdadeiro, o seu comentário

      Viva o Benfica

      Eliminar
  7. O sporting está nesta situação porque decidiu seguir este caminho. Quando rebentou o apito dourado o sporting amigou-se com os corruptos em vez de se aliar ao Benfica para fazer justiça desportiva e fazer os corruptos descerem de divisão. Preferiram os corruptos em vez da verdade desportiva, obtendo dessa amizade 4 segundos lugares seguidos à frente do Benfica, 1 ou outra taça de Portugal e supertaça. Passaram uns tempos todos contentes, faziam negócios com os corruptos e ganhavam uns troféus, ficando à frente do Benfica na liga e então era uma alegria.

    Esqueceram-se que os corruptos só os aceitaram porque precisavam de 1 mão amiga para os ajudarem por causa do apito dourado. O apito dourado acabou e os corruptos deram um pontapé no cú do sporting pois já não precisavam deles para nada. Os corruptos aliaram-se depois ao Braga. A partir deste momento o sporting começou a cair a pique.

    Não tenho pena nenhuma deles, eles também não teriam do Benfica. Se o Benfica não conseguir ser campeão... que fosse o Marítimo, pois é um clube que tem tido um bom comportamento.

    O Benfica no inicio da década passada também passou por momentos semelhantes, mas não dei conta dos sportinguistas terem pena do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo caro Futebol.

      Adianto mais que me recordo que quando o Benfica fez a OPERAÇÃO CORAÇÃO, os lagartos numa viagem de avião para jogar no estrangeiro, fizeram uma colecta conseguindo a quantia de vinte e cinco tostões( 2$50 ), que disseram iam depositar na dita Operação coração
      Claro que tudo isto foi no gozo com o Benfica. É claro que eu não me esqueço NUNCA disso.

      Só que ver os clubes do Norte cada vez mais fortes e os do Sul a cair, caso do Belenenses e, quer queiramos quer não, do Sporting, me custa muito.

      É pena realmente que o Sporting se tenha aliado ao Porto numa tentativa de acabar com o Benfica. Sei disso. E tal é imperdoável.

      Mas continuo a pensar que os dirigentes passam e os clubes ficam. Essa é que é essa.

      É claro que sei que os lagartos não gostam do Benfica. Mas lá no meio sempre haverá um ou outro com bons sentimentos, ou seja, sentimentos desportistas...Não se deve generalizar, digo eu...

      No entanto respeito todas e quaisquer opiniões dos amigos/as benfiquistas, aprovem ou não, o meu artigo. cada um é livre de expressar o que pensa sobre a matéria em apreço e ... discussão.

      VIVA O BENFICA

      Eliminar
  8. aquele custo zero do João Pinto foi caro pra burro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viriato,acho q não tens razão!J.pinto ficou baratíssimo aos lagartos,assim como o jardeu,pois deram-lhes os únicos campeonatos em 30 anos,assim como vale e azevedo,foi o melhor presidente q tiveram desde joão rocha,pois foi este q lhes ofereceu o João.Deviam fazer-lhe uma estátua,a comandar um paquete da expo,pq de barcos ele percebe,com o godinho na pôpa a fazer de camareiro!
      Ps:por favor,não ponham o duque a bordo,senão o barco afunda!!!

      Eliminar
  9. Ricardo mais um grande post,desculpa mas eu nao sou tao bom desportista como tu tenho as minhas razoes para nao gostar do sporting e digo quanto mais depressa for a falencia melhor,ah e ja agora que levem os corruptos consigo estes dois clubes nem pintados de encarnado os topo,eu contava aqui as minhas razoes porque nao gosto deles mas certamente que iria ocupar demasiado tempo para difinir simplesmente isto i hate both.
    Tambem estou ainda por encontrar um lagarto que fale bem do Benfica,todos os pecados do futebol Portugues deve-se ao benfica eles veem-nos com olhos satanicos vivem corroidos pela inveja e maldicencia esquecem-se que o Benfica e o opio do povo o clube dos pobres o que traz alguma alguma serenidade a milhares de lares nestes tempos dificeis que atravessamos,na minha recente passagem pelos Acores no pequeno areroporto da ilha Graciosa uma ilha com 4500 habitantes aproximadamente,ao descolarmos da pista minha esposa que se sentava ao lado da janela me chamou atencao para uma casa que se situava no lado esquerdo do areoporto uma enorme Bandeira do Benfica flutuava ao vento e como foi lindo ver o aviao subindo ao sabor duma bandeira do nosso glorioso clube que lindo por muitos anos que eu viva esta imagem nunca mais me ira sair do pensamento.
    Percorri as nove ilhas apalpei o pulso aquelas gentes pois 90% garantido sao benfiquistas falei do Benfica falei muito mesmo pois raramente falo de outras coisas porque so sei falar do meu amor eterno que e o Benfica.
    O sporting que caia que nao derramarei uma lagrima se tal acontecer so se os deuses istiverem loucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Frank

      Sou uma pessoa solidária na hora da desgraça, loool

      Grande abraço

      Eliminar
  10. superaguia190411/09/12, 10:02

    Combinaram entre eles um esquema para fugir aos impostos, fingiram desconhecer o que era essa treta de evasão fiscal e agora agem como vítimas e querem recorrer.

    Este país tem de parar de tolerar o chico-espertismo!

    Como disse Duque "foram ossos do ofício". Reconheceu assim, que, se pudesse pagar menos impostos (uma vez que as luvas pagas seriam "líquidas, como disse JVP) seria benéfico para o Sporting. Rui Meireles logo confirmou, que isso de impostos é para tolinhos.

    Veiga, mestre das trafulhices ogo sugeriu uma empresa sua num desses paraíso fiscais. Branqueava-se assim a coisa.
    Agora, querer enganar a opinião pública e vir fazer do juíz um pateta é um pouco demais.. enfm, com a nossa justiça, já se sabe o que poderá acontecer no futuro.

    Bem dita a hora em que Veiga se pôs longe da Luz!

    No meio disto tudo, o menos culpado é que vai pagar mais. Sim, JVP é culpado por ser cúmplice do esquema engendrado. Mas estabeleceu um valor líquido de prémio de assinatura e ignorou os contornos do circuito que o dinheiro faria. Assumiu que isso era responsabilidade do Sporting e que os mestres da gestão sabiam o que faziam. Erro crasso.

    No Sporting nem os incendios provocados são crime, nem o depósito de dinheiro em contas de arbitros originam processos na justiça desportiva, nem a condeação por evasão fiscal se considera grave. No Sporting, aliás, nada é grave. Nem ter prejuizos de 120Me nos últimos 4 anos. É um clube diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JVP deveria demitir-se.
      Não pode ficar fora do embrulho. "Tão ladrão é o que rouba como o que deixa roubar"
      maria

      Eliminar
  11. Johnny Rook11/09/12, 11:46

    Pelos vistos somos da mesma ou de gerações próximas.
    Também já assim pensei. Contudo, constatei ao longo dos anos que sinónimo de lagarto è: ranhoso, rancoroso, raivoso, tinhoso e estúpido.

    Por isso estou perfeitamente a cagar para o que lhes acontece. Não terão mais do que aquilo que fizeram por merecer.

    Portugal não fica nem mais rico, nem mais rico com a existência de uma agremiação que junta no seu seio tanta merda, que vibra com 36º lugares em bilhar de bolso, ou mais pobre com o seu desaparecimento destes tristes. O que sobrar regenerar-se-à aproveitando alguns as sobras minimamente aceitáveis resultantes dos escombros daquela trampa.

    Os tempos não estão para romantismos.

    A UEFA, hoje, já lhes deu uma das machadadas finais. Além da parte material, fica a vergonha internacional de, a par de turcos e romenos, serem os fantoches da Europa do futebol. É muito bem-feito.

    ResponderEliminar
  12. Johnny Rook11/09/12, 11:49

    Como isto é escrito ao correr do teclado de vez em quando saem asneiras de escrita. Sorry.

    ResponderEliminar
  13. Amigo Ricardo li isto na Abola. Os lagartos estão no fundo do Poço
    .
    UEFA retém provisoriamente prémios monetários do SportingPor Redação
    A- A A+

    O Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA decidiu esta terça-feira reter preventivamente os prémios monetários do Sporting e de mais 22 clubes presentes nas competições europeias em 2012/2013.

    Em causa estão «dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais», segundo adianta o organismo que superintende o futebol europeu na sua página oficial na internet.

    As irregularidades foram detetadas na última reunião da Câmara de Investigação do referido Comité, realizada em agosto, e dizem respeito a pagamentos em falta até 30 de junho de 2012.

    Aos clubes referenciados será dado um novo prazo, até dia 30 do corrente mês, para fornecer a UEFA nova documentação comprovativa da liquidação de todas as dívidas, em conformidade com os requisitos de licenciamento e de fair-play financeiro do organismo.

    Para além do Sporting, clubes como o Atlético Madrid ou o Málaga também constam da lista publicada pela UEFA.

    Confira os 23 clubes que estão a ser investigados pela UEFA:

    FK Borac Banja Luka (BOS)
    FK Sarajevo (BOS)
    FK Željezničar (BOS)
    PFC CSKA Sofia (BUL)
    HNK Hajduk Split (CRO)
    NK Osijek (CRO)
    Club Atlético de Madrid (ESP)
    Málaga CF (ESP)
    Maccabi Netanya FC (ISR)
    FK Shkendija 79 (MAC)
    Floriana FC (MAL)
    FK Budućnost Podgorica (MNT)
    FK Rudar Pjevlja (MNT)
    Ruch Chorzów (POL)
    Sporting Clube de Portugal (POR)
    FC Dinamo Bucureşti (ROM)
    FC Rapid Bucureşti (ROM)
    FC Vaslui (ROM)
    FC Rubin Kazan (RUS)
    FK Partizan (SER)
    FK Vojvodina (SER)
    Eskişehirspor (TUR)
    Fenerbahçe SK (TUR)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitados dos lagartos. Estão mesmo no fundo do buraco.

      Eliminar
  14. Não estará na hora de NÓS BENFIQUISTAS,retribuirmos um peditório q em tempos foi feito para NOS "ajudar"?...Estamos feitos!lá teremos q pagar o incêndio da CATEDRAL!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é que é essa. Nem com uma "vaquinha" pelas bancadas do Alvalax, em dias de jogo, vão conseguir dinheiro para nos pagar.

      É caso para dizer: Ficamos mesmo a "ARDER".....

      Eliminar
  15. O teu artigo Ricardo espelha o que tu és, um Homem sério, fervoroso BENFIQUISTA, com um coração do tamanho do MUNDO,magnânimo, amigo sincero e de um desportivismo à prova de bala.
    Eu não sou como tu, ainda que tenha pena. Por isso digo do fundo do coração que o Sporting, na figura dos seus dirigentes e na de muitos dos seus sócios, têm, nem mais nem menos, AQUILO QUE MERECEM!Não consigo gastar um pingo do meu respeito com eles. Contudo, faço aqui uma ressalva a muitos sportinguistas que conheço, que não são lagartos, e que lamentam profundamente as águas turvas em que mergulharam.
    Quanto ao FCP nem teço comentários porque os homens sérios que conheço que fazem parte dessa agremiação são tão poucos...que ficam diluídos no pântano!
    Saudações Gloriosas
    maria

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...